EUA negam que objetivo na Líbia seja derrubar Kadafi

Almirante Michael Mullen

AFPO imediato objetivo da coalizão internacional na Líbia é proteger os civis com uma zona de exclusão aérea e não necessariamente tentar derrubar o líder Muammar Kadafi, disse neste domingo o máximo responsável do exército dos Estados Unidos.

“O objetivo (da resolução) do Conselho de Segurança das Nações Unidas realmente é Benghazi e proteger os civis”, disse o almirante Michael Mullen à Fox News, referindo-se ao reduto dos rebeldes no leste da Líbia. “Não se trata de ir atrás de Kadafi ou atacá-lo nesse momento em particular”, disse Mullen, chefe do Estado Maior Conjunto americano. “Trata-se de alcançar esses estreitos e relativamente limitados objetivos, para que (Kadafi) deixe de matar seu povo e seja possível proporcionar ajuda humanitária”, completou.

Esses comentários ocorrem depois que uma coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, França e Grã-Bretanha iniciou no sábado sua ofensiva contra o regime de Kadafi, enquanto o presidente Barack Obama descartou a mobilização de tropas terrestres no que chamou de uma “ação armada limitada”.

Fonte:  Terra

9 Comentários

  1. Me engana que eu gosto…bah…

    Mas o interessante é a frase que ele disse: ” “Não se trata de ir atrás de Kadafi ou atacá-lo NESSE MOMENTO em particular”.

    Quer dizer, ainda existe a possibilidade da OTAN ir além da zona de exclusão e chutar a bunda de Kadafi de vez, e pra mim é isso que vai acontecer. Saudações

  2. Fala kamaradas…
    Como disseram os kamaradas acima, o objetivo dos ataques da Coalizão é um só: “Tirar Kadafi do poder!!!”
    Mas com a queda de Kadafi, quem assumirá o governo líbio? Um líder religioso? Se for…a Líbia sairá da Opressão e cairá na Escuridão!!!
    Falow

  3. Certas declarações de autoridades da Coalisão, me fazem lembrar o estilo do “mafioso Mor” Paulo Maluf e outros da sua estirpe… Que mesmo diante de fatos e provas documentais, nega veementemente a verdade… “- Não é o que parece… Não fiz nada de errado… Não, vi, ouvi, ou falei… É tudo intriga da oposição ou conspiração contra minha pessoa… Sou inocente”… Enfim, tal lá como cá, esse tipo de “gente”, mente que nem sente.
    🙁

  4. PAGANDO AS DÍVIDAS
    .
    .
    Os EUA estão em um beco sem saída, provavelmente forçados pelos Europeus (OTAN), entraram nessa.
    .
    Com três frontes de batalhas: Iraque (mal resolvido), Afeganistão e agora a Líbia,e a coréia do norte “cafungando” no pescoço deles; ai é dureza pura.Heheh…
    .
    Kadafi vai levar essa guerra para terra, deverão ser resolvidas pelos exércitos e assim tende alongar a guerra.
    .
    A Europa e os EUA, no momento de crise econômica, não há outro pretexto para se envolverem em uma guerra se não houver um objetivo que os encorajem a isso.
    .
    Eu particularmente, não vejo que tudo isso seja para defender povos oprimidos na Líbia, Danfur é um exemplo disso; com certeza há muito interesse econômico por trás disso.
    .
    Atacar a Líbia agora, foi um verdadeiro tiro no próprio pé, o congresso americano deveria dá só apoio logístico e deixar a parte mais pesada com os Europeus em especial os franceses e os ingleses;

    más dívidas é dívida!Rsrsr…

  5. O objetivo não é derrubar Kadafi, sim colocar um buraco a sua frente para que ele caia e uma lombada atrás para ele tropeçar.

  6. Que mentalidade fértil esses americanos, imagina se alguém pensou que eles queriam matar Kadafi, lógico que não, nós sabemos que só querem proteger os civís passando bem longe dos possos de petróleo. Esses americanos, so enchergam maldade.

  7. Então pq estão se envolvendo nisso? Se ele é o governos , ele pode agir p impor a lei…ainda q errada, e como tem leis erradas, aqui e acolá…Estão querendo enganar a kem?Tem q tirar o kadafi e seus familiares do poder, vivos ou mortos, eu prefiro a 2 opção. Sds.

  8. O mais sensato seria ajudar o governo a eliminar estes rebeldes, e depois resolver com o tribunal de haya caso o governo tenha cometido algum abuso.. podendo até incriminar o Gaddafi.. e aí sim! depois resolver o que fazer pra cumprir na força da lei. Mas como máfia é máfia, resolve-se de outra forma. Tão ajudando os civis! bombardeando com água… alimento… nada de derrubar o ditador… tiraram o bote no meio do oceano mas não o estão afogando! Interessante esta abordagem assassina.

Comentários não permitidos.