Arábia Saudita ameaça usar forças de segurança contra protestos

http://jeffreyhill.typepad.com/.a/6a00d8341d417153ef0148c8270203970c-550wi

Ministério do Interior diz que uso da força está autorizado contra aqueles que tentarem alterar ou infringir sistema.http://notasaocafe.files.wordpress.com/2011/02/reijger_19022011_1.jpg?w=600&h=600

As manifestações estão proibidas na Arábia Saudita e a polícia está autorizada a reprimir os protestos para fazer a lei ser respeitada, disseram as autoridades neste sábado. O ministério advertiu que acionará as forças de segurança contra quem tentar alterar ou infringir o sistema, segundo um comunicado de seu porta-voz, general Mansur el Turki.

“As forças de segurança estão autorizadas legalmente a adotar as medidas requeridas contra todo aquele que tentar alterar ou infringir o sistema de qualquer maneira”, disse El Turki na nota, divulgada pela agência estatal “SPA”.

A advertência foi feita seis dias antes da realização de um “Dia da Fúria”, convocado por centenas que aderiram a uma campanha no Facebook. Os organizados querem eleições, liberdades para as mulheres e libertação de presos políticos.

Até a manhã de 23 de fevereiro, mais de 460 pessoas haviam aderido ao protesto convocado para 11 de março no reino, que é o maior exportador mundial de petróleo e tem uma monarquia absolutista. É impossível verificar, no entanto, quantas dessas pessoas estão na Arábia Saudita, e se o protesto de fato ocorrerá.

A ameaça do ministério é uma escalada das medidas tomadas para evitar manifestações como as que forçaram a queda dos presidentes do Egito e Tunísia e atualmente levam a Líbia para perto da guerra civil.

As rebeliões árabes que derrubaram os líderes da Tunísia e Egito foram iniciadas por jovens que se mobilizavam por redes sociais, mas ativistas na Arábia Saudita disseram que uma recente convocação pela internet para protestos em Riad não conseguiu levar ninguém às ruas.

No mês passado, uma manifestação em Jidá, depois de uma inundação na segunda maior cidade saudita, foi rapidamente dispersada.

No Facebook, os ativista reivindicam “que o governante e os membros do Conselho Shura (consultivo) sejam eleitos pelo povo”, que haja um Judiciário independente, liberdade de expressão e reunião e que sejam libertados os presos políticos.

Eles pedem também um salário mínimo de 10 mil rials (US$ 2.700), mais oportunidades de emprego, criação de um órgão de combate à corrupção e revogação de “impostos e taxas injustificados”. Há ainda pedidos de reconstrução das Forças Armadas, reforma do clero conservador sunita e “abolição de todas as restrições ilegais sobre as mulheres”.

Apesar da sua riqueza petrolífera, a Arábia Saudita enfrenta um índice desemprego que chegou a 10,5% em 2009. O reino oferece benefícios sociais a seus 18 milhões de cidadãos, mas estes são considerados menos generosos que os de outros países petrolíferos do golfo Pérsico.

Rei Abdullah

Em 23 de fevereiro, antes de retornar à Arábia Saudita após três meses de tratamento médico no exterior, o rei Abdullah anunciou uma série de benefícios para a população.

Os benefícios incluem um aumento de 15% nos salários de um milhão de sauditas que trabalham no setor público e um aumento de US$ 10,7 bilhões no fundo de financiamento da habitação para responder melhor às demandas de crédito imobiliário. Também foram anunciadas medidas para combater o desemprego e ajudar jovens a estudar no exterior.

Não foi anunciada nenhuma reforma política, como a realização de eleições municipais – uma exigência de grupos de oposição.

Abdullah, que estaria com cerca de 87 anos, viajou para os Estados Unidos em novembro para tratamento de uma hérnia de disco. Nas últimas quatro semanas ele estava se recuperando no Marrocos de uma cirurgia realizada em Nova York.

Fonte: Último Segundo

25 Comentários

  1. A DITADURA SAUDITA SERÁ A PRÓXIMA
    .
    .
    Todo mundo está só esperando como o ditador saudita irá se comportar quando a revolução jasmim chegar por lá com toda força,uma verdadeira “tempestade do deserto da democracia” .
    .
    E a OTA & EUA como irão lidar com isto?
    .
    Provavelmente chamarão a este cidadão de terrorista?
    .
    Só quero ver o que os hipócritas irão dizer.

  2. Reis e Ditadores do OM têm que cair, um por um.
    O Brasil deve estreitar relações com os egípcios.
    O Egito para mim, é uma país que merece todo o nosso respeito. Se eu pudesse, faria um turismo nesse país.
    Não sigam o modelo da Democracia Brasileira, que irão entrar pelo cano.
    Parlamentarismo, e os políticos devem ser escolhidos pelos sindicatos de trabalhadores de todas as profissões.
    Se afastem do populismo demagógico e corrupto. Não há necessidade de partidos políticos, pois eles acabam se transformando em oligarquias corruptas.
    Parlamentarismo e Trabalhismo.
    Empresários e trabalhadores unidos, devem governar a nação.
    Estatizem todo o sistema financeiro, pois cobrar juros é contra a lei de Deus.

  3. Anota ai: se esse movimento chegar a Arábia Saudita, o petróleo vai bater na casa de U$250. E ai, é so esperar as consequências.

  4. Danolo ,colega
    .
    Eu que sou conhecido por aqui como a perereca vermelha ,o comunista deste Blog; não seria capaz de dizer algo tão comunista assim!…..se isso for comunismo?
    .
    Contudo as minhas convicção socialistas/comunista,tem espaço para acreditar que todos tenha o direito a propriedade adquirida honestamente e que não coloque o bem está da coletividade em risco,ou seja,em primeiro lugar vem o bem está da maioria e ai vem a individualidade de cada um,respeitando as sua conquistas pessoais e honestas .
    .
    Quanto a participação dos sindicatos nas decisões do governo, isto já existe;é na Argentina o famoso PERONISMO ,acredite é a maior furada basta ver como está a situação de lá.
    .
    Sindicato corrupto é a pior coisa que o trabalhador possa ver;infelizmente é o sonho de muitos petistas,transforma o Brasil em uma Argentina.
    .
    Já imaginou!

  5. Só quero ver o que os senhores da dita democracia irão fazer, quando o bicho começar a pegar na Arábia Saudita. Com certeza absolutamente nada, pois se trata de um grande aliado dos EUA e um forte investidor nos Estados Unidos. Agora com a Líbia é outra estória, além do que tem petróleo na jogada tipo o Iraque…

  6. POVO UNIDO JÁ MÁS SERÁ VENCIDO!
    .
    (Trecho do texto principal cujo texto é: Governo da Arábia Saudita proíbe protestos no país .
    .
    .

    “(…)As manifestações realizadas por islâmicos xiitas nas últimas semanas tinham como principal reivindicação a libertação de prisioneiros que estariam sendo mantidos há muito tempo atrás das grades sem julgamento.(…)”

    .
    .
    ——-(fonte:estadão/internacional-05/03/11)
    .
    viva a força do povo,cidadãos livres uni-vos!

  7. O problema ali é que Israel é muito mais importante para nós que os Árabes, dependemos muito da tecnologia deles, como alternativa aos americanos que sempre nos embargam, logo fica complicado estreitar relações com eles

  8. Ué Dandolo?! Não vai falar bem dos EUA não? O mesmo que apóia e defende esse estilo absolutista de governo? Que fecha os olhos pra qualquer atrocidade que aconteça lá, e em qualquer país que pague bem? Como fez na China depois que a mesma anunciou uma gigantesca compra de aviões da Boeing?
    Agora o que não presta é seu próprio país? O mesmo que é cobiçado por todas as outras potências?
    Por acaso você estaria tentando atrair a simpatia dos estadunidenses para ver se eles financiam suas pesquisas?
    Está querendo trabalhar na área 51?
    Se for, você está se vendendo muito barato.
    Dê valor ao que você tem, caso contrário nunca terá nada.

  9. Lucena o jogo agora muda Arabia Saudita esta bem prepara sua maioria Sunita cortara o mal pela raiz, não terão (os opositores ao regime) chance de dar nem dois suspiros, Arabia Saudita a mais influente junto aos americanos, não quer intervenção americana nem francesa a Libia, querem uma discursão antes de tudo na ONU e se tiver alguma ação que venha atraves dela.
    Isso meu caro é uma forma de conter ou atrasar os movimentos de democratização.
    Falam agora de levar em consideração a proposta da Venezuela (negociar) – aliada de Kadafi, da para acreditar!!!He,He,
    Eu tenho dúvidas que o Kadafi sejas destituido do seu poder.
    A guerra civil já esta a acontecer, quem tiver mais estoque de armamentos e alimentação ganha.
    As forças de Kadafi estão mais preparadas que as dos opositores formadas por voluntarios, ex-militares de um exercito mal treinado com equipamentos inferiores e sem treinamento adequado para o uso.
    Vai correr muito sangue na Libia.
    Voce vera o quanto EUA esta perdido sem saber para onde ir, ou melhor vai para onde o vento esta soprando NO MOMENTO, tentando tirar proveito.
    É EUA mostrando sua Cara – belo pais, o xerife do mundo,
    o libertador, Ha, HA, Ha….

  10. Só registrando Dandolo. Seus três ultimos parágrafos do comentário são verdadeiras pérolas do corolário nazi-fascista. Será que você sabe ou tem noção do que escreve? Se tem, “anaê”* para ti!

    *saudação usada pelos militantes do movimento integralista brasileiro, para quem são sabe eram os representantes do nazi-fascismo no Brasil.

  11. Tensões sociais e instabilidade política nos grandes produtores de petróleo é um problema sério, e que atinge toda a economia mundial.
    A “vista grossa” que os americanos fizeram até hoje sobre as ditaduras e reinados do Oriente Médio se deve, em boa parte, a isso. Ruim com eles, pior sem eles.
    Me parece que a Revolução dos Lírios está perdendo momentum, e não vai atingir o que seria sua maior glória: a derrubada do reinado da família Saudi, e seus Emires.
    Me parece que a movimentação diplomática americana, não correspondida por ações militares práticas, é pura prevenção. Caso os governos realmente não consigam se manter, e esteja líquido e certo que serão derrubados, aí sim os americanos entram, somente para garantir o abastecimento de petróleo. Caso contrário, assistirão os massacres sem fazer nada (sob o manto do respeito à soberania).
    A águia no momento está mais para urubu, esperando alguém morrer pra garantir a carniça.

  12. Eu realmente tenho uma queda pelo fascismo italiano (sem racismo). Os chineses atualmente são semi-fascistas e estão dando certo. Acho que os políticos têm que ser escolhidos a dedo, e não pelo povão ignorante. Se o país tiver um povo evoluído, poderá haver eleições populares e diretas, que vai funcionar. A força duma nação são seus empresários e trabalhadores, por isso acho que eles deveriam indicar os homens públicos do seu meio.
    Por exemplo:
    Forças Armadas, indicariam 3 representantes;
    Polícias,2 representantes;
    OAB, 2 representantes;
    ABI, 2 …
    Médicos, 2 …
    Economistas, 2 …
    E por aí vai …
    Haveria uma proporcionalidade por Estados da Federação.
    Pessoal, em grupos menores, as pessoas se conhecem melhor.
    Para que esse sistema dê certo, os sindicatos ou órgãos de classe, teriam que indicar o melhor dos melhores de cada classe (visão global, cultura, liderança, visão executiva, patriotismo, saúde física e mental, vivência, ética, etc).
    Pode-se também adotar outros equilíbrios, tais como porcentagem de minorias, por idade, por nível de instrução, por empresário / trabalhador, etc.
    Teríamos todas as profissões representadas no Parlamento.
    Depois, se escolheria o Primeiro Ministro, podendo ele ser alguém de fora do Parlamento.
    Vocês acham certo, as maiores bancadas do Congresso Nacional serem dos Médicos, Ruralistas e Religiosos ?
    É um absurdo !
    Não precisamos de Partidos Políticos, pois eles se transformam em patotas (oligarquias) que se protegem.
    Essa minha idéia precisa ser amadurecida, discutida, debatida.
    Eu a acho muito democrática e que vai melhorar o nível dos nossos políticos.

  13. Eu não sou a favor ou contra os EUA. Se os americanos acertarem, tenho que reconhecer. As vezes eu critico os americanos, até duramente, pois não são santos.
    Tem que ser feito nos países do OM um plebiscito (pesquisa popular),com ONU participando. Se a maioria do povo deseja o Rei ou o Ditador, então ele deve permanecer. Caso contrário, deve ser respeitada a vontade popular, e sair do governo, sem levar os bens do povo. Poderá se transformar na Rainha da Inglaterra.
    ” O Rei reina, mas não governa “.
    Essa solução que eu dei foi interessante.

  14. Como projetar uma ação militar na Líbia e não na Arábia Saudita caso a repressão realmente aconteça? Vai ser no mínimo constrangedor. Se realmente pensam em uma interferência militar, que estejam dispostos a fazer-la em qualquer país do Oriente Médio/Norte Africano que usar da força militar para oprimir a população.

  15. Não me sai da cabeça que tinha e tem uma turma que dizia que o Brasil não podia se aliar a ditaduras que devíamos nos aliar a maior democracia do mundo (EUA?)… E o que essas criaturas dizem agora ao vê que as ditaduras que os EUA apoiavam a população não estava digamos muito “feliz”?
    Não culpo os EUA nesse ponto tudo é jogo de interesses e seu governo procurou o melhor para seu próprio povo, mas não posso deixar de expressar minha indignação com os vira-latas do Brasil que dizem que o Brasil se alia com escorias da humanidade, mas não dizem nada de seu ídolo maior.
    Isso denota o cinismo e o gral de mente tosca desses vira-latas, pra tudo existe uma desculpa quando é com os EUA, pra tudo existe um crime e uma condenação para o que o Brasil faz.

  16. Felipe, o dandolo fala o tempo todo em tecnologia alienígena, evolução de espécies. mas vem nesse fórum e solta um “segundo a lei de deus”
    nao dê credibilidade ao que ele fala.. pode parecer bonito mas sao só palavras bem colocadas com um conteúdo vazio, infundado. Ele deve ser mais mais um NERD que fica o dia todo vendo national geografic, history chanel e discovery, e acredita veementemente nas noticias sensacionalistas e nas besteiras que a mídia americana(area 51, roswell e etc) planta na cabeça desse tipo de gente de cabeça fraca, um exemplo é esses argumentos dele de tecnologia extraterrestre.. Um cara q acredita nesse tipo de mentira alimentada(quase que exclusivamente) pela mídia yank nao tem credibilidade nenhuma pra dar opinião em assuntos de geopolitica.

  17. Sobre os americanos.
    – Quem decidiu a I e II GM ?
    – Quem impôs aos países europeus imperialistas o término das colônias ?
    – Quem expulsou os espanhóis de Cuba ?
    – Quem libertou a China do Japão na I e II GM ?
    – Quem impediu Saddam Hussein de invadir e anexar o Kuait ?
    – Quem ajudou aos russos a vencerem os alemães na II GM ?

    Procurem ler mais sobre história.

  18. A China está implementado reformas p dar m garantias individuais ao cidadão chines, as lideranças sinos ñ são tontas, estão dando um pouco de corda , de repente enforcam mt;qto a arabia saudita…se isso acontecer, será o fim acelerado dos iangleses no cenário mundial e dos nefastos judeuSS no OM…A coisa tá ficando feia e fora de controle, q preparem asilo p a família saudí, tem de imitar os Chineses, caso contrario…já vão tarde.

  19. Danolo
    .
    Você sabe em porcentagem (%),quanto o exército vermelho recebeu em carga bélica nazista na 2º GM ?.
    .
    Para quem disse que os americanos ajudarão os russos na segunda guerra mundial é fácil responder esta.
    .
    Os americanos entraram nela por causa dos japoneses,não havia aceitação pública americana em entrar naquela guerra;embora que alguns políticos e militares estivessem se coçando para entra nela desde o início.
    .
    Imagine se na 2°GM,ela fosse somente entre os americanos e ingleses;será que os alemães perderiam ela?
    .
    Na minha humilde opinião,não….e na sua?
    .
    abraços.

  20. discordo do pessoal que esta achando que o rei saudita va cair, é muito improvavel que isso aconteça, a arabia saudita(israel tb) é a maior aliada dos EUA no oriente medio, e o rei saudita ja até liberou alguns beneficios para a sua populaçao para manter o povo(como na epoca de roma) mais “felizes”.
    gostaria de ver a arabia saudita sem esses ditadores toscos no poder mas sei que isso nao vai acontecer.
    sds a todos.

Comentários não permitidos.