No Rio, Obama diz que Brasil é exemplo de democracia para mundo árabe

Jason Reed/Reuters

Barack Obama acena à plateia no Theatro Municipal do Rio antes de discuso a mais de 2.000 pessoas

O presidente americano, Barack Obama, afirmou neste domingo em discurso no Theatro Municipal, no Rio, que a transição feita pelo Brasil da ditadura para a democracia é um modelo para o mundo árabe, governado há décadas por líderes fortes mas que passa por um momento em que o povo exige mais liberdades. O líder americano disse ainda que deseja “fortalecer a amizade” dos EUA com o país.

Falando a uma plateia de mais de 2.000 pessoas, Obama disse que “a transição para a democracia no Brasil nos anos 1980 pode servir de exemplo às nações do Oriente Médio”.

“Esse é o exemplo do Brasil, um país que mostra que a ditadura pode se transformar em uma vibrante democracia, um país que mostra que a democracia leva liberdade e oportunidades ao povo”.

Segundo Obama, nos últimos meses, o mundo árabe tem sido palco de manifestações populares que pedem mais liberdade e democracia. “Em toda a região, nós vimos jovens se levantando. Uma nova geração exigindo o direito de decidir seu próprio futuro”, disse.

O presidente americano citou a Líbia: “Temos visto o povo da Líbia assumir uma corajosa posição contra um regime determinado a brutalizar seus próprios cidadãos”.

Marcelo Sayão/Efe

Barack Obama gesticula durante seu discurso no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

PARCERIAS E JAPÃO

Como no dia anterior, Obama citou as diversas áreas em que Brasil e EUA são parceiros e que podem ser reforçadas. Isso inclui os setores de energia limpa, cooperação científica, tecnologia e falou em derrubar os obstáculos que estão impedindo o crescimento das relações comerciais bilaterais.

“Da África ao Haiti, estamos trabalhando lado a lado para combater a fome, a doença e a corrupção que podem apodrecer uma sociedade.”

O presidente americano também comentou sobre a maior comunidade japonesa fora do Japão que vive em São Paulo para pregar ajuda do Brasil aos japoneses na sua hora de maior necessidade, uma referência ao terremoto seguido de tsunami registrado no último dia 11 que já deixou mais de 7.000 mortos no país asiático.

“Nos EUA, nós criamos um laço de mais de 60 anos com o Japão”, disse. “O povo japonês é um dos nossos amigos mais próximos e estaremos lado a lado com o povo japonês para superar esse momento.”

O discurso de Obama no Theatro Municipal estava previsto inicialmente para ser realizado na Cinelândia, que encerraria a agenda do mandatário na cidade. O local havia sido escolhido em detrimento de outras opções, como a praia de Copacabana, por questões de segurança. No entanto, o evento foi transferido na sexta-feira (18) para o interior do teatro.

Entre os mais de 2.000 convidados estavam grupos de mulheres e idosos de Santa Cruz e Bangu (bairros de classe média baixa da zona Oeste do Rio), que conduzem projetos sociais com apoio da Prefeitura e do governo do Estado.

Também integrava a plateia uma representação do Instituto Empreender, cujo objetivo é promover programas nas áreas de empreendedorismo, com acesso ao crédito e desenvolvimento de microempresas. O projeto é apoiado pela Usaid, agência norte-americana de assistência econômica e humanitária.

Na plateia, há ainda representantes do movimento negro e expoentes da cultura afro-brasileira, como os atores Lázaro Ramos, Taís Araújo, a ministra Luiza Bairros (Igualdade Racional) e o ativista, ex-político e intelectual Abdias do Nascimento, 97.

Fonte:  Folha

8 Comentários

  1. Tirando o populismo e o toma lá dá cá, nós seríamos.
    Gostaria que fosse, de coração.
    Precisamos de políticos competentes e íntegros.
    Precisamos de um STF que puna severamente os nossos políticos corruptos.

  2. “Esse é o exemplo do Brasil, um país que mostra que a ditadura pode se transformar em uma vibrante democracia, um país que mostra que a democracia leva liberdade e oportunidades ao povo”
    CHEGA A SER UM INSULTO OUVIR ESSAS PALAVRAS DO REPRESENTANTE DA NAÇÃO QUE AJUDOU A NEGAR A DEMOCRACIA POR TANTO ANOS AO POVO BRASILEIRO!!
    ESSA NAÇÃO QUE TRAMOU CONTRA A NOSSA DEMOCRACIA E ESTAVA PRONTA A NOS INVADIR,NO MOMENTO EM QUE A DEMOCRACIA BRASILEIRA RECEBIA UM GOLPE ”QUASE FATAL!”
    DEIXO UM LINK PARA SABEREM MAIS DO QUE FALO!
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_Brother_Sam

  3. Cesar Pereira, o bom dos discursos e da visita do presidente dos EUA, é que conseguimos passar uma boa imagem do Brasil, e nada vai mudar muito com relação ao nosso envolvimentos com os EUA. O Brasil vai continuar se desenvolvendo sem despertar rancor, ou cobiça, nos americanos, o que é muito bom para o Brasil, agora é torcermos para que eles continuem lá na terra deles pensando que são os reis do universo.

  4. He,he,he…

    O Brasil não é exemplo de nada para lugar nenhum…

    Não tentem aplicar nenhum modelo externo aqui ou modelo daqui em qualquer outro lugar no mundo… Simplesmente não dá certo. Quem conhece o Brasil sabe disso.

    Só quando o Brasil resolveu ser o Brasil e seguir o caminho do Brasil sem fazer o que os EUA ou a Europa achava que deveria ser feito aqui é que este país deu certo.

    Deixem os árabes acharem o caminho deles. É assim que aquela região achará a paz.

    []´s

  5. Foi o que pensei também Cesar Pereira. Também senti um desgosto profundo por esse canalha pisar em nosso solo sagrado. Ainda bem que não caio no conto do vigário, afinal, “malandro é malandro e mané é mané”.

  6. A democracia nos tempos modernos é péssima.O povo é burro demais e só coloca pilantra no governo.E também a democracia serve de pretexto para domínio político.É facil colocar no governo um fantoche que venda petróleo para sustentar um regime.
    Com esse pretexto, agrediram países, deflagraram guerras, praticaram genocídios. Coréia, Vietnã, Iraque, Afeganistão não nos deixam mentir.
    Trouxeram o individualismo e abençoaram a humanidade com a maconha, a cocaína, o crack e a heroína. E, de brinde, os traficantes, as crackolândias e as favelas.
    Por outro lado, eu não quero que o Brasil esteja em uma ’submissão’ aos EUA e seus governantes, país esse que é o berço do Sionismo no mundo, principal responsável pela criação do estado de Israel, e maior financiador do mesmo. Submeter nosso país aos interesses Yankes capitalistas, e praticaram o Capitalismo Selvagem.
    Sinceramente,eu prefiro um Totalitarismo voltado para o bem do povo.Infelizmente o Totalitarismo é (des)informado como um regime ”du mau”.
    *
    A Sociedade tem que mudar!!!

  7. Falou e disse, meu primo afrodescendente iangles, nisso podemos dar aulas, é olha q a msm está sendo aprimorada por aki ,no BRASIL; já o mesmo ñ posso dizer sibre sua plutoaristofinanceiracracia…Sds.

  8. Antônio (sebastianista) Conselheiro.

    Essa foi pra o Dandolo, no outro post, mas cabe aqui pra você!!!

    Ô Dandolo, o que tu pregas já existe há muito tempo, leia sobre o “Despota Esclarecido”.

    Kaddafi mesmo seria um, educado na Inglaterra etc.

    Porque tu não esperimentas viver em Cingapura!?

    Lá é bem desenvolvido…

    Tem a Arábia Saudita também!!!

    Adeus!!!

    Vai lá!!!

Comentários não permitidos.