Defesa & Geopolítica

Voa a segundo protótipo do caça de quinta geração PAK FA

Posted by
O segundo protótipo do caça de quinta geração realizou hoje seu primeiro voo. (Foto: Sukhoi OKB)

O segundo protótipo do caça de quinta geração Sukhoi T-50 (PAK FA) fez seu primeiro vôo hoje, entrando no programa de ensaios em vôo. O voo foi realizado com o piloto de testes da Rússia, Sergei Bogdan, que decolou do aeródromo de Komsomolsk-on-Amur Aircraft Production Association. O primeiro vôo do protótipo foi considerado um sucesso.


O primeiro voo do segundo protótipo do caça PAK FA partiu do aeródromo de Komsomolsk-on-Amur, no extremo leste da Rússia. (Foto: Sukhoi OKB)

O segundo caça T-50 ficou no ar por 57 minutos. Todos os sistemas de aeronaves e motores funcionaram sem problemas. Mais cedo, o presidente da United Aircraft Corporation Mikhail Pogosyan, disse que em 2011 está previsto que o programa de ensaios em vôo tenha três caças da quinta geração protótipos. Até o momento, as aeronaves já efetuaram diversos testes de aviônicos e uma série de testes estáticos.

Durante o voo de 57 minutos foram testados os sistemas básicos da aeronave. (Foto: Sukhoi OKB)

O piloto de testes da Rússia, Sergei Bogdan, recebe os cumprimentos do presidente da United Aircraft Corporation Mikhail Pogosyan, após a relização do voo com o segundo protótipo. (Foto: Sukhoi OKB)

De acordo com a programação, os testes do T-50 conceito devem terminar entre 2011 e 2012. Em 2013, o Ministério da Defesa da Rússia tem a intenção de assinar com a Sukhoi um contrato para o fornecimento de dez aeronaves para teste de armas. A primeira fase dos testes seria concluída antes do final de 2013. Após todos testes realizados com sucesso, a Rússia pretende a partir de 2016, adquirir um lote experimental de 70 caças T-50, podendo chegar até 250, caso sejam exercidos todos pedidos planejados.

Fonte: Cavok

11 Comments

shared on wplocker.com