F15E cai na Líbia

Sugestão: Eduardo Nicácio

Avião militar dos EUA cai na Líbia; Gaddafi mantém ofensiva

m avião de guerra dos Estados Unidos caiu na noite desta segunda-feira na Líbia, na primeira baixa das forças da coalizão internacional. Os dois pilotos a bordo conseguiram se ejetar e estão bem, segundo o Comando Americano na África.

Vince Crawley, porta-voz do comando, disse que ambos os pilotos sofreram ferimentos leves. Eles usaram paraquedas para se ejetar do F-15E Strike Eagle, ainda em uma grande altitude, e acabaram caindo em lugares diferentes. Um deles já foi encontrado e resgatado e equipes buscam o paradeiro do segundo.


Suhaib Salem/Reuters
Curiosos observam destroços de avião dos EUA que caiu na Líbia; os dois pilotos se ejetaram e estão bem
Curiosos observam destroços de avião dos EUA que caiu na Líbia; os dois pilotos se ejetaram e estão bem

“Mas nós sabemos que ele está seguro”, disse Ken Fidler, outro porta-voz do comando.

A queda ocorreu às 19h30 de segunda-feira. O comando não divulgou o local do acidente.

A aeronave partiu da base italiana de Aviano, como parte da operação Aurora da Odisseia.

A causa da queda está sendo investigada. Segundo o correspondente do jornal britânico “Daily Telegraph”, o F-15E Eagle americano sofreu uma falha mecânica.

“Acabei de encontrar um avião de guerra dos EUA em um campo. Acredito que uma falha mecânica causou a queda”, disse o correspondente do jornal Rob Crilly, em seu Twitter. “O avião caiu ontem a noite. A tripulação estaria bem”, disse Crilly, que cobre os conflitos nos arredores de Benghazi, reduto rebelde no leste do país.

A Força Aérea dos EUA disse que aviões B-2, F-15 e F-16 estão participando das operações na Líbia. Eles estão sendo coordenados pelo Comando Americano na África, que tem como base Stuttgart, na Alemanha.

As forças da coalizão ocidental lançaram novos ataques aéreos e com mísseis em Trípoli na madrugada desta terça-feira. Os ataques fazem parte da operação Aurora da Odisseia, aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) para impor uma zona de restrição aérea no país e proteger os civis da violência das forças do ditador Muammar Gaddafi.

As explosões e disparos de artilharia antimísseis foram ouvidos mais uma vez perto do complexo onde vive Gaddafi, no bairro de Bab al-Aziziya. No domingo (20), um dos prédios do complexo foi destruído por mísseis da coalizão internacional, em uma ação que o regime líbio chamou de “bárbara”.

A TV estatal líbia diz que vários locais em Trípoli foram alvo dos novos ataques das forças que chamou de “inimigos da Cruzada”. “Estes ataques não vão assustar o povo líbio”, garantiu o apresentador.

Reduto do ditador, aos aviões militares foram recebidos por bateria antiaérea e slogans favoráveis a Gaddafi ecoavam no centro da cidade. Carros passavam em alta velocidade e buzinando pelas ruas.


Anja Niedringhaus/AP
Rebeldes líbios param em estrada e observam morteiros das forças de Gaddafi a alguns quilômetros
Rebeldes líbios param em estrada e observam morteiros das forças de Gaddafi a alguns quilômetros

O canal de TV Al Jazeera disse que as instalações de radar de duas bases de defesa aérea no oeste da Líbia foram atingidas pelas forças de coalizão.

Um porta-voz do governo líbio disse que as forças estrangeiras mataram muitos civis atacando os portos e o aeroporto de Sirte.

“Você viu aquele lugar [aeroporto de Sirte]”, disse Mussa Ibrahim, em entrevista a jornalistas. “É um aeroporto civil. Ele foi bombardeado e muitas pessoas foram mortas. Portos também foram bombardeados”.

OFENSIVA LÍBIA

Apesar dos ataques dos aliados, as forças leais a Gaddafi mantiveram nesta terça-feira a ofensiva contra os rebeldes da oposição, que desde 15 de fevereiro protestam pela renúncia do ditador e tentam conquistar o controle do país.

Moradores de Misrata, cidade próxima a Trípoli e sob o controle dos rebeldes, relataram à agência Reuters que as tropas governistas estão bombardeando.

“A situação está muito ruim. Os tanques começaram a atacar com artilharia nesta manhã”, disse um morador que se identificou apenas como Mohammed. “Franco-atiradores estão participando da operação também”.


Anja Niedringhaus/AP
Rebeldes líbios fogem dos arredores de Ajdabiya sob ataque de morteiros das forças de Gaddafi
Rebeldes líbios fogem dos arredores de Ajdabiya sob ataque de morteiros das forças de Gaddafi

Ele afirma que as vítimas da ofensiva incluem quatro crianças, a mais velha com 13 anos, que estavam em um carro atingido pela artilharia.

Testemunhas em Zintan, perto da fronteira com a Tunísia, disseram que a cidade foi atacada novamente nesta terça-feira, com artilharia pesada.

Várias casas foram destruídas, assim como o minarete de uma mesquita.

“Novas forças foram enviadas hoje para dominar a cidade. Há ao menos 40 tanques no pé das montanhas perto de Zintan”, disse Abdulrahmane Daw.

Os relatos não puderam ser independentemente verificados.

Fonte: FSP

38 Comentários

  1. Ainda bem que nao foi um caça frances. Já imaginou q escandalo seria ? Um prato cheio . Os fas do gripen e f 18 estão tirando a calça pela cabeça

  2. Muito interessante o fato dos aviões norte americanos sempre terem falha mecanica quando voam sobre a Libia.

    Se não demonstra a falta de capacidade contra as defesas da Libia, demonstra a falta de manutenção da frota, e se tivesse caido numa area residencial e matado vários civis?

    Causado por fragmentos de artilharia AA..rs Vamos ser mais plausíveis com os ianques, afinal os caças deles só caem quando alguma coisa teima em voar na direção deles e atingi-los, ou então quando o solo insiste de se aproximar demais deles

  3. Que vergonha,
    A aeronave que deveria ser a melhor delas.
    Melhor ser abatido pelo inimigo do que isso…
    Cair por problemas mecânicos. então os F-15 não estão em condições de voo.
    Mais propagando positiva para os Rafales.

  4. Ta bem.. nao ta tendo guerra alguma, somente “controle da restrição do espaço aéreo”.. e o avião caiu por falhas mecânicas e não porque foi abatido. Melhor acreditar no lado do ocidente né, com que tanto estamos acostumados pela imprensa.

  5. Não vejo o F-15E como um “dino” é um avião do mesmo nível do Su-35 (ou seja um dos melhores do mundo)… agora é mesmo estranho que ele só cai por “acidentes”.
    Concordo com o colega Ricardo.

    Agora já pensaram se fosse um Rafale no chão, já tinha uns “piratas” dizendo que é jaca que é queijo podre entre outras pérolas, mas como é um caça dos EUA nada disso será escrito… ridículo!!

  6. Falha mecanica é rsrs Talvez viram uma miragem,odaliscas novinhas seminuas em trajes transparentes dançando a dança da prisão de ventre rsrs O camelo lambeu eles sim e sorte de ainda estarem vivos.

  7. Concordo com o carl94fn, eu gostaria de ver ou o F-15 SE,ou o S-35 com as cores da FAB.Pra mim abaixo do F-22 sao os melhores avioes.

    Ps: desculpem a falta de acento,este teclado nao tem acentos.

  8. Talvez a china queira comprar os restos mortais deste F-15.Aquele “podizinho” que sobrou intacto pode ser muito util.

  9. Se não foi por falha mecânica, esqueceram de avisar para a defesa antiaérea líbia que até agora não se pronunciou a respeito.

  10. Pelo visto a China chegará por último!!!

    E olhem que essa “empreitada” não tem liderança nem objetivo comum.

    Estão numa corrida feito loucos para ver quem chega primeiro!!!

    Vergonha! Kadaffi pode ser um FDP, mas intervir em favor deste ou daquele (não falo dos civis) é uma coisa descarada!!!

  11. Engraçado, Gaddafi está matando civis mas os corpos não aparece. Segundo relato de um guerrilheiro, até um aeroporto civil, cheio de civis foi bombardeado.

  12. Pois é Luis, se fosse um avião francês as gripentelhas e prostitutas do império do norte, lá da gripelandia, iriam a loucura.
    Se fosse o Rafale então, teriam orgasmos multiplos..
    Mas como é um avião americano, tá tudo certo..
    A galerinha de lá é cômica demais..

  13. Xxxiiiiii que festa… agora é a vingança… isto em termos de ironia.
    Sempre as mesma historia os simpatizantes de cada fração glorificam-se e tudo é possível.
    Isto é para todos; os mais, menos ou neutros simpatizantes de cada nação.
    A verdade é que caiu… seja novo ou velho… problemas acontece a todos. Acho que que é um exagero dizer que poderá ser falta de manutenção por exemplo e que é velho e essa coisas assim. Quem me dera ter essa coisas “velhas” na minha nação… F-15E que venham eles e de borla… ok… é melhor não vir, não temos dinheiro para mantê-los. Lol
    Seja em guerra ou em paz eles caiem, a lei da gravidade é a culpada disto tudo.
    A verdade disto tudo é que a resistência é ZERO; até agora…
    Se tal não fosse a propaganda de kadafi já tinha glorificado com esses pormenores.

  14. como tem mãe dina por aqui..rsrsrs
    cai o avião já surge 30 com hipóteses prováveis …
    quero os números da mega …rsrsrs

    ps. como o Bosco salientou.. liguem para o Kadafi se vangloriar do “abate”…rsrsrs

  15. Mas quando a aeronave é francesa a razão é outra…
    O jackson sabe qual é, aliás ele sempre sabe.

    Em tempo.
    O caça francês abatido, que noticiamos dias atrás, tratava-se de um Mirage F1 da força aérea Rebelde Líbia, deve ter sido abatido por fogo de artilharia (canhões).
    Concordo com o Karlus, o F 15 E ( para dizer a verdade o SE) era a “velharia” que eu esperava ver na nossa força aérea, mas pelo jeito aqui, gostam mais de F 5 mono e bi turbina.
    Abraço ao colega Marine pela informação
    E.M.Pinto

  16. Fala kamaradas…
    Imaginem os “Orgasmos Múltiplos” dos intitulados “Anti-Jacas”, se fosse um Rafale q tivesse caído!!!
    Falow

  17. Acho que a França e Suecia só entraram nessa para colocar na caixa de seus brinquedinhos alados “Provados em Batalha”.

  18. Quem pediu a intervenção e quem mobilizou a ONU foi a França e o Reino Unido.
    Muitos estavam contra a intervenção, inclusive os EUA, mas depois concordaram com a zona de exclusão devido aos ataques aos manifestantes.
    Eles não entraram para testar armas e sim para fazer duas coisas.
    Reestabelecer o tráfego naval no mediterrâneao ameaçado por um conflito assimétrico, e garantir o petróleo principalmente para a itália 30% do total produzido pela líbia.
    Sarkozy tem problemas pessoais com Kadaf depois das acusações que andou fazendo, mas além disso a frança e a ingllaterra já tinham (antes das declarações) decidido intervir.
    Sds
    E.M.Pinto

  19. Pra mim foi falha mecânica, baseando pelas imagens….
    Mas pode ter sido os canhões anti-aéreos tão usual por lá.

  20. Qualquer avião poderá cair, por n motivos.
    Eu gosto muito dos morteiros, pois são armas simples, baratas, transportáveis e muito poderosas.
    Outra arma poderosa, são os fuzis .50, que acerta o inimigo com luneta a 2 km de distância. Caso tenham aparelhos de visão noturna, duplicam a sua eficiência.

  21. Foi falha mecanica gente, um projetil da artilharia entrou na turbina e pimba, o f 15 engasgou e caiu. Simples assim .

  22. Kamarada E.M.Pinto.
    Vc poderia dizer-me quem irá pagar a conta desta campanha militar? Somente no “primeiro” dia de ataques contra Líbia, os EUA gastaram mais de US$ 100 milhões.
    Os EUA são apenas o 14º importador de petróleo da Líbia.
    Acho q o petróleo ñ é a única razão da intervenção na Líbia, pois se ñ a China tbm seria favorável a esta (a China é a 11ª importadora de oil da Líbia).
    A guerra é uma excelente oportunidade para expansão/consolidação política como tbm um meio altamente lucrativo para a Indústria Bélica (os Senhores da Guerra q o digam). Nos EUA, a indústria bélica é uma, ou é, a prioridade financeira do governo americano.
    No meu ponto de vista, a França tomou a iniciativa como meio de auto-afirmação no cenário mundial, como tbm promover, de maneira implícita, sua indústria bélica.
    Falow

  23. Kamaradas…
    Acho q poucos perceberam q a história está se reescrevendo: Os EUA estão cedendo o comando da OTAN desta campanha para a França e, em menor escala, para a Inglaterra.
    Antes q me esqueça, em 2012 haverá eleição na França, e o marido da Carla Bruni ñ está muito bem nas pesquisas de intenção de voto. Nada como uma “guerrinha” para se promover…. ou enterrar-se de vez!!!
    Falow

  24. EM FIM Á LUZ CHEGOU,….SERÁ?
    .
    .
    Concordo com todos aqui,eu disse todos!
    .
    Alguns por resignação ou não,afirmam que é natural;e é afinal mesmo, ele estava voando?
    .
    E se foi abatido,ou se foi um pane elétrico ou mecânico,ou se o piloto deu uma mancada ou qualquer coisa parecida,a gravidade não perdoa,ela derruba mesmo.
    .
    O interessante aqui é que este produto made USA,é um produto de terráqueo para ser derrubado por terráqueo,não tem nada de uma obra prima feita por deuses,e sim por reles mortais,não mais do que isso.
    .
    Espero que os resignados lembrem disso quando cair um sukoi,um rafale,Mig,…etc._Heheh….

  25. Pelo que sobrou não parece que caiu de uma altitude muito grande como diz a reportagem. Acho que parte do estrago foi feita pelo fogo e não pela queda.
    Como os pilotos sobreviveram da para dizer que teria sido legal se tivesse sido derrubado por um mig ou mesmo um SAM, mas parece que não foi o caso.

  26. Nada, caiu de podre como tudo nos EUA, só vivem de propaganda, a Turma da Kadaffi acertou em cheio esse bichinho, falando nisso porque não mostram o resgate dos pilotos. Sabe alguem se lembra que os Libios disseram que tinha derrubado um Rafale, podem ter feito confusão e o avião foi esse ai.

  27. Existem fotos dos destroços, que levantam suspeitas de AAA ou SAMs. O piloto pode ter dito a verdade que uma pane no motor derrubou o caça, mas pode ter omitido que a causa dessa pane possa ter sido fragmentos de um SAM.

    []’s

  28. Só sei que pelas imagens ao meu ver a queda foi num angulo menor que 30 graus negativos, já que os misseis estão inteiros, a parte traseira também… Ou seja, acho que ejetaram em baixa altitude. Podendo ser falha mecânica ou fruto de artilharia anti-aérea.

  29. Antes dos abutres chineses, mais conhecidos como gafanhotos biblicos cheguem ao lugar da queda, os EUA ja bombardearam os destrocos do F-15. Claro os abutres chineses acham bom nao fazerem as pesquisas e depois ROUBAREM os software de uma maquina destas.
    Chines rouba de tudo.Ate brinquedo so fazem pirataria.
    Poderiam ser a nova praga a consumir o planeta.

    So querem comprar produtos agricolas do Brasil, Srs Pererecas, mais nada. Veja o caso da Embraer. No minimo os Chineses copiaram alguma coisa da manufatura do EMB-145 para produzirem a charanga deles. Agora nao querem mais nada ver com a Embraer. Ainda falam do Brasil se atrelar a um governo como estes.

    Ferreira Junior. ..wake up son. O mundo nao e um sonho. Voce pode desejar o que quiser mas os super poderosos Libios com suas porcarias russas nao derrubaram aviao nenhum. Caiu por falha mecanica mesmo.

    http://www.youtube.com/watch?v=gm5agXD_2w0

    http://www.dailytelegraph.com.au/us-fighter-jets-return-to-bomb-site/story-fn6e1m7z-1226027124197

Comentários não permitidos.