Estudos de propulsão a laser tem reconhecimento em publicação internacional

http://ie.org.br/site/ieadm/fotos/noticia_1612_152362487.jpgAs atividades brasileiras em hipersônica, em andamento no Instituto de Estudos Avançados – IEAv, são citadas na revista internacional Aerospace America do American Institute of Aeronautics and Astronautics – AIAA, na reportagem “Propulsão para altas velocidades com ar atmosférico”.

É a primeira vez que o Brasil é citado na revista a respeito de estudos deste tipo. Juntamente com os projetos brasileiros, são apresentados o X51-A, dos Estados Unidos, o LEA, da França, e os do Japão e Rússia.

“O Brasil é o único país da América Latina que possui capacitação em pesquisas nas áreas de Aerodinâmica e Hipersônica. No hemisfério sul, são o Brasil e a Austrália”, disse o Coronel Engenheiro Antonio Sala Minucci, diretor do IEAv.

Os projetos 14-X e os ensaios hipersônicos com Propulsão a Laser, em colaboração com o Laboratório de Pesquisas da Força Aérea Americana, são destacados entre os esforços internacionais em andamento no campo da propulsão para altas velocidades com ar aspirado. Saiba mais. http://www.baixaki.com.br/imagens/materias//8575/34799.jpg

No futuro, estes sistemas de propulsão serão utilizados em veículos para o transporte de cargas para o espaço, em substituição com vantagem aos foguetes tradicionais. De acordo com o Coronel Sala, no caso particular da propulsão a laser, este é um método limpo, já que a luz do laser propele o veículo, dispensando a utilização de propelentes tóxicos/explosivos. Mesmo no caso do veículo 14X, sendo o combustível hidrogênio, o resultado da combustão será o vapor de água.

A parceria com os Estados Unidos teve início em 2007, com o objetivo de compartilhar conhecimentos entre os países. Os Estados Unidos tinham o conhecimento, mas não os laboratórios. O Brasil é o único país do mundo que faz ensaios de propulsão a laser em túneis de vento hipersônicos, como o T3. Neste período, foram realizados cerca de 25 testes em solo em colaboração com o Departamento de Pesquisa Científica da Força Aérea Americana.

“Os testes no túnel de vento do IEAv são inéditos no mundo. Poucos países detém o domínio da tecnologia”, explicou o Coronel Sala.

O Instituto de Estudos Avançados continua a desenvolver o seu 14-X, um veículo Hipersônico tipo Waverider que voa a Mach 10.

Fonte: IEAv – CECOMSAER

Patriota Diz Crer em Acordo na Área Espacial

Há possibilidade de cooperação
para a construção de satélite
O Globo
15/03/2011
SÃO PAULO – O chanceler Antonio Patriota afirmou ontem que o Itamaraty está apostando fortemente em um acordo de cooperação no setor espacial com os Estados Unidos, que deve ser anunciado na visita do presidente Barack Obama ao país. Essa área já foi motivo de atrito e desentendimentos, especialmente no que concerne à falta de aprovação de um acordo de salvaguardas para o uso da base de lançamento de Alcântara e à tentativa brasileira de obter tecnologia para o lançamento próprio de satélites por foguetes.
Ainda não há detalhes sobre o acordo. Sabe-se que há a possibilidade de cooperação para a construção de um satélite de monitoramento de precipitações, o GPM (sigla em inglês para Medida de Precipitação Global):
– Queremos dar o maior conteúdo possível à visita, construindo sobre uma base que já é muito ampla nas relações comerciais, no diálogo político, em programas de dimensão social, com ênfase especial em áreas estratégicas de ciência e tecnologia – disse Patriota, em entrevista ao lado do presidente do Uruguai, José Alberto Mujica, após encontro empresarial Brasil-Uruguai na Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP). – E gostaríamos de enfatizar a cooperação especial na área espacial.

17 comentários em “Estudos de propulsão a laser tem reconhecimento em publicação internacional

  1. Se esse acordo for mais um “Caracu”, devemos sair às ruas e gritar “Fora EUA”. Mas espero, de coração, que tenhamos um longo e proveitoso relacionamento com os EUA: petróleo e seus derivados, biocombustíveis e minérios para lá; tecnologia, abertura de mercado e material de defesa pra cá, como uma relação ganha-ganha deve ser…
    “Senhor, iluminai Dilma Roussef e a todos os brasileiros. Amém”

  2. E uma Vergonha agente ter que depender de um acordo com os YANKES depois de tanta falctrua que ele fizerao e vao fazer se isso acontecer mais o povo nao aprende vive na inluzao deque vai ser diferente que nem mulher de malandro .Amelhor saida p Brasil crecer seria se alia com Russia nisso .quanto tecnologi Lazer PARABENS BRASIL

  3. Essa é hora de conferir se o governo norte-americano está disposto à fazer acordos que inspirem uma confiança recíproca, proporcional, e justa… Pois se eles querem conquistar a nossa total confiança, é necessário que demonstrem esta mesma confiança em nós… Acordo justos entre países que se anunciam amigos, tem que ter “via de mão-dupla”… E é, justamente, na área de defesa e de outras tecnologias sensíveis, que se poderá perceber as verdadeiras intenções dos EUA.

  4. Todo mundo sabe que o patriota não tão patriota assim..
    não sei o que mudou de lula para dilma, mais que estão entregando o país para os americanos… estão.

    NESSE PAÍS NÃO TEMOS LÍDERES!!

  5. Amém Edu.
    Eu não quero ser pessimista, mas não consigo acreditar nos americanos, por tudo que eles já fizeram contra nós, não sei se os leitores lembram, mas… nosso VLS não foi ao espaço por sabotagem, e não estou brincando…o acordo com a Ucrania e as declarações americanas…o caso do MAR 1… e etc. Se eu fosse lembrar tudo seria até chato.
    Eu enchergo isso tudo, um movimento liderado por Patriota, que já foi embaixador nos EUA e tenho medo dele ser patriota de lá e não de cá.
    Estou errado? Devemos confiar nos yanks? Sera vantagem pra nós?… não consigo acreditar nisso.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  6. Pelo desenho que eu vi, pode-se usar ar-comprimido.
    Laser ? Só 1% da energia utilizada se transforma em raio laser. Não uma boa.
    Outra coisa: Não vai ter ar para o laser detonar a mais de 30 km de altura.

  7. Certos elogios ñ são de graça, aêh tem coisa ou vai ter…é parabéns aos n pesquisadores, ñ se vendam, só um pouco + de patriótismo,vc são efetivamente o diferencial nesse país, eu e mt outros poderiamos estar ajudando; + se nos falta e apoio e um pouco + de poder aquisitivo. Sds.

  8. Acordo com americano em área de tecnologia sensível, kkkk
    Enganem que o povo gosta, com direito a bandeirinhas e salva de palmas!!!

  9. É mais simples colocar hidrogênio e oxigênio nos foguetes, que é uma combustão limpa.

    O hidrogênio é caro, pois tem que ser congelado ?

    (colagem)
    O hidrogênio molecular, o gás mais leve que se conhece, é incolor, inodoro, insípido e insolúvel em água. Sua densidade é 14 vezes menor que a do ar. Ao esfriá-lo com ar liquefeito e comprimi-lo fortemente, obtêm-se hidrogênio líquido, que entra em ebulição a -258,8º C à pressão atmosférica.

    Acho melhor tentarmos novas tecnologias para o congelamento e armazenamento do hidrogênio, pois tem na natureza (ar atmosférico) e a sua combustão é limpa (vira H2O).

    Quais são os combustíveis líquidos que os foguetes europeus, americanos e russos estão utilizando no momento ?

    Querosene + Oxigênio (Russos);
    Hidrogênio + Oxigênio (Ônibus Espacial americano e Saturno V, que foi a Lua);
    Metil hidrazina + N2O4 (missão Apolo).

    Pessoal, estamos precisando de desenvolver um novo combustível para os foguetes, e eu já sei qual é.
    É um pó de nome XXXXX

Comentários não permitidos.