Defesa & Geopolítica

Obama: “Futuro do Brasil é agora”

Posted by

http://i1.ig.com/home/450/199/98/8675265.barack_obama_326_520.jpg

Em um discurso neste domingo no Rio, o presidente dos EUA, Barack Obama, fez um paralelo entre a luta do Brasil para chegar à democracia com as mobilizações populares que ocorrem atualmente no Oriente Médio e norte da África para pôr fim a governos autocráticos. “O Brasil mostrou que uma ditadura pode virar uma democracia. Mostrou que a reivindicação de mudança pode começar na rua e transformar o país, transformar o mundo”, disse.

Com elogios ao progresso do povo brasileiro, Obama passou uma mensagem de que EUA e Brasil devem trabalhar juntos para o progresso individual de cada país e para o desenvolvimento de outras regiões do mundo. “O Brasil não é mais o país do futuro. O futuro já chegou e é agora”, afirmou sob aplausos no Theatro Municipal. “O povo americano não apenas reconhece o sucesso do Brasil, mas o torce por ele. Ficaremos juntos como parceiros iguais, comprometidos com o progresso que podemos compartilhar”, disse.

Durante seu pronunciamento, o líder americano pontuou várias áreas em que Washington e Brasil estão trabalhando em conjunto. Obama lembrou que os dois países trabalharam em conjunto para superar a crise financeira de 2008.

O discurso seria feito a céu aberto, mas foi transferido para a casa de espetáculos. Centenas de pessoas foram à Cinelândia para acompanhar o discurso, que foi transmitido por telões do lado de fora do Theatro Municipal.A estudante Fernanda Osthoff, aluna da Escola Americana, estava entre os convidados que acompanharam o discurso de perto. “O fato de a primeira parada dele na América Latina ter sido no Brasil mostra a importância do País no cenário mundial e a intenção dos EUA em estreitar as relações com a nossa nação”, disse ao lado de amigos.

Um grupo de 65 mulheres com idades entre 40 e 85 anos também estava na seleta lista de convidados. Elas fazem parte de um núcleo da terceira idade de Bangu, bairro da zona oeste do Rio.

“Estamos ansiosas para o discurso. Temos lugar cativo para ficar pertinho do presidente”, disse Marli Coelho, coordenadora do projeto, antes do início do pronunciamento. “Espero que, a partir dessa viagem, ele cole com a Dilma e traga muitas coisas boas para o Brasil”, completou ela, que, assim como suas amigas, usava chapéus com lencinhos da bandeira dos estados unidos.

Do contra

Do lado de fora, entre os que não foram convidados, alguns manifestantes ensaiaram um protesto. Integrantes de partidos de esquerda, como o Partido Comunista Brasileiro e o PSOL carregavam bandeiras de Cuba e cartazes contra os ataques à Líbia. Por volta das 14h o grupo se dispersou.

O esquema de segurança na Cinelândia foi reforçado com a presença de soldados do Exército e de policiais militares. A avenida Rio Branco, uma das principais vias do centro do Rio, está interditada desde a avenida Presidente Vargas até a Cinelândia. Com a via sem trânsito, algumas pessoas aproveitaram o espaço para andar de bicicleta e skate.

*Com reportagem de Anderson Dezan, iG Rio de Janeiro

Fonte: Último Segundo

12 Comments

shared on wplocker.com