Caças franceses derrubam cinco aviões e dois helicópteros de Gaddafi; rebeldes tomam cidades estratégicas


“As forças de Gaddafi estão atacando Misrata a partir do oeste e leste. (Há) bombardeio pesado”, afirmou um rebelde, chamado Saadoun, por telefone à Reuters.

Do oeste, segundo ele, tanques estavam avançando em direção à cidade. “Eles também estão tentando trazer soldados”, disse.

“Do leste, eles estão bombardeando com morteiros e artilharia o porto e áreas próximas. Há no porto o principal tanque de combustível que alimenta a parte central da cidade e (há) também milhares de trabalhadores, em sua maioria egípcios, que fugiram e permaneceram no porto aguardando resgate”, disse.

Caças franceses destruíram neste sábado, em Misrata cinco aviões de combate Galeb e dois helicópteros de ataque Mi-35 das forças de Muamar Kadhafi, anunciou em Paris o Estado-Maior das Forças Armadas.

Nas últimas 24 horas, indicou o Estado-Maior em seu site, os aviões frances realizaram várias incursões nas regiões de Zintan e Misrata.

Rebeldes tomam Ajdabiyah

Rebeldes líbios, apoiados por ataques aéreos das forças aliadas, retomaram neste sábado a estratégica cidade de Ajdabiyah, depois de uma batalha que durou toda a madrugada e que sugere que a maré está mudando contra as forças do líder Muammar Gaddafi no leste do país.

Combatentes dos grupos rebeldes dançaram sobre os tanques, balançaram bandeiras e dispararam para o alto perto de edifícios crivados por balas. Seis tanques danificados ficaram estacionados perto da entrada leste da cidade, e o solo estava cheio de cartuchos de bala vazios.

Havia sinais de intensos confrontos no portão oeste de Ajdabiyah. Corpos de mais de uma dezena de soldados de Gaddafi ficaram espalhados pelo chão. Uma carga de munição abandonada sugeria que as forças do líder líbio tiveram de fazer um rápido recuo.

“Toda Ajdabiyah está livre e todo o caminho até Brega está livre”, afirmou Faraj Joeli, um estudante de ciências da computação de 20 anos que se tornou combatente rebelde.

Havia escassos sinais de destruição no centro da cidade, e os poucos moradores que ainda permaneciam lá começaram a sair de suas casas. Rebeldes dirigiram seus carros disparando para o alto ou distribuíam pão, farinha e água aos habitantes.

Conquistar Ajdabiyah, passagem da líbia ocidental para o reduto rebelde de Benghazi e à cidade petrolífera de Tobruk, é um grande incentivo para os rebeldes após duas semanas na defensiva.

Governos ocidentais esperam que os ataques aéreos, lançados há uma semana com o objetivo de proteger civis, mudarão a balança do poder a favor da revolta popular que resultou em incidentes mais violentos do mundo árabe.

Brega

Os rebeldes líbios também anunciaram a reconquista da cidade de Brega. Abdelsalam al Maadani, que combate com os insurgentes, disse por telefone à AFP que a cidade havia sido retomada. “Estamos no centro de Brega”, afirmou.
“As forças de Gaddafi bateram em retirada, devem estar agora em Al Bisher (a 30 km de Brega), e os rebeldes também estão avançando para esta região”, explicou.
Os Estados Unidos, por sua vez, anunciaram ter lançado 16 mísseis Tomahawk contra alvos líbios nas últimas 24 horas.
Os aviões da coalizão internacional já contam 153 incursões pelos céus da Líbia: 67 com caças americanos e 86 com caças dos outros países participantes, como França, Reino Unido, Itália, Canadá, Espanha, Bélgica, Dinamarca e Qatar.
Segundo o vice-almirante americano Bill Gortney, “Gaddafi já quase não tem mais dispositivos antiaéreos”.
“Sua aviação não pode voar, seus navios estão no porto, seus depósitos de munição continuam sendo destruídos, as torres de comunicação caíram e seus bunkers de comando estão inutilizáveis”, acrescentou.
O regime líbio declarou na sexta-feira que está disposto a aceitar um plano de negociações, estimulado pela União Africana (UA), que propõe um cessar-fogo e o início do diálogo entre os líbios para alcançar uma transição democrática.

*Com informações das agências internacionais

Fonte: UOL

22 Comentários

  1. can anyone in Libya say to Kadhafi gang to step out and leave now the scene?
    Thoughts for UTA 772 passengers and families -including my tennisman friend Deblicker who lost his wife.

  2. DESCULPEM-ME, MAS EU ENTENDI QUE OS CINCO AVIOES DE TREINAMENTO E O HELICOPTERO NAO FORAM DERRUBADOS OU ABATIDOS EM VOO. ELES FORAM SIM “BOMBARDEADOS OU ATACADOS” NO SOLO ENQUANTO “DORMIAM” DE NOITE.
    SIM OU NAO?

  3. Totalmente desproporcional um Rafale derrubar um Galeb. Quero ver esses aviões destruírem um batalhão de S-300 e S-400 ¬¬

  4. Só uma observação: o título da matéria da a entender que os ‘Xavantes’ líbios foram abatidos no ar. Como disse o Jackson, foram destruídos em terra.

    []’s

  5. O esforco Frances de fazer propaganda com os Rafales continuam. Uma pena que qualquer pais arabe nao tem Forca Aerea que vale um tostao. As que tem avioes nao tem treinamento que preste.

    frenchdude007
    perhaps the lame ass Brazilian ambassador could tell Khadafi to move to Foz do Iguacu.

  6. Quando eu digo que franceses não são “CONFIÁVEIS” ,eu sou criticado como “PRECONCEITUOSO”!A POUCAS SEMANAS/MESES OS FRANCESES ESTAVAM EM UM VERDADEIRO NAMORO DE ADOLESCENTE COM A LIBIA PRA VENDER O RAFALE,OLHEM AGORA ELA TOMANDO AS INICIATIVAS PRA ATACAR A LIBIA!ELES(FRANCESES) TAMBÉM ASSINARAM UM ACORDO ESTRATÉGICO COM A LIBIA!
    “Libye/France: partenariat stratégique
    AFP
    22/10/2010 | Mise à jour : 12:18 Réactions (7)
    La Libye et la France ont signé hier un document prévoyant l’instauration d’un partenariat stratégique entre les deux pays, notamment dans les domaines économique, énergétique et nucléaire.

    Selon l’agence de presse libyenne Jana, cet accord a été signé à l’occasion de la visite à Tripoli du ministre français de l’Industrie, Christian Estrosi.

    Les deux pays avaient conclu en juillet 2007 un accord de coopération dans le nucléaire civil. Mais depuis, Tripoli a signé d’autres accord avec l’Ukraine, la Russie et le Canada.”
    http://www.lefigaro.fr/flash-actu/2010/10/22/97001-20101022FILWWW00423-libyefrance-partenariat-strategique.php

  7. Não dá para avaliar o Rafale nessa guerra, apesar de ser um bom avião.
    Os mísseis franceses são excelentes.
    Qual é o armamento utilizado pelo Rafale ?

  8. Será que essas aeronaves, blindados, carros de combate e supostos SAM, não são iscas, velharias para eles gastarem milhões em mísseis?
    Vi um vídeo de um ataque a um carro de combate e ele estava ali disponível, dando bandeira para os aviões.

  9. Os países da OTAN pensa na derrubada do sanguinário Kadafi, mas faziam alianças tempos atrás com o mesmo. Pergunta, o que virá após Kadafi? Esta turva desorganizada que avança sobre Tripoli, o que pensam , o que querem? O poder para depois entregá-la a AlQaeda? São organizados, aceitariam eleições diretas? ou seriam eleições como as do Iraque ou Afeganistão?
    A Líbia hoje se transformou no campo de provas para um arsenal de novas armas Européias e o Sr Sarkosy, o mais populista de todos os presidentes franceses de todos os tempos está no comando deste teatro.

  10. “O regime líbio declarou na sexta-feira que está disposto a aceitar um plano de negociações, estimulado pela União Africana (UA), que propõe um cessar-fogo e o início do diálogo entre os líbios para alcançar uma transição democrática.”

    Uma ótima noticia tomara que seja isso mesmo.
    Quanto aos alvos destruídos queriam o quer que os Franceses emprestassem alguns Mirage-2000 ou talvez alguns Rafales para a Líbia pra ficar um pouco mais equilibrado. E provavelmente gostariam que os aliados passassem informação sobre quando e que horas seria o ataque de mísseis, menos né turma, isso é guerra não uma brincadeira.
    Azar do Kadafi de não te se armado antes, e que isso sirva de exemplo ao Brasil ou se arma e se garante por conta própria ou corra o risco de seus aliados um dia bombardearem seu território… E só lembrando todo o ocidente isso inclui principalmente Inglaterra, EUA, França, Itália entre tantos outros não tinham nada contra o Kadafi até poucas semanas atrás, inclusive era um aliado dos EUA contra o “terror” então se os franceses não são confiáveis até concordo, mas e os outros são?

  11. A Arábia Saudita e o Catar são (exemplos de) mais duas ditaduras e são “PARCEIRAS” dos americanos e não estão sendo atacadas pelos mesmos e compram muito material militar dos americanos ,inclusive o Catar é sede de uma das frotas americanas,essa e a diferença dos franceses que traem qualquer um dos seus parceiros.Israel,Argentina e Paquistão são alguns bons exemplos!

  12. A é, então veja a Líbia com exemplo de uma nação aliada dos EUA sendo bombardeada pelos EUA…
    Quanto à Arábia Saudita espera seu povo se rebelar, interromper o fornecimento de petróleo e seus militares desertarem (quando tiver facinho)… vai cair do mesmo jeitinho que a Líbia.

  13. Gostaria de saber se o companheiro frenchdude007 é apenas um patriota e entusiasta da aviação de caça, ou se ele é um acionista da Dassault(?!?)…
    🙂
    ……………………………………………………
    Quanto as aeronaves que estão servindo de alvo para as bombas e misseis do Rafale, eu confesso que estou um tanto intrigado(?!)… Onde estão os SU-22, os Mirage F-1, e outras tantas aeronaves que a força aérea de Kadafi possuia?… Não é possível que já destruiram todos(!?)… Onde o Kadafi mandou esconder essas aeronaves???

  14. Na rafale é tradição criticarem, mas não lembro de um Super Hornet ou Gripen terem derrubado nada equivalente, alias a muito tempo não se ve um combate aéreo de verdade.

Comentários não permitidos.