China planeja aumentar para 12,7% o seu orçamento de Defesa

http://2.bp.blogspot.com/-DItKme0BpT4/TWKuk7BatiI/AAAAAAAASFc/b3K-Q31pMBU/s1600/Dragon+China+and+the+world.jpgO governo da China planeja aumentar seu orçamento para Defesa em 12,7% este ano, para 601,1 bilhões de yuans (US$ 91,4 bilhões), ante 533,4 bilhões de yuans em 2010, afirmou Li Zhaoxing, porta-voz do Congresso Nacional do Povo, cuja sessão anual começa amanhã. Segundo Li, os investimentos serão feitos em “desenvolvimento apropriado de armamento”, bem como em treinamento e desenvolvimento de recursos humanos.

O aumento planejado para este ano é maior do que o de 7,5% registrado no ano passado, mas é significativamente mais baixo do que o crescimento anual médio de 19% nos anos anteriores a 2010. A notícia surge em meio a sinais de que o crescente poder econômico e militar da China está levando outros países da Ásia a fazerem investimentos militares.

A China tenta reduzir essas preocupações, argumentando que o crescimento do orçamento militar não é uma ameaça e continua relativamente pequeno de acordo com algumas medidas. Li observou que, com relação ao Produto Interno Bruto (PIB) do país, os gastos militares são baixos, “menores do que em muitos países”. Li também afirmou que a Defesa vai corresponder a apenas cerca de 6% do orçamento nacional da China para este ano.


Fonte: Estadão via Geopolítica Brasil

23 Comentários

  1. Como podemos confiar num país, em que impediu a ONU de constituir uma força de paz para intervir na Líbia ?
    Investir em tecnologia militar, faz a nação se desenvolver tecnologicamente e gera muitos empregos de alto nível.
    A tecnologia militar, depois passa a ser tecnologia para as empresas não-militares.

  2. Mantendo esse rítimo e percentaul de investimentos anuais em defesa, em 2020 os chineses superam os americanos pois pelo andar da carruagem, com a crise crescente por lá, a tendência é os americanos gastarem menos. Não terão como competir com a expansão sustentada da China.

  3. Só acho o seguinte, se tiver algum economista aqui que me corrija caso estiver errado…
    .
    – 1º O mercado é mais especulativo do que real..
    – 2º A China como a maioria e assim como o Brasil, Manipula numeros a seu favor.
    – 3º A China não é uma economia sólida ou seja, não tem mesma força que os EUA tiveram aoo enfrentar uma crise interna.
    – 4º O Dollar americano é internacional o yuans NÃO!hahahah ;*
    .
    Portanto tá longe da china fazer frente ao tio san!

  4. Dandolo, a China é contra e a favor do governo da Líbia atual porque tem bilhões de doletas em contratos e investimentos com o ditador.

  5. Será que o PT e PMDB estão querendo acabar com as FFAA Brasileiras ?
    Os americanos no passado, já fizeram essa proposta para os nossos políticos.

  6. Força do Dragão…
    Um aumento anunciado, o problema é que ninguém no mundo sabe ao certo o que diabos a China realmente coloca de dinheiro em seus orçamentos, especialmente o militar.

    Galileu… Não discordo de que o dólar é internacional e yuan não é… Mas dos outros termos, acho que seria mais prudente repensar um pouco sobre a solidez da economia chinesa, dada sua força e capacidade de produção… É um mercado especulativo assim como é o dos EUA ou de muitos europeus, nada de diferente e pelo contrário vejo que os chineses possuem até maior participação real do que virtual em sua economia com a enxurrada de bugigangas no mundo.
    Além disso, os efeitos de crises na China até o momento foram bem contornados com medidas enérgicas, e sem o seu governo dar dinheiro a instituições financeiras para se salvarem e terminarem pagando bônus para executivos…

    A China está longe do Tio Sam, mas não tão perto quanto otimistas imaginam… e muito menos tão longe quanto os pessimistas crêem…

  7. Quando nossas casas forem invadidas por hordas de amarelos, quero ver o que as tietes antiamericanas vão dizer.

  8. É impressionante uns dão (ou tentam) para a China o status da URSS outros a desmerecem (ou tentam)totalmente. Isso é preconceituoso sabe la Deus o que é talvez seja ingenuidade mesmo, a unica coisa de concreta que se tem é que a China caminha e se vai alcançar os EUA (referencia de vida para muitos aqui) é outra historia, hoje ela esta atras amanhã quem sabe em que posição ela vai estar fazer projeçoes é algo meio perigoso.

  9. Negocios a parte jamais consegui entender nossa xenofobia-ideologica a respeito dos Russos rsrs e vejo estarmos querendo sair da forca dos EUA caminhando para a guilhotina da China rsrs rsrs Esses Brasileiros não tem jeito rsrs Parece que paramos no tempo da guerra fria e nossos anos de chumbo rsrs Quando alguem ja viu os Russos formarem força tarefa para irem afrontar ou invadir alguem?Ou mesmo quando os viram formarem coalisões?…rsrs…Mas em breve veremos a China fazer estas coisas assim que se sintam a potencia militar dominante rsrs

  10. Sem anti americanismo e sem ilove USA, a China é sim uma ameaça não de imediato, mais daqui a uns 50 anos, imaginem uma 3°Guerra Mundial, por recursos naturais por exemplo, já que para alimentar aqueles um bilhão poucos habitantes não é nada fácil, e manter aquela indústria chinesa a todo vapor não será fácil daqui a algumas décadas quando os recursos naturais começarem a ficar escaços no mundo.
    Se a alemanha deu um trabalhão na 2° guerra, agora imaginem a China numa guerra mundial e o Brasil atolado com seus recursos naturais, em quem eles iriam pensar em atacar? Na minha opinião a China é 100x mais ameaça para o futuro do Brasil do que o EUA.

  11. Percebe-se nesse alarde td o medo dos ianks do poder econômico e militar dos Chineses..daí essa chamada ao perigo amarelo.Estão se baseando na história anterior deles , uns 50 anos atrás, ainda ñ tem razões p tanta fobia, no futuro quem sabe?!?!Sds.

  12. Vou falar para vocês, sobre o desespero dos chineses.
    Numa guerra hoje, Rússia e / ou EUA contra a China, eles não teriam nenhuma chance. Agora que eles estão se armando … Já imaginaram americanos, ingleses e russos, unidos, queimando os chineses com pequenas armas nucleares ?
    Sabem o que é ataque preventivo ?
    Olha … Estão olhando ?
    A III GM não vai demorar muito tempo.
    Iranianos, venezuelanos, equatorianos, chineses, coreanos do norte, paquistaneses … vão todos para o saco.
    Se os brasileiros forem amigos dos inimigos do império, também vai para o saco. Ou vocês acham que os americanos não jogariam uma uma arma nuclear no RJ e SP ? Sem dúvida que fariam isso.
    As relações mundiais são muito frágeis.

  13. Shinigami

    Os chineses têm que colocar o rabo entre as pernas, pois se americanos e russos quiserem, acabam com eles em apenas 6 horas. Temo que isso possa ocorrer.

  14. A equação é bem simples. A China ainda não tem um forte mercado interno consolidado, coisa que eles ainda estão tentando construir já que a grande maioria do povo ainda está exluído desse processo. No interior do país ainda impera muita probreza e a precarização do trabalho, apesar do desenvolvimento econômico crescente, ainda é um forte obstáculo para o país incorporar a maioria da população às condições adequadas de vida. O que vemos na grande mídia é a pujancia das chamadas Zonas de Processamento Econômico Exclusivas e Zonas Exportadoras Exclusivas, voltadas para o mercado externo, onde estão as grandes regiões e cidades desenvolvidas. Se apenas isso já dão aos chineses enormes vantagens, imaginem quando eles resolverem os gargalos do atraso cultural. Nesse momento, o PC Chinês está realizando uma conferência em que projetam como meta quinquenal exatamente isso: a realização de pesados investimentos em educação e infraestrutura social, com ênfaze na construção de 10 milhões de novas casas e a criação de cerca de 60 milhões de empregos até 2015. Desnecessário dizer do reflexos disso na expansão da economia e da cadeia produtiva do país. Então, base para os chineses se desenvolverem e consolidarem como potência hegemônica não faltam. Mas os chineses são prudentes, não querem um desenvolvimento econômico e social caótico e inseguro. Procuram evitar os erros do ocidente e da ex-União Soviética. A projeção de poder e capacidade militar caminham lado a lado desse processo.

  15. Dandolo,o resto do planeta ñ conta?!?! Vamos td nos arder na loucuras destes, tomando por base o cenário q vc descreve…será a extinção da especie humana, meus tri netos ñ merecem isso…nem viveram.

  16. Ceremonial regulations are along the lines of the statutes of administrations dealing with strictly state points, as merchandising, inheritance, etc. After parting with the tutor she went down to the sketch to ensure of the great news.

Comentários não permitidos.