Voa a segundo protótipo do caça de quinta geração PAK FA

O segundo protótipo do caça de quinta geração realizou hoje seu primeiro voo. (Foto: Sukhoi OKB)

O segundo protótipo do caça de quinta geração Sukhoi T-50 (PAK FA) fez seu primeiro vôo hoje, entrando no programa de ensaios em vôo. O voo foi realizado com o piloto de testes da Rússia, Sergei Bogdan, que decolou do aeródromo de Komsomolsk-on-Amur Aircraft Production Association. O primeiro vôo do protótipo foi considerado um sucesso.


O primeiro voo do segundo protótipo do caça PAK FA partiu do aeródromo de Komsomolsk-on-Amur, no extremo leste da Rússia. (Foto: Sukhoi OKB)

O segundo caça T-50 ficou no ar por 57 minutos. Todos os sistemas de aeronaves e motores funcionaram sem problemas. Mais cedo, o presidente da United Aircraft Corporation Mikhail Pogosyan, disse que em 2011 está previsto que o programa de ensaios em vôo tenha três caças da quinta geração protótipos. Até o momento, as aeronaves já efetuaram diversos testes de aviônicos e uma série de testes estáticos.

Durante o voo de 57 minutos foram testados os sistemas básicos da aeronave. (Foto: Sukhoi OKB)

O piloto de testes da Rússia, Sergei Bogdan, recebe os cumprimentos do presidente da United Aircraft Corporation Mikhail Pogosyan, após a relização do voo com o segundo protótipo. (Foto: Sukhoi OKB)

De acordo com a programação, os testes do T-50 conceito devem terminar entre 2011 e 2012. Em 2013, o Ministério da Defesa da Rússia tem a intenção de assinar com a Sukhoi um contrato para o fornecimento de dez aeronaves para teste de armas. A primeira fase dos testes seria concluída antes do final de 2013. Após todos testes realizados com sucesso, a Rússia pretende a partir de 2016, adquirir um lote experimental de 70 caças T-50, podendo chegar até 250, caso sejam exercidos todos pedidos planejados.

Fonte: Cavok

11 Comentários

  1. Pessoal, como vamos confiar em um país, que bloqueia na ONU a iniciativa de uma Força de Paz para intervir na Líbia ?
    Esqueçam os russos e chineses.

  2. MOSCOU (Reuters) – Um avião de passageiros que a Rússia pretendia entregar a Mianmar caiu durante um voo de teste no sábado, matando quatro tripulantes russos e dois pilotos do país do sudeste asiático, disseram as autoridades.

    A aeronave modelo An-148-100E caiu na província de Belgorod, 600 quilômetros ao sul de Moscou, informaram o Ministério de Situações de Emergência e a estatal United Aircraft Corportation (UAC).

    Os pilotos birmaneses participavam de um treinamento a bordo do primeiro de dois aviões vendidos ao governo de Mianmar de acordo com um contrato de 2010, informou a UAC.

    Um porta-voz da companhia disse que não estava claro quem estava no controle ou o que pode ter ocasionado o acidente.

    O avião tinha completado 31 voos de teste desde que foi construído e nenhum problema de segurança foi detectado até então, acrescentou a UAC.

    A agência de notícias Interfax, citando uma autoridade de segurança não identificada, afirmou que sete pessoas estavam a bordo do avião e que todas haviam morrido.

    A embaixada de Mianmar em Moscou não comentou o caso.

    O An-148-100E é um jato regional com capacidade para 85 passageiros e tem alcance de 4.400 quilômetros, de acordo com a empresa.

  3. Acorda Dandolo! é a terceira vez que você fala a mesma coisa.
    Quem vetou a condenação da ONU a Israel, pelos assentamentos ilegais?
    SE LIGA!

  4. emqunto
    o jakall do F 35 ainda ta no xao
    estranho ouvi 1 ASNEIRA DE QUE F 35 E MELHOR QUE PAK
    esa e uma asneira e da grande

  5. Sobre o PAK-FA… Eu quase sou capaz de apostar um dedinho de que esse não é o segundo protótipo e muito menos é seu primeiro vôo! rs.

    O assunto da Rússia é off-topic, completamente quase… Mas… Se de fato está ocorrendo uma guerra civil na Líbia e setores militares se juntaram a causa rebelde, então é a hora em que definitivamente acho que ninguém deve intervir…

    Por mais sangrento que se torne o confronto, o problema é Líbio, na Líbia e sendo resolvido por Líbios.
    Lamento Dandolo, mas além de fatores geopolíticos claros, eu realmente vejo esse veto como positivo para impedir mais uma intervenção americana, escudada pela ONU e com a “cara da OTAN”.

  6. Falou e disse Felipe, quem votou condenando os assentamentos em terras Palestinas ?….Os nefastos judeuSS estão até hoje lá e se expandindo e matando Palestinos. Que os Líbios resolvam os seus problemas sózinhos…Sds.

  7. Luiz9medeiros
    Isso é um jogo de Xadrez. Os americanos fizeram um jogo de cena em quererem ajudar o povo líbio que almeja tirar o grande ditador. Aliás, esse é o grande sonho atual dos povos do OM. Não querem mais reis e ditadores, e acredito, quem nem mesmo o islamismo radical.
    O que está impedindo os americanos e europeus ajudarem esses povos ? Acho que a Arábia Saudita, que foram sempre leais aos EUA e seus aliados. Os americanos são muito gratos à família real saudita. O interesse fala mais alto que o idealismo democrático. Há muita hipocrisia nesse mundo.
    Kadafi deve ter recebido algum apoio externo de países ocidentais, inclusive dos EUA. Nós não sabemos o que se passa por baixo dos panos.

  8. suspeito que quando o SU-50 se tornar operacional… os EUA estarão já com o F-32 … um híbrido entre UAV e 6ª geração.

Comentários não permitidos.