Planalto está pessimista com visita de Obama

http://www.primeirahora.com.br/fotos-noticias/dilma_presidente_agenda1.jpg

Desânimo é reforçado por risco de presidente não comparecer a jantar oferecido por Dilma e antecipar ida ao Rio

NATUZA NERY

O Palácio do Planalto começa a revelar pessimismo em relação à visita de Barack Obama, neste final de semana, e reclama da resistência dos EUA em discutir temas de interesse do Brasil, apesar do discurso corrente de implantar um novo capítulo nas relações entre os dois países.

Segundo a Folha apurou, a declaração de um funcionário da Casa Branca, publicada na edição de ontem do jornal, ajudou a “azedar” o clima pré-visita. Mike Froman, vice-conselheiro de segurança nacional de Obama, afirmou que a “viagem é fundamentalmente a respeito da recuperação econômica e exportações americanas”.

Nas palavras de um integrante da Presidência, trata-se de um visão utilitarista dos EUA sobre o Brasil, principalmente diante da preocupação da presidente Dilma Rousseff com o deficit comercial brasileiro em relação ao mercado americano- US$ 7,731 bilhões em 2010, em dados do Ministério do Desenvolvimento.

O desânimo foi reforçado pela informação de que o mandatário não iria a um jantar que Dilma havia sugerido no Palácio da Alvorada.

A equipe que negocia os termos do encontro oficial comunicou que Obama gostaria de deixar Brasília rumo ao Rio de Janeiro no fim da tarde de sábado, não por volta das 20 horas, como inicialmente pensado. Até segunda ordem, o evento se transformou em um rápido encontro de despedida.

Representantes da diplomacia brasileira, porém, evocam outro tipo de visão. Consideram que a chegada do presidente da mais importante economia do planeta em menos de três meses de governo já é, por si só, um “êxito”.

Apesar da contrariedade entre não diplomatas, o Itamaraty não faz reparos à lista de acordos e termos de cooperação que sairá da visita.

Dilma, embora reconheça o simbolismo da visita, tem dito a assessores que desejava ver do parceiro sinalizações mais concretas de aproximação. Na pauta de seus sonhos, o apoio à campanha brasileira por um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.

À medida que as negociações avançavam, multiplicavam-se as críticas no Planalto. Um interlocutor palaciano argumenta que os EUA tentam vender seus caças F18, mas dizem não aos aviões da Embraer.

Afirma que os americanos desejam entrar na indústria do pré-sal e cooperar na área energética, mas não discutem as tarifas à importação do etanol brasileiro.

Nas reuniões preparatórias, ministros relembram o financiamento de US$ 10 bilhões que a China concedeu à Petrobras no passado

Um acordo para tratar de uma futura e gradativa eliminação da exigência de vistos a visitantes brasileiros nos EUA não deve sequer entrar nas conversas oficiais.

Fonte: FSP via NOTIMP

4 Comentários

  1. Maluquinho, Osório foi apenas mão de obra na Guerra do Paraguai.
    Caxias foi respeitado até por Solano Lopez.
    No final, Caxias ficou com pena dos paraguaios, e colocaram o Conde D´Eu para terminar o serviço, no estilo europeu.

  2. dandolo, o próprio Rui Barbosa que era republicano se arrependeu amargamente depois do golpe de estado daquele traidor do Deodoro, vide “Na monarquia o parlamento era uma casa de se fazer estadistas, na república transformou-se em balcão de negócio” – Rui Barbosa

  3. DANDOLO…Osorio roeu,Mena Barreto e outros roeu o osso da guerra.Voce tem ideia o que era deslocar a tropa,mantimentos e armamentos naquela epoca pelo pantanal?Do efetivo que saiu la chegaram sobreviventes de epidemias.O gado para alimento da tropa foi quase todo desimado no caminho doente.Transpor o pantanal com pessadas carroção,peças de artilharia e tudo o mais so com o jeitinho Brasileiro,rolando sobre toras de madeira.La chegando encontraram um exercito bem treinadoe melhor armado(Os Paraguaios ja usavam rifles de repetição recem inventado nos EUA enquanto os nossos socavam bacamarte).Homens como Osorio e outros fizeram a diferença pois se não fosse suas bravuras teriamos logo sido derrotados.Caxias veio depois e teve seu merito e o Conde D’eu apenas ficou com o filé….DANDOLO,não confunda sanguinario e impiedoso como guerreiro e nisso Osorio era muito mais do que Caxias e qualquer outro…Um detalhe:Ao fim da guerra uma moça Paraguaia para se casar encontrava apenas um menino ate 5 anos ou um homem bem idoso para desposa-la.Todos os demais foram desimados e ate hoje a população Paraguaia tem uma maioria feminina enorme…A historia jogou o fiel heroi para escanteio porque ele não traiu seus principios e sua honra.Todos os demais foram traidores,sem exceção de ninguem.Se esse ou aquele não compactua-se ou contesta-se,tinha botado a cara de fora…Osorio é exemplo de fidelidade,carater e acima de tudo amor ao Brasil e D.Pedro II é o melhor estadista que esse pais ja produziu.Infelizmente nosso povo e nossa historia são manipulados e doutrinados a pensarmos e aceitarmos o que hoje temos,uma REPUBLICA DE RATAZANAS…Pouco me importa se tivessemos um parlamentarismo presidencialista ou monarquista,mas que deviamos mudar o sistema é praticamente impressindivel,pois ja tentamos de tudo e nada muda.Todos não dizem,os militares roubaram,a direita roubou e agora o que vemos?A esquerda que é ainda mais imunda pois a todos acusavam e a todos apontavam e quando no poder roubam ate mais do que aqueles que eles sucederam.Neste sistema seja quem for que elegemos sera sempre a mesma coisa.Mas´não é so mudança de sistema e sim reformulação geral,de leis,constituição,soldos e salarios e fim de previlegios,imunidades e estabilidade,com mporalização da maquina publica para ser exemplo ao cidadão.

Comentários não permitidos.