Premiê israelense defende que Irã sofra intervenção como a Líbia

Primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu

O primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que o governo iraniano devia ser “interrompido” assim como o regime do coronel Muamar Kadafi na Líbia. O ditador é alvo de ofensiva militar comandada por potências ocidentais e respaldada pelo Conselho de Segurança da ONU.

Netanyahu disse em comunicado à TV  russa Vesti que a ambição nuclear do Irã e seus “sonhos de supremacia internacional” representam uma ameaça imediata à segurança global”. Ele afirmou ainda que “se temos que domar Kadafi, temos que parar o regime de Teerã da mesma forma”. O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, já afirmou diversas vezes sua inimizade com Israel, e a tensão na relação entre os dois países vem crescendo ano após ano.

O primeiro-ministro israelense chegou em Moscou nesta quinta-feira, 24, um dia depois de o presidente russo Dimitri Medvedev ter recebido o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas. Especialistas afirmam que essas visitas são parte de um processo para superar barreiras nas conversas entre israelenses e palestinos, que estão atualmente estagnadas.

Rússia, Estados Unidos, a União Europeia e as Nações Unidas compõem o quarteto de mediadores do Oriente Médio.

Fonte: Estadão

35 Comentários

  1. Entendo a aflição de Israel. Se o Irã jogar pó de urânio nos israelenses através granadas de artilharia e foguetes, a terra ficará radiativa por 300 anos ou mais. É o que estamos vendo no Japão, só que será em escala bem maior.

  2. Cara já ouvi tanta merda desses primeiros ministros Israelenses, alias acho que para se eleger lá tem que falar merda, e é de tão baixo nível que se iguala ao do Ahmadinejad.
    .
    Com todo respeito aos judeus que moram no brasil, mas eu sei que mais de 80% dos Israelenses que vivem em israel SÃO a fovor de que Israel acabe com TODOS palestinos!
    E eu espero que TODO povo de Israel algum dia pague caro pelas atrocidades e desrespeitos a acordos assinados por eles mesmo, como eu disse a grande maioria apoia a erradicação dos palestinos!
    .
    Eu sou a favor que o Irã desenvolva suas armas de destruição em massa sim, afinal como eu disse, o argumento de que o Ahmadinejad é maluco não cola, Israel tem gente do mesmo nível!!
    .
    abraço

  3. Netanyahu acerta ao definir os projetos de supremacia do regime fascista iraniano. Mas Quem deve dar fim ao regime teocrático medieval é o povo iraniano e não forças internacionais.

  4. Esse tal de bibi e louco, está delirando, a Líbia estáva saindo de um feroz embargo militar, e os Iranianos entrando e cheios de folego…q tal embargar os nefasto judeuSS por ñ sairem das terras Palestinas invadidas p IDFs dos nefastos JudeuSS, conforme ordena a resolução da ONU de número .242? Está bem atrasado esse embargo pela ñ obediência a tal determinação. Dois pesos 2 medidas. Sds.

  5. O governo homicida de Israel não tem disposição para sozinho resolver suas diferenças com o Iran e fica querendo arrastar a Comunidade Internacional para a merda ao defender uma idéia de intervenção no Iran.
    Só que existem muitos óbices para esta idéia maluca deles que são:
    – O Iran é muito mais armado que a Líbia;
    – O Iran com meia dúzia de minas navais e alguns mísseis anti navio paralisam o trânsito de petroleiros no Estreito de Ormuz;
    – O Iran com pequena parte do seu arsenal de mísseis é capaz de detonar todos os pontos de distribuição de petróleo do Oriente Médio e as refinarias ali existentes;
    – Fora que o Iran praticaria tiro ao pato na 5ª Frota dos EUA.
    Alguém vai ser maluco de arrumar encrenca com eles ?

  6. Ilya Ehrenburg, para quem não sabe, era um escritor judeu-soviético. Ao escolher tão ilustre personagem como avatar, evidencia o fato de que não tenho para com os judeus aversão alguma.

    No entanto, o comportamento recente do Estado de Israel, que instaurou um verdadeiro apartheid nos territórios ocupados, além das ações históricas de agressões e calúnias somadas as demonstrações de desprezo e racismo, fazem-me ter destes senhores dirigentes o nojo, e o asco.

    O Irã não promove uma guerra de agressão a mais de duzentos anos. Já o Estado de Israel, em sua curta existência, quantas guerras de agressão travou?
    Respondo: Três! 1956, 1967 e 1982. Fora as agressões nos territórios ocupados e no Líbano.

    A arte de tangiversar, bem como da insidiosidade e do descaramento, anda muito desenvolvida em Israel, não é mesmo Sr. Netanyahu?

  7. Para começar devolver as terras dos palestinos,
    respeite as fronteiras determinas pela ONU para Israel,
    retire as tropas de ocupação em terras palestinas,
    parem de ocupar bairros palestinos, expulsando-os de suas residências.
    ===============
    Afinal quem tem armas de extermínio em massa?
    Quem tem armas convencionais capaz de aniquilar o outro??
    Israel ou Palestina???
    ===============
    O fato deste Ban Ki-moon Secretário Geral da ONU e representante dos interesses americanos, originário da Coréia do Sul que tem sua existência graças aos EUA,
    promoveu uma política de intervenção na ONU, em que primeiro os paises

  8. Para começar devolver as terras dos palestinos,
    respeite as fronteiras determinas pela ONU para Israel,
    retire as tropas de ocupação em terras palestinas,
    parem de ocupar bairros palestinos, expulsando-os de suas residências.
    ===============
    Afinal quem tem armas de extermínio em massa?
    Quem tem armas convencionais capaz de aniquilar o outro??
    Israel ou Palestina???
    ===============
    O fato é que Ban Ki-moon Secretário Geral da ONU representante dos interesses americanos, originário da Coréia do Sul que tem sua existência graças aos EUA,
    promoveu na ONU uma política de intervenção , em que primeiro intervieram para depois ser aprovado, depois transferiram uma autorização para países que repassam para uma organização (NATO), em que vem demonstrando que a ONU não tem nenhuma
    voz ativa, pelo contrário esta sendo empurrada pela a decisões que claramente fere os procedimentos adotados como em casos anteriores como Líbano (UNIFIL), Haiti..
    Esse descalabro leva a a qualquer pais reivindicar intervenção em qual outro, basta para isso fabricar situações, informações…

  9. Israel nao tem capacidade de derrotar os iraninos.Por isso pede a ajuda do mundo para que não sofra muito em uma guerra contra o Irã.

  10. Vai virar festa, se for assim EUA vai defender coalizão contra a Venezuela, Dalai Lama contra a China, dá para fazer uma lista enorme. Não estou vendo ninguém defendendo assiduamente uma regulamentação internacional em cima das usinas nucleares.

  11. Ninguem se lembra os 1700 palestinos mortos no ataque Israelense há pouco anos, essa de invadir a terra dos outros, o Vietanam decadas atrás, ontem o Iraque, hoje a Libia, quem será no amanhã?

  12. MARCO QUIODINE a vantagem do Irã sobre o Iraque e a Líbia é a chamada bomba suja,eles podem armar um dos seus mísseis com tal artefato,não importa o grau de precisão do míssil o que importa é chegar ao terrítório,se ele for abatido ou se atingir o algo pouco importa o efeito será devastador,contaminando toda a area em que for interceptado.

  13. Pessoal, judeus e árabes são o mesmo povo.
    Os islâmicos não-árabes é bom que se cuidem.
    Os EUA jamais abandonarão Israel.
    O Irã é forte ? Se o Paquistão estiver do seu lado, sem dúvida.
    Vai ser a III GM, que já deveria ter ocorrido em 2008.
    Irã + Paquistão + Coreia do Norte + Venezuela X OTAN + Índia + Israel
    Rússia e China ficarão de fora.

  14. A invasão ao Irã irá ocorrer em 2012. No meio dos jogos olímpicos em Londres. Vai ser uma carnificina de ambas as partes sem precendentes, desencadeando a terceira guerra mundial. Israel vai usar suas bombas atômicas, porém não surtirá o mesmo efeito das que atingiram o japão.. aumentará mais ainda a crise.

  15. Quanta arrogancia e estupidez deste ministro israelense.
    .
    Se fosse para seguir o mesmo argumento da resolucao 1973 do CS da ONU “…que todo o possivel para proteger civis sera feito…” esse pais, tambem criado pela mesma ONU, seria o primeiro a ser atacado afinal quem atira bombas proibidas em civis encuralados como ratos (Operacao Chumbo Branco!!!) é o covarde Estado de Israel. Que aproveitem de propor essas asneiras enquanto sao os protegidos do chefe.

  16. Israel está sabendo que independente de arma nuclear, é só uma questão de tempo para o Irã ter capacidade militar convencional de destruir o estado de Israel, o Irã, mesmo com as sanções, é um país rico, cheio de petróleo e que não depende de dinheiro americano como israel precisa, está cada dia mais armado , tem uma extensão territorial grande de difícil dominação, já israel é um ponto no mapa cercado de inimigos. Se o Irã hoje jogasse todo seu arsenal de míssies em cima de israel , acabaria com a maior parte de suas cidades e de seus exércitos, ai a luta para palestinos , sírios e outros seria mais igual pois pegaria israel desmantelado militarmente, daí o medo dos sionistas assassinos.

  17. Caso o Irã cometa alguma loucura contra o Estado de Israel – do qual somos herdeiros culturais – Israel poderia sim lançar sua armas nucleares contra os seguidores de Ala, e mais uma vez a cultura judaica-cristã sairá vitoriosa. Espero que o Irá mantenha sua cabeça no lugar e não faça nenhum loucura contra o povo judeu. CASO CONTRÁRIO QUE O IRÃ VÁ PRO INFERNO.

  18. Como sempre alguns foristas vêm usar da boa e velha empáfia para expor seu, vai lá, ponto de vista. Mas tais assertivas fatalmente sucumbem. Irã não promove guerra de agressão há mais de duzentos anos? E o que dizer do Hezbollah, grupo terrorista armado, financiado e mantido por tal entidade fascista com o único propósito de manter uma guerra assimétrica de desgaste contra Israel e intimidar as demais facções políticas libanesas? Não é uma guerra de agressão? Lógicamente que sob um ponto de vista permeado por forte hipocrisia tal grupo sempre recebe a eufemística pecha de “grupo de resistência”. E a guerra de 67 foi de agressão por que? pelo fato de Israel ter se antecipado e impedido a agressão tramada pelo vigarista e embusteiro Nasser para, ao final de seis dias, derrotá-lo e humilhá-lo de forma decisiva? E nem digo nada acerca da (batida) pecha de Estado do Apartheid pois essa é uma acusação pré-fabricada, sem fundamento lógico, de lavra de alguns pseudointelectuais que se autodenominam progressistas mas que convenientemente fecham os olhos às atrocidades cometidas pelo Estado Fascista Iraniano. E por falar neste último país, é bom que fique atento afinal seu lacaio preferido Bachar Al Assad corre sério risco.

  19. Ninguem vai atacar os reatores do Ira e correr o risco de espalhar a morte atraves de poeira radiativa,isto acabaria definindo Israel em cheque mate(ja esta em cheque)na opiniao mundial.Portando; uma açao de comandos nas usinas seria o indicado,seguido de bombas sapiens em locais estrategicos,tambem seguida de invasao maciça das fronteiras .Israel nao tem condiçoes de fazer isso.A negociaçao e´a saida,os lideres Israelenses sao choroes,mas nem eles acreditam no que dizem,esta peleja vai ser resolvida de forma diplomatica.Falam em Ira despejar misseis em Israel como se Israel fosse terra da banana e,que iriam assistir de braços cruzados,mortal engano!Israel so nao aniquila os reatores por causa da vazao de radiatividade que poderia matar milhares de inocentes.Os dois povos merecem respeito quando nos referimos a eles,sao vidas humanas que estao em risco,fazer descriçao entre eles e´injusto.

  20. O Irã não irá iniciar guerra alguma. Fazem duzentos anos que não realizam os persas, uma guerra de agressão. Já Israel, os EUA e a OTAN… Não podem dizer o mesmo.

  21. Considero que as FA’s de todo o mundo sabem o poder do irã. A capacidade de destruição de uma legião de homens bomba aterrorizando simultaneamente todos os inimigos no mundo. Nem precisaria usar artefato nuclear para tal. Seria plantado em locais públicos armas biológicas inclusive incriminando os grupos terroristas. Tendo como intuito “estado de emergencia” por todo o mundo. O príncipe charles se mostrará ativo nesta crise. Aeh no caso, ficaria o irã combatendo seus invasores, e seus invasores incriminando o irã, e que por sua vez a opinião popular ficará dividida, postergando ainda mais toda a situação até um ápice que para o fim disto tudo, as pessoas aceitem qualquer coisa, mesmo que seja no primeiro instante drástica. Bunkers auto-sustentáveis anti-radiação estão cada vez mais em construção.

  22. Vai la Netanyahu,cai dentro,voces não são os fodões do pedaço rsrs rsrs Tadinha da Siria a proxima bola da vez e se cuida Arabia Saudita que o teu tambem vem rsrs rsrs Se Israel se acha tão superior militarmente e com condições de atacar sozinha o Irã,porque não faz?Essa é uma guerrinha que eu gostaria de ver,eles e os Persas sem ninguem se meter,pra gente ver quem é o bom….rsrs rsrs antes eles afirmavam que o Irã é uma ameaça a existencia de Israel,agora ja acham que o Irã é uma ameaça a paz global rsrs rsrs e Israel Sr.Netanyahu com sua ortodoxia intransigente expansionista,sera que tambem não é uma ameaça a paz global?????

  23. Afinal o que é comunidade internacional? Respondo: USA, Reino Unido, França, mais uns cinco gatos pingados da Europa, tendo em sua retaguarda os USA e a NATO. O Irã não invadiu país algum, ainda não tem armas nucleares, etc.

  24. Duzentos anos que o Irã não faz uma guerra de agressão? Sem essa! Já desmontei essa hipocrisia em post mais acima.

  25. Não adianta, esta guerra é milenar e só vai acabar, quando Deus intervir na grande tribulação. um aviso; abençoe Israel, este povo ficou sem pátria por 1800 anos e niguem se encomodava, agora chegou a vez deles serem restaurados e isto é milagre de Deus, não lutem contra Deus, que você vai se dar mal…

  26. O GRANDE FATOR DE DESESTABILIZAÇÃO É O ESTADO DE ISRAEL QUE COM O APOIO DA MÍDIA (CONTROLADA POR JUDEUS) E DOS EUA SE SENTE NO DIREITO DE FAZERE O QUE QUER

  27. hms tireless tentando inventar um fato de que o Irã ja atacou um país e que o tal de 200 anos sem agressão é tudo mentira.
    *
    O Hezbollah é apenas uma reação da colonização Israelense.
    É uma estupidez enorme comprar os EUA,Israel e OTAN com o Hezbollah.Esses países causam guerras e desgraças no mundo inteiro,enquanto o Hezbollah só existe por causa de Israel!

  28. só espero que todos os paises que rodeiam israel nao queiram ataca-los todos de uma só vez porque senao israel nao terá chance será destruida e a herança que tmb é nossa será aniquilada…essa crise financeira tá dando o que falar mas Deus esta no controlhe e israel vencerá

Comentários não permitidos.