Obama: “Futuro do Brasil é agora”

http://i1.ig.com/home/450/199/98/8675265.barack_obama_326_520.jpg

Em um discurso neste domingo no Rio, o presidente dos EUA, Barack Obama, fez um paralelo entre a luta do Brasil para chegar à democracia com as mobilizações populares que ocorrem atualmente no Oriente Médio e norte da África para pôr fim a governos autocráticos. “O Brasil mostrou que uma ditadura pode virar uma democracia. Mostrou que a reivindicação de mudança pode começar na rua e transformar o país, transformar o mundo”, disse.

Com elogios ao progresso do povo brasileiro, Obama passou uma mensagem de que EUA e Brasil devem trabalhar juntos para o progresso individual de cada país e para o desenvolvimento de outras regiões do mundo. “O Brasil não é mais o país do futuro. O futuro já chegou e é agora”, afirmou sob aplausos no Theatro Municipal. “O povo americano não apenas reconhece o sucesso do Brasil, mas o torce por ele. Ficaremos juntos como parceiros iguais, comprometidos com o progresso que podemos compartilhar”, disse.

Durante seu pronunciamento, o líder americano pontuou várias áreas em que Washington e Brasil estão trabalhando em conjunto. Obama lembrou que os dois países trabalharam em conjunto para superar a crise financeira de 2008.

O discurso seria feito a céu aberto, mas foi transferido para a casa de espetáculos. Centenas de pessoas foram à Cinelândia para acompanhar o discurso, que foi transmitido por telões do lado de fora do Theatro Municipal.A estudante Fernanda Osthoff, aluna da Escola Americana, estava entre os convidados que acompanharam o discurso de perto. “O fato de a primeira parada dele na América Latina ter sido no Brasil mostra a importância do País no cenário mundial e a intenção dos EUA em estreitar as relações com a nossa nação”, disse ao lado de amigos.

Um grupo de 65 mulheres com idades entre 40 e 85 anos também estava na seleta lista de convidados. Elas fazem parte de um núcleo da terceira idade de Bangu, bairro da zona oeste do Rio.

“Estamos ansiosas para o discurso. Temos lugar cativo para ficar pertinho do presidente”, disse Marli Coelho, coordenadora do projeto, antes do início do pronunciamento. “Espero que, a partir dessa viagem, ele cole com a Dilma e traga muitas coisas boas para o Brasil”, completou ela, que, assim como suas amigas, usava chapéus com lencinhos da bandeira dos estados unidos.

Do contra

Do lado de fora, entre os que não foram convidados, alguns manifestantes ensaiaram um protesto. Integrantes de partidos de esquerda, como o Partido Comunista Brasileiro e o PSOL carregavam bandeiras de Cuba e cartazes contra os ataques à Líbia. Por volta das 14h o grupo se dispersou.

O esquema de segurança na Cinelândia foi reforçado com a presença de soldados do Exército e de policiais militares. A avenida Rio Branco, uma das principais vias do centro do Rio, está interditada desde a avenida Presidente Vargas até a Cinelândia. Com a via sem trânsito, algumas pessoas aproveitaram o espaço para andar de bicicleta e skate.

*Com reportagem de Anderson Dezan, iG Rio de Janeiro

Fonte: Último Segundo

12 Comentários

  1. “O Brasil mostrou que uma ditadura pode virar uma democracia. Mostrou que a reivindicação de mudança pode começar na rua e transformar o país, transformar o mundo”
    SIM É VERDADE NOSSO POVO FOI AS RUAS E EXIGIU A QUEDA DA DITADURA,MAS HOUVE MORTOS,SANGUE E ATÉ HOJE AS FERIDAS AINDA NÃO SE CICATRIZARAM !
    MAS FICO SATISFEITO DE SABER QUE O REPRESENTANTE DO PAÍS QUE PATROCINOU A DITADURA NO BRASIL POR TANTOS ANOS, HOJE RECONHECE QUE A DEMOCRACIA É UMA CONQUISTA SOMENTE DO POVO BRASILEIRO!!!

  2. Não vou crucificá-lo por esse discurso, faz o papel dele como porta-voz do Establishment político e econômico representados no país, com as mesmas referências de protagonismo usadas por reagan quando em visita ou pelo Roosevelt durante a 2ª GM.
    .
    O problema todo, foi toda a pirotecnia de showmício, com complacência do governo brasileiro, que a comitiva presidencial dos EUA tentou emplacar num dos maiores centros de manifestações populares, que era a Cinelândia, num esquema que envolvia qualquer coisa menos segurança e pragmatismo diplomático.
    .
    Aliás, o próprio discurso no Teatro Municipal, muito mais se conforma na simbologia da sua presença, uma tentativa de sucesso carismático perante um público estrangeiro, acenando positivamente ou pelo menos tentando reduzir sua já desgastada imagem política interna e externa.
    .
    Pra dizer a verdade, acho que quando os EUA se encontram em momentos delicados de crescimento econômico ou de reacerto na esfera de influência regional, dão uma turbinada na auto-promoção tanto pela tradicional

    parceria de concessões, quanto pela Conquista de Mentes e Corações, aonde só faltam efeitos especiais para o que seria mais um encontro bilateral de Estados.
    .
    Mas a essência, o objetivo, fica sempre esclarecido pela temática dos acordos, a qual infelizmente boa parte da imprensa que fala mais no vestido da mulher de Obama, prefere não dissecar.
    .
    Enquanto isso, continuamos observando os desdobramentos da tão “brilhante” política externa para o Oriente Médio de ditadores moribundos.

  3. Que a Libia sirva de exemplo para o Brasil, se eles não tivessem desmantelado seu programa nuclera???Ve se eles tem peito pra bombardear a Korea do norte.

  4. A visita dele foi útil para um monte de puxa-sacos. No contexto geral só serviu para eles fecharem acordos que só daqui uma semana/mês vamos ficar sabendo do que se trata aí, então, já será tarde. Realmente, o que vi foi uma imprensa que só se preocupou em mostrar como ele é um cara “legalzinho” e como sua esposa se veste. Nenhum órgão da imprensa questionou os tais acordos.
    Elogiar é mais fácil do que criticar. Qualquer um pode elogiar, e daí?! No que os elogios acrescentaram nas questões de protecionismos deles? Elogios são desprovidos de qualquer verdade quando parte de um político que quer agradar um monte de “nativos” à espera de miçangas e mimos por parte do colonizador.
    Essa visita só serviu para encher o “prato” de alguns… nada trouxe de concreta para o bem do Brasil…

  5. Do lado de fora, entre os que não foram convidados, alguns manifestantes ensaiaram um protesto. Integrantes de partidos de esquerda, como o Partido Comunista Brasileiro e o PSOL carregavam bandeiras de Cuba …
    ———————————————————
    O PSOL fez isso ? Não elogio mais esse partido.
    O PSOL diz verdades, mas infelizmente é radical.

  6. Cara de pau, hipócrita, ditaduras que eles mesmos instalaram e ainda estão tentando instalar na America Latina, usando generais vira-latas, corruptos e covardes, traidores dos povos latino-americanos!!!!

  7. É natural que não so os EUA mas todo o mundo busque alternativas a dependencia do petroleo e as fontes e possibilidades de combustiveis limpos ja é uma realidade.Estariamos nós agora preparados para assumirmos o papel de principal fornecedor de Etanol para os EUA?A meu ver não,não temos infraestrutura,logistica e fabricação com capacidade,alem de precisarmos implementar acabados e derivados.Então porque se descabelar com os subsidios deles se futuramente eles não existirão mais assim que a necessidade deles cresça e ate la cresceriamos no segmento…Nós pleiteamos reformas na ONU e por nossa posição no momento é mais que justo que ha tenhamos mas legislar problemas Internacionais e conflitos não se fazem somente com a diplomacia das palavras mas com a diplomacia do poder e temos poder para isso?A India não é apenas uma importante nação emergente mas torna-se a cada dia potencia militar a pretesto de fazer frente a irmã nação rival Pasquistanesa e ao expansionismo Chines e por isso investe pesado em pesquisas e investimentos de segurança e defesa…Se queremos ser exportadores de etanol que tenhamos capacidade para assumirmos esse papel.Se queremos nos assnetarmos com os que decidem que tenhamos capacidade para isso,porque promessas,palavrinhas,estorinhas,so convencem ao tolo povo Brasileiro mas ao mundo não…Sr.Obama.Não tenho nada contra a vossa pessoa pois sei que es de origem humilde e que fez por merecer vencer alem de ser uma pessoa carismatica que demonstra boa vontade,mas sei tambem que representas o interesse de seu pais e o interesse de seu pais nem sempre é benefico a meu pais e a meu povo.Sendo assim gentilezas a parte espero que tenha gostado da minha maravilhosa cidade,que se empenhe em fazer cumprir suas lindas palavras que no fundo não são tão profundas mas que motivam.Que pegue seu aviãozinho,que va pra PQP e que aterrise de preferencia na ilha de Pascoa ao invez de Santiago e fique de vez por la.

  8. Há um combustível retirado da biomassa, que não é o óleo vegetal e o álcool, que seria o melhor desse planeta, pelo seu baixo custo de exploração e processamento. Não iríamos nem plantá-lo, para não roubar o espaço para a produção de alimentos.
    Não vou dizer aqui qual é, e como poderíamos utilizá-lo em motores em geral.
    Motivo: Não me valorizam como pesquisador no Brasil.
    Se os americanos, chineses, entre outros, quiserem saber sobre esse novo combustível, me procurem. O Brasil não precisa de pesquisadores, pois nunca me procurou.
    Estou certo ou errado ?
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Comentários não permitidos.