EUA voltam a descumprir acordo do algodão

http://4.bp.blogspot.com/_NbZ4k73h5dc/TAAC6XCww6I/AAAAAAAAAx8/T85uXfdHX0g/s1600/brasil+e+EUA.jpg

Sugestão: Lucena

Governo americano adia abertura do mercado para carne bovina

Os Estados Unidos atrasaram o cumprimento dos compromissos assumidos com o Brasil no acordo do algodão. Por exemplo, o início da consulta pública sobre a abertura do mercado americano para a importação da carne bovina nacional deveria ter ocorrido até o dia 31 de janeiro, mas vem sendo adiado. A questão era uma das compensações estabelecidas pelos EUA para que o Brasil adiasse a retaliação que faria ao país até 2012 na questão do algodão. O assunto pode ser discutido na visita do presidente americano, Barack Obama, neste fim de semana.

Em 2003, o Brasil abriu um processo na OMC (Organização Mundial do Comércio) contra os EUA, alegando que os produtores de algodão americanos estavam recebendo ajuda financeira do governo. Segundo o argumento brasileiro, o subsídio fazia com que os agricultores produzissem mais, sem gastar tanto, o que provocava distorções nos preços dos produtos no mercado internacional, prejudicando os produtores brasileiros.

A organização condenou os EUA a retirar o apoio, mas como isso não aconteceu, a OMC autorizou o Brasil a usar o direito de retaliação. Esse mecanismo funciona como uma forma de fazer pressão ao governo de determinado país que não aceita seguir as decisões estipuladas pelo órgão. Assim, o Brasil elevou as tarifas de importação para produtos americanos.

O governo brasileiro concordou em suspender a retaliação até 2012, depois que os EUA ofereceram algumas compensações. Entre elas, estava a abertura do mercado americano para as carnes brasileiras. Atualmente, a situação está praticamente concluída para a carne suína, mas não avançou para a carne bovina.

A última reunião sobre o acordo do algodão ocorreu no início de março em Brasília, quando os negociadores brasileiros fizeram perguntas sobre o impasse na carne bovina. Os americanos, no entanto, não deram nenhum prazo para cumprir a proposta. Segundo o embaixador do Brasil em Genebra, Roberto Azevedo, a liberação do mercado americano para a carne bovina nacional está sendo negociada desde 1999.

– É tempo demais e esperamos a cooperação das autoridades americanas.

Acordo do algodão

Em junho do ano passado, o governo brasileiro aprovou um projeto de lei que permite que o Brasil aplique sanções autorizadas pela OMC contra os EUA. A medida tornava possível a suspensão de obrigações decorrentes do Acordo sobre Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio.

Em dezembro do ano passado, no entanto, os dois países chegaram a um acordo que adiava a retaliação até 2012. O governo americano se comprometeu a fazer modificações imediatas nos programas de subsídios, além de criar um fundo de compensação para o Brasil, enquanto o apoio aos agricultores continuar. O plano é de que o Congresso dos EUA reveja a Lei Agrícola e a questão tenha uma solução definitiva.

Fonte: R7

23 Comentários

  1. REPITO “NADA… NADINHA… NADA QUE VENHA DOS EUA É BOM PARA O BRASIL”.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  2. Os EUA nunca agiram no interesse do Brasil, e nunca vão agir, eles agem apenas no interesse proprio.Eles não conhecem o sistema ganha-ganha, só aquele em que apenas eles ganham.

    Infelizmente, parece que a presidente Dilma está muito mais pra fazer as vontades deles.Alguns aloprados até já começaram a sonhar de novo com ALCA.

  3. Esperamos que Dilma, uma ex-guerrilheira, não seja tão ingenua.Pois os EUA tem longa tradição de nem mesmo cumprirem os acordos firmados.

  4. É um país bandido. O mesmo país que mais discursa sobre as benesses do mercado livre, o que mais fala da necessidade de o mundo emergente abrir suas portas para produtos vindos do Primeiro Mundo: esse país é também o mais protecionista do planeta, o que mais descumpre as normas dos tratados que ele mesmo ajudou a forjar.

  5. Não tem que negociar nada, aplique as medidas de retaliação e pronto, eles se acham melhores que todos e que podem tudo, segura essa agora, dale tarifas nos produtos americanos

  6. Como nossos governantes são inertes, para mim beira a burrice, desculpa a palavra. Ora estamos vivendo um período de queda na balança comercial com muita importação e pouca exportação. Então, porque o governo não taxa determinados produtos americanos para encarecer os produtos e com isso frear, em parte, as importações? Lembro do tempo que o Brasil exportava calçados para os EUA, para entrar lá nos EUA, já no porto os empresários daqui tinham que pagar o imposto (sobre taxa) por par de calçado, era antecipado, caso contrário nem entrava no país dos gringos. Quem ganhava dinheiro era o governo americano, aliás, ganhavam mais por par de calçado que o empresário daqui que produzia. E ai, é sempre tudo beleza? É muito papo e pouco resultado, parece tosquia de porco, muito grito e pouca lã.

  7. Se fosse a Venezuela que estivesse fazendo isso com os produtos do Brasil, aí as tietes neoliberais pró-americanas iam aparecer aqui e ficar vociferando como se isso fosse o fim do Brasil. Mas como são os EUA que estão de sacanagem, eles nem aparecem, eles até ignoram que a bandidagem e a deslealdade dos EUA têm mais impacto sobre nós do que qualquer coisa que a Venezuela ou a Bolívia possam fazer.

  8. Falam como se o Brasil fosse uma prostituta que dá de graça.
    Americanos pensam nos seus interesses, e agente também pensa, se não pra começar nem os processo agente teria aberto..
    Cada comentário, como se agente também fosse uns santinhos.

  9. E aquela história que americano respeita acordos repetida centenas de vezes?
    Por favor, quem disse isso pode fazer a gentileza de nos explicar o que aconteceu agora?
    É que somos “comunistas-antiamericanos-bolivarianos” que não entendem nada além de ofender “a maior democracia da terra”, vocês com suas mentes superiores tenho certeza que tem um motivo perfeitamente explicável para essa a atitude de atrasar o compromisso assumido com o Brasil no acordo do algodão de abri o mercado para nossa carne.

    Falando serio tem gente até hoje que acha mesmo que os EUA respeitam alguma coisa…

  10. Acredito que os americanos cedam dessa vez, pois as nossas condições são outras.
    O ideal seria Brasil e EUA fazerem parcerias em algumas áreas. Os dois países sairiam ganhando.
    Não vamos ser pessimistas.

  11. Com um amigo desse nem se precisa de inimigos,prefiro Russia, China, Índia,Vietnan, extra-terráquios ou qualquer um outro.

  12. Uma boa chance de ver como os norte-americanos cumprem seus acordos. Não querem nem saber, preferem pagar as multas e negociar as retaliações, afinal eles têm bala na agulha. Aliás, tinham! Não vão conseguir sustentar essa política por muito tempo com esse déficit correndo solto.

    Mete a ficha, Dilma! Põe na conta do Obama!

  13. E ainda tem gente que defende uma ampla cooperação com os americanos. upps! desculpem correção não cooperação e sim entregar tudo a eles de mão beijada. pois eles só sabem cooperar quando e para fazer guerra e roubar os recursos naturais de outros paises sem falhar nos milhões de mortos, mutilados, orfãos, desaparecidos e desalojados, já disse mais de uma vez só acredita nos EUA pessoas que tem algum tipo de retardamento mental, americano não presta só servem para criar confusão e guerras.

  14. “Nada que venha dos Estados Unidos é bom para o Brasil”

    Que tal: PC, Apple, Rock n’ Roll, Internet, WordPress que possibilita esse blog e por ai vai. Vamo parar que choramingar e trabalhar para desenvolver o Brasil. Acho que ainda temos espectativa de receber tudo de mão beijada do setor publico. O Brasil precisa de empreendedores e gente disposta a competir e parar de reclamar. Temos desafios enormes, eles pertencem a nós e não a mais ninguem.

  15. É a velha estratégia norte-americana do faça o que eu falo mas não faça o que eu faço…
    A política do bigstick mais forte e presente do que nunca…

  16. Eles querem tudo e não oferecem nada, o que essa presidente pateta esperava. O Brasil vai fazer “Grandes” negócios com os americanos? Quando eles estavam numa situação maravilhosa a vinte anos atrás, o Brasil nunca conseguiu fazer um bom negócio com eles, agora que eles estão precisando de criar empregos e renda, é que o Brasil vai querer fazer bons negócios com eles? É ser muito ingênuo. Esse é o momento que deveríamos estar mais longe deles do que nunca, na hora do aperto é que vamos ser o grande PARCEIRO? Meu Deus dá sabedoria aqueles que estão conduzindo essa nação.

  17. Amigos, amigos, negócios a parte. Deixemos o nosso amigo da onça lá norte, vamos reataliar logo! Chega de enrolar.

Comentários não permitidos.