Os ventos da mudança

Immanuel Maurice Wallerstein

Há 51 anos, a 3 de Fevereiro de 1960, o então primeiro-ministro conservador da Grã-Bretanha, Harold Macmillan, dirigiu-se ao parlamento da África do Sul, cuja maioria era do partido que erigira o apartheid como base do seu governo. A sua intervenção ficaria conhecida como o discurso dos “ventos de mudança”. Vale a pena recordar as suas palavras:

“Os ventos da mudança estão a soprar neste continente, e o crescimento da consciência nacional é um fato político, queiramos ou não. Precisamos aceitá-lo como fato político, e as nossas políticas nacionais têm de levá-lo em conta”.

O primeiro-ministro da África do Sul, Hendrik Verwoerd, não gostou do discurso e rejeitou as suas premissas e o seu conselho. 1960 passou a ser conhecido como “O ano da África”, porque 16 colônias tornaram-se estados independentes. O discurso de Macmillan tinha como alvo, na verdade, os Estados do Sul da África que tinham grupos expressivos de colonizadores brancos (e, quase sempre, enormes riquezas minerais) e resistiam à simples ideia do sufrágio universal, na qual os negros constituiriam a esmagadora maioria dos eleitores.

Dificilmente Macmillan poderia ser considerado radical. Explicava o seu raciocínio em termos de conquistar as populações asiáticas e africanas para o lado do Ocidente, na Guerra Fria. O seu discurso foi significativo por ser um sinal de que os líderes da Grã-Bretanha (e, consequentemente, os dos Estados Unidos) viam como causa perdida o domínio eleitoral branco no Sul da África, que poderia arrastar o Ocidente para o abismo. O vento continuou a soprar, e num país após o outro as maiorias negras impuseram-se, até que, em 1994, a própria África do Sul sucumbiu ao voto universal e elegeu Nelson Mandela presidente. Neste processo, porém, os interesses econômicos da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos foram de alguma forma preservados.

Há duas lições que podemos aprender deste episódio. A primeira é que os ventos da mudança são muito fortes e provavelmente irresistíveis. A segunda é que quando os ventos varrem os símbolos da tirania, não é certo o que virá a seguir. Quando os símbolos caem, todos, retrospectivamente, os denunciam. Mas todos querem também preservar os seus próprios interesses nas novas estruturas que emergem.

A segunda revolta árabe, que começou na Tunísia e no Egipto, está agora envolvendo mais e mais países. Não há dúvida de que outros símbolos da tirania vão cair, ou vão fazer grandes concessões e promover amplas mudanças nas suas estruturas estatais. Mas quem vai, então, deter o poder? Na Tunísia e no Egipto, os novos primeiros-ministros foram figuras-chave dos anteriores regimes. E o exército, em ambos países, parece estar dizendo às multidões para porem fim aos protestos. Nos dois países, há exilados que regressam, assumem cargos e procuram prosseguir, ou mesmo expandir, os laços com os mesmos países da Europa e da América do Norte que sustentavam os anteriores regimes. É claro que as forças populares estão reagindo e acabam de forçar a renúncia do primeiro-ministro tunisiano.

No meio da Revolução Francesa, Danton aconselhou “de l’audace, encore de l’audace, toujours de l’audace” (“audácia, mais audácia, sempre a audácia”). Ótimo conselho talvez, mas Danton foi guilhotinado não muito tempo depois. E os que o executaram foram guilhotinados em seguida. Depois, vieram Napoleão, a Restauração, 1848, a Comuna de Paris. Em 1989, no bicentenário, quase toda a gente era retrospectivamente a favor da Revolução Francesa, mas é razoável perguntar se a trindade da Revolução Francesa – liberdade, igualdade e fraternidade – foi realmente realizada.

Algumas coisas são diferentes, hoje. Os ventos da mudança são hoje verdadeiramente mundiais. Por enquanto, o epicentro é o mundo árabe, e os ventos ainda sopram ferozes por lá. A geopolítica desta região nunca mais será a mesma. Os pontos-chave a observar são a Arábia Saudita e a Palestina. Se a monarquia saudita for seriamente desafiada – e parece possível que isso aconteça – nenhum regime do mundo árabe vai se sentir seguro. E se os ventos da mudança levarem as duas maiores forças políticas da Palestina a dar-se as mãos, até mesmo Israel pode sentir que é preciso adaptar-se às novas realidades e levar em conta a consciência nacional palestiniana, queira ou não queira, para parafrasear Harold Macmillan.

Desnecessário dizer que os Estados Unidos e a Europa Ocidental estão fazendo tudo o que está ao seu alcance para canalizar, limitar e redirecionar os ventos da mudança. Mas o seu poder já não é o que costumava ser. E os ventos da mudança estão soprando no seu próprio terreno. É a maneira de ser dos ventos. A sua direção e impulso não são constantes nem, portanto, previsíveis. Desta vez são muito fortes. Já não será fácil canalizá-los, limitá-los ou redirecioná-los.

(*) Tradução, revista pelo autor, de Luis Leiria para o Esquerda.net

Fonte: Carta Maior

14 Comentários

  1. …Eu acho que os ventos da mudança tinham que ocorrer no brasil, pois os nossos famigerados e ladrôncios(diga-se ladrões mesmo) políticos brincam com a dignidade do povo, criando para si um feudo de falcatruas, reino de maracutaias que é o congresso. Até quando o povo vai ser servil a crueldade dessa classe rasteira.

  2. “Desnecessário dizer que os Estados Unidos e a Europa Ocidental estão fazendo tudo o que está ao seu alcance para canalizar, limitar e redirecionar os ventos da mudança. Mas o seu poder já não é o que costumava ser”.
    ==================
    Graças à Deus as coisas mudaram, há resistência, já podemos escolher e até pensar garantida por lei.
    As comunicações -internet, celular, etc- tem um papel fundamental nisso, um simples jornal ou telejornal não tem a mesma capacidade de formar opiniões como antes.
    Mesmo aqui neste blog quando uma notícia é postada vinda de um Estadão, Folha, JB, O Globo, etc com seus “experts” colunistas , a reação é imediata às raias da ira.
    Aproveitando o gancho já que os ventos estão mudando, tomara a maré mude para melhor no Brasil. A INFLAÇÃO chegou na prateleira do supermercado. Abs.

  3. Eu constumo dizer que em um mundo globalizado pela fibra ótica, os povos estão em pleno e acelerado processo de desmistificação e exorcismo do “capeta”… hehehe…E eu acho que já tá na hora dos brasileiros darem um bom susto nos “donos do poder” desse país… “Torcendo uns chifres e arrancado uns rabos”, e encaminhando alguns desses “seres malígnos” para o lugar que lhes pertence… O INFERNO!…
    🙂

  4. O Brasil precisa realmente de mudanças democráticas urgentes. Os 3 Poderes da República se tornaram um só.
    Temos que criar um Sistema Político que realmente funcione para a realidade do nosso país.
    O Brasil é: Corruptocracia + Impunidadecracia + Bancocracia + Especuladocracia + Populismocracia + TomaLá DáCácracia + Violênciacracia + Omissocracia + Cabide-de-empregocracia.
    Os nossos partidos políticos funcionam só na base do Toma Lá Dá Cá, que no fundo é a compra/venda de votos.
    Não dá para aguentar mais isso …
    Quantos políticos corruptos brasileiros estão efetivamente presos ? Raríssimos casos.
    Fingem que processam, que condenam, mas na prática acabam abafando tudo.

  5. O Brasil precisa realmente de mudanças democráticas urgentes. Os 3 Poderes da República se tornaram um só.
    Temos que criar um Sistema Político que realmente funcione para a realidade do nosso país.
    O Brasil é: Corruptocracia + Impunidadecracia + Bancocracia + Especulacracia + Populismocracia + TomaLá DáCácracia + Violênciacracia + Omissocracia + Cabide-de-emprego-cracia.
    Os nossos partidos políticos funcionam só na base do Toma Lá Dá Cá, que no fundo é a compra/venda de votos.
    Não dá para aguentar mais isso …
    Quantos políticos corruptos brasileiros estão efetivamente presos ? Raríssimos casos.
    Fingem que processam, que condenam, mas na prática acabam abafando tudo.
    Já mostrei para vocês qual seria a solução:
    1) Extinção de todos os partidos políticos, pois eles acabam se transformando em oligarquias corruptas;
    2) Proibição do Populismo Lulesco;
    3) Escolha de Ministros do STF apolíticos e por 10 anos. Os seus pares (desembargadores) fariam tal escolha, com o aval da população ou sorteio;
    4) Sindicatos de trabalhadores escolheriam os representantes políticos, juntamente com os empresários.
    Tem que ser o melhor dos melhores de cada classe de trabalho, e não o semi-ignorante, sem quase nenhuma instrução. Político é coisa muito séria, pois a nação é uma grande empresa.
    5) Parlamentarismo.

  6. O BRASIL PRECISA REALMENTE DE MUDANÇAS MAS PARA ISSO TEMOS DE TER EDUCAÇÃO,PORQUE DEMOCRACIA TEMOS,SÓ NÃO TEMOS UM POVO QUE SAIBA VOTAR , COBRAR SEUS DIREITO E POLICIAR SEUS POLITICOS.TENHO MEDO DE MUDANÇAS ENQUANTO ESTE POVO FICAR PERDENDO TEMPO COM BIG BROTHER BRASIL,NOVELAS E TODO O TIPO DE PIG.BRASIL ACIMA DE TUDO.

  7. pessoal se o povo brasileiro nao mudar, o brasil nunca vai mudar.
    é preciso que o povo tome frente nestas mudanças , que sejam interessados em fazer isso , mas infelizmente o povo brasileiro é fraco.

  8. O Povo é tão cego que não vê que a maior mudança do mundo atingiu o Brasil nos últimos anos e promoveu uma das maiores transições de classes sociais da história…Tem gente que vive no passado…Ainda temos séculos de atraso e imbecilidade para superar mas o povo já mostrou do que é capaz.

  9. Caso do Assassinato de Estudantes no RJ.
    Problema mental, estimulado pelo fanatismo religioso.
    O assassino quis enviar uma mensagem para a humanidade.
    ” Estou matando crianças inocentes, por causa disso, daquilo … “.
    O Estado tem que investir mais em psicólogos e psiquiatras.
    Personalidades do tipo ” Pessoas Que Não Falam “, devem ser informadas à polícia.
    A religião estimula a violência ? Muito.
    O Antigo Testamento, Alcoorão, Espiritismo (espíritos maléficos), Protestantismo (que vive chamando o capeta).
    As crenças orientais (Budismo, Taoismo) e o Novo Testamento (cristianismo católico), são mais pacíficas.
    Eu criei uma crença científica (lógica e racional), denominada de Dinamização.
    A Dinamização é única crença lógica que existe, e não é impositiva.

  10. Rsrsrs Dandolo ate mesmo nossos mais renomados psicologos e psiquiatras forenses estão generalizando e se equivocando.Psicopatia e Esquisofrenia são disturbios psiquicos mas distintos.Erra quem diz doenças mentais e sim disturbios mentais.O cara era esquisofrenico,filho de esquisofrenica.Disturbios psiquicos geralmente são genéticos,trauma psiquicos são adiquiridos.Se em nossos dias o Grande Helio Gomes falasse sobre sua teoria da purificação da raça milhões de vozes o chamariam de xenofobo,recista entre outras coisas.O cérebro humano é um infinito de faculdades psiquicas as quais conhecemos pouquissimas e dominamos nenhuma.Ate muitas manisfestações atribuidas ao sobrenatural tambem são disturbios psiquicos ou faculdades psiquicas.É impossivel podermos prever com exatidão o comportamento humano.Ele pode ser acrescido e motivado por fatos.As maiores personalidades da historia universal tinham desturbios psiquicos ex:Napoleão,Hitler,Leonardo da Vinci,Hainsten e muitos outros.Precisamos modernizar defesa,segurança e o estado ser muito mais presente,adequado eficaz para podermos ao menos inibir e ate evitar ao maximo barbaridades.Esse caso de Realengo é tipico de um esquisofrenico que se sentia o patinho feio por ser esquisito,introvertido e não despertar nas meninas interesse,nota-se que ele assassinou mais as meninas por puro recalque por se sentir rejeitado.Esse animal deveria ter sido capturado vivo,ter olhos e timpanos perfurados,lingua e dedos arrancados e submetido a operação pra ficar tetraplégico,guardado em uma jaula e recebendo diariamente uma parca ração canina de 200gr no maximo para mante-lo vivo enquanto sofreria pelo resto da vida sendo exemplo vivo aos demais…..CEROL FININHO É A UNICA COISA CAPAZ DE DETER O CRIME E ATE EXTINGUI-LO…Agora demagogos e hipocritas,podem me crucificar e me chamarem do que quiserem.To nem ai.

  11. OBSERVAÇÃO….Psicopatia e Psicose são dois grupos de disturbios Psiquicos onde a Esquisofrenia esta no grupo da Psicose.

  12. 1maluquinho;
    A mente humana é muito complexa, para que possamos compreendê-la com profundidade.
    Esse rapaz teve esse comportamento anormal, por que era esquizofrênico ou sofreu uma lavagem cerebral religiosa, através de leituras e debates em fóruns ?
    Poder ter sido as duas coisas.
    Temos que nos afastar de crenças que pregam a vingança.
    O Antigo Testamento e o Alcoorão, permitem a morte de infiéis. Já no Novo Testamento, não vemos essa incitação.
    Sou a favor duma nova crença, moderna, lógica e racional.
    Não se pode matar em nome de Deus, em hipótese alguma.
    Não se pode ganhar dinheiro em nome de Deus.
    Se quiserem saber como é a Dinamização, entrem aqui:
    http://dbagetti2.blogspot.com/

  13. DANDOLO…O cara era esquisofrenico com historico genetico.Disturbios psiquicos podem se manifestarem ou não e se manifestando podem ocorrer em diversas escalas.Ate o que pensamos ser doença a epilepsia é um disturbio psiquico de origem genetica.Tem epilepticos que jamais tiveram convulsões e jamais terão e outros que podem ter de varias intensidades.Um epileptico em determinado grau pode cometer um crime ainda mais horrivel como o de Realengo e minutos apos lembrar nada.Ainda temos muito o que aprender em realação da mente humana,suas faculdades e capacidades.Renomados especialistas ate falam balbozeiras de tão complexo e desconhecido que é.Na midia apareceu a maior autoridade Brasileira em psiquiatria forense o LOMBA afirmando que o cara era um potencial psicopata.Ele como especialista deveria entender as diferenças entre psicopatia e psicose.O cara era mesmo um esquisofrenico esquisitão que nutria um recalque por se sentir despresado pelas meninas por não despertar atrativos para eleas.Juntando isso tudo melhor compreendemos a forma de vingança que existe dentro do intimo de todo ser humano acrescida da influencia da midia.Culpar religiões é erroneo a não ser se as mesmas sejam satanicas ou algo semelhante.Daqui a pouco vão dizer que o cara era agente da Al Qaeda.Essas atitudes não são do biotipo do Brasileiro mas corriqueiras na Europa e EUA que a midia da realidade nos traz e que desequilibrados ajuntam a seus traumas e desvios geneticos.Helio Gomes tinha uma teoria que pessoas com disturbios psiquicos,geneticos ou dependencia quimica deveriam ser proibidos de casarem e se relacionarem sexualmente com outros para que não gerassem problemas.Do ponto de vista cientifico isso é compreensivel e genetico mas do ponto de vista social não faltara que apontara discriminação e distinguimento.Precisamos decidir em sermos corretos ou complacentes humanitarios.Ser as duas coisas so acabara em mais problemas e entraves a soluções.

  14. DANDOLO…Com nosso pensamento Cristão de amor ao proximo temos é visto os cemiterios abarrotados cada vez mais de cidadões de bem e crianças inocentes enquanto a mal prospera se beneficiando de nossa complacencia.Não se esqueça que Jesus não é so um realizador de bençãos que para nós são na maioria das vezes materiais.Ele não pregava dinheiro mas não te impede de te-lo bastando que plante para colher e não ficarmos esperando o sobrenatural fazer nossas necessidades,pagar nossas dividas e abolir nossos crimes.Jesus é fogo purificador e tambem fogo consumidor.Quem pensa que ele é mais bonzinho que o antigo testamento se engana,basta ler Mateus e vera que ele torna as leis ainda mais severas do que antes.A diferença dele é sua espiritualidade que jamais nenhum ser humano conseguira alcançar mas mesmo assim vale a pena busca-lo.

Comentários não permitidos.