Obama propõe reforma política e econômica na Líbia

AFP  —  O presidente americano, Barack Obama, propôs uma reforma política e econômica para conseguir estabilidade na Líbia e Oriente Médio e assegurou que seu país manterá seu compromisso com a segurança, em entrevista à imprensa chilena divulgada neste domingo.

“Acreditamos que o status quo é insustentável. Apenas haverá estabilidade real na região se houver um processo de reforma política e econômica. Mantemos nosso compromisso com a segurança na região”, disse Obama na entrevista publicada pelo jornal El Mercurio.

Obama completou que as últimas revoltas iniciadas na Líbia e no Oriente Médio são um “momento promissor”, já que, na opinião dele, “as pessoas buscam respeito aos direitos universais. Os EUA acreditam que isso seja positivo”.

“Esses são os direitos que defendemos em todo lugar, seja no Egito ou no Irã; na Líbia ou na Tunísia”, afirmou Obama, que desde sábado está em visita ao Brasil como parte de uma viagem pela América Latina que na segunda-feira o levará ao Chile e, na terça-feira, a El Salvador.

Obama autorizou no sábado, em meio à visita ao Brasil, uma ação militar limitada das forças americanas na Líbia contra o regime de Muammar Kadafi, junto a outros países europeus como Grã-Bretanha e França. A decisão foi tomada depois da resolução de quinta-feira do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que autorizaram o uso da força contra as tropas de Kadafi para deter os ataques contra redutos rebeldes nesse país.

Fonte: Terra

12 Comentários

  1. Dandolo, Obama é um GRANDE MENTIROSO isso sim. Seus princípios são enviesados, essa é a realidade. Esse cara é uma cobra, seu discurso é venenoso por ser um engodo quase completamente bem sucedido, só não o é pq existem pessoas vacinadas contra esse tipo de gente.

  2. Demagogia pura. As pessoas confundem o presidente da pessoa. O certo pra ele ta dando certo. O certo do outro pra ele é um entrave. Vem aqui falar de ditadura, mas mantem guantânamo onde tortura-se pessoas, e ta lá.. cabeça da ONU.. junto com China.. que possui mais predios da ONU do que qualquer outro pais. Lembrem do Iraque, e as dezenas de documentarios falando dos reais interesses, vejam africa, haiti, iraque, o povo de lá, continuam na mesma! Os reis que não prostrados à o eixo ocidente serão alvos. Mas tudo afim de iludibriar a população, dizendo que estão “combatendo o eixo do mal”, quando na verdade são dois lados simplesmente negociando por capital e poder. O lado mais forte vence. Tanto é que China, Irã, Russia, Venezuela, tem nada de democracia já faz é tempo, mas os hipócritas preferem falar da líbia, e países de pouco renome internacional mas ricos em recursos naturais, Kadafi foi burro! em não se preparar a tempo. Irã até que se preparou. A tendência dos governos será afrouxar coleira dando cada vez mais sensação de liberdade, porém diminuindo cada vez mais as cercas. Liberdade será sinônimo de Controle. E o Brasil não está investindo adequadamente em sua defesa e soberania, pois já encontra-se à mercê dos interesses da ONU. Brasilia inclusive foi feita com arquitetura rica em simbologias de grupos ocultos que fundaram a ONU. Não se respeitará jamais a cultura e modus operanti dos povos. Serão atropelados por uma ideologia que pretendem implantar por todo o mundo.

  3. Esse Dandolo é de que país mesmo? Brasileiro?? Não pode ser. Deve ser criança que está em fase de crescimento e que não possui capacidade de diferenciar as coisas ainda.

  4. Alex, temos que nos basear em fatos concretos.
    Os americanos são imperialistas, tais como os russos, chineses,etc, mas também fizeram coisas boas para a humanidade. Não sou de demonizar os países sem razão.
    Os russos fizeram coisas boas e ruins. Temos que aprender a separar o joio do trigo.

  5. “Esses são os direitos que defendemos em todo lugar, seja no Egito ou no Irã; na Líbia ou na Tunísia”

    Mas,não no Bahein, Omã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar e Kuwait e outras ditaduras amigas.

  6. Agora vão colocar no povo libio, uma roupa de número menor e calçá-los com uma bota de número menor também.
    .
    Vão educá-los(domesticá-los)para contemplar a cultura ocidental(americana),e quem sabe venerá-los com alguns por aqui_Heheh…
    .
    Irão mudar de hábitos e de crença também; de maomé para tio sam!
    .
    Bela democracia é essa a da americana_Haha…

  7. Prezado Pinto, quando me sinto aborrecido por certos comentaristas leigos e que nunca enxergaram um palmo a frente do nariz e que não procuram aprender por teimosia cega, vou ler algo de quem realmente entende e isso é como um ópio de sabedoria na mente da gente. Vale a pena voce postar aqui o artigo de – Wladimir Pomar: Mr. Obama não se mostrou disposto a pagar nem um cafezinho.

    http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/wladimir-pomar-mr-obama-nao-se-mostrou-disposto-a-pagar-nem-um-cafezinho.html

    A isso sim, é como um bom vinho decento em nossas mente abertas, mentes que não sofreram lavagem cerebral.
    Vale a pena ler este toque de sabedoria.

  8. Quem defende ditadores, são ditadores ou almejam ser ditadores no futuro.
    Gostaria de ver, russos e chineses lutando junto com os americanos e europeus, contra monarcas e ditadores do mundo inteiro.
    Um governo provisório forte, por 10 ou 15 anos, para colocar um país em ordem, desde que haja revezamento entre seus líderes, não considero como Ditadura. Agora, um indivíduo que se considera o Deus da Nação, ficando mais de 15 anos, é um ditador safado e corrupto, inclusive os seus generais. A nação se transforma num troço, numa coisa disforme, sem pé e cabeça.
    Fazem estátuas para ele, e lavagem cerebral na população (propaganda e marketing), para que o povo pense que é um Deus. Por trás disso, aparece uma rede de corrupção monstruosa, políticos e juízes são comprados, o Toma Lá Dá Cá passa a ser a regra, o Estado vira policialesco (Gestapo, KGB ,CIA ,Polícia Cubana, Coréia do Norte …).
    Sem liberdade de expressão a nação não se desenvolve, pois fica oprimida. O povo deixa de criar e intuir.

Comentários não permitidos.