Embaixador russo na OTAN adverte contra ‘ocupação’ da Líbia

Dimitri Rogozin, embaixador da Rússia na OTAN

AFP — Dimitri Rogozin, embaixador da Rússia na Otan, afirmou neste sábado que qualquer intervenção terrestre na Líbia equivaleria a uma ocupação do país, e destacou que a operação militar atualmente em curso deve respeitar e ajustar-se à resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

“Empreender uma operação terrestre seria interpretado como uma ocupação da Líbia, e isto contradiz diretamente os termos da resolução aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU”, indicou Rogozin em Bruxelas, citado pela agência russa Ria Novosti.

As operações da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Líbia devem “ser executadas em rígido respeito aos termos da resolução, sem ir além dos limites permitidos”, explicou o alto funcionário russo.

A Rússia, que tem direito de veto no Conselho de Segurança, absteve-se da votação do dia 17 de março que aprovou a resolução 1973, autorizando a intervenção da coalizão internacional na Líbia para estabelecer uma zona de exclusão aérea e proteger a população civil.

Fonte: BOL

10 Comentários

  1. Acho bom a Rússia aumentar o tom mesmo, hoje é a Líbia e amanhã…
    Ora a Rússia com o poder que tem está muito quieta à anos, se deixar o tio sam e sarkozy vão lotear a Líbia em dois ou três feudos, ou acham que todo esse material militar gasto vai ser reposto com o dinheiro de quem.
    Do Bush?

  2. cAROS,
    Sem intervenção por terra a tendência que a chuva de bombas vire tempestade, e mais necessidade de fornecimento de armas aos bandos.
    Virou uma guerra civil.
    A posição firme da Russia e de outros países de não deixar burlarem a decisão da ONU de fazerem uma intervenção por terra, me leva a dizer que saem perdedores Inglaterra e a França.
    Perdem a primazia de determinar no futuro privilégios comerciais na reconstrução da Libia, considerando os gastos já realizados no empreendimento bélico e a fragilidade econômica em que se encontram, pode o TIRO SAIR PELA CULATRA.
    aBS

  3. O embaixador russo é hipócrita, assim como a OTAN.
    Cada um faz a lei quem bem entende. O bombardeiro da Líbia, se não for guerra é o que ? Faz de contas de que não é guerra.KKKKKKKKKKKKKKKKKKK – HIPOCRISIA.
    Há o princípio ético universal, de que não se deve ter Ditadores e Reis em pleno Sec XXI. Provisoriamente,sim, eu aceitaria tranquilamente. No caso do Brasil e da Itália, em que muitos de seus políticos são corruptos e / ou omissos, uma ditadura honesta seria mais benéfica, na minha opinião. O Brasil ainda tem a agravante ,do Estado, dito democrático, não estar se empenhando como deveria, em combater o crime organizado. No RJ passou a combater, sim. Sérgio Cabral e Beltrame merecem todo o nosso respeito, mas no resto do país a criminalidade está disparando, principalmente no Nordeste.
    O STF brasileiro acabou de tomar uma decisão que beneficia os políticos corruptos (fichas-sujas), não priorizando o princípio da moralidade nacional e o princípio da vontade popular, em moralizar a política nacional que está apodrecida. Com isso, somos obrigados a aturar por mais anos Collor, Jader Barbalho, Maluf, entre outros, e sem contarmos com os políticos corruptos estaduais e municipais. E os Prefeitos que meteram a mão grande no erário público, irão continuar ? O nosso STF é muito fraco para a realidade brasileira. É o STF mais filosófico da face da Terra,mas que vive fora da realidade. Alguns de seus ministros são bons, não podemos generalizar. Não se deve facilitar a vida dos bandidos em hipótese alguma.
    A Rússia e China, que atualmente são países democráticos, não deveriam apoiar reis e ditadores antigos.
    O Brasil não tem o direto de exigir de nenhum país do mundo a moralidade de seus governos, enquanto não se democratizar de fato, eliminando seus políticos corruptos, acabando com o Toma Lá Dá Cá (compra indireta de votos), e eliminando o crime organizado com todas as suas forças.
    Nós ainda tratamos os nossos índios como homens pré-históricos dentro duma redoma de vidro para o mundo se divertir, em vez de ajudá-los a se formarem em universidades, para serem empresários, políticos, militares, médicos, etc. Essa sacanagem que é feita com os nossos índios, vai fazê-los a criar nações independentes, estimulados por ONGs de países imperialistas que desejam nos roubar a Amazônia Brasileira. Imagine se tais ONGs resolvem dar propinas para os nossos políticos venais ? Temos que ficar de olho vivo, pessoal. Será que o nosso STF está vendo isso, em vez de filosofar ? A Amazônia corre perigo de ser internacionalizada, por culpa dos nossos políticos. Vamos transformar os nossos índios em brasileiros patriotas, pois hoje muitos deles são homens pré-históricos, com leis próprias.

  4. Tudo armado. Os senhores da enganação tão querendo agora usar do certo no não-certo em pró de algo mais não-certo ainda. Cambada!..

  5. Russia tem poder de armas mas nao tem doutrina militar ou forcas armadas profissionais. Recrutas zeros nao tem chance contra Exercitos profissionais.Foi um desastre as aventuras na Georgia em 2008 e estao sempre reclamando de outras invasoes ou campnahas militares americanas. Toma jeito Russia e passa mais tempo em show aereos.

  6. Essa otan é composta por bucaneiros, e estão disputando o espólio da Líbia, sobre a alegação de defender os cívis…Isso vai dar em merda, Fidel castro acertou. Lamentável.

  7. Ferreira Junior;
    Não gosto de ser governado por políticos corruptos.
    Por isso, eventualmente, prego para o Brasil o Regime da China com tiro na nuca, dos corruptos e dos omissos.
    Não sou de direita, e nem de esquerda. Estou mais para o centro.
    Quem invadir o solo pátrio terá que me combater, pois sou patriota.

Comentários não permitidos.