Dual Role Air Dominance Míssile (DRADM )
Texto Plano Brasil
E.M.Pinto
A Raytheon revelou um modelo do novo míssil ar-ar para o programa Dual Role Air Dominance Míssile (DRADM ) A arma em desenvolvimento deverá substituir os mísseis BVR da família AMRAAM. Segundo as fontes, o projeto deveria ser lançado apenas em 2014, mas as notícias do voo do caça chinês J-20 e os avanços no programa PAK FA foram catalizadores e acabaram antecipando em um ano o programa, a DARPA pretende iniciar o programa já em 2013.
O míssil terá uma variante anti radar que deve substituir o atual AGM-86 HARM, empregado pelas três forças militares dos EUA e por inúmeros outros países.
Paralelamente ao DRADM a DARPA concedeu dois contratos para as empresas Boeing e Raytheon, o míssil recebe o singelo apelido de “Triplo Target Terminator”(T3). O Programa, tem como base o programa Meteor o qual está sendo acompanhado de perto pelos americanos e objetiva desenvolver um míssil de alta velocidade e longo alcance para fazer frente as novas gerações de mísseis russos que superam o AIM-120 em alcance e detecção bem como manobrabilidade.
“Triplo Target Terminator”(T3)
A arma será padrão para os vetores F-35, F-22 e F -15SE e foi desenhado para ser transportados em suas baias internas, adicionalmente também poderá ser transportado por VANTs e até mesmo bombardeiros estratégicos. O míssil será direcionado por sistema radar semi ativo mas também terá capacidade de operar por data link sendo vetorado por aeronaves que não o lançador.
A Raytheon e a Boeing receberam cada uma um contrato para desenvolver o míssil, ambas terão que apresentar seus protótipos num prazo de 1 ano.
Ambos os mísseis T3 e DRADM possuem requisitos muito semelhantes, não se sabe ao certo qual deles será o vencedor do programa, o certo é que o vencedor destinam-se a substituir os atuais mísseis AIM-120 AMRAAM e AGM-88 HARM atualmente em serviço na US- NAVY, USAF e USMC além de muitas outras Forças Aéreas Aliadas.
18 Comments