Marinha do Paraguai e PF trocam tiros

http://3.bp.blogspot.com/-PyucPzgDgVI/TY0u4WdGZ5I/AAAAAAAACjE/JkReOpKuuVo/s1600/Policia-Federal.jpg

Guaíra – Uma reportagem publicada na edição da Revista Veja desta semana revela um sério problema diplomático na fronteira entre o Brasil e Paraguai, em Guaíra. Segundo denúncias feitas por policiais à Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), em Brasília, oficiais da Marinha paraguaia estariam trocando tiros com a Polícia Federal brasileira para acobertar traficantes e contrabandistas no Rio Paraná.
A polêmica teve início em 18 de março quando um agente da PF que atua em Guaíra, enviou um e-mail pedindo socorro à Fenapef. Ele informou que, em pelo menos três ocasiões recentes, oficiais da Marinha paraguaia trocaram tiros com policiais brasileiros para acobertar traficantes e contrabandistas com armas pesadas. Em outro email, enviado no último dia 21, um dos agentes informou que nos últimos dois anos houve no mínimo cinco confrontos entre a Marinha Paraguaia. O policial ainda reclamou das condições precárias das embarcações brasileiras e revelou que integrantes da PF recomendaram o abafamento da ocorrência do tiroteio no Rio Paraná.
O assessor de imprensa da Fenape, César Luis concedeu uma entrevista a reportagem do Jornal O Presente neste final de semana. De acordo com ele ainda não houve uma resposta da União depois da publicação da carência estrutural em Guaíra para encarar os problemas no Lago. “Imagino que na próxima semana tenhamos algum retorno”, estima o jornalista. O problema estrutural na Delegacia de Guaíra não é isolado na PF, lamenta o assessor. “Nos últimos três meses dois policiais federais foram mortos no Amazonas, também por essa questão. Eles estavam abordo de lanchas inadequadas, foram atacados por traficantes e morreram”, cita.
Apreensões
A Marinha paraguaia passou a vigiar a fronteira com o Brasil em março de 2005, depois que um advogado avisou o Ministério Público do Paraguai que a ‘policia’ facilitava o contrabando feito por embarcações na região. A Fenapef informou que os tiroteios estão cada vez mais frequentes porque os policiais brasileiros estão frustrando muitas travessias de barcos criminosos pelo Rio Paraná. De 2007 a 2011, 163 embarcações foram apreendidas pela Polícia Federal na fronteira paranaense.

Delegado da PF se reúne com Marinha Paraguaia

O delegado chefe da Polícia Federal em Guaíra, Ricardo Cubas César, na função desde outubro passado, falou sobre o caso. De acordo com ele, o Paraguai ainda não se manifestou sobre o problema. “Na semana que vem [esta semana] vou para Foz do Iguaçu para ter uma reunião com o comando da Marinha do Paraguai, em Foz, que é responsável pela Marinha em Salto Del Guairá”, informou. O problema com o Paraguai se concentra com o órgão da Marinha, informou o delegado, afirmando que a PF tem boa parceria com a Secretaria Nacional AntiDrogas (Senad). Cubas disse que a situação estrutural da Delegacia de Guaíra foi oficializada à Superintendência do órgão, em Curitiba, que repassou as informações a Direção Geral, em Brasília.” Agora, esperamos uma resposta”, comenta. “Temos embarcação e armamentos, mas não para fazer frente a armamento de guerra. Num confronto com uma Marinha que está usando barco de ferro, blindado, metralhadora, arma de grosso calibre, nosso armamento, que é para outro tipo de trabalho, não é compatível”, finalizou o delegado.

Marinha Paraguaia se defende

De acordo com um comunicado feito pelo comandante da Marinha paraguaia instalada em Salto Del Guairá, Edgar Cantero Quintana, a denúncia sobre o confronto no último dia 18 ‘carece de veracidade’. Segundo Quintana, “não há relatos de confrontos e tiroteios na sua área de responsabilidade”, diz o capitão. Segundo ele, no referido dia foi avistado um barco blindado, presumivelmente da PF, com dois tripulantes. O barco, diz o capitão, foi para as águas brasileiras sem problemas. Ele informou que a Marinha não tem barco com as características citadas na denúncia dos policiais brasileiros.


Fonte: Umuarama Ilustrado

13 Comentários

  1. A PF precisa de embarcações decentes para patrulhar nossos rios. Não dá para ficar utilizando estes botes frageis.

    Precisamos de lanchas rápidas ( Igual a lancha Polaris fabricada no México )com metralhadoras .50, sistemas de visão noturna, canhões de luz , sistemas de comunicação
    e blindagem adicional.

    Dai quero ver os paraguaios fazerem graça novamente.

    Umas 50 ou 60 unidades espalhadas por pontos estratégicos do país infernizaria e muito a vida dos traficantes.

  2. O jogo de interesse é muito grande, a grana é alta, a corrupção existe em ambos os lados, o que realmente precisa é de uma atenção especial do governo brasileiro na região. Sem aparelhamento adequado, é o mesmo que jogar a PF em mar cheio de tubarão. Vai pro saco. O Brasil não é só Rio e São Paulo, quando é que vão acordar?

  3. Se fosse na época do império não haveria perdão pro Paraguay, na época nosso poder militar era reconhecido internacionalmente e metemos medo até na marinha do Reino Unido (Na época quase que o Brasil entrou em guerra com eles assim, o Brasil iria atuar em duas frentes contra o RU e contra o Paraguai, mas depois que o Brasil mobilizou a sua marinha e repeliu um ataque da marinha do RU eles viram que o buraco era mais em baixo… hehehe, depois disto, o Reino Unido enviou uma carta com desculpas formais, aí sim o Brasil pode se dedicar somente em acabar com o Paraguai.)

  4. Amigos não vão achando que a PF é tão passiva assim, moro aqui em manaus e no caso das mortes dos agentes que faziam patrulha em uma lancha e foram alvejados pelos traficantes bolivianos no ano passado. Os traficantes foram presos e outros dois foram mortos pela PF em ação conjunta com a Marinha.

  5. Gente, cuidado em querer minimizar info´s levando para o lado institucional, e se esquecendo dos agentes que ficam impotentes no meio da M, e ainda sujeitos a punição se julgarem que nós BR metenos o dedos antes do tempo.
    Ps. acontece que quando vem chumbo, ninguém pode ficar esperando despacho oficial…imaginem né…quanto a PF meter chumbo, está muito pouco…para bandidos brasileiros tome nossa austeridade, mas para os gringos, tome calças arriadas!!! Fiquem espertos, pois os EUA estão sabendo de detalhes do que rola lá. O Brasil não é suspeito, mas pode ser taxado de leniente, complacente, frouxo mesmo viu. Quer fronteiras nossas, abata aeronaves , toque trombones provando bem certo os motivos, e trabalhem a inteligência, colocando mais do que nunca antecipadamente nossa relações públicas avisando que estamos sendo obrigados a entrar com ferro quente, sem paixão, sem doidera, tudo MUITO BEM DOCUMENTADO, pois as mídias do oba-oba estão aí..

  6. Olha, metade do rio é dos paraguaios. Há uma linha imaginária no meio da fronteira fluvial. O GPS mede exatamente esse limite. Querem colocar boias demarcadoras ?
    Seria bom. Se entrarmos nas águas deles, podem nos alvejar e vice-versa.
    Se a PF quiser uma sobre-blindagem para as suas lanchas, me procure. Não vou cobrar nada por isso (só as despesas pessoais). As FFAA idem.

  7. PAULO RICK…Voce se lembra de incidentes na fronteira com a Colombia que guerrilheiros invadiram uma aldeia indigena Brasileira e os nativos fugiram apavorados se refugiando em um pelotão de fronteira proximo?Certamente que não né!Sabe esse episodio chegou a midia somente porque apareceu em um jornal local de uma emissora Amazonica e foi captado pela midia do sudeste senão teria ficado no silencio.E de um sargento timoneiro de uma lancha patrulha da MB que perseguia uma voadeira com guerrilheiros que foi atingido por um tiro fatal vindo a entrar em obito e findando a perseguição?Tambem o amigo não deve conhecer né!Sabe enquanto nós estamos aqui acentados em nossas poltronas,escrevendo abobrinhas na internet,centenas e milhares de jovens Brasileiros se privam de suas juventudes e com parco armamento e equipamentos estão neste instante,de dia,de noite,na chuva,na lama,patrulhando o Brasil,trocando tiros com narco-guerrilheiros e contrabandistas e ate com forças regulares extrangeiras e nós não ficamos sabendo de nada porque o mundo e a verdade para nós existe somente na midia vendida que nos agrada.

  8. 1maluquinho;
    As nossas forças fronteiriças na Amazônia, têm que ter embarcações blindadas contra tiros de .50 perfurante.
    Eu me proponho a dar essa sobre-blindagem para lanchas de borracha, com fundo de fibra ou alumínio, ou mesmo fabricar um novo tipo de lancha com fluxo d’ água e blindagem flexível, e que possa ser transportada por helicópteros até o local. Vocês dirão: Como o Dandolo poderá fazer essa blindagem em um barco pesando apenas 300 kg e custando barato ? Eu tenho os meus segredos.
    Esses barcos de alumínio do EB são um suicídio coletivo.

  9. DANDOLO…Com tanta ideia iluminada porque so fica nas propostas?Porque ninguem se interessa por voce?Abre teu coração meu amigo senão vou pensar que é blefe ou que voce é maluco como eu rsrs rsrs.

  10. Uma coisa é certa.Em todos os governos anteriores ao governo Lula nemhuma nação da AS se engraçou com o Brasil.Pra mim essa escaramuça é ensaio orquestrado para provarem o governo Dilma,para verem se continuamos complascentes.Quando mesnos esperarem vão quebrar a cara e o grande Maestro Ratão amestrador de Ratazanas com seus S-300 e SUs vai ficar de orelha em pé.

Comentários não permitidos.