Deu no Cavok: Turquia adia aquisição de caças F-35

O caça Lockheed Martin F-35A Lightning II sobrevoa a Base Aérea de Edwards, California, durante um voo de testes. (Foto: JSF)

A Turquia adiou a compra de 100 caças Lockheed F-35 Joint Strike Fighters em objeção à negativa dos EUA em compartilhar a tecnologia da aeronave stealth de caça de quinta geração.

O Ministro de Defesa da Turquia Vecdi Gonul disse na terça-feira que as negociações com os membros do Pentágono sobre a aquisição dos códigos fontes do programa desenvolvido para o F-35 Joint Strike Fighter (JSF), e os códigos utilizados externamente para operar a aeronave não atingiram “resultados satisfatórios,” informou nessa quinta-feira o jornal Today’s Zaman.

O ministro disse que uma ampla variedade de tópicos foram vistos na negociação mas salientou que não conseguiram chegar numa base que pudesse convencer a Turquia de comprar os caças.

“Nós vamos avaliar a encomenda no próximo encontro com o Comitê de Implementação da Indústria de Defesa da Turquia,” disse Gonul.

Os engenheiros turcos reportaram que não teria condições de efetuar qualquer modificação nos programas que operam nos caças F-35 sem os códigos fontes. Os códigos externos de voo também são necessários para navegação dos caças.

Os países Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Holanda, Canadá, Turquia, Austrália, Noruega e Dinamarca contribuiram financeiramente para o desenvolvimento do F-35. Israel e Cingapura uniram-se ao projeto como parceiros externos.

Fonte: CAVOK

6 Comentários

  1. Ta na hora do brasil adquirir também, se eu fosse a dilma comprava 36 rafales e 10 gripensa com a transferencia de tecnologia dos dois, assim iamos produzi-los fazendo nossa força aerea uma as melhores e no futuro o Su-3 também podia ser comprado, fazendo nossa força aerea um 3 destrutivo, mas isso só contece se a dilma quiser…

    http://game.desert-operations.com.pt/?recruiter=41385&world=d29ybGQx

    Melhor jogo de guerra que tem, vc é um presidente e vende compra petroleo, ouro, caças, F22, B2, B52, Fragatas F124, tanques submarinos e muito mais

    é o melhor

  2. O Brasil precisa de aeronaves caças, com voo vertical e horizontal.
    Motivo: Não precisam de aeroportos, podem ser utilizadas de embarcações e fácil de camuflar (em silos).

  3. Foi o que eu entend? A Turquia deu a sua contribuição financeira para a fabricação do caça, agora eles não querem entregar os códigos fontes, ual!!! Fazer acordos com os americanos é uma “boa” mesmo hein.

  4. KKKKK, e o que a Turquia esperava dos americanos, que cumprissem a palavra? Já dizia “Robin” Santa inocencia…

  5. O BRASIL precisa de caças assim p o norte. É fazer engenharia reversa nos mesmo. Os Turcos ~sao mt tontos, q peguem a parte deles e quebre o código fontes se os mesmo tem direito, ñ será roubo…coragem.

  6. Pois é, e agora prostitutas do Tio Sam, anti-França?
    Os EUA com seus F-18 não eram confiáveis, ao contrário da França?
    Será que algum dia vão acordar para a realidade, de que essa história de transferência de tecnologia não existe?
    Nem com França, Suécia, ou qualquer outro país, muito menos EUA.
    Países não tem amigos, apenas interesses.
    Enquanto nosso governo não criar vergonha na cara e resolver investir em desenvolver nossa própria tecnologia, estamos roubados.

Comentários não permitidos.