Ao lado de Dilma, Obama diz que Brasil é cada vez mais um líder mundial

http://wscdn.bbc.co.uk/worldservice/assets/images/2011/03/19/110319173221_obama_rousseff_226x170_abr_nocredit.jpgAlessandra Corrêa

Enviada especial da BBC Brasil a Brasília

O presidente americano, Barack Obama, disse neste sábado, em Brasília, que o Brasil é cada vez mais um líder mundial, e não somente regional, no contexto de uma nova realidade geopolítica global.

Em pronunciamento conjunto com a presidente Dilma Rousseff, feito no Palácio do Planalto, Obama não expressou diretamente seu apoio ao ingresso do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.

No entanto, o presidente americano afirmou que os Estados Unidos vão continuar trabalhando “ao lado do Brasil e de outros países” para tornar o Conselho mais representativo, com a participação de novos atores importantes no cenário mundial.

Um comunicado conjunto publicado depois do pronunciamento, e assinado pelos dois presidentes, afirma que Obama “manifestou seu apreço” pela intenção do Brasil se tornar membro permanente do Conselho de Segurança e reconheceu as “responsabilidades globais” assumidas pelo país.

Segundo uma fonte do governo brasileiro, o fato de Obama ter manifestado, no comunicado final, seu “apreço” à ambição brasileira de ter uma vaga permanente no Conselho de Segurança foi considerado positivo, por ter sido um apoio dado por escrito.

No entanto, o gesto esperado pelo lado brasileiro era uma manifestação pública de apoio ao Brasil, assim como a oferecida pelo presidente americano à Índia, no ano passado, em discurso feito em Nova Déli.

Em sua fala, Obama disse que o Brasil, como uma das maiores democracias do hemisfério, promove uma maior integração entre as Américas. O presidente americano destacou o “crescimento extraordinário” do Brasil, que passou de receptor de ajuda externa para doador de recursos a outros países.

Obama citou o “sacrifício” feito por pessoas como Dilma para transformar o Brasil de uma ditadura para uma democracia, e disse ter certeza de que a sua colega brasileira exercerá a liderança para viabilizar o progresso na relação entre os dois países.

O presidente americano afirmou que sua visita ao Brasil é uma oportunidade para estreitar a parceria entre os dois países nas áreas de energia renovável e de comércio. Ele também destacou as ações conjuntas entre EUA e Brasil em ações humanitárias, no combate ao tráfico de drogas e contra o trabalho infantil.

Dilma

Em seu discurso, Dilma ressaltou o fato de ela ser a primeira mulher na Presidência brasileira, recebendo em visita oficial o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos.

Dilma citou “contradições” que precisam ser superadas, pedindo o fim de medidas protecionistas no comércio com os Estados Unidos.

Ela reconheceu os esforços tomados pelo governo americano para sair da crise, mas disse que é necessário romper as barreiras aos produtos brasileiros e corrigir “desequilíbrios” na relação comercial entre os dois países.

A presidente pediu reformas em instituições como o Banco Mundial, o FMI e o Conselho de Segurança da ONU.

Quanto ao Conselho de Segurança, a presidente pediu um assento permanente no órgão, afirmando que o Brasil é um país comprometido com a paz, a tolerância e o diálogo, e que não pretende realizar uma “ocupação burocrática” de espaços como este.

Dilma destacou a importância de estabelecer parcerias com Estados Unidos nas áreas de infraestrutura e energia, tendo em vista a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas do Rio, em 2016.

Almoço

Depois do pronunciamento, em almoço promovido para mais de 150 pessoas no Palácio Itamaraty, Dilma afirmou que o Brasil está pronto para dar sua “contribuição à paz internacional” no Conselho de Segurança da ONU. “Queremos contribuir para uma multipolaridade benigna”, disse.

A presidente também ressaltou a importância da cooperação entre Brasil e Estados Unidos na exploração do petróleo da camada do pré-sal e no desenvolvimento de tecnologias de energia renovável.

Sobre comércio, Dilma afirmou que tanto Brasil quanto Estados Unidos esperam uma conclusão bem-sucedida na rodada Doha, iniciada em 2001 para estimular o comércio entre os países e reduzir o protecionismo, mas que acabou suspensa em 2008 devido a desacordos sobre questões agrícolas.

Por sua vez, Obama citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (1956-61) ao dizer que Brasília seria “o raiar de um novo dia”, e afirmou que sua visita cria as bases para cooperação não apenas para os povos americano e brasileiro, mas para todo o mundo.

O presidente americano afirmou que pretende ajudar o Brasil no que for possível em seu caminho de progresso econômico. “O crescimento do Brasil é um dos principais empreendimentos da nossa era”, disse Obama.

Fonte: BBC Brasil

8 Comentários

  1. só puchando o saco,o brasil tem que ser lider é de seu povo lutar e estar preparado para defender seu povo,e não para atacar paises indefesos só porque tem petroleo,sou a favor do brasil ter bomba atomica e miceis intercontinentais ,porque só assim seremos respeitados e teremos alguma defesa,para defender as nossas riquesas,pois que os americanos estão de olho isso todos sabem,mas sou contra nosso pais sair atacando paises indefesos só porque quer ou vai faser parte da onu,pilantras atacarem a libia só por causa do petroleo, não estão nem ai com a população.

  2. os americanos sempre age desta forma bajulando as economia que eles nessecitam para oseu crescimento, como as economia de poder energeticos vimos o iraque, logo apos o mundo arabe .BRASIL si destabilise e veremos quem são verdadeiramente os americanos invasores,um dia apoio outro invasão.como nossa republica de politicos ladroes não esta dificiluma revolta popular ai os americanos vem em defesa do seu pré-sal,afinal eles precisam.

  3. Dilma está fazendo um bom governo.
    Lula foi um grande desastre, pois opoiou governos ditatoriais, radicais e populistas. Não respeitou o poder da super-potência (EUA).
    Tenho receio que o Lula atrapalhe o Gov Dilma.
    A Presidenta tem que ter luz própria, e deixar de ser submissa ao Lula, PT e PMDB.
    Ela tem que ser agradecida ao Lula, mas não significa que tenha que ser subalterna, submissa e vassala.
    Dilma é muito equilibrada e governa através de princípios éticos, é isso é ótimo para o Brasil e países que nós temos influência.

  4. Eu respeito a opinião de todos, embora discorde de algumas pessoas.
    O ex presidente LULA teve mais acertos que erros! para dizer a verdade o BRASIL avançou bastante desde que se democratizou a partir do governo COLLOR, (porque SARNEY foi pelo colégio eleitoral)
    Vejo muitos dizendo que deveríamos ir a guerra contra a Bolívia oquê seria um tiro no pé, atrairíamos a mídia internacional contra nós,além de ser um ato covarde contra uma nação menor e muito mais frágil!
    Essas mesma pessoas que defedem e defendiam a guerra! mudam de opinião quando a questão é EUA,Inglaterra,etc.
    É bom lembrar que existem outros meios de se resolver as questões além da guerra! e na guerra sempre morrem pessoas dos dois lados! ACREDITO QUE A PRESENÇA DO BRASIL NO CS DA ONU PODERÁ SE EVITAR MUITAS GUERRAS,PQ ESTAR NO CS NÃO QUER DIZER QUE CONCORDAMOS COM TODAS AS RESOLUÇÕES QUE SE VOTAM!
    O FATO DO BRASIL NÃO VOTAR A FAVOR DA INTERVENÇÃO A LÍBIA,NÃO DEMONSTRA FRAQUEZA SÓ MOSTRA QUE SABEMOS QUE NÃO HÁ NADA DE HUMANITÁRIO NESSA GUERRA! SÓ HÁ PETRÓLEO !
    UM PAÍS COMO BRASIL QUE SEMPRE DEVENDEU A PAZ FARÁ MUITO BEM AO CS DA ONU!

Comentários não permitidos.