Marinha Israelense intercepta cargueiro Liberiano carregado de munições e Mísseis anti navio

http://defense-update.com/wp/wp-content/uploads/2011/03/victoria_intercepted.jpg

Texto: Plano Brasil

Informações: Defense Update

Na manhã de hoje (15-03-2011) a Marinha Israelense e os serviços de inteligência interceptaram à 200 km da costa oeste de Israel, um cargueiro Liberiano suspeito de transportar carregamento ilegal.

Ao inspecionar a carga do navio a Marinha Israelense encontrou um completo arsenal de munições e armamentos que incluíam mísseis anti navio chineses C 704 porém da versão de fabricação Iraniana.

http://defense-update.com/wp/wp-content/uploads/2011/03/c_704_found_on_victoria.jpg

Míssil C-704 anti-navio encontrado pela Marinha israelense  Foto: O porta-voz da IDF. Na voto abaixo o míssil da versão chinesa em perfil.

Estes mísseis dom alcance de 35 km poderiam colocar em risco os navios israelenses no mar, nas proximidades de gaza, bem como a infra-estrutura estratégica, perto de Ashkelon.

Juntamente com os mísseis foram encontrados documentos e provas substanciais da participação do Irã na tentativa de contrabandear armas, bem como de transgredir as regras impostas da ONU no que se refere ao transporte de cargas militares clandestinas abordo de navios mercantes (civis).As autoridades israelenses não tem dúvidas, estas armas parariam nas mãos de organizações terroristas, cujo alvo seria Israel.

http://www.ausairpower.net/C-704-Cruise-Missile-Zhenguan-Studio-1S.jpg

No primeiro dia da operação, os comandos navais embarcaram no navio e constataram a existência de armamento a bordo. Após o encontro com a Marinha de Israel, o navio foi enviado para o porto israelense de Ashdod para uma  inspeção detalhada de sua carga. O navio estava a caminho do Porto de Mersin na Turquia e para Port Alexandria, no Egito. Segundo a avaliação israelense, o verdadeiro destino da transferência de armas seria provavelmente o porto egípcio de El-Arish, onde a transferência seria contrabandeada por terra, através de túneis, chegando às organizações terroristas que operam na Faixa de Gaza.

Clique para ver o Vídeo do momento do contato entre as autoridades e o comandante do navio

De acordo com os documentos de embarque e a tripulação interrogada, a embarcação partiu inicialmente de Lattakia, na Síria e, em seguida, procedeu à porta Mersin, na Turquia. “A Turquia não é considerada como envolvido no incidente “, declarou uma autoridade israelense.

A interceptação de hoje foi apenas mais uma de muitas implementadas por Israel na incessante caçada pelas armas ilegais contrabandeadas pelo Irã para organizações terroristas no Oriente Médio, incluindo o Hamas e o Hizbollah. Curiosamente, os últimos navios envolvidos nos contrabando de armas apreendidos são registrados na Índia e Alemanha.

Algumas das carregamento de armas iranianas interditada pela Marinha de Israel nos últimos anos incluem:

07 maio de 2001: O Santorini, um navio sírio que transportava 40 toneladas de armas, incluindo mísseis antiaéreos, morteiros, fuzis e pistolas, granadas, minas e material explosivo, antitanque RPG-7 lançadores de mísseis, foguetes e artilharia. Parte do armamento anti-tanque era oriundo do Iran.

3 de janeiro de 2002: Karin-A foi interceptada no Mar Vermelho, em direção a Gaza. O navio com 50 toneladas de armas que incluía foguetes RPG-7, RPG-18, lançadores de foguetes anti-tanque, de fabricação iraniana,  minas anti-pessoal, 2.200 kg de explosivos de poder, fuzis de assalto, metralhadoras e granadas de mão, 700.000 cápsulas de munições de pequeno porte, e equipamento de mergulho.

21 de maio, 2003: Abu Hasan, um barco de pesca foi interceptado no mar a oeste do porto israelense de Haifa, a carga continha sistemas de ativação  remota para cargas explosivas, fusíveis de foguetes e detonadores.

Outubro 12, 2009: Hansa Índia, transportava balas e material industrial destinada à produção de armas, aparentemente com destino à Síria.

03 de novembro de 2009: Francop, um navio alemão que continha 36 “containers” com 500 toneladas de armas: 9.000 morteiros, 3.000 foguetes Katyusha, 3.000 coletes a prova de bala, 20.000 granadas e 500 000 cartuchos de munição de pequeno porte, todos escondidos atrás de sacos de polietileno.

http://defense-update.com/wp/wp-content/uploads/2011/03/weapons_cache_victoria.jpg

Um esconderijo de armas descoberto no compartimento de carga de um navio de bandeira liberiana “Victory” interceptado hoje pela marinha de Israel. Entre as munições haviam petardos pesados de 120mm (mostrado aqui) e 60mm morteiros e outras armas. Fotos: Porta-voz do IDF.

Fonte: Defense Update

17 Comentários

  1. Imaginando o que deve ter passado as inspeções, as IDF estão cada vez mais sob risco de um ataque bem sucedido por parte dos militantes palestinos e seus apoiadores..

  2. E uma lástima q esse carregamento tenha sido interceptado, o povo Palestinso precisa mt de armas p expulsar os invasores de suas terras, a saber os nefastos judeuSS. A sorte e q está entrando lentamente no país Palestino, e então , vai ter a tão sonhada liberdade. O mundo está mudando e sua potencia dominante, td tbm vai mudar no OM. Quem viver verá.

  3. O tempo das negociações já se esgotou a muito tempo. Várias oportunidades foram perdidas. Invasor de terra alheia tem que expulso é debaixo de chumbo quente. A grande maioria das nações já reconheceram as fronteiras de 1967. Que razão os israelenses tem nesta questão?? O motivo é segurança?? Então que segurança foi obtida neste tempo todo?? É complexo a situação??Éh. Mas começa logo a desocupar aquilo que não pertence.

  4. Acho essas noticias falsas e factóides criados pelos israelenses contra o Iran. Porque não se mostram a documentação das cargas e informações sobre a origem e destinatário, guias de importação/exportação. Um grande cargueiro como esse navegando no Mediterrâneo e com destino a algum país do oriente médio é coisa muito bem documentada por todos da Onu. Assim, falta ver o outro lado: o comandante e a tripulação, a documentação das cargas etc. para termos certeza de que os israelenses mostrem alguma credibilidade alguma vez.

  5. Irã rebate acusação de Israel sobre envio de armas para Gaza
    .
    O comandante das Forças Armadas iranianas, general Ataollah Salehi, rebateu nesta quarta-feira as acusações israelenses de que Teerã enviou armas para Gaza.
    .
    “O regime sionista se baseia na mentira e desmentimos todas estas informações”, declarou o general Salehi.

    Uma unidade da Marinha israelense interceptou na terça-feira no Mar Mediterrâneo um barco que transportava armas, procedentes da Síria e destinadas a “organizações terroristas” da Faixa de Gaza, anunciou o comando militar de Israel.
    .
    A operação, aprovada pelo governo após a recomendação do novo comandante do Estado-Maior, aconteceu na manhã de terça-feira fora das águas territoriais israelenses.
    .
    “O barco, de bandeira da Libéria, havia zarpado do porto de Mersin, Turquia, com destino ao porto de Alexandria, Egito”, afirmou uma fonte militar.
    .
    Antes de fazer escala na Turquia, o navio passou pelo porto sírio de Lattaquieh, onde aparentemente as armas foram embarcadas.
    .
    Israel, que acusa a Síria e o Irã de fornecer armas ao Hezbollah libanês e ao Hamás palestino, já interceptou em várias ocasiões barcos com armas em alto-mar.
    .
    Fonte: Portal Terra

  6. SUGESTÃO DE LEITURA
    ***
    Irã anuncia produção em série de mísseis teleguiados para aviões.
    .
    As Forças Armadas iranianas iniciaram a fabricação em série de mísseis teleguiados equipado com novos radares e desenvolvidos para ser lançados desde caças-bombardeiros, anunciou o subcomandante da Força Aérea, Mohammad Alaví. Em declarações divulgadas pela agência de notícias estatal Irna, o militar assinalou que a decisão foi tomada após testar “com sucesso” a efetividade dos citados projéteis em diversas manobras de combate.
    .
    Em sua opinião, com este e outros avanços “a Força Aérea iraniana deu um salto de qualidade em sua capacidade de luta e podemos dizer que somos os melhores em combate na região”. “Com a otimização destes mísseis, cujo radar e poder de destruição são de alto nível, melhoramos a capacidade de operabilidade de nossas forças aéreas”, afirmou.
    .
    O Irã está submetido desde a década de 80 a um embargo militar internacional, o que, no entanto, não o impediu de desenvolver sua própria indústria armamentista desde 1992.
    .
    O regime desenvolveu novos equipamentos, como mísseis de médio alcance e fragatas de combate, e começou a exportar armas para outros países.
    .
    Fonte: Portal Terra

  7. Pagaram um carregamento de armas neste ano foi? Poxa parabéns para eles. Aposto que para cada um que apreendem existem outros dois que chegam ao destino. O contrabando é a única alternativa de muitos países da região de fabricar, exportar e importar armas.

  8. Não é proibido comprar armas, o que é é usá-las contra civis ou fornecê-las para terroristas.
    Mas não vou entrar no discurso político apenas ressaltar que se trata de um crime grave, pois transgride as regras da ONU das quais o Irã se pronuncia inocente, fornecendo material bélico para grupos de resistência armada e ainda por cima enviando-as em navios não militares.
    Isto além de transgressão legitimará todo e qualquer ataque que Israel preferir a navios civis sobre a alegação de que transportam armas.
    Principalmente quando o Irã se pronuncia inocente e quando Israel o acusa e a comunidade internacional condena alegando o sionismo e perseguição por parte de Israel.
    Carlos Argos, o povo palestino precisa é de paz e comida, saúde e futuro, não será o extermínio de Israel que trará isto a eles, nem tão pouco os grupos armados que dizem defendê-los pois seus interesses são outros.
    Beto
    Infelizmente as cosias não são bem assim, como você acha que as Farc e os narcotraficantes do Rio e do resto país adquirem fuzis e munições, até mesmo explosivos?
    Medeiros
    É mais ou menos assim mesmo, para cada 1 passam 10, e é por isso que Israel condena a atitude hipócrita do governo Iraniano, que depois se diz vítimas das sanções.
    Sou contra a ocupação da Palestina e a expansão das colônias judáicas, é uma bomba armada por Israel mesmo, o povo palestino é refém de ambos os lados, os grupos armados se dizem defensores mas de fato são ou mais sanguinários do que o inimigo.
    porém, embora queiram deturpar e desviar atenção da notícia, o que está claro ai é que armas entram na palestina tendo um único alvo, os civis de Israel, alguém já viu base aérea israelense sendo atacada pelo Hisbolah?
    As autoridades de Israel tem direito a defender seu povo e as medidas nem sempre são as passivas ou as esperadas, muitas vezes desproporcional, mas do outro lado não há santos, principalmente no Irã.
    SDS
    E.M.Pinto

  9. Caro E.M.Pinto… concordo em parte contigo. As armas que tanto as FARCs ou os resistentes palestino usam nem de longe tem o poder e a sofisticação do arsenal “apreendido” no cargueiro liberiano. São armamentos de alta teconologia, altamente controladas em qualquer parte do mundo. Essas armas, se forem verdadeiras, seguiram com certeza um processo regular de exportação. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Granadas de mão, fuzis, rádios, projeteis de revolvers, coturnos, mochilas e otras cositas são efetivamente faceis de contrabandear até porque podem ser produzidos até em fundo de quintal mas misseis anti-navios teleguiados avançados não.

Comentários não permitidos.