Defesa & Geopolítica

Deu no Cavok: Turquia adia aquisição de caças F-35

Posted by

O caça Lockheed Martin F-35A Lightning II sobrevoa a Base Aérea de Edwards, California, durante um voo de testes. (Foto: JSF)

A Turquia adiou a compra de 100 caças Lockheed F-35 Joint Strike Fighters em objeção à negativa dos EUA em compartilhar a tecnologia da aeronave stealth de caça de quinta geração.

O Ministro de Defesa da Turquia Vecdi Gonul disse na terça-feira que as negociações com os membros do Pentágono sobre a aquisição dos códigos fontes do programa desenvolvido para o F-35 Joint Strike Fighter (JSF), e os códigos utilizados externamente para operar a aeronave não atingiram “resultados satisfatórios,” informou nessa quinta-feira o jornal Today’s Zaman.

O ministro disse que uma ampla variedade de tópicos foram vistos na negociação mas salientou que não conseguiram chegar numa base que pudesse convencer a Turquia de comprar os caças.

“Nós vamos avaliar a encomenda no próximo encontro com o Comitê de Implementação da Indústria de Defesa da Turquia,” disse Gonul.

Os engenheiros turcos reportaram que não teria condições de efetuar qualquer modificação nos programas que operam nos caças F-35 sem os códigos fontes. Os códigos externos de voo também são necessários para navegação dos caças.

Os países Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Holanda, Canadá, Turquia, Austrália, Noruega e Dinamarca contribuiram financeiramente para o desenvolvimento do F-35. Israel e Cingapura uniram-se ao projeto como parceiros externos.

Fonte: CAVOK

6 Comments

shared on wplocker.com