Otan ameaça Kadafi com intervenção caso ataques continuem

Anders Fogh Rasmussen

EFE  —  O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Anders Fogh Rasmussen, reivindicou nesta segunda-feira à Líbia uma transição para a democracia e advertiu ao regime político de Muammar Kadafi que haverá uma reação internacional se continuar usando a violência. “Se Kadafi e suas forças militares continuarem atacando sistematicamente a população, não posso imaginar que a comunidade internacional fique somente olhando”, disse Rasmussen sobre uma possível intervenção no país norte-africano, onde, em sua opinião, podem estar havendo “crimes contra a humanidade”.

Ao mesmo tempo, ele deixou claro que a Aliança não tem por enquanto prevista nenhuma atuação militar e ressaltou que só intervirá se for solicitada e contar com um mandato apropriado das Nações Unidas. “A Otan não tem intenção de intervir, mas como organização de segurança nossa obrigação é fazer um planejamento prudente para qualquer eventualidade”, explicou Rasmussen em entrevista coletiva. Os responsáveis militares da Aliança estão elaborando planos sobre possíveis cenários. Na semana passada, receberam a incumbência de continuar essa mobilização de maneira mais formal.

“Temos de estar prontos para agir rapidamente”, mas até agora “não recebemos nenhuma indicação de que nossa ajuda seja necessária”, ressaltou. Dentro desses preparativos, inclui-se a imposição de uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia, que alguns países tentam levar adiante para impedir os bombardeios da Força Aérea leal a Kadafi. Rasmussen indicou em entrevista coletiva que essa ação requer um “amplo leque de recursos militares” e lembrou que a resolução sobre a Líbia aprovada por enquanto pelo Conselho de Segurança da ONU não prevê o uso da força.

Sem querer antecipar possíveis eventos, o secretário-geral da Otan deixou claro que a comunidade internacional não permanecerá impassível se os ataques do regime de Kadafi contra a população continuarem. “Muita gente pelo mundo se verá tentada a dizer: “façamos algo para deter este massacre”, afirmou. A Otan já realizou duas missões de exclusão aérea na década de 1990, uma durante a guerra da Bósnia-Herzegovina e outra no conflito do Kosovo.

Fonte:  Terra

15 Comentários

  1. A OTAN não tem jurisdição na região, por isso dependem da decisão da ONU que tem poder de decisão, acredito que o Brasil, por ter como cmt das força naval da ONU no local, deveria deslocar nossa NAU SP pra lá e aguardar futuras decisões. Assim poderemos realmente ajudar na zona de exclusão (se houver) e ter por objetivo ajudar o povo que esta sendo massacrado pelo ditador. ABS…

  2. A meu ver o Brasil nem deve cogitar deslocar qualquer coisa pra lá, até mesmo porque o que está em jogo são questões de ordem econômica e de suprimento as potências européias. Os EUA e a OTAN não estão definitivamente precoupado com o povo libio. Se houvesse o estermínio deles numa guerra cívil, eles, com certeza estariam lá spra continuar explorando petróleo meu caro. É hipocrisia pura!

  3. Espero que paises como Russia – China e Brasil se tiverem que autorizarem alguma ação na Libia, não façam uso da OTAN, mas que criem um Força Tarefa com a bandeira da ONU a exemplo do que acontece no Libano.
    O EUA claramente esta extendo as funções (intervenções) da OTAN pelo mundo com apoio dos europeus (ingleses franceses alemães), estes pais tem facilitado, apoiado os interesses americanos – como já disse essa França de SAKO virou quintal americano.
    Estão querendo esvaziar a ONU, o motivo para iss:
    – NO Conselho de Segurança as decisões tem que ser negociadas com China e Russia.
    – pressão para ampliação do Conselho (o que dificultara mais ainda o controle (negociação) americano no Conselho.
    Até o momento as duas potencias (Russia e China) estão contra intervenção americana, mas tudo depende do que os americanos tem a lhes oferecer.
    O caso o Irã é um exemplo,
    Votaram a favor do embargo, mas Chineses e Russos mantem negocios, incluse de venda de armas, com os iranianos.

  4. A OTAN deve agir o mais rapidamente possível, mesmo sem a aprovação da ONU. Motivo: China e Rússia estão a favor de Kadafi e dos outros reinados e ditaduras do Oriente Médio.
    Depois dessa, já me afastei da Rússia e da China.
    O Brasil deve se alinhar e aliar aos EUA e Europa, desde que a recíproca seja verdadeira.
    Cuba, Venezuela e Coréia do Norte, devem também deixarem de ser ditaduras.
    Vamos lá Dilma, se posicione claramente, sem embromação.
    Diga: ” Sou contra ditaduras “.
    Não vamos ficar mais em cima do muro.

  5. André disse:
    07/03/2011 às 21:26
    não sei porque ainda não invadiram,eles estão com receio de alguma coisa ?
    Bomba biologica questão respondida ?

  6. Bomba biológica ?
    A resposta será a bomba nuclear.
    Se for verdade, agora que vão invadir e com muitas bombas.

  7. Ñ faram nada,por falta de tudo..até de moral, foram os seus países q criaram o monstro e o manteve esses anos todos e q ora ele querem destruir…criador x criatura…Tem de ajudar a resistência Líbia até com o sangue dos filhos deles, são os grandes culpados do derramamento de sangue dos Líbio nesse momento, q morrem pedindo um pouco de liberdade.São uns cínicos , imorais, falam um coisa e fazem outra, Deus p mim e os demônios p vocês.

  8. BEM NA FERIDA
    .
    -texto extraido no estadão/internacional-08/03/11
    .
    .

    (…)Em entrevista ontem ao serviço em árabe da TV France 24, o ditador da Líbia, Muamar Kadafi, disse estar combatendo radicais islâmicos em seu país “como Israel fez na Faixa de Gaza”, referindo-se à ofensiva israelense contra o grupo palestino Hamas em dezembro de 2008. Kadafi estimou que o número de mortos nos combates está “entre 150 e 200”, e culpou a imprensa internacional pelas “distorções”. O ditador líbio, envolto em uma túnica marrom, voltou a culpar a Al-Qaeda pela violência. (…)

    .
    Respondeu kadaf,querendo justificar o seu erro com outro de mesma magnitude feito há anos pelo governo fascista de Israel,a quem a ONU fecha os olhos para estes assassinos de palestinos,os protegido do tio Sam.

  9. Dandolo um declarado simpatizante facista (do facismo italiano – do Mussolini) que não gosta de ditadura.
    O democrata a favor da liberdade de expressão dos outros –
    defende sobrepor a OTAN sobre a ONU.
    Olha o tomate meu caro.

  10. A Europa é a maior dependente do petróleo Líbio, A Otan não é a Onu, ora, a Europa não vai parar por causa do Kadaf, já era esperada uma reação independente da Onu.
    Não haverá estabilidade enquanto Kadaf estiver no poder, os rebeldes estão pressionando a Otan por ajuda usando como mercadoria de troca :
    estabilidade/petróleo/abastecimento.
    Não tem conversa por que não tem plano B pela quantidade imensa de petróleo que a Líbia fornece à europa.
    Kadaf está na roça.

  11. Gafanhotos querem trigo, USA + G8 petróleo está claro que o apoio aos rebeldes por parte dos EUA deixam claro as cartas na mesa embora claro que na Libia não será como o Iraque terá um governo interino rápido logo que o kadafi e suas forças leais foram eliminados por completo, e a Libia terá uma evolução econômica bem mais rápida a exemplo do Kwait e países árabes moderados e alinhados aos eua+G8.

  12. Ja penso se Kadafi dé na Loca(Coisa que ele é)ele quiser sequestrar a Dilma:O.Ou a ONU não der certto.Oque acontecera com os brasieiros.:(

Comentários não permitidos.