União Africana não permitirá intervenção na Líbia, diz TV

Teodoro Obiang Nguema Mbasogo

O coronel Muammar Kadafi falou por telefone com o chefe de Estado da Guiné Equatorial e presidente rotativo da União Africana (UA), Teodoro Obiang Nguema, que, segundo anunciou a televisão estatal líbia, não permitirá uma “intervenção estrangeira”. O governante teria dito ao coronel Muammar Kadafi que defenderá como, presidente rotativo da UA, a política de não-intervenção nos assuntos internos da organização pan-africana.

A televisão estatal líbia exibiu um grupo de detidos, supostamente prisioneiros capturados nos combates em Ben Jawad, no meio do caminho entre Sirte e o enclave petrolífero de Ras Lanuf em mãos rebeldes. Cerca de 10 supostos milicianos, com as mãos amarradas às costas e com os rostos no chão, foram exibidos nas imagens gravadas nessa localidade e tachados de “máfia terrorista”, que é reiteradamente associada com a Al Qaeda nos telejornais estatais líbios.

Embora as imagens tomadas pela televisão estatal mostrassem os restos dos combates na localidade, não foram exibidas em nenhum momento concentrações de tropas ou movimentos dos brigadistas de Kadafi e o povo aparecia totalmente deserto nas imagens do informativo. As televisão líbia continua atribuindo a homens armados e apoiados pela Al Qaeada os conflitos no país, e nesta terça-feira exibiu um brigadista, que com uma metralhadora em ristre, ameaçava os rebeldes em árabe e em inglês.

Fonte: Terra

21 Comentários

  1. E desde quando a União Africana tem “PEITO” pra impedir uma ação “internacional” ocidental em qualquer um desses estados ditatorias que tem na África.

  2. A Libia é um pais africano, tambem uma pais arabe em que o orgão de união dos paises arabes tambem se mostra contrario a intervenção.
    Mas uma vez há europa humilhara a Africa com discurso de serem incapazes, indolentes, corruptos e atraves da Otan ira interferir???Minha resposta é que farão.

  3. Eu acredito que deverá ser feito a intervenção, e que essa União Africana, não poderá contrapor às decisões da ONU, é so uma questão de tempo, a não ser que, em pouco tempo, Kadaf consiga esmagar os rebeldes e restabelecer a ordem. ABS…

  4. Eu espero q os impérios q sustentaram e nutriram o kadafi , ajudem a resistência Líbia a retirar ele do poder vivo ou morto eles e td os dele. E a UA ndda poderá fazer diante do pode militar da OTAN , lêia-se iangleses, o q é lamentável; fica de exemplo p nós SA, temos de ter uma UnaSul mt forte e c comando único, caso contrario seremos a bola da x. Sds.

  5. Caro Jakson, esse seu discurso me lembra muito um EX presidente conhecido como FHC.
    Ele costumava falar que existiam pessoas inimpregáveis, e costumava colocar os interesses nacionais sob as rédeas dos estadunidenses. Esse tipo de afirmação, de cunho preconceituoso, pode levar a alguns erros de julgamento, como subestimar a capacidade de um povo humilhado e extorquido defender seus interesses, como os africanos estão fazendo, e tantas outras entidades que estão surgindo pelo mundo, como necessidade de de enfrentar uma elite que pensa exatamente como você explicitou em seu comentário.
    A atitude da liga africana manda uma mensagem clara de não mais se vender (pelo menos tão barato) aos interesses yankees/europeus, e de não ficar a mercê do que for melhor para eles mas, se expressar e lutar das formas possíveis para defender os seus própios, nesse caso, fazendo pressão política.
    Não é questão de peito, e sim, de dignidade.

  6. ja éra mais que hora de um continente se impor e espero que não seja só de boca,a africa de que ninguem esperava nada deu um grito de liberdade,chega,chaga de outros paises se entrometerem na politica interna de outros paises,principalmente europeus que dependem da pobresa de outros paises para se manterem ricos e exploradodes,dependem do petroleo dependem de trabalho barato,para suas multinacionais,para consumirem seus venenos,antibioticos,para manter a riqueza de seus laboratorios,arabes africanos sul americanos acordem,vcs são donos das maiores reservas do mundo,acordem petroleo,arabes,minerios e petroleo sul americanos,ouro petroleo,diamantes,terras raras africa e china,chega chaga acordem a europa depende de voces os americanos dependem de voces,se unam parem de brigar entre voces,digam não as intrigas fofocas se unam sejam unidos voces vencerão com a união não sejam marionetes de americanos e europeus bandidos e exploradores.

  7. Como tem comentarista que não sabe nada de historia militar dando pitaco. Se a União Africana de hoje, não a dos anos 60 e 70, está dizendo que não vai aceitar uma intervenção estrangeira na líbia, senhores, podem crer que não aceitarão mesmo. Existe peculiaridades políticas e culturais nas diversas nações africanas, mas o continente está se transformando rapidamente com os novos re-arranjos geopolíticos e econômicos. Pensem o que faríamos, nos brasileiros, se forças européias viessem agir em um país sul americano, ou melhor, imagine se a Inglaterra viesse hoje e não como foi em 1983, retomar as Malvinas dos “hermanos”? Ainda existem as potências ocidentais mas os tempos são outros e os diversos continentes são muitos mais coesos política e culturalmente, de maneira que não mais fácil decidir um “passeio” militar em qualquer lugar do mundo e sair cantando vitória. Acho até que se o 11 de setembro fosse esse ano, os Eua provavelmente teriam séria dificuldades políticas e militar para fazerem o que fizeram no Iraque e afeganistão.

  8. Estava lendo as notícias: Os americanos só irão bloquear o espaço aéreo líbio se a ONU tomar essa decisão.
    Os americanos jogaram agora, a responsabilidade para a China e a Rússia, pois esses dois países não desejam a interferência de países externos na Líbia.
    Resultado: A opinião pública mundial vai ficar contra os chineses e russos.
    Aliás, eu já estou contra, e estou achando que Putim vai cair, pois o povo russo não é de brincadeira. E o Primeiro-ministro da China que se cuide.
    Os americanos e europeus, realmente sabem pensar.
    Isso vai gerar uma nova Guerra Fria, isolando a Rússia e a China.

  9. Dandolo – voce tera que ficar contra TAMBEM o paises arabes e africanos ( os diretamente envolvidos ) que atraves de seus orgãos representativos se mostram até agora reticentes quanto
    a uma intervenção armada da Otan.
    Mas como voce defende a liberdade e a democracia mas é simpatizante do FACISMO, esta explicado sua postura igual a que sempre teve os EUA e Europa de ignorar os povos arabes e africanos, em não levar em consideração a forma deles encontram suas próprias soluções para seus conflitos.
    Meu caro muitos, por aqui, que se dizem democratas pensam igual a voce (apoiando uma intervenção não libertadora, mas que levara ao jugo ou como diz o nordestino a “CANGA” daqueles que fazem promessa van).

  10. Beto, cada país tem que fazer o seu dever de casa corretamente, para não dar pretexto para que seja invadido por países imperialistas ou que se acham os donos desse planeta. Temos também alguns governantes psicopatas que gostam de invadir outros países.
    ” A Política Internacional do Dever de Casa “.
    Não vamos dar murros em ponta de faca, pessoal.
    Ser amigos de todos, é a melhor política, mas sempre dentro de nossos princípios éticos, melhorando e depurando a cada dia o nosso Sistema Político.
    Político ladrão, rua e cadeia. Não vamos dar mole para safados.

  11. O Império mais uma vez de olho num belo poço de petróleo…Se Kadafi não tivesse nenhuma legitimidade em seu pais já estaria fora do poder…Aparenta para mim mais um caso de conflito tribal do que uma revolta popular..Pena que a imprensa brasileira seja´tão medíocre a ponto de não ser capaz de oferecer uma análise mais sensata do caso…

  12. Podem não aceitar, mas o que eles são capazes de fazer contra a implementação de uma zona de exclusão aérea na Libia? Nada. Apenas protestar.

    []’s

  13. Uma intervençao da onu com a participaçao dos EUA esta descartada,os americanos nao irao correr o risco ,trocando um doidao por provaveis extremistas,o melhor que se tem a fazer e´fornecer ajuda humanitaria para os refugiados,uma intervençao tera que ser feitas com tropas orientais,o ocidente ja fez muita merda se metendo em brigas dos outros.A segunda via seria intervir e colocar um ditador pro ocidente,mas isso iria gerar mal estar,portando o melhor e´mandar tropas latinas para descascar aquele abacaxi.A familia castro nao dorme a dias,a sorte deles e la internet tem cabresto!

  14. Cada comentário, os caras querem que uma tal de ‘democracia’ exista, mas debocham quando os Africanos decidem que NÃO exista uma intervenção.
    Dizem que não suportam os EUA, OTAN.. aquela baboseira toda de anti americano, mas quando um conjunto de nações dizem não a eles, ficam de mimimimi… com isso, dizendo que eles não tem peito para tal, que vai ter intervenção sim pronto e acabou etc etc etc..
    Povo sem senso de opinião, em um post diz uma coisa, em outro post diz outra.
    É certo que pessoas mudam de opinião, eu mesmo já mudei aqui algumas vezes, mas tem uns aqui que são verdadeiras metralhadoras de argumentos sem sentido.. e atiram no próprio pé toda hora.

Comentários não permitidos.