Marinha do Paraguai e PF trocam tiros

http://3.bp.blogspot.com/-PyucPzgDgVI/TY0u4WdGZ5I/AAAAAAAACjE/JkReOpKuuVo/s1600/Policia-Federal.jpg

Guaíra – Uma reportagem publicada na edição da Revista Veja desta semana revela um sério problema diplomático na fronteira entre o Brasil e Paraguai, em Guaíra. Segundo denúncias feitas por policiais à Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), em Brasília, oficiais da Marinha paraguaia estariam trocando tiros com a Polícia Federal brasileira para acobertar traficantes e contrabandistas no Rio Paraná.
A polêmica teve início em 18 de março quando um agente da PF que atua em Guaíra, enviou um e-mail pedindo socorro à Fenapef. Ele informou que, em pelo menos três ocasiões recentes, oficiais da Marinha paraguaia trocaram tiros com policiais brasileiros para acobertar traficantes e contrabandistas com armas pesadas. Em outro email, enviado no último dia 21, um dos agentes informou que nos últimos dois anos houve no mínimo cinco confrontos entre a Marinha Paraguaia. O policial ainda reclamou das condições precárias das embarcações brasileiras e revelou que integrantes da PF recomendaram o abafamento da ocorrência do tiroteio no Rio Paraná.
O assessor de imprensa da Fenape, César Luis concedeu uma entrevista a reportagem do Jornal O Presente neste final de semana. De acordo com ele ainda não houve uma resposta da União depois da publicação da carência estrutural em Guaíra para encarar os problemas no Lago. “Imagino que na próxima semana tenhamos algum retorno”, estima o jornalista. O problema estrutural na Delegacia de Guaíra não é isolado na PF, lamenta o assessor. “Nos últimos três meses dois policiais federais foram mortos no Amazonas, também por essa questão. Eles estavam abordo de lanchas inadequadas, foram atacados por traficantes e morreram”, cita.
Apreensões
A Marinha paraguaia passou a vigiar a fronteira com o Brasil em março de 2005, depois que um advogado avisou o Ministério Público do Paraguai que a ‘policia’ facilitava o contrabando feito por embarcações na região. A Fenapef informou que os tiroteios estão cada vez mais frequentes porque os policiais brasileiros estão frustrando muitas travessias de barcos criminosos pelo Rio Paraná. De 2007 a 2011, 163 embarcações foram apreendidas pela Polícia Federal na fronteira paranaense.

Delegado da PF se reúne com Marinha Paraguaia

O delegado chefe da Polícia Federal em Guaíra, Ricardo Cubas César, na função desde outubro passado, falou sobre o caso. De acordo com ele, o Paraguai ainda não se manifestou sobre o problema. “Na semana que vem [esta semana] vou para Foz do Iguaçu para ter uma reunião com o comando da Marinha do Paraguai, em Foz, que é responsável pela Marinha em Salto Del Guairá”, informou. O problema com o Paraguai se concentra com o órgão da Marinha, informou o delegado, afirmando que a PF tem boa parceria com a Secretaria Nacional AntiDrogas (Senad). Cubas disse que a situação estrutural da Delegacia de Guaíra foi oficializada à Superintendência do órgão, em Curitiba, que repassou as informações a Direção Geral, em Brasília.” Agora, esperamos uma resposta”, comenta. “Temos embarcação e armamentos, mas não para fazer frente a armamento de guerra. Num confronto com uma Marinha que está usando barco de ferro, blindado, metralhadora, arma de grosso calibre, nosso armamento, que é para outro tipo de trabalho, não é compatível”, finalizou o delegado.

Marinha Paraguaia se defende

De acordo com um comunicado feito pelo comandante da Marinha paraguaia instalada em Salto Del Guairá, Edgar Cantero Quintana, a denúncia sobre o confronto no último dia 18 ‘carece de veracidade’. Segundo Quintana, “não há relatos de confrontos e tiroteios na sua área de responsabilidade”, diz o capitão. Segundo ele, no referido dia foi avistado um barco blindado, presumivelmente da PF, com dois tripulantes. O barco, diz o capitão, foi para as águas brasileiras sem problemas. Ele informou que a Marinha não tem barco com as características citadas na denúncia dos policiais brasileiros.


Fonte: Umuarama Ilustrado

50 Comentários

  1. bota a marinha do brasil la tambem pra ver oque dar quero ver atirar na marinha pra ver se não responde da mesma forma.
    hum essa mesma historia do paraguai nunca faz nada.

  2. Tem que se verificar a fundo as denuncias e ser tomadas medidas cabíveis ao assunto. Poderia a PF entrar na frequencia da MB e em caso de confronto, chamar nossa marinha para socorro e se caso for constatado, o problema será dos paraguaios quando for devolvido a carga de aço.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  3. Os EUA sempre tiveram interesse em colocar uma base na tríplice fronteira,dentre outras coisas,por causa do Aquífero Guarani e para fomentar a divisão de países usando conflitos étnicos.Aí…lá vem a Veja fazendo uma denúncia desse tipo como as que ocorrem na froteira com a Colômbia e só culpam as FARC.

  4. Falar o que; em quanto não for mortos mais uns dois ou tres policiais federal, o ministério da justiça e o comando da PF não tomará uma atitude condigna que a situação exige,esse é o Brasil, esses são nossos politicos.Pau nessses comedores de mandioca.

  5. Essas escaramuças ja acontecem a algum tempo e nosso governo ja tem ciencia disso a tempos,porque tanta complacencia?Não precisa a Marinha,basta dar condições que a PF passa o rodo nestas RATAZANAS.A receita bruta de paises como Paraguai e Bolivia é de trafico de drogas e contrabando geral inclusive de armas e os Bolivarianos de Brasilia tão nem ai…TA BRABO,CHAMA O BOPE QUE CAVEIRA QUE É CAVEIRA NÃO COMPACTUA,NÃO AMARELA E NEM PEIDA NA FAROFA.CAVEIRA PASSA É O RODO.

  6. Se a MB deslocar um patrulha fluvial com um heli embarcado para o Guaíra, creio que tudo voltará a normalidade rapidinho…
    🙂

  7. Tenho a impressão que a marinha paraguaia esta ajudando os traficantes.
    Não cabe a nossa marinha atuar lá, mas sim o exército.

  8. Demorou para os vermelhuxos aparecerem….

    Mete bala nestes bandidos.

    E o problema principal é que pelo menos a Marinha deles está lá. E a Nossa?

  9. o problema do contrabando via Paraguai é fácil resolver.. mais a interesses de ambos os lados para que nada se faça…

  10. Vamos ver nas proximas semanas no que vai dar, mas aposta q Brasil não vai responder a esses ataque a altura devida.

  11. Pronto pessoal, Tá aí o resultado de um estado FRACO, que não investe em suas forças armadas, não defende nossos interesses com unhas e dentes, que chama todos os outros de “hermanos”.
    Resultado da irresponsabilidade do nosso governo, que fica passando a mão na cabeça desses índios, dando refinarias e hidroelétricas de presente, por isso eles já estão se sentindo donos da situação.
    Cadê as Forças Armadas na fronteira para “sentar o dedo” nesses caras?

  12. Acredito que o problema tenha de ser resolvido entre as partes. E acredito que será. Os dois países têm Democracias maduras o suficiente para o fazerem.

    Aliás maturidade precisa-se por aqui. Maturidade e menos acne…

  13. Documentação e material para ser apresentado nas instâncias competentes tem de sobra!!! Tem “UNS CALÇAS FROUXAS DELINQUENTES” do lado de cá agasalhando essa M. Senhor MAG, peça para ir na moita e saia do caminho!!! Você está míope, e por mãos frouxas ainda teremos os EUA/associados aqui, e o caldo ficará grosso. Coloque o Sr. Ministro da Justiça na margem de cá, e veja se ele ainda dirá que desconhece… ratazanas, o Brasil está tomando tendência, e não haverá espaço para lesa-pátria como vocês. Até o mais desinformado sabe da barbárie que está acontecendo alí, mesmo vocês da justiça!!!
    Larga de ser safado e leniente, pois escorregando assim você ferra o Brasil!
    Quer ser respeitado? Quer assento no CS? Como? Sei lesa-pátria, saia, por misericórdia ao nosso pais, peça para ir para França, para algum trabalho compatível com sua indolência e pouco propósito.
    Imprensa, ainda que lambona, faça pelo menos isso, denuncie com força, convide os “inocentes do governo” ao centro deste teatro.

    Afundem este barco patrulha de lá, e sua .50, a mais alguns marujos bandidos. Vocês estão atiçando vespas com vossa indolência. Todos sabem que contra .50 não dá com fuzil de plástico norte-americanos, com no máx. lança granadas.
    Coloque assim, a PF e ABIN com a documentação, cria um senhor relatória, bem documentado, coloque nossos barcos patrulha lá, e veja se até o tráfico de armas do Brasil não diminui. Enfim, seja apenas agora um pouco brasileiro viu, seus cauças frouxas dissimulados…

  14. Temos de “casar” essas atividades nossas , p evitar esses tipos de enganos sangrentos, por avisar e pedir ajuda uns aos outros sobre essas operações…ou somos td tão burros?

  15. Enquanto isso em Portugual… Dilma disse que Brasil pode comprar uma parte da dívida soberana portuguesa para ajudar a economia da antiga potência colonial a superar a grave crise financeira.
    Por se tratar de uma ex-colonizadora do Brasil a preocupação com Portugual é ainda mais descepcionante. Enquanto isso a PF faz o trabalho que deveria ser executado pela MB ou exército na fronteira. Depois os brasileiros dizem que não temos inimigos, que não precisamos de estarmos bem equipados, que somos pacíficos etc.
    E assim caminha o Brasil.

  16. Meus Deus, querem atacar um pais que nem tem forças armadas… meus queridos é feio de mais Bater em quem tá morto… rs
    Vamos parar com isso, isso é problema para nossa diplomacia resolver, claro que se eles abusarem a figura muda de lugar e temos que nos impor… mas isso é coisa quase impossível de acontecer!
    Abração

  17. Fogo pensei que iriam mandar alguem para falar e resolver o conflito de modo civilizado como faz o grande estadista Gadafi ou como o PCC (Partido comunista Chines) mas como o Paraguai e pequeno e o Brsail Grande ja podemos calcar o pequeno a verdade alguem teve que falar doa AMERICANOS pensei que pertencer ao famoso BRIC iria mudar a forma de fazer politica 😀
    Abraço camaradas

  18. Isto é um incidente sério!.. E não conseguem se reunir com a força paraguaia. Mobilizem tropas para aquela região e veremos se continuarão assim!.. Mas quando envolve tráfico e longe da casa dos ricos, ninguém se mobiliza para tomar atitude. As fronteiras brasileiras sempre tiveram este problema, é uma droga. Um país gigante como o Brasil tinha de ter uma força de fronteira! específica para tal. Como tem os EUA. v.exa Dilma! E o VANT? ja consertaram? Põe lá! pra servir de alvo aéreo!

  19. Marco aurelio disse:
    29/03/2011 às 23:52

    Os EUA sempre tiveram interesse em colocar uma base na tríplice fronteira,dentre outras coisas,por causa do Aquífero Guarani e para fomentar a divisão de países usando conflitos étnicos.Aí…lá vem a Veja fazendo uma denúncia desse tipo como as que ocorrem na froteira com a Colômbia e só culpam as FARC.

    bem observado Marco aurelio,
    “existem mais coisas entre o céu e a terra do que supõem nossa vã filosofia”…

  20. Quem o Paraguai está pensando que é?Há 150 anos atrás acabamos com o futuro deles por pelo menos 500 anos.O governo brasileiro é pacifista,parece que tem medo de todos.É só movermos um navio pra lá que acaba essa palhaçada,Dilma o Brasil confiou em você,agora trate de trabalhar,e botar ordem na casa.A América do Sul é nossa!

  21. é inacreditavel,só no brasil mesmo,porque o governo não bota a marinha la tambem,e bota equipamentos,e armas de grosso calibre,com barcos blindados,dai eu quero ver se esses paragueichon vão dar uma de gostosos…esses chineses da america latina…

  22. O motivo desta peleja e´que a PF resolveu trabalhar e,isto esta afetando os lucros dos militares vendidos paraguaios.Os contrabandistas tem duas escolhas;fazerem voto de pobresa ou pagar uma propina grande aos federais do imperio.Eu so nao entendi aonde entra o Imperio nessa briga de latrinos!

  23. Quando Portugal entrou para a CE nós pedimos que Portugal fosse a porta de entrada dos produtos Brasileiros e eles fizeram docinho,agora se apeguem a seus amiguinhos Europeus…GALERA Sei que em Foz tem Exercito.E o que adianta ter Exercito,Marinha ou Aeronautica se somos o pais da burocracia e da complacencia.Lembro que no governo do entreguista leiloeiro FHC as FARCs mataram nossos soldados enquanto esses almoçavam na maior covardia e o governo não falou nada mas ja tinha autorizado unidades de elite do EB que ja estavam no rastro e passaram o rodo,recuperaram os uniformes e o armamento e so não mataram todos eles porque os que sobreviveram atravessaram o rio a nado e o Brasil respeita fronteiras.Se eu tivesse la tinha atravessado atraz e passado o rodo neles todos la na terrinha deles e se desse algum problema diplomatico que se dane e que o Itamarati se explicasse em desculpas….BORDUNADA NELES TODOS COBRADA LARGA O AÇO.

  24. Mais uma vez o pasquim da Veja querendo armar situações, é evidente que existe incidentes desse tipo em qualquer lugar do mundo, como ocorre lá no Rio Grande, mas como lá no norte são patrões da Veja, ela não fala nada. Felismente a PF está combatendo o crime, e quando isso ocorre os mocinhos também morrem.

  25. Não é de hoje que esse tipo de coisa acontece.

    Uma hora esses agentes do crime transnacional recebem o
    bilhete só de ida.

  26. Fatos que precisam ser apurados com rigor. Mas, é bem provavel que o Governo Federal e as autoridades de Brasilia irão abafar. Lugo é um aliado do PT e a ideologia fala mais forte nesse governo e no do ex.
    Por outro lado, o Brasil deveria dar mais apoio logistico as autoridades paraguaias, afinal o combate ao contrabando deveria iniciar no lado paraguaio e a melhor forma é dando apoio as autoridades paraguaias
    Não adianta dizer que lá é um pais de merda ou que só tem ladrão. Aqui temos muitos ladrões como lá, mas, tem muitos que ainda querem zelar pela segurança da população, como lá.

  27. Afonso, o grande problema não é esse caso isolado. É uma questão histórica. Desde as incursões dos bandeirantes brasileiros que escravizaram os antepassados dos paraguaios, da Guerra do Paraguai onde os brasileiros quase dizimaram por completo o Paraguai e os acordos sobre Itaipu, considerados por eles injustos, mesmo com o fato de ter sido construida com dinheiro e esforço brasileiro. Ao contrário do que disse, no Paraguai não existe uma democracia madura, existe um presidente ex-padre envolvido em escândalos sexuais, de esquerda e que durante sua campanha, alimentou todo o ódio do povo paraguaio em relação ao Brasil. Sempre houve uma mágoa muito grande por parte dos paraguaios e isso floresceu e ganhou força no governo Lugo. Espero que o Brasil tome medidas mais duras. Se fossem com os chilenos, isso não aconteceria.

  28. Bolsonaro não é racista. Ele só não apóia o movimento Gay.
    Ele representa a vontade de milhares de pessoas.
    Vamos respeitar o seu ponto de vista.

  29. EU SOU DA PAZ, TODOS OS BRASILEIROS, SÃO TAMBÉM, PORÉM, NÃO ADIANTA FALAR PARA O MUNDO, VENHAM TERRORISTAS, VENHAM PARAGUAIOS, VENHAM BOLIVIANOS, VENHA HUGO CHAVES. TODOS ESTÃO SE ARMANDO E VINDO PARA CIMA DOS BRASILEIRO PACIFICOS SIM E VÃO MATAR, ROUBAR E ESTUPRAR AS NASSA FILHAS E FILHOS E VÃO MATA-LOS DEPOIS. NÓS NÃO IMPOMOS RESPEITO A NIGUEM POIS SOMOS DA PAZ ATÉ QUANDO!!!!!

  30. Coitado do Paraguay, vai acabar caindo no buraco que esta cavando, claro que as autoridades brasileiras (FAA, abin e Pf) sabe disso, do que esta acontecendo, só acho que o Brasil não engrossou o caldo para não ficar mal na fita internacional, atacar uma embarcação da marinha de outro pais (mais fraco e parceiro no mercosul) não cairia bem para nossa imagem, mas uma hora o bicho vai pegar, ex na Georgia onde a Russia estava louca para ter uma chance de anexar as republiquetas do caucaso e o pais pequeno e fraco (armado e treinado pelos EUA) lhe deu a chance. Pobre povo paraguaio esta cutucando a onça com vara curta, Bloqueiros não subestimem a inteligencia militar brasileira que é reconhecida no mundo todo.

  31. Atacar o Paraguai?!?! Um país amigo,e quem está por tra´s dessa atitude? Lembrem-se , q os ianks estiveram por lá um bom tempo…o famoso: Dividir p reinar…cizânia. Os lambaíos do tio sam.

  32. Vamos levar tiros dos paraguaios sem reagir, é assim que funciona no brasil, saco de pancadas, joao bobo, país ridiculo, queria ver se alguma marinha extrangeira atirasse contra o FBI americano, se os apache das us army nao caiam em cima….

  33. Até os paraguaio tão descendo o sarrafo em nós ahahaha
    .
    Aff invade aquilo lá!! as terras lá são férteis industrializa que só teremos lucros, bota os cocaleiros pra trabalhar legalmente.

  34. Já demos uns tiros nos deles , e eles ñ nos declararam guerra…e agr nós tbm ñ iremos declarar guerra a eles…temos de pedir colaboração das autoridades Paraguaias e td fica melhor p as duas nações…e pior p os contrabandistas…adeus , muamba barata.

  35. É muito simples de resolver, mande dois mil mi 35 pra Foz e deixe-os de alerta, assim que houver algum incidente, coloque-os em ação, pronto resolvido o problema e treinado os artilheiros dos mesmos……será que é tão difícil assim, eu acho que é muita falta de vontade isso sim……..

  36. Deviamos fazer q nem israel faz com seus vizinhos, toda vez q acontecer uma coisa dessas e n houver desculpas paraguais ou explicações, deviamos bombardear uma cidade deles(vide nossos bons A1)!!

  37. Deveriamos pedir ajuda aos Brics, são ou não são amigos? Então Russia China e Índia que se liguem cara, e que ajudem, mas vamos precisar ainda de mais ajuda, vamos pedir também às marinhas dos EUA Inglaterra e França, assim talvez conseguimos dar uma lição na marinha paraguaia!

  38. Rsrsrsr o Paraguai nem tem saída para o mar, que marinha de merda heim, só o efetivo da PM paulista é maior que todas as forças armadas do Paraguai

  39. Olá amigos, sempre acompanho o referido sítio – queria fazer uma resalva sobre este fato – duvide do que vem desta revista (veja) a manipulação e distorção dos fatos é corriqueiro na dita “grande” mídia em especial nesta revista. O que vemos aqui é puro sensacionalismo e deturpação de fatos, infelizmente os interesses extra-nacionais percorrem as editorias da mídia nacional.

    Posso afirmar que é inverdade este relato.

Comentários não permitidos.