Defesa & Geopolítica

Irã diz que ataques na Líbia são pretexto para novo colonialismo

Posted by

Ministério de Relações Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast

EFE – O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast, acusou neste domingo o Ocidente de utilizar a defesa do povo líbio como uma desculpa para impor uma nova forma de colonialismo.

Em declarações divulgadas pela imprensa estatal, Mehmanparast disse, no entanto, que seu país ainda apoia a revolta popular e “as reivindicações legítimas do povo líbio”.

“A posição da República Islâmica se baseia sempre no apoio aos povos de qualquer país e a suas reivindicações legítimas”, afirmou.

Mas, ao se referir à aliança que no último sábado começou a bombardear posições das tropas leais ao líder líbio Muammar Kadafi, o porta-voz fez críticas.

“Essas potências normalmente entram em cena com o pretexto de apoiar o povo. No entanto, unicamente perseguem seus próprios interesses”, declarou.

Esses interesses, prosseguiu, “se fundamentam no domínio sobre outras nações, no estabelecimento de bases militares e na continuidade de uma política colonial mais moderna”.

Mehmanparast pediu para que os países do norte da África e do Oriente Médio permaneçam em alerta e persistam em suas exigências, mas também para que impeçam que estrangeiros “dominem seus territórios”.

Fonte: UOL

13 Comments

shared on wplocker.com