FAB monta esquema especial para chegada de Obama

Força Aérea Brasileira irá conduzir ações de controle e defesa do espaço aéreo durante a visita de Obama, incluindo o uso de caças F-5EM (foto acima) e Mirage 2000. (Foto: Divulgação)

Como parte do esquema de segurança montado para a visita do Presidente Barack Obama ao Brasil, a Força Aérea Brasileira irá conduzir ações de controle e defesa do espaço aéreo durante todo o período da presença do Presidente dos Estados Unidos, dos dias 19 a 21 de março. Haverá caças de prontidão, ações de segurança em solo e restrições de sobrevoo.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) emitirá informações aeronáuticas que terão como objetivo maximizar a segurança da comitiva do Presidente Barack Obama e reduzir os impactos sobre o tráfego aéreo civil. Em Brasília e no Rio de Janeiro, as medidas são semelhantes às adotadas em outros eventos, como a posse da Presidente Dilma Roussef, no dia 1° de janeiro.

Caças F-5EM, Mirage 2000 e A-29 Super Tucano permanecerão de prontidão para a defesa do espaço aéreo. O Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) também contará com aviões-radar E-99 e baterias de artilharia antiaérea, posicionadas em locais estratégicos.

Todos os aviões conduzindo a comitiva do Presidente Barack Obama serão monitorados pelos Órgãos de Controle da FAB enquanto estiverem sobrevoando o espaço aéreo brasileiro. Também ocorrerão ações de segurança no solo nos locais de embarque, desembarque e estacionamento das aeronaves.

Fonte: Agência Força Aérea

21 Comentários

  1. Tá vendo como não falta dimdim quando é do interesse da corja… Quanto vcs acham que vai custar aos cofres públicos esse super-aparato de segurança?!?… Com certeza mais que 1 ano inteiro de custos em operações de rotina do 1ºGDA… Então, que venham as compensações… Para o contribuinte, é claro.

    PS.: Me veio a mente, a possibilidade de um piloto da FAB, revoltado com o descaso do governo com a Força, resolvesse este ejetar de sua aeronave no momento em que tivesse executando uma passagem baixa sobre a comitiva do Obama… E depois viesse à público alegando que assim procedeu, por falha do equipamento causada por falta de manutenção…hehehe … Por sorte do nosso governo, acho que pelo menos para os check-ups médicos periódicos dos nossos pilotos(que devem incluir exames psiquiátricos), ainda não está havendo contingenciamento de verbas…
    🙂

  2. Mesmo que custe caro essa segurança, pior seria se houver-se um ataque terrorista por FALTA de segurança, não vou nada com a cara dele [OBAMA], mas reconheço que é melhor caprichar na segurança!

  3. Que vergonha pra FAB, apresentar um monte de Lixo (F5M..da) para a segurança do presidente americano, isso que é gostar de ficar mal na fita. Mas a história do trem bala, continua…

  4. O avião presidencial americano tem condições de, sozinho, realizar parte das tarefas que a FAB pretende implementar, pois consegue receber informações da vasta rede de satélites americanos, além de dados do serviço secreto e do Pentágono.

  5. Enquanto isso a sociedade a mercê dos marginais, sem amparo algum do Estado. Não estou dizendo que devemos aplicar caças e e etc a busca de bandidos, mas me refiro sim, na quantidade de recursos gastos para proteger um ser que nem é nacional do Brasil (ou seria Brazil?).

    Isso muito me envergonha.

  6. Meu deus como esse povo fala mal das nossa força Armadas quando nossa força invadirão o morro do alemão no Rio foi um salve que só vendo esse povo quer ver o Brasil se enfiar em uma guerra com EUA eu como Pré-Militar e olha que eu to no colégio Militar em ñ acredito que nossa forças vai dar vexame e se fosse na Argentina que a situação dos Mirage 3 ta em péssimas condições eu queria ver se ñ tem um Militar para Revogar oque eu to falando da DEFESA BRASILEIRA

  7. ahahahhahahahahahahaha …”e baterias de artilharia antiaérea, posicionadas em locais estratégicos.” Fonte: Agência Força Aérea
    .
    Eu li direito é?? Será que são os Iglas?? hahahahahah
    .
    .
    AFF esse GF hein, Putz porque não aluga os F16 Chilenos?? não alugo o Cavour, aluga os F16, AFF só eu penso nesse país ¬¬ ahah

  8. Nossas “farsas” armadas são piadas em todos os blogs…
    Dilma começa a pensar direito em sua reeleição que o seu filme ta queimando muito rápido.

  9. Que baterias anti-aéreas ?
    Temos alguma ?
    Sorte que o presidente americano é protegido por um eficiente sistema de segurança .

  10. rsrsrsrs, e 50% estão parados, que vergonha… que demonstração de fraqueza…
    Acho que vão apresntar um papel, com alguma coisa escrita em ingles e, com uma caneta esferografica bic, determinar que Dilma assine logo sem demora, que Obama quer curtir o Rio de Janeiro.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  11. Gostava de ler os comentários porque achava que era importante saber o que os colegas pensam a respeito da nossa defesa. Agora acho que não preciso mais, pois da pra ver que a defesa brasileira não passa de uma merda no entendimento de muitos aqui. Isso é lamentável…com certeza, muitos não fazem a mínima idéia do que seja disparar um 38 em alvo fixo, quanto mais entender de complexos sistemas de defesa.

    Enfim, são idéias de espírito de porco.

  12. Hahaha…agora tenho que rir. Bateria anti-aérea. Vou dormir rindo. A piada do dia. Ta bom esqueci, estamos perto da carnaval: a bateria da escola de samba sobe o morro e com o alto poder sonoro destrói o inimigo, legal, nada melhor que equipamentos de vanguarda, persuasão e efeito surpresa. Show. Amanhã tem mais pão e circo.

Comentários não permitidos.