Fumaça e fogo na fronteira norte

http://www.blogdoholanda.com/site/arquivos/imagens/imgeditor/marinha.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

O Estado continua na incômoda posição de constatar que o inimigo está sempre alguns passos adiante

Não tardou para que os acontecimentos dessem nomes e números ao alerta feito por uma autoridade brasileira, em conversa reservada com a coluna, sobre a perigosa associação entre crime organizado e terrorismo em alguns pontos vulneráveis do território brasileiro. No caso, os fatos se desenrolaram na tríplice fronteira do norte, com a Colômbia e o Peru. Lá, no início da semana, a Polícia Federal capturou o peruano Jair Ardena Michue, codinome Javier, apontado como líder de uma rede de narcotráfico baseada nas ilhas próximas a Tabatinga (AM), no Alto Solimões. Javier é acusado pela morte de dois federais em um confronto travado em novembro último. A operação contra o esquema do peruano, iniciada em 2009, já resultou em mais de 30 prisões e na apreensão de 1,5 tonelada de cocaína.

A região de Tabatinga e da cidade-gêmea colombiana de Letícia firmou-se nos últimos anos como corredor preferencial não apenas para traficantes de drogas, mas também para contrabandistas de armas. Sem falar nos indícios recorrentes de que ali a guerrilha colombiana das Farc tem uma de suas frentes logísticas, com tentáculos que descem o Solimões até Manaus. Nas palavras dessa autoridade, que integra há meses um núcleo especial formado para blindar o país contra a ameaça, o Estado continua na incômoda posição de constatar que o inimigo está sempre alguns passos adiante. E os bons resultados das operações policiais são pouco mais que um prêmio de consolação.

Trigêmeos
Não é por acaso que Tabatinga e Letícia estão no circuito em que operam, nem sempre com tanta discrição, agentes americanos da DEA, a unidade antitráfico dos EUA. Foi nessa área que, em 2008, o Exército localizou pela primeira vez plantações de coca do lado brasileiro da fronteira (foto). As duas cidades são o centro nervoso de um pacote de acordos de cooperação em defesa firmados em 2008 pelos então presidentes Lula e Álvaro Uribe. De lá para cá, militares e policiais brasileiros e colombianos têm feito exercícios e operações conjuntos, pelo menos um deles de maior porte, envolvendo patrulhamento aeronaval de uma fronteira naturalmente porosa.

A notícia mais recente, que passou relativamente despercebida, foi a realização de exercícios de controle de fronteira também com o Peru, em janeiro último. A área escolhida foi a de Assis Brasil (AC), mais a oeste da tríplice fronteira. Mas a prisão do “capo” peruano no Amazonas apenas ressalta a natureza trigêmea do inimigo. Por sinal, o pacote de acordos firmado em 2008 inclui um que é tripartite, indicação de que não vem de hoje a percepção de que o problema não se resume a Brasil e Colômbia. Inclusive porque, em parte como efeito colateral do relativo sucesso na erradicação de cultivos em solo colombiano, o Peru arrebatou nos últimos anos o “troféu” de maior produtor mundial da folha de coca, matéria-prima da cocaína.

Indefinição crítica
Para além das implicações imediatas no âmbito do combate ao narcotráfico, a confrontação com redes criminosas estabelecidas em uma fronteira não apenas tripla, mas extremamente vulnerável pela geografia, preocupa tanto mais num momento de indefinição para a área crítica do contraterrorismo. De saída, patina há anos um projeto para tipificar o crime de terrorismo, ausente da legislação penal brasileira. Ainda mais aguda, para diferentes partes envolvidas no esforço, é a reorientação da Abin. Enquanto o Planalto pisa em ovos para restabelecer as bases da relação entre a agência, o GSI e o comando militar, o setor (como todo o governo federal) se enquadra ao rigor dos cortes orçamentários.

No âmbito estrito da inteligência, há receios de que justamente a unidade de contraterrorismo, ainda nos passos iniciais, seja atingida. E isso embora o país esteja às portas de sediar eventos que soam como chamarizes: antes mesmo da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016, teremos neste ano os Jogos Militares, e em 2013 a Copa das Confederações.

Cooperação fluida
São preocupações que invadirão a agenda diplomática, desde logo com a visita de Barack Obama, dentro de duas semanas. Com a colega Dilma, o presidente americano deve falar mais diretamente dos negócios que a organização das competições pode favorecer. Mas é certo que os arranjos de segurança para as delegações americanas serão discutidos cada vez mais amiúde. Até porque, como relatam os funcionários brasileiros das diversas áreas envolvidas, nos afazeres cotidianos da área policial e de inteligência, a cooperação com os americanos — e não apenas com eles — é fluida.


Silvio Queiroz

23 Comentários

  1. Eu fico mt preocupado c essas noticias, são um prato feito p os nefasto ianks…Coloquem + soldados espalhados e mt bem equipados, piada, lá no norte do sul maravilha.É olho nos ianks q se encontram a 100km do estado de Mato Grosso, em apiay na colombia…eles ñ são confiáveis.P Ontem.

  2. So existe um pequeno detalhe. Se o Brasil nao faz outros o farao por ele. Combate ao narcotrafico e uma coisa, infiltracoes das FARCS e outra. O Lula ficou nessa de arroz com feijao com Hugo Chavez,FARCS e outros distintos canalhas comunistas em vez de por pe firme contra esses FDPs. Ficou nessa de conversar, abracar e visitar lideres como Fidel e Chavez, enquanto, por tras, estavam na traicao pura. OS EUA nao intervem em lugares onde existe competencia; nao se metem numa Franca ou Inglaterra pra investigar nada, mas veem com seus propios olhos que o Brasil nao demonstra lideranca para cuidar destas cucarachas latina americans. O que veem e uma imensa area praticamente, por muito tempo, abandonada ao Deus dara.
    O Brasil cria seus propios calcanhares de Aquiles quando abandonam suas Forcas Armadas ao relento.Tem dinheiro sim, e so planejar direito,ser um pais de leis, acabar com a corrupcao que o dinheiro aparece.
    E uma ideia besta estar sempre pensando que os EUA vao invadir aqui e ali. O Brasil sempre se mete na Bolivia e Paraguay, porque? porque eles mostram desorganizacao, corrupcao,falta de leis e estao desarmados. Os EUA veem o Brasil da mesma maneira.

  3. O Brasil deveria ajudar os EUA, a combater o tráfico de drogas nos países Sul-americanos.
    Nós somos rota de exportação.
    Sabem o que são cães farejadores de drogas ?
    Precisamos de quantos cães desses ? Centenas ou milhares.
    Não precisa dizer mais nada.

  4. A SOCIEDADE ACABAM COM AS DROGAS OU AS DROGAS ACABAM COM A SOCIEDADE! .
    .
    .
    Eis a nossa batalha,a real os inimigos ai não são fictícios e até abateram um avião da FAB,um tucano.
    .
    Muitos criticam a UNASUL ,más ela é o principal aparelho aglutinador das ações conjuntas entre todos os países sul americanos para combater este câncer que corroe toda a sociedade deste continente.
    .
    No Brasil a polícia federal , ABIN ,são as instituições junto com as forças amadas nas fronteiras,de usarem todas as suas forças para combater este inimigo vil e satânico .
    .
    Este assunto é de interesse de todos os países sul americanos pois o estado de direito deles está em jogo,bata ver o caso do México.

  5. Nelore ,colega
    .
    .
    Os americanos não intervêm na europa porque os europeus são competentes.Hahahahah…..Meu deus!
    .
    Nunca vi algo igual a isso,há quanto tempo você esta radicado nos EUA, o maior consumidor de droga do planeta,e um dos maiores exportadores de armas para o tráfico de armas do mundo!
    .
    Como se pode falar que os EUA são competentes em combate de drogas com este currículum,…por favor nelore….há!
    .
    Eles nem conseguem resolver os problemas em sua fronteira,o México que o diga!
    .
    Quanto a Europa,(Holanda,Bélgica,…como exemplos), pois bem;fique sabendo que lá é o maior exportadora de ecstasi do mundo e os EUA vem em segundo lugar!
    .
    Nelore numa boa….conta outra tá colega….Hahahahah…!
    .
    .
    .

    http://www.conversaafiada.com.br/video/2011/03/03/video-bomba-johnbim-queria-entregar-as-200-milhas/

  6. concordo com voce nelore! Não sou fã dos americanos nem da politica imperialista seguidamente pregada por eles. Mas o Brasil está realmente deixando a peteca cair, não investindo em áreas estratégicas. Estão arranjando a desculpa que os “outros” querem para mudar a postura conosco… Como um pais que tem a setima maior economia do mundo não tem dinheiro para investir em defesa, P&D, educação ???? Malditos governantes corruptos sem vergonha na cara, ladrões do meu e do seu dinheiro !!! Parabéns aos heróis que atuam na região de fronteira, sem recursos e com o risco batendo a porta !!! BRASIL !!!

  7. Por que os EUA não dão um jeito no México, ja que são os Bam Bam Bam, o Brasil vai instalar o SIFRON e como vc pensa senhor nelore, ja temos bastante trairas por aqui, não precisamos dos trairas yankees, pois os que aqui estão vendem drogas e armas, não querem roubar o petroleo nem sabotar nossos projetos.

  8. Acho bom o pessoal assistir o vídeo do conversa afiada postada pelo Lucena e também a reportagem do luis. Coisa séria.

  9. Logo logo teremos que pedir permissão ao Fernandinho beira mar para poder entrar na amazônia.

    Até quando nós contribuintes Brasileiros iremos ficar pacificamente olhando as nossas reservas, deixadas pelos nossos ancestrais, que é inegavelmente as nossas verdadeiras riquezas, ser dizimada por traficantes, madeireiras, ongs, e interesses diversos. Eu tenho a convicção que a responsabilidade é de todos nós, que agimos como avestruz, e fingimos que o assunto segurança interna ou externa não nos atinge diretamente…

    Acorda políticos & povo brasileiro.

  10. eu sou de Rondonia ser vcs achao que isso e mentira pode acredita que e tudo verdade aqui entra quem q a hora que quise os politicos sempre vem aqui e dizem q vao muda essa situaçao o q eu acho triste pq eles tirao de onde precisa e coloca pra car sendo q fexao quateis para abri aqui ou seja abra a porta em um luga e feixa em outra pra quem nao tem nocao aqui vc atravesa a nado pra ir ao peru bolivia colobia venesuela ect

  11. Ricardo quer dizer que vc pode atraveçar nadando para a Bolivia, comprar 10kg de droga e distribuir para o Brasil facilmente?Ninguem ira te parar na rodovia e fiscalizar?

  12. Notem que os nossos amigos pró yanqees só postam seus comentários e esquecem, isso por que eles ja cumpriram o papel deles que é a propaganda americana.

  13. Assisti ao vídeo indicado pelo Lucena, estou horrorizado, recomendo a todos que assistam. As denúncias são muito graves, é preciso fazer barulho contra isso. Prá ontem.

  14. O meu medo e a Méxicanização do BRASIL, via miserabilidade, popderia citar os técnicos de enfermagens do RJ q tem de trabalhar no mínimo 12 horas e em + de tres lugares p ter um salário de R$1.200,00 e se quizer estudar , se reciclar tem de abandonar um ou até dois empregos.Com esse salário q O cabral tá pagando ,R$600,00 sem reajuste a tres anos…só tende a piorar, imagine as outras áreas?..Sds.

  15. Pessoal, combater a entrada de drogas nas nossas fronteiras é muito fácil. Por que não é feito ?
    Na minha opinião, não há interesse das nossas autoridades.
    Fica só no discurso.

  16. É uma farra esse Brazil todo mundo entra e sai das nossas fronteiras com drogas armas e outras cositas más. Com uma terrorista no governo a tal da Dilma ai vai virar festa de guerrilheiros nas fronteiras tupiniquins.

  17. O povo não tem o que falar e fica fazendo acusaçoes sem procedencia, Dilma não é terrorista e nunca foi, é a pessoa que vai ajudar o Brasil a continuar no rumo.
    .
    Quanto ao senhor Alvimar Dóglia de Britto Júnior, se não acha que estou falando a verdade, diga um nome de um possivel candidato para mudar o país para melhor, você é daqueles que só fazem é sabotar o país que vive, e tem rancor por que deve ter votado em outro candidato que não venceu as eleiçoes.

  18. Quem acha que é facil combater a violação de nossas fronteiras com certesa não tem ideia da complexidade…Um exemplo : A fronteira Mexico-EUA.Com toda tecnologia e aparato e sendo a mesma menor toda murada e cercada,os EUA são incapazes de conter o fluxo de entrada de drogas do Mexico assim como tambem são incapazes de conter o fluxo de contrabando de armas Americanas para o Mexico…Agora imaginem o Brasil com uma gigantesca fronteira seca e aberta como pode ser possivel conter eficazmente o contrabando,narcotrafico e ingrsso de guerrilheiros,paramilitares e militares extrangeiros?Nem com a melhor tecnologia do mundo e melhores equipamentos belicos e efetivo gigante de nossas forças militares e de segurança…Quando estavamos para adiquirir o sistema SIVAM foi elaborado um plano audacioso que usaria satelites,monitoramento termico e de presença,nos possibilitando destribuirmos estrategicamente unidades em pontos chavez para um eficaz pronto-emprego.Mas nesse pais coisas inteligentes são desmerecidas e so tem valor o capricho,a vaidade e o interesse proprio das RATAZANAS…Meios de monitoramento avançado,defesas antiaereas e antimisseis,vetores de supremacia,sincronização e aprimoramento dos meios de segurança não fazem sentido para o furingo da mãe Joana…Temos primeiramente que moralizar e tornar eficaz para podermos começar a ver resultados,porque de prognosticos,graficos e maquetes a socolinha ja ta lotadinha e paliativos é enganação pra doente…Saudações anti-bolivarianas e anti-intervencionistas aos adimiradores da Albanização e da intransigencia….É bordunada neles todos Cobrada.Larga o aço.

Comentários não permitidos.