Irã diz que ataques na Líbia são pretexto para novo colonialismo

Ministério de Relações Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast

EFE – O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast, acusou neste domingo o Ocidente de utilizar a defesa do povo líbio como uma desculpa para impor uma nova forma de colonialismo.

Em declarações divulgadas pela imprensa estatal, Mehmanparast disse, no entanto, que seu país ainda apoia a revolta popular e “as reivindicações legítimas do povo líbio”.

“A posição da República Islâmica se baseia sempre no apoio aos povos de qualquer país e a suas reivindicações legítimas”, afirmou.

Mas, ao se referir à aliança que no último sábado começou a bombardear posições das tropas leais ao líder líbio Muammar Kadafi, o porta-voz fez críticas.

“Essas potências normalmente entram em cena com o pretexto de apoiar o povo. No entanto, unicamente perseguem seus próprios interesses”, declarou.

Esses interesses, prosseguiu, “se fundamentam no domínio sobre outras nações, no estabelecimento de bases militares e na continuidade de uma política colonial mais moderna”.

Mehmanparast pediu para que os países do norte da África e do Oriente Médio permaneçam em alerta e persistam em suas exigências, mas também para que impeçam que estrangeiros “dominem seus territórios”.

Fonte: UOL

13 Comentários

  1. Sinceramente … Teocracias, Ditaduras e Reinados não são mais admissíveis em um mundo moderno.
    Democracia – Governo do Povo, para o Povo e pelo Povo.

  2. ”Irã diz que ataques na Líbia são pretexto para novo colonialismo”
    Embora alguns discordem da política iraniana,essa afirmação é a mais pura verdade! temos inúmeros exemplos disso!

  3. o dandolo, em um tópico anterior acabou de falar que “prefere um ditador no poder do que o povão”, e agora venho nesse post e vejo mais um comentário absurdo e contraditório desse.
    Mesmo estando errado em diversos aspectos, tenho de admitir que o Irã(dentro de seus dogmas religiosos) é um país que possui governantes extremamente lúcidos!
    Abaixo o NEOCOLONIALISMO!

  4. Para o Ocidente a Democracia é o melhor caminho guiar uma nação. Por outro lado, eu duvido que a democracia aos moldes ocidentais funcione no oriente. Eles devem encontrar seu próprio caminho, sua própria maneira de fazer as coisas. Não tenho dúvida que será algo semelhante em princípios com a democracia, mas não sendo ela propriamente.

    Além disso, a democracia, ao meu ver, é apenas uma solução temporária. Duvido que esse sitema se perpetue pelos séculos vindouros.

  5. Só os povos ignorantes acreditam que a OTAN deseja colonizar o OM. Eles querem é Democratizar.
    O populismo deveria ser proibido em todos os países desse planeta. Populismo é a arte / ciência de manipular e convencer o povo semi-ignorante, com fins políticos.
    O nosso país é o melhor do mundo nessa área,por isso ainda não demos o grande salto definitivo para o desenvolvimento pleno.
    Político tem que ser sinônimo de Ética e Competência.

  6. dandolo, me desculpe, mas se tem um mínimo de inteligência, deveria saber que a grande parte das monarquias apresentam um índice muito maior de desenvolvimento e democracia do que as repúblicas…

  7. Alex, realmente a Democracia Brasileira é questionável.
    Os 3 Poderes da República são um só e os políticos corruptos não são punidos.
    O Toma Lá Dá Cá deveria ser um crime hediondo, pois não passa de compra de votos. Por isso, chegamos a essa podridão no nosso Congresso Nacional.
    Não acho que a democracia brasileira seja boa, sinceramente. Se o Oriente Médio entrar na do Brasil estará perdido.
    Eu não gosto de partidos políticos, pois eles acabam se transformando e oligarquias corruptas.
    O populismo também é outro câncer existente na humanidade.
    Precisamos colocar no poder a Classe Média Ética e Intelectualizada,e não os semi-analfabetos e aproveitadores (safados). Nos EUA, a Plutocracia (governo dos ricos) está acabando com eles. Obama sabe bem disso … Eu acho que tínhamos que escolher os políticos a dedo, e não pelo voto popular direto, e adotar o Parlamentarismo. Aí a democracia irá florir.
    Abraços.

  8. Pena que não existe nenhuma democracia no mundo e sim republicas. A única democracia que existiu foi na antiga Atenas. Onde as leis eram decididas por voto direto, sem legisladores como representante do povo, e mesmo nesse caso era considerada um experiência populista.
    A verdade é que só existe a democracia (Poder do povo) onde o povo tem realmente partes do Poder. Eu defino Poder como, todas as forças que influenciam nas tomadas de decisões, assim teríamos;
    -Poder econômico : o conjunto dos recursos económicos do território e divido entre a população sem concentração e esa sabem usar esta para negociar seus interesses(a maioria da população brasileira tem uma parte muito pequena da riqueza produzida no pais)
    -Poder Intelectual- acesso da população ao conhecimento a produção deste(a educação da maioria dos brasileiro é fraca considerando o conjunto de conhecimento disponível).
    -Poder de Defesa – apesar da existência de Forças Armadas profissionais, a defesa sempre acabara caindo nas costas de seus cidadão,assim, a capacidade média de combatividade de cada individuo em uma população é uma forma de poder,(no Brasil as pessoas são ovelhas que esperam pelos pastores e cães pastores para as defenderem, como por exemplos os habitantes das comunidades do Rio que vivem eternamente sob o julgo de pessoas que sabem utilizar algum tipo de violência,alternando entre a policia, milícias, policiais corruptos ou traficantes)
    – Poder de decisão – a população decide diretamente no seu destino através do voto(no Brasil o povo só decide seus representantes, e geralmente os que são postos a serem escolhidos não representam o povo e sim os que tem acesso aos poderes acima discriminados, em outras palavras as eleições são uma forma de dar legitimidade burocrática e internacional aos que já tem poder efetivamente).

    Fora esses Poderes existem outros mas com isso conclui-se que mesmo com eleições o Brasil não é uma Democracia.
    E você tem acesso a alguns desses poderes?

  9. Taí um excelente exemplo de país para se fazer uma resolução 157; ou desculpem-me…1973 pela CS_Hehe…
    .
    E depois,implantar uma democracia 171 no estilo yanke;_Haha…

Comentários não permitidos.