EUA se esquivam de apoio ao Brasil em órgão da ONU

Casa Branca julga já ter ajudado país a elevar a presença global; Obama realiza visita ao Brasil neste final de semana

Patricia Campos Mello e Andrea Murta

Os EUA não se comprometeram ontem a dar apoio formal à ambição brasileira a um assento permanente em um Conselho de Segurança da ONU ampliado na visita do presidente Barack Obama ao Brasil, no fim de semana.Questionado sobre a possibilidade, Dan Restrepo , responsável por Hemisfério Ocidental no Conselho de Segurança Nacional, disse apenas: “O presidente Obama e a presidente Dilma vão discutir a reforma da ONU. E também vão discutir em um contexto amplo a adoção de uma nova arquitetura global que reflita novas realidades.”

Obama, quando foi à Índia em novembro passado, declarou abertamente apoio à entrada dos indianos no CS.A reforma do conselho da ONU permitiria ampliar o número de membros permanentes dos cinco atuais (China, EUA, Reino Unido, França e Rússia) para dez.”Será um conversa ampla sobre a importância de instituições fortes para a paz e segurança no mundo, e inevitavelmente a ONU surgirá.”

AJUDA
Anteontem, a Casa Branca disse já ter ajudado muito o Brasil em suas ambições para ganhar destaque global.”Os EUA pressionaram, com sucesso, para que países como o Brasil tivesse um papel maior nos assuntos econômicos internacionais e advogou de forma enérgica para que o G20 se tornasse o principal foro de cooperação”, disse a Casa Branca.

“Os EUA agiram de forma agressiva para aumentar o papel de países como o Brasil no FMI e Banco Mundial.”A Casa Branca confirmou que o grande discurso para a América Latina será em Santiago, e não mais no Rio, como fora dito anteriormente.Restrepo destacou que a discussão de Obama com o Brasil vai girar em torno de temas globais e parceria no cenário internacional, inclusive na área de segurança.

“Temos muita disposição para fazer o possível para avançar juntos com o Brasil a paz global e a segurança.”
Restrepo praticamente descartou a chance de acordo entre EUA e Brasil para a compra de caças no projeto de modernização da Força Aérea brasileira. “Não há expectativa de negócios bilionários sendo anunciados.”

Fonte: FSP Via NOTIMP

19 Comentários

  1. O Presidente Lula estragou bem a entrada do Brasil na ONU. Estando a nova Presidente tão pouco tempo no poder, ainda não teve tempo de mostrar uma nova forma de estar do País na política internacional.

  2. Pois é, o Lula fez muita atrapalhada com a nossa moral, parece que a Dilma é uma pessoa mais consciente da necessidade de parceria com os americanos. Espero.

  3. Obama, taxação à produtos brasileiros, CS.O, ect e tal, vai tudo catar coquinho…E pra começar quando o pré-sal estiver à todo vapor vamos vender para quem pagar mais… Se for eles(USA)bem, se não for AMÉM…SDS

  4. País desarmado não senta no CS da ONU e PONTO.
    O Lula ouviu isto em alto e bom tom do ex-pres. George W. Bush e deve ter informado a presidenta a este respeito. Foi a partir daí que foram iniciados os estudos de investimentos visando o reaparelhamento de nossas FA’s.
    Atualmente estes foram postergados sine die pela presidenta, que resolveu ouvir demais o ministro “Manteiga” para o qual o Brasil é e sempre será um país pobre coitado com relação as sua FA’s.

  5. O OURO DOS TOLOS
    .
    .
    Será que existe algo mais importante que a CS?
    .
    Infelizmente,no imaginário narcisista barato de muitos do planalto e fora dele,pelo que percebo,….Não!
    .
    Infelizmente o Brasil tem muitos problemas que de longe o Conselho de Segurança(CS),não pode resolver.
    .
    Como é difícil para alguns entender que há uma grande oportunidade para nós de resolver o problema da desigualdade que o lula colocou em evidência aqui e la fora.
    .
    Infelizmente sempre haverá os “peso morto”,”as rodas quadradas” com um mantra do marasmo, tira a oportunidade deste país brilhar e crscer.

  6. Os EUA não se comprometeram ontem a dar apoio formal à ambição brasileira a um assento permanente em um Conselho de Segurança da ONU
    Lacaios pro Yankes deve ter mil desculpa pra ameiniza a imagen dos yankes
    mais o que eles os L nao conseguem enxerga eo apoio Frances ao Brasil na entrada do CS
    povinho pro USA vive numa Disney de Inlusao

  7. Como sai caro ao país esse joguinho de vaidades entre políticos… Os seguidos gorvernos brasileiros tem demonstrado, ano após ano, total irresponsabilidade com a maioria das políticas internas básicas/primárias, e necessárias ao seu povo(saúde,segurança,educação, etc.)… Como os mesmos podem ter moral para pleiteiar um assento permanente no CS?!?… Uma posição que exige uma extrema capacidade de dicernimento e responsabilidade no trato de assuntos estratégicos e de segurança à nível mundial… ORA, SE QUEREM TANTO ASSIM UM ASSENTO PERMANENTE NO CS, QUE ANTES APRENDAM E SE EMPENHEM EM FAZER O DEVER DE CASA… E, enquanto eu não perceber tal compromisso do nossos governantes aqui dentro, VOU TORCER CONTRA ESSA AMBIÇÃO POLÍTICA… Pois não quero ver nosso país envolvido numa guerra e o contribuinte arcando com seus custos, ou pior… Ver cidadãos brasileiros se tornarem vítimas de retaliação de ações terroristas, por consequência de políticas externas irresponsáveis… Primeiro, que arrumem a própria casa, aí depois quem sabe, eles não recebam um convite dos anfitriões pra dar “pitaco” na casa dos outros(!?!)

  8. “Os EUA agiram de forma agressiva para aumentar o papel de países como o Brasil no FMI e Banco Mundial. ME ENGANA QUE EU GOSTO!
    O Brasil não deve nada a país algum, o Brasil se fez pelo próprio esforço, e não haverá mudança no CS da ONU sem a presença do BRASIL!

  9. O Brasil (Lula + PT + PMDB) bateu muito forte no império, e sem motivo. Não se bate na única super-potência econômica e militar do planeta terra.
    Os americanos têm princípios sólidos, e nós estamos ainda tentando ter alguma ética na política, etc.
    Sobre Cuba.
    A ilha era da Espanha. Os americanos invadiram a dita cuja, lutaram contra os espanhóis numa guerra terrível, e depois deixaram o povo lá existente seguir o seu destino.
    Se os americanos quisessem, teriam anexado Cuba e ponto final. Apareceu um ditador safado, que foi devidamente derrubado pelo povo. Fidel assumiu como Salvador da Pátria, mas em vez de fazer eleições livres, quis a ilha para ele, com o auxílio da ex-URSS. Houve a invasão da ilha apoida pelos EUA para tirar Fidel,que não obteve êxito. Fidel permitiu que a URSS colocasse mísseis nucleares em Cuba. Por muito pouco, questão de horas, J. Kennedy mandaria apertar o botão nuclear, o que acabaria com a vida humana na Terra, pois a quantidade de bombas atômicas tornaria o planeta radioativo por milhares de anos. Fidel Castro foi o pivô do quase-fim da humanidade.
    É assim que os americanos o vê.
    Não estou dizendo que os americanos sejam santos, por favor. São imperialistas, mas melhores do que as outras potências militares.
    Vejam esse vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=ftLH4-VJKY4

  10. “Nelson de Azevedo Neto disse:
    17/03/2011 às 16:53”

    Concordo com vc. Está na hora de fazermos o dever de casa e pararmos com essa megalomania de querer fazer parte do CS.

  11. No fundo quem tem q valorizar o Brasil somos nós mesmos…E q me desculpem, mas vou aderir à algumas campanhas como BOMBA NUCLEAR pra ontem, Dilma cadê os rafales e Nelsom Jobim para presidente…Pô até hoje não vi vantagem nenhuma em relações com os USA… e isso é desde o final da segunda guerra… SDS

  12. Espero que a conversa comesse assim e que termine do jeito que começou, ou seja, nada. Sem assinaturas, sem subjugar o Brasil a ninguem e vamos como estamos, alás estamos indo até bem.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015” . ABS…

  13. O CS.O acaba de liberar à zona de exclusão aérea na Líbia… Adivinhem com que tropas… obviamente com forças dos USA, FRANÇA, REINO UNIDO e mais 2 países árabes para disfarçar… E no petróleo não vai nada.rsrsrs SDS.

  14. Discurso de Obama. hahahaaa
    Vai ser um monte de bla, bla, bla,,, in english.
    Quase nada de construtivo e mais bla, bla, bla,,,

  15. Pra mim pode falar no chile na china ou no raio que o parta… não sou contra niguém, mas muito mais pelo nosso pais.

  16. E para que serve essa cadeira no CS? Que vantagem o Brasil tem com isso para gastar o que já gastou? Como os perdões de dívida para puxar o saco de políticos africanos.

Comentários não permitidos.