'The Guardian' põe Dilma em lista de cem mulheres mais inspiradoras

A presidente brasileira Dilma Rousseff

O jornal descreve Dilma Rousseff como “uma guerrilheira socialista adolescente que enfrentou prisão e tortura”

BBC BRASIL   —  O jornal britânico The Guardian colocou a presidente brasileira Dilma Rousseff em sua lista das cem mulheres mais inspiradoras da atualidade, publicada nesta terça-feira. Na lista, publicada no Dia Internacional da Mulher, Dilma aparece na categoria “Política” ao lado de outras dez personalidades, como a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, a presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, e a ativista birmanesa Aung San Suu Kyi.

O jornal descreve a presidente brasileira como “uma guerrilheira socialista adolescente que enfrentou prisão e tortura” e que é considerada uma “administradora dura e pragmática”. O texto cita ainda a promessa de Dilma de melhorar as condições de vida das mulheres e de ter mulheres no comando de nove dos 37 Ministérios de seu governo, um número recorde na história do Brasil.

No entanto, o The Guardian fala também sobre as críticas de que, durante a campanha presidencial, Dilma ignorou assuntos relacionados à mulher e reverteu publicamente sua posição sobre o aborto para acalmar os religiosos, além de que teria, segundo os críticos, feito diversas cirurgias plásticas para “ganhar o seu lugar”. “Ela já está enfrentando um grande teste – as enchentes recentes que mataram centenas e enterraram cidades inteiras”, diz o jornal.

Inspiração
Segundo a colunista do The Guardian Jane Martinson, a lista é composta de mulheres que são modelo de comportamento em diversas áreas em todo o mundo e que, além de conquistar direitos, ajudaram outras mulheres. Mais de 3 mil sugestões de leitores foram consideradas por uma equipe de doze mulheres que incluía ativistas políticas, membros de organizações não-governamentais e jornalistas.

As cem mulheres escolhidas para a lista final estão divididas entre as categorias Política; Ativistas; Arte, Cinema, Música e Moda; Negócios e Sindicatos; Direito; Ciência e Medicina; Esporte e Aventura; Escrita Literária e Academia; Tecnologia e Televisão. “Ordenamos a lista por categorias e não em uma ”lista de poder” numérica porque é impossível comparar mulheres que põem sua vida em risco por uma causa, como Malaya Joya (ativista pelos direitos humanos no Afeganistão) com artistas como Lady Gaga”, disse Martinson.

“Não é uma lista de poder ou riqueza. Em vez disso, é um grupo inspirador de mulheres cuja influência irá durar.” Outros destaques da seleção são a ativista indiana Sampat Pal Devi, líder do grupo Gulabi, que pune homens por maus-tratos a mulheres no norte da Índia; a diretora-executiva da Avon, Andrea Jung; a tenista e ativista pelos direitos homossexuais Martina Navratilova e a autora iraniana Marjane Satrapi, conhecida pela história em quadrinhos autobiográfica Persépolis.

Fonte: Terra


25 Comentários

  1. O TÍTULO: ‘The Guardian’ põe Dilma em lista de cem mulheres mais inspiradoras.
    .
    Só porque algumas atitudes da Pres Dilma está satisfazendo aos interesses externo. Esse tipo de BAJULAÇÃO me faz pensar que tem algo ERRADO.

  2. A Dilma ,
    .
    Com o seu passado histórico de guerrilheira está fazendo um governo muito mais pragmático que a do lula;espero que ela não faça as mesmas políticas externas que FHC.
    Ai!, seria o fim da picada ,quanto ao PT(Partido dos Traíras), não ficaria admirado se vendesse o país para quem dê mais.

  3. “[U]ma guerrilheira socialista adolescente que enfrentou prisão e tortura” e que, eleita presidente, passou a alugar o Brasil para rentistas e banqueiros. O mundo dá voltas, mesmo.

  4. Ao contrário, mais que natural, afinal, trata-se de uma opinião e opinião sobre as personalidades é o que não falta.
    Eu mesmo tenho a minha e não é a do FT…
    Se a opinião do FT fosse contrária é um problema?, se é a favor continua sendo um problema?
    não vejo por este prisma.
    Sds
    E.M.Pinto

  5. Quem parece q vai lamentar a dilma será outros iguais a mim, vamos afundar, n IDH/GINI vai descer ladeira abaixo, já basta o cabral afundando os salários dos técnicos de saúde da FESP RJ, 03 reajustes q ñ recebemos; e olha q o salário base da categoria e de R$982,oo no RJ…Espero estar mt errado.Afinal votei nela.Sds.

  6. Parabéns a presidente Dilma que está livrando o governo de arroubos ideológicos estúpidos e vem conduzindo nosso país de maneira discreta mas firma e segura.Bem diferente do egocentrismo protagonizado por nosso ex-presidente, especialista em criar factóides e frases de efeito para a TV. No mais, o que dizer de acusarem a nossa presidente de estar alugando o país para rentistas e banqueiros? lamentável!

  7. A leitura correta, quando vem esse tipo de bajulação é sempre colocar NÃO onde tem “SIM” e colocar SIM onde tem “NÃO”.

  8. O que o FT disse dela? Com certeza deve ter sido rasgação de seda, como a que todo jornalão neoliberal, daqui e de fora, tem feito ultimamente…

  9. Nada de estranho afinal a “cara de cavalo” é presidente de uma das maiores economia do mundo e uma das maiores extensões de terra do globo se ela não tivesse entre os 100 primeiros, seria melhor ela se enforcar.
    Seu governo esta no começo e não podemos ainda avaliar de forma adequada, mas aparentemente ela se mostra muito esquecida de seu passado socialista assim como da sua “sexualidade” (me pergunto se o Brasil não elegeu um homem?)… Em todo caso o tempo é quem vai dizer se ela será mesmo uma boa ou má presidente, mas nunca tive nenhum otimismo quanto a seu governo.

  10. FALTA COERÊNCIA NA POLÍTICA BRASILEIRA!
    .
    .
    E.M.Pinto,
    .
    você já deve ter ouvido aquela máxima popular;
    “esta alma quer reza”; e vindo de um periódico de tendência da direita,é de estranhar.
    .
    Pois bem,o que eu estranho é a forma como o governo brasileiro muda de opinião,e no que tange as suas considerações sobre algum tema internacional,no caso específico o Irã.
    .
    Todo mundo sabe que aquele regime nunca foi uma flor que cheirasse bem,más a posição do Brasil com relação ao regime e a sua mudança abrupta a ele, é que torna a imagem do país perante a opinião pública muito polêmica,inclusive aqui no Brasil.
    .
    As circunstância que levam esta nova posição deste governo, não passa para mim em especial,que seja motivada pelos “direitos humanos”,que eu considero sagrado de mais para ser uma forma de barganha política;cheirando mais uma hipocrisia barata que eu sempre critiquei aqui.
    .
    As incoerência do PT, foram o motivo maior da minha decepção com este partido;dando a entender que eles não tem uma ideologia política definida e sim buscam permanecer no poder a qualquer custo,e para isso,procuram agradar aqueles que na outrora eles denunciavam quando eram da oposição.
    .
    Lembra das frases de efeito do PT?
    .
    fora FMI e FHC;
    Não a ALCA e FMI:
    .
    Digo, isso para mim cheira muito mau!
    .
    Abraços

  11. Alugar o Brasil para rentistas e banqueiros?? Quando foi que o Brasil deixou de dar lucros a banca internacional? Que país, ou melhor, colônia foi o marco fundador do mercantilismo e da globalização da agricultura ? Quem deu o ouro que financiou a Revolução Industrial ? Qual país cuja miséria e fome de seu povo , junto com China e Índia, financiaram a Expansão capitalista da Inglaterra, Europa e Estados Unidos ? O que Dilma e Lula estão fazendo é dar um pouquinho de dinheiro para a população mais miserável do país e com isso mudaram o perfil da nação..

  12. Palavrinha sequer sobre a “luta” para transformar este país em uma republiqueta soviética.
    Palavrinha sequer sobre todos os crimes em que esteve envolvida.
    Palavrinha sequer sobre o uso do PAC e de políticas assistencialistas do Governo Federal para fazer plataforma eleitoral.
    Palavrinha sequer de como ela foi “produzida para a campanha”.
    Palavrinha alguma sobre o que é ruim, só o “bom” está na notícia.
    A Exma Presidente, assim como seu antecessor, gozam unicamente sobre os frutos do trabalho dos que os antecederam e dos bons ventos da economia global – assim serão lembrados no futuro, como oportunistas neopopulistas que nada fizeram, senão abanar seu currao eleitoral, com a sangria dos demais Estados da Federação.
    Tão somente mais uma matéria paga.

  13. SUGESTÃO DE LEITURA
    .
    CÚPULA MILITAR CONDENA COMISSÃO DA VERDADE
    .
    Por Jorge Serrão quarta-feira, 9 de março de 2011
    .
    Já está formalizado o desgaste da cúpula militar com a Presidenta Dilma Rousseff. E não é por questões salariais ou pelo novo descumprimento da promessa de reequipamento das três Forças. Os Altos-Comandos do Exército, Marinha e Aeronáutica formalizaram ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, a completa contrariedade com a criação da Comissão Nacional da Verdade – que seria uma das prioridades da ex-guerrilheira Dilma.
    .
    O Globo de hoje publica reportagem de Evandro Éboli informando que Jobim recebem, mês passado, um documento com pesados ataques à proposta de criação da Comissão da Verdade. Na crítica militar, a comissão só serviria para abrir uma “ferida na amálgama nacional”. Na interpretação da cúpula das Forças Armadas, o que se está querendo é “promover retaliações políticas”. O texto foi escrito pela cúpula de Generais de Exército, tendo a adesão dos Brigadeiros e Almirantes.
    .
    Os militares apontam sete razões contrárias à comissão. Argumentam que o Brasil vive hoje outro momento histórico e que comissões como essas costumam ser criadas em um contexto de transição política, que não seria o caso. “O argumento da reconstrução da História parece tão somente pretender abrir ferida na amálgama nacional, o que não trará benefício, ou, pelo contrário, poderá provocar tensões e sérias desavenças ao trazer fatos superados à nova discussão”.
    .
    As Forças Armadas pregam que não há mais como apurar fatos ocorridos no período dos governos dos presidentes militares: “Passaram-se quase 30 anos do fim do governo chamado militar e muitas pessoas que viveram aquele período já faleceram: testemunhas, documentos e provas praticamente perderam-se no tempo. É improvável chegar-se realmente à verdade dos fatos”.
    .
    Os militares se apegam à decisão do Supremo Tribunal Federal que julgou improcedente a Arguição de Preceito Fundamento 153, proposta pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. O STF negou a intenção da OAB de excluir da anistia os crimes previstos no artigo 5º, inciso XLIII da Constituição, confirmando que está em vigor a Lei 6683, de 28 de agosto de 1979, que concede a Anistia.
    .
    O recado das Legiões para a chefona-em-comando Dilma não poderia ser mais claro e objetivo. Quem fica agora, mais ainda na corda bamba, é o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Dilma já o esvaziou desde o começo do governo. São enormes as chances de Dilma substituí-lo – ou de ele mesmo “pedir para sair”, no jargão do Coronel-Capitão Nascimento.

    Fonte: Alerta Total
    .
    Confira a íntegra do documento produzido pelos militares, publicada pelo jornal O Globo:
    Link: http://oglobo.globo.com/pais/arquivos/EvandroDoc0001.pdf

  14. Não dá para avaliar a Presidenta Dilma por enquanto.
    Estou vendo todos os países Sul-americanos se armando.
    O Paraguai está comprando caças russos;a Bolívia caças chineses; Colômbia caças americanos; Hugo Chávez muita coisa, etc. Precisamos abrir os olhos urgentemente.
    Acho que teremos que comprar 50 caças, para receber dentro de apenas 1 ano.
    O modelo do caça não é tão importante nesse momento, mas que tenham bons mísseis.
    Que sejam americanos, russos, chineses, europeus … Não importa. Seria bom termos 3 modelos de caça, de origens diferentes. A Índia está seguindo esse princípio.
    Se o nosso país parecer ser fraco, certamente será atacado, não tenho dúvidas. Atacado por quem ? Qualquer país, inclusive os nossos vizinhos.
    Não há amizade entre países, apenas interesses.

  15. A meu ver Dilma só deveria ser elogiada pela midia internacional, já que esta fazendo o que eles querem, como? o FMI tem divulgado que as economias do emergentes esta preste a satura, com perigo de inflação e que devem ter cuidado. Se isso fosse verdade, a China já teria inflação galopante a algum tempo o que não acontesse, porque estao sempre investindo. Nossa Dilma esta fazendo o jogo deles, vai deixar de investir e atrairá a inflaçao e eu sei muito bem o quanto é dificil sair do buraco.
    É muito simples, se você investe seu faturamento dobra e tem como pagar a dívida o que falta é diminuir os “GASTOS”, mas não o investimento. Temos hoje, por causa do governo anterior, uma queda acentuada do desemprego, daqui a 4 anos teremos um aumento considerada do desemprego e a inflação de volta, como? é só olhar de forma micro. Uma empresa pede socorro e o governo não ajuda (AVIBRAS) o que se vê é falencia, perda de arrecadação e desemprego, só que ela esta fazendo isso de forma MACRO. Estou com saudades de Lula.
    Continuando a campanha “JOBIM PRA PRESIDENTE 2015”. ABS…

  16. leonardo_sp, pra você ver. Primeiro saiu aquela que o Brasil está em alta, depois, no máximo uns 5 dias sai que Dilma está entre as mais inspiradora. Só BAJULAÇÃO. Principalmente depois que Dilma foi a favor dos interesses externo. Começa observar essas coisas.

  17. Acho interessante as críticas ao governo, principalmente partindo dos militares, pois ao que me consta mais da metade do orçamento vai para aposentadorias e pensionistas. É mais fácil criticar do que cortar na própria carne. As filhas solteiras de militares em sua grande maioria não são solteiras. Tem que acabar também com estes privilégios para dar o exemplo, ou vocês acham que só o bolsa família incomoda?

Comentários não permitidos.