Conselho de Segurança aprova zona de exclusão aérea na Líbia

http://i2.ig.com/fw/7b/a1/ie/7ba1iebzykj9rakv67bphgqrh.jpg

O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta quinta-feira uma zona de exclusão aérea na Líbia e autorizou “todas as medidas necessárias” para “proteger civis e áreas povoadas por civis sob ameaça de ataque” pelas forças leais ao líder líbio, Muamar Kadafi. Os EUA, Reino Unido e França propuseram a resolução ao conselho, que autoriza ataques internacionais por ar, terra e mar contra as forças de Kadafi.

Entre os 15 membros do órgão, houve dez votos favoráveis à resolução e cinco abstenções, incluindo a Rússia e China – que se opõem ao uso da força contra a soberania do país, argumentando que ela estabelece um precedente perigoso.

A votação ocorreu no mesmo dia em que Kadafi anunciou um grande ataque contra Genghaz, a segunda maior cidade líbia, localizada no leste do país. Nesta quinta-feira, aviões do governo líbio bombardearam o aeroporto da cidade, que é reduto rebelde e epicentro dos protestos contra o ditador.

O primeiro-ministro francês, Francois Fillon, disse que, se a resolução fosse aprovada, a França apoiaria uma ação militar contra Kadafi dentro de poucas horas. Os EUA disseram estar se preparando para uma ação. Espera-se que várias nações árabes ofereçam apoio logístico para as ações.

O texto da resolução pede que os países “estabeleçam uma proibição a todos os voos no espaço aéreo líbio de Jamahiriya para ajudar a proteger civis”.

Antes da votação, os EUA defenderam uma ação mais contundente contra o regime de Kadafi, além das sanções que já foram adotadas. Em visita à Tunísia, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse que a imposição de uma zona de exclusão aérea na Líbia inevitavelmente envolveria ataques contra as forças do líder líbio.

Hillary disse que a Casa Branca deseja que o Conselho de Segurança autorizasse ataques a tanques e à artilharia pesada da Líbia. O chanceler britânico, William Hague, disse a parlamentares que a resolução “incluía demandas por um cessar-fogo imediato, um fim completo da violência, um veto a todos os voos sobre o espaço aéreo líbio, com a exceção de voos humanitários”.

Ameaças de Kadafi

Antes da votação, Kadafi ameaçou atacar navios e aviões civis no Mediterrâneo caso “qualquer ato militar” contra a Líbia fosse autorizado e prometeu acabar definitivamente com os rebeldes em Benghazi com a ofensiva durante a noite desta quinta-feira. Kadafi disse que não “haverá misericórdia com os traidores”.

No pronunciamento, o líder disse que a “hora da decisão chegou”. “O assunto foi decidido. Estamos indo (para Benghazi).” Segundo Kadafi, os opositores que depuserem as armas serão anistiados, mas “não haverá misericórdia nem compaixão” com os restantes. Ele afirmou que suas forças “resgatariam” o povo de Benghazi de “traidores” e “filhos de cães”.

Ao mesmo tempo, porém, também afirmou que realizará um cessar-fogo na noite de sábado para domingo para “permitir a rendição” dos rebeldes.

As mesmas ameaças foram feitas por forças líbias pela TV estatal, afirmando que qualquer operação estrangeira contra o país exporá ao perigo navios e aviões no Mediterrâneo. “Todas as atividades civis e militares serão alvo de um contra-ataque líbio. O Mar Mediterrâneo estará em sério perigo não só no curto prazo mas também no longo prazo”, disseram os militares.

Fonte: Último Segundo

50 Comentários

  1. Conselho de segurança 2×0 Brasil.
    Errar é humano… persistir no erro é burrice,e bota burrice nisso!!!!!!!!!!!!
    E depois reclamam do Brasil não ser tratado como parceiro,quando tem a oportunidade o Brasil bota o r*b* no meio das pernas e diz que não pode apoiar o sofrimento do povo e blablablabla.

  2. A Líbia não terá chance para fazer esses ataques a navios e aviões cívis no mediterrâneo, a força militar deles será sufocada por ar e mar e possívelmente por terra com a invasão das tropas Ocidentais na Líbia. Até que em fim a ex-inoperante ONU fez alguma coisa para impedir um dos odiosos massacres que acontecem no mundo.

  3. Kadhaf agora é abola da vez para europeus e americanos desviarem o focos de suas crises econômicas internas. Uma “guerrinha” sempre ajuda nisso, mantém empregos e garantem investimentos do Estado na industria que mais emprega no mundo. Agora, e a China e à Russia heim, quem diria? Se abstiveram e não vetaram. Qual será a concessão? Nos próximos dias alguma notícia alvissareira se encarregará de nos mostrar o valor da fatura.

  4. Very soon..bomb bomb bomb.
    jackson almeida,, gostei CS 2 X BR 0
    queremos estar sentados ao lado dos grandes mas aquele sintoma vira lata interfere. Na foto acima ta la a americana e o ingles fazenso o que adultos fazem.

    Noticia ao Governo Brasileiro..NO CS permanente ninguem pode ficar em cima do muro forever. Ali nao tem terceiro mundista.

  5. Até que fim a ONU deu uma dentro, demorou mais deu, agora o nosso País…
    Fico imaginando como nossos politicos são tão burros, será que são Brasileiros mesmo? nunca irão nos ver como País sério, confiável e parceiro estratégico, os EUA estão certo: O Brasil na ONU só atrapalha, mais tivemos uma melhora pois a tempos atrás votariamos contra não é mesmo?

  6. Bom, se alguém acredita que esta cena toda é por causa de humanitarismo, lamentável, pois esquece que os motivos humanitários orientaram também as ações no Iraque.
    Não concordo com a Kadafi, mas não acreito que os EUA e as potências européias estejam preocupadas com o povo libio,sim o petrôleo e o gás. A questão central é a segurança enértica da europa, é isto que está sendo garantido a OTAN e aos EUA, é o que deve ser dito as claras.
    O Brasil seria hipocrita se não reconhecesse isso. Além do mais, a oposição pede intervenção internacional para substituir Kadafi por uma monarca, é bricadeira. Cadê a democracia? É palhaçada, é seis por meia duzia. Bomba neles também. Acabar com a população 6, 400.000 habitantes da Líbia é mais fácil para as potência, que hipocrisia, ainda tem gente que acredita nessa balela de humanitarismo com questão central na Líbia.

  7. E o Brasil se absteve, é claro… É aquilo que eu escrevi em resposta ao comentarista francês em outro tópico… O governo brasileiro ainda não tem cacife para fazer valer sua opinição no CS… Então acaba se posicionando como um mero expectador ou fantoche… Pois sabe que ainda não pode bancar/arcar com as possíveis responsabilidades e/ou consequências de uma decisão equivocada (ou não) em assuntos estratégicos ligados à segurança mundial…
    Para que ele (o governo brasileiro) possa se fazer respeitar é necessário que, primeiramente, trabalhe para fortalecer internamente o país, de forma à buscar uma significativa autonomia/independência em sua sustentabilidade… E, paralelamente, estabelecer efetivamente, o seu plano de defesa nacional, fortalecendo suas FAs de forma à impor respeito… Fora isso, os “representantes” do povo brasileiro continuarão sendo visto pelos demais membros do CS da ONU, como meros e ridículos atores coadjuvantes… Que vergonha!!!

  8. Palhaçada essa resolução!!!!
    ——

    Alegam que o Kadafi esta “massacrando civis, mas nem falam que os rebeldes estão matando aquelas famílias que “apoiam” Kadafi!!!
    ——
    Querem espalhar democracia americana? Porque não começa investigando a eleição de Bush no qual os votos de mais de 400 mil latinos lá residentes sumiram???
    —-
    Porque não forçar o governo saudita a abandonar a monarquia??Os sauditas inclusive já enviaram tropas para combater a “revolução” no Bahrein!
    —-
    Ou mesmo agir contra Israel que vive “atropelando” resoluções da ONU?
    —-
    Alguem vai fazer algo pelos masacres ou pela falta de liberdade em Ruanda? Congo? Miammar? Somalia?

    Durante muito tempo Kadafi foi recebido pelos europeus como chefe de estado com todas as honras, até mansão na Inglaterra tinha! E agora se voltam contra ele assim….

    A verdade é que se ele tivesse armas nucleares, isso ão estaria assim… Dificilmente, alguem falaria “alto” contra ele!
    Entendem um dos motivos do Irã desenvolver a sua?
    ——
    Claro que uma Ditadura em sua maioria não é nada bom, massacres são repugnantes CLARO! Mas essa resolução é muito exagerada, e como sempre, baseada em um lado dos fatos. Tomara que ele ainda sim vença! Ai quero ver os Europeus se virarem com um estado instável a algumas milhas =]
    ——-

    Apoio a democracia tanto quanto qualquer um, mas omitir fatos desta forma é ridículo! julgue um e ignore o resto =]

    —–

    Nosso país esa certo em se abster, se para entrar neste conselho temos de abanar o rabo e latir, melhor criar algo nosso pela UNASUL!

    —–

  9. A diplomacia brasileira vive no mundo do faz-de-conta e tem medo de manchar a imagem de “bonzinho” do povo brasileiro. Mas não é assim que se conquista respeito no mundo.

    Kadafi é um ditador, psicotico e terrorista, e o Brasil tem um caso de amor por pessoas assim…

  10. O Brasil quer ser membro do CS para colocar nele um pouco de humanidade e bom senso.
    Ledo engano.
    Sem dúvida são sentimentos nobres, mas quem disse que a política internacional utiliza dessas nobres qualidades?
    Insistindo no Brasil Paz e Amor, que aliás acho uma atitude louvável do meu governo, não chegaremos a lugar algum, principalmente como membro permanente do CS.

    Mudando de pato pra ganso, agora veremos os mesmos que reclamavam que os EUA não estavam fazendo nada em relação à rebelião na Líbia postarem comentários no sentido que o mesmo EUA querem atacar com pretexto de ajudar os rebeldes, mas está interessado é no petróleo devido à sua gana imperialista.
    Vai entender!

  11. David Queiroz disse:

    A Líbia não terá chance para fazer esses ataques a navios e aviões cívis no mediterrâneo, a força militar deles será sufocada por ar e mar e possívelmente por terra com a invasão das tropas Ocidentais na Líbia. Até que em fim a ex-inoperante ONU fez alguma coisa para impedir um dos odiosos massacres que acontecem no mundo.
    ?????
    Não tem capacidade você ta bem informado em a Libia amigo só perde pro Egito em armas é a segunda maior potencia naquela região tanto no mar ou ar ele pode fazer isso além disso pode até sufoca mais que vai matar muita gente e vai morrer muita o ditador tem apoiadores é uma guerra sem inimigos isso que dizer fogo as escuras ninguem vai saber quem é quem sei que o BRASIL acertou na desisão de não interferir por que a UNO não ajudou em nada vai almenta a violência naquela região pra derrubar Kadafe é só o povo cruzar os braços igual no. Egito

  12. Parece que o Kadaffi já se acovardou, estão dizendo que aceitam um cesar-fogo,,bla bla bla……particularmente eu queria ver um pouco mais de ação, algumas incursões francesas, americanas, inglesas contra esse paranoico.

  13. Brasil fez bem em não votar a favor. Brasil fez bem em não participar de colonização de um país.Os EUA e a Europa usam CS para defender seus interesse. Interesse dele é o petróleo e não com os rebeldes.

    Os que acham que brasil deveria votar a favor, com certerza são judeus, pois um brasileiro nato já mais apoiaria uma vergonha dessa em invadir um país Soberano. Hoje é com Libia amanhã será outro país de Petróleo.Por isso queo Irã tem que se armar.

  14. Se fosse na parte pobre da africa, deixariam o povo morrer, mas tem petroleo na jogada… ai muda tudo.
    De qualquer forma o ocidente resolveu derrubar Kadaff, quero ver se dara a mesma ajuda a outros paises de ditadores.
    Se o Brasil fosse do conselho de segurança, não teria condições de mandar tropas e ajudar na zona de exclusão, então porque querem uma cadeira la?
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  15. 1) Vão bombardear as pistas dos aeroportos;
    2) Destruir a logística;
    3) Neutralizar as comunicações.

    Os generais de Kadafi o matarão para salvar a pele.

  16. http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/nova-fabrica-de-avioes-no-brasil

    Nova fábrica de aviões no brasil

    Vale a pena publicar, além da matéria, o comentário abaixo que retirei do blog do Nassif>

    Parem de quebrar a cabeça: Rekkof é Fokker de trás para frente. E a cia parece ter conseguido um emprestimo de €20 milhões do governo holandês. O F100 ou Mk28 (como anuncia as suas aeronaves a Avianca, ex-Ocean Air) é uma boa aeronave, a TAM que o diga, foi fundamental para a sua consolidação no mercado. Resta saber se uma versão modernizada do jato tem condições de competir com os produtos da Bomabrdier e da Embraer, e dos novos regional jets anunciados pa o meio da década. Como é um produto já conhecido, o tempo de R&D deve ser curto.

    Boa sorte à empreitada.

  17. Precedente perigoso abriu o Kadafi, numa guerra assimétrica com os líbios revoltosos. A abstenção do Brasil é vergonhosa, mas pelo menos teve respaldo da Rússia, China, Índia e Alemanha. No CS da ONU, abstenção é voto contra, voto contra é xingar a mãe.

  18. Espero que o Brasil nunca seja um império, se abster nesse caso é apoiar, aliás o Brasil apoia o Governo do FDP Líbio!!
    .
    Não é caso de vir com conversa….o maldito ta matando seu povo, e a resistência dando a vida em troca de um ideal nobre.
    .
    Apoiar a resistência é um ato de nobreza!! O Brasil não apoia porque NÃO é!
    .
    Eu tenho VERGONHA desse governo fascista comandado por analfabetos, guerrilheiros(a), lobbystas e empreiteiros……
    .
    abraço

  19. Caros
    jakson almeida disse:
    17/03/2011 às 21:34
    Conselho de segurança 2×0 Brasil.
    Errar é humano… persistir no erro é burrice,e bota burrice nisso!!!!!!!!!!!!

    Nelson de Azevedo Neto disse:
    17/03/2011 às 22:41
    E o Brasil se absteve, é claro… É aquilo que eu escrevi em resposta ao comentarista francês em outro tópico… O governo brasileiro ainda não tem cacife para fazer valer sua opinição no CS…
    Quanto ao Brasil do Brasil ter feito Burrice ou não ter cacife senhores é bom lembrar que Russia – China – Alemanha – India se abstiveram, acredito que o senhores tambem irão usar os mesmos adjetivos para esses paises.
    Tá bom

  20. A sensação que me dá é que o bloqueio chega tarde demais para ter qualquer efeito prático, pois os insurgentes são ao que me parece um grupo heterogêneo de pessoas sem qualificação militar e que tentaram tomar o poder na base do “BONDE DO TÔ SEM FREIO”. Acho difícil que a Líbia ataque alvos civis no mediterrâneo e assim dê motivos para uma invasão. Mesmo que ocorra o bloqueio, ele só afetará eventualmente uma frota de 2ª ou 3ª linha que o governo colocará no ar e mesmo assim com o risco de perdas para a coalização ocidental por conta da artilharia anti aérea. Engraçado é o cinismo da situação. A Arabia Saudita pode mandar tropas para o Barhein e a mídia não está nem aí..Como é fácil a vida dos tiranos aliados de Tio Sam na mídia mundial e na subserviente mídia brasileira…

  21. depois reclama porque nao consegue um assento permanente no CS…
    pelo menos a decisao teve outras abstençoes… (tb alinhadas com outros paises em desenvolvimento)

    quero ver gadafi quebrar um zona de exclusao aerea francesa e americana ali

  22. robson câmara, muito feliz o seu comentario, matou a pau!!! Lembrando que a abstenção do Brasil estava acompanhada da Russia e China e que os ingenuos, vira-latas e borra-botas de ianques não se esqueçam disso !!! Êles(ianques e aliados) se alimentam da desgraça alheia, das guerras e do ouro negro, tinto de sangue!!!!Muito sensato o posicionamento do Brasil, digno, parabéns!!!
    Um abraço!

  23. É lamentável, salvo alguns comentários de alto nível, de pessoas que se orientam em política internacional pela agência de comunicação imperialistas.
    Nesse história o humanitarismo e proteção a oposição monarquista, é cortina de fumaça, é petrôleo e segurança energática da europa que está em jogo. O que a OTAN e os EUA querem dizer a Líbia é que o petrôleo é deles e Kadaffi não tem opção em não fornecer.
    Agora,tirar kadaffi do poder e substituir por uma monarquia, é brincadeira. E ainda tem gente que condena o Brasil de se abster da palhaçada.

  24. A abstenção da China e Russia é compreenssível, afinal Kadafi era um bom cliente. França apesar de ser fornecedor também ficou totalmente alinhado aos EUA e Inglaterra. E o Brasil, para variar, ficou em cima do muro.

    []‘s

  25. Não houve alinhamento francês ou inglês, de fato o que ocorreu foi o contrário,
    França e UK foram os países que exigiram a zona de exclusão aérea, eles pressionaram desde o começo, os outros países incluso os EUA eram contra (por 10001 razões) não vem ao caso.
    OS EUA tentaram desde o começo resolver por vias diplomáticas e através do embargo, ao contrário do que vão dizer, não foi o EUA quem queria o conflito.
    A França tem suas razões assim como o UK para pressionar e exigir, e mantiveram firmes suas posições desde o inicio.
    Quanto ao Brasil, não sei de fato as razões pela quais o voto foi de abstinência ( abstinência e não abstenção) Abstinência à coerência, espero acreditar que nossos diplomatas saibam o que fazem.
    Minha posição é de que a resolução veio tardia e a ONU mais uma vez vacila, olhem o exemplo do Bahain e Iemen em que os confrontos são igualmente sanguinários ( claro ainda não lançaram bombas por aviões) mas os civis estão sendo sufocados de igual maneira.
    A Onu ainda não condenou os atos nem se mexeu para impedir que os Xeques ordenem bombardeiros aos manifestantes, vai esperar isto acontecer??????
    sds
    E.M.Pinto

  26. Acrescentando que Alemanha e India também optaram pela abstencão. Portanto os Brics, que não são emergentes porque estão emergindo, mas se preocupam com a inclusão social associado com crescimento economico não concordaram e explicitamente vetaram a interferencia direta de tropas estrangeiras em territorio libio. Os ianques vão ter ainda que negociar isso, se quiserem ocupar a Libia. O que se tem na Libia é uma burguesia nacionalista aos quais os ianques tem nojo e querem destruí-la, por interferirem com a ganância imperialista. Kadaf jura e afirma que os ianques querem roubar o petroleo da Libia. A agitação na Libia não do povo líbio, mas sim dos traidores mercenarios e terroristas a serviço do império querendo tomar o poder, para entregarem o petroleo aos imperialistas ianques e seus comparsas aliados.
    Sds.

  27. Nao sei pra que o Brasil insiste nessa de assento permanente no CS da ONU, nao vai ajudar em nada o país e ainda dependendo da decisao lá tomada vai atrair os olhos dos terroristas para cá….o Brasil tem coisa mais séria pra preocupar, como reduzir drasticamenta nossos niveis de corrupçao,isso sim ajudaria o Brasil!

  28. Concordo que o Brasil deveria sim, ter um assento (cadeira mesmo)e um botão para apertar, disparando ICBMs “convencionais, lógico”, se a nação, seu territorio e/ou interesses vitais estiverem sendo seriamente ameados. Assim é que se tem voz no mundo, totalmente independente do CS da ONU e só depende de nós mesmos, sabendo fazer as coisas e acabando com os vira-latas e mercenarios de plantão ou não !!! Até porque, a historia nos mostra que os EEUU e seus comparsas passaram e passam por cima do CS quando querem. O Brasil não é um paizinho insignificante, é um grande Pais pela sua nacão e rico territorio que está destinado a ser uma estrêla de primeira grandeza no universo das nações. Êle pode, necessita e deve ter seu próprio sistema de defesa, precisa deixar de ser um vira-latas derrotado de 1964, que rasguem as juras de amor assinadas em Washington e esqueçam a lavagem cerebral da Escola das Americas, de uma vez por todas !!!! Todos os recursos da patria, incluindo-se o proprio mercado interno são do povo brasileiro e para o povo brasileiro; muito embora, logicamente, devemos estar abertos e atuantes no intercambio comercial com as demais nações. Parem de pensar em pagar aos ianques para defenderem o Brasil, isso é covardia!!!. Precisamos de FFAA serias, defensoras da nação brasileira, para defender a pátria para o POVO BRASILEIRO, é a razão de existência das FFAA independentemente dos sistemas politico e economico estabelecido!!! Depois do golpe e tudo que lamentavelmente aconteceu, consumindo mensalmente 328 milhões de reais ( http://www.forte.jor.br/2011/01/31/pensoes-de-filhas-de-militares-custa-r-32729-milhoes-por-mes/) continuarmos de braços cruzados renunciando à defesa da pátria, estaremos cometendo vergonhosamente mais um erro imperdoavel. A tendência é que a situação fique ainda pior, com os EEUU usando a OTAN como instrumento de suas aventuras imorais e ilegais mundo afora. Vamos continuar a entregar o ouro pros bandidos ???? A coisa séria é isso, a corrupção é cortina de fumaça!!!

  29. eu estou achando que o brasil esta começando a “jogar” em uma relaçao pro – BRICS e deixando um pouco de lado a relaçao que temos com os EUA e EUROPA(europa em “parte”), pois temos paises da europa que nos apoiam, mas acho que para isso ter mais efeito o brasil deve crescer e muito ainda, esse crescimento é “geral”(educaçao , defesa ,tecnologia, etc).

  30. Com certeza, leonardo_sp, o Brasil precisa se alinhar aos membros do Bric, que deverá se tornar Bricas, com a inclusão da Africa do Sul. Para compensar o descompasso existente entre nosso poder economico e politico com o poder militar que é demasiadamente limitado.
    Agora, certamente não é com o vira-latismo e o consequente entreguismo que vamos criar uma estrutura social e nacional compativel com as demais dimensões de poder do Brasil. Temos que concordar com a Presidenta : “País rico é País sem miséria!” e eu completo dizendo que com a barriga vazia não se aprende nada e nem em Deus se acredita!!! Precisamos restaurar a auto-estima, a dignidade, a cidadania – para despertarmos o verdadeiro sentimento nacionalista, dando valor às inestimáveis riquezas a nós deixada pelos portugueses: tudo que nos pertence, nossa cultura, lingua, costumes e todos os vastos recursos e riquezas do nosso imenso território – no nosso povo que foi subtamente castrado por uma casta inferior de brasileiros associada aos ianques. Precisamos estimular a pesquisa e desenvolvimento da ciência e tecnologia, bem como a construção de um parque industrial belico auto-suficiente, capaz de atender às nossas necessidades de segurança e defesa nacional.

    Sds.

  31. “CONFRARIA DOS SACANAS”(CS)

    Quero vê esse mesmo conselho se reunir contra os árabes,especialmente os Sauditas,Claro que isso não vai acontecer nunca.
    .
    O conselho de segurança está colocando em evidência para o que ele serve realmente;e para mim ele se tornou um perigo contra as outras nações que não podem interferir em assunto que é tratado somente por cinco nações.
    .
    Não vejo para o mundo, segurança com um conselho desse;para mim isso não passa da um mercado persa,onde se vende e troca o futuro das nações.
    .
    Antes que algum maluco,fale alguma bobagem,quero mais que o Kadafe se exploda!.
    .
    As minhas críticas é para uma instituição que não passa de um grupo que escolhe qual será o próximo alvo deles;a França e a Inglaterra terão petróleo de graça às custas dos líbios,é um lêdo engano achar que eles estão preocupados com o povo líbio;más sim com as riquezas de lá.
    .
    A França é um exemplo de um sub-império que quer revê as sua ex-colônia naquela região,a Itália e a Inglaterra já irão À procura das suas presas é só a CS dá o sinal verde para os gafanhotos.

  32. Lucena, concordo e todos sabem que todos da Otan são vassalos dos EUA, que eles só agem por interesse… (como se o mundo fosse diferente).
    .
    Mas e dái?? vão tirar um ****** que mata seu povo, que luta por liberdade, uma luta contra o tempo.
    Ahhh mas a UE vai se apoderar do petróleo líbio! Até onde eu sei Todas empresas petrolíferas na líbia, são estrangeiras!!!
    Cabe ao povo líbio botar ordem.

  33. Galileu,
    .
    Tirando os EUA, OTAN e a Líbia; quem mais está matando civis no Oriente Médio?
    .
    É um pergunta simples de responder, exemplos ali não falta.
    .
    contudo as minhas críticas são para a CS,no que ela representa para o resto do planeta,fora os cinco caciques.
    .
    No futuro,qual será o papel dela,haja visto que a Rússia e a China ficam sempre em cima do muro quando a área de influência não é da geopolítica deles.
    .
    Assim com foi o tratado de Tordesilhas,o mundo fora dividido em frações e é isso que a CS demonstra,o destino do Brasil pode ser traçado ali entre esses cinco,e tem gente que quebra a cabeça achando que haverá alguma alteração espontânea por parte desses caciques na ONU/CS.Rsrs…
    .
    A CS para mim tornou-se um cancro maligno,que mais tarde os demais países terão que enfrentá-la.
    .
    Repito,para mimKadafié mais um,assim como foi comSadan Hussein,só um pião nesse jogo que poucos ganham e muitos perdem.
    .
    abraços

  34. Alegam que o Kadafi esta “massacrando civis,
    mas nem falam que os rebeldes estão matando aquelas
    famílias que “apoiam” Kadafi!!!

    Querem espalhar democracia americana? Porque não
    começa investigando a eleição de Bush no qual os votos
    de mais de 400 mil latinos lá residentes sumiram???

    Porque não forçar o governo saudita a abandonar a monarquia??
    Os sauditas inclusive já enviaram tropas para combater a “revolução” no Bahrein!
    Ou mesmo agir contra Israel que vive “atropelando” resoluções da ONU? Alguém vai fazer algo pelos masacres ou pela falta de liberdade em Ruanda?Congo? Miammar? Somalia?
    Durante muito tempo Kadafi foi recebido pelos europeus como chefe
    de estado com todas as honras, até mansão na Inglaterra tinha!
    E agora se voltam contra ele assim….

    A verdade é que se ele tivesse armas nucleares, isso ão estaria assim..Dificilmente, alguém falaria “alto” contra ele! Entendem um dos motivos do Irã desenvolver a sua?

    Claro que uma Ditadura em sua maioria não é nada bom, massacres são repugnantes CLARO! Mas essa resolução é muito exagerada, e como sempre, baseada em um lado dos fatos. Tomara que ele ainda sim vença! Ai quero ver os Europeus se virarem com um estado instável a algumas milhas =]

    Apoio a democracia tanto quanto qualquer um, mas omitir fatos desta forma é ridículo! julgue um e ignore o resto =]
    Nosso país esta certo em se abster, se para entrar neste conselho temos de abanar o rabo e latir, melhor criar algo nosso pela UNASUL!

  35. Meu caro Nilo,
    Os motivos que levaram a China e a Rússia se absterem, certamente não foram os mesmos motivos que o do Brasil… Já quanto à Alemanha, eu não sei quais foram, e teria que pesquisar pra tentar supor tais motivos.
    PS: Ahhh, e quando escrevi, “E o Brasil se absteve, é claro…”, não significou, necessáriamente, que eu discordei de tal atitude… Aliás, considerei que seria a única atitude sensata à ser tomada, justamente, pelo que expus no mesmo comentário.

  36. O Brasil eu já esperava que iria se abster, mas a Alemanhã ?
    Não entendi, sinceramente.
    Deve ser mágoa, por causa da II GM.
    Notaram que o BRICAS (AS – África do Sul) ficou unido ?
    Já entendi a estratégia do Gov Lula + Dilma.
    Pessoal, vamos ter armas russas, chineses e indianas aqui no Brasil.
    Os americanos vão ficar loucos … KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Falando sério, em termos de material bélico sairemos ganhando, se isso vier a ocorrer.
    Que venham os Sukhoi, J-10, HAL Tejas.
    Será que os russos irão me chamar para desenvolvermos armas de última geração ? Nave 1/3 C, etc.
    Vamos ver …

  37. EUA e a Europa defender seus Interesse que e o petróleo e não com os rebeldes.

    Hoje é com Libia amanhã será outro país com Petróleo como Brasil.vai que aparece alguns rebeldes no brasil, eles gosta de coloca motivos.Depois vão fala que a dilma guerrilheira que gosta de matar pessoas

  38. O BRASIL NA CS
    .
    .
    Muitos criticam o governo brasileiro por não seguir as instruções de bom comportamento pelos americanos na
    CS;aliás até aqueles que se acham o dono da razão por aqui.
    .
    Se todo vez que o Brasil tiver que acompanhar as instruções dos EUA, e não tiver opinião própria, por que então buscar uma alteração na CS?
    .
    Se comportar com mais uma “Maria vai com as outras” não é sinal de quem tem QI evoluído.
    .
    O problema do Brasil, é não ter amadurecido em assuntos de estados; visto que política externa é um tema apartidário, baste ver as posições dos cinco na CS,tais atitudes são produto da sua estratégia geopolítica.
    .
    Porém no que se refere à CS devemos ver os efeitos das suas ações no futuro, quais será o próximo passo deste clube que tem muitas “boas ações para fazer” ,defendendo os oprimidos.
    .
    Bandeira como; direitos humano,liberdade,democracia,ecologia,….etc;não irá faltar para esses “bons moços” usem a força para o seu bem.
    .
    Ás vezes penso que uns ou outro antes de dar a sua opinião aqui, vão ler os periódicos europeu ou americano, de cunho de direita, e uma vez decorada as frases destes,vem e as repete,dando a entender que seja um produto de sua crítica política, com se fosse uma grade coisa aquilo qua eles expele para fora,más na verdade é outra coisa orgânica.Rsrsr…

  39. E ai será que iremos ter votação no caso daquele pais que sedia a 5ª frota americana ?? e aquele presidente que perdeu a eleição e teima em não sair??? e as constantes violações de Israel ??? Piada esse CS , isso mesmo Brasil agil conforme seu interesse, sabemos que no futuro isso poderá acontecer com o nosso Brasil, no caso dessas “nações” indiginas em nosso solo, rico em minério, ou vcs acham que séra para proteger os coitadinhos dos indios que um dia iram querer se separar do Brasil???

  40. Apoderar-se de petroleo nao tem nada ver. Como disse Galileu acima todas as companhias estrangeiras ja estao na Libi a a muito tempo. Apoderar de que mais. A Libia controla quem perfura onde e recebe os royalties, mais nada.
    O Brasil desta vez esta do lado da Liga Africana de nacoes que nao queriam essa zona de exclusao aerea, portanto nao seria o caso de pisar em calo americano mas pisar no calo de varias nacoes africanas.
    Claro temos que ver quem sao os mulambos africanos que nao querem a zona de exclusao e porque. No primeiro olhar seria porque eles nao querem para si o remedio que estao receitando a Kadafi. Neste caso o Brasil estaria do lado de entulhos africanos que so fazem besteiras desde suas independencias.Acreditar em governO africano e acreditar em papai noel…e so mentirinha. Os EUA nao estao nem ai o que pensam os ralados da africa. Eles vao em frente e acabou.

Comentários não permitidos.