Fuzileiros dos EUA declaram operacional o helicóptero de ataque Bell AH-1Z Viper

O mais novo helicóptero de ataque do U.S. Marine Corps (Fuzileiros Navais dos EUA), o Bell AH-1Z Viper*, atingiu a Capacidade Operacional Inicial a frente dao cronograma no último mês de fevereiro.

“Conseguir a Capacidade Operacional Inicial do AH-1Z foi um grande feito para toda equipe,” disse o Coronel Harry Hewson, gerente do programa de Helicópteros de Ataque e Leves do U.S. Marine Corps. “Agora nós temos que colocar o Zulu nas mãos dos Fuzileiros e provar que ele é de verdade o mais capaz helicópteros de ataque dos fuzileiros do mundo.”

Como parte do Programa de Modernização H-1, o AH-1Z substitui os atuais helicópteros AH-1W que estão em campo. O AH-1Z servirá basicamente nas tarefas primárias de apoio de assalto, apoio aéreo ofensivo e reconhecimento aéreo. Os novos Cobras terão uma importante tarefa de apoiar a guerra anti-aérea, a guerra eletrônica, e controle de aeronaves e mísseis.

Os novos Cobras apresentam células com ciclo de vida de 10.000 horas de voo, um novo sistema rotor de quatro pás com um sistema de dobramento semi-automático feito com novo material composto, novos sistemas de transmissão, um novo rotor de cauda, trem de pouso modernizado, e modificação estrututal do pontos fixos de armas. O Zulu Cobra também incorpora modernizados e totalmente integrados aviônicos no cockpit que reduzirão a carga de trabalho do operador enquanto ampliam a avaliação situacional e segurança.

O AH-1Z está equipad com dois motores série General Electric T700-GE-401 e aumentada capacidade de carga e de compartimentos, oferecendo uma maior capacidade de levar cargas solicitadas com um potencial crescimento futuro. O principal sistema de armas é o míssil Hellfire. Ele está totalmente compatível com as embarcações, e é capaz de operar a partir de locais preparados ou não, durante dia ou noite.

O Corpo de Fuzileiros modernizará 131 helicópteros AH-1W para versão AH-1Z e fabricará 58 novos AH-1Zs. O inventário projetado para o modelo AH-1Z é de 189 helicópteros. A capacidade operacional plena, definida quando todos sistemas de manutenção e reparo, equipamentos de testes, e peças sobressalentes estiverem ativamente apoiando a força primária, e espera-se que isso ocorra em 2020.

Os helicópteros AH-1Z Viper foram entregues por primeiro em 2007 pela principal fabricante, a Bell Helicopter Textron Incorporated. O Departmento de Defesa autorizou a produção em escala total em novembro de 2010. O primeiro destacamento para os helicópteros AH-1Z está previsto para este ano com uma Unidade Expedicionária dos Fuzileiros. Essa será a primeira oportunidade para os helicópteros AH-1Z Viper e UH-1Y Venon serem destacados juntos. Os helicópteros UH-1Y já estão na terceira rotação na Operação Liberdade Duradoura.

* A designação oficial do modelo segundo o Departamento de Defesa é Viper, apesar de ser chamado de Super Cobra, Zulu Cobra ou até mesmo de Cobra, por diversos segmentos militares dos EUA. A matéria acima divulgado pela NAVAIR, designa o modelo apenas como Cobra.


Fonte:  NAVAIR via CAVOK

27 Comentários

  1. Sera que a nova planta da helibras fabricará helicopteros de ataque?
    O Brasil possui apenas 12 MI35, e praticamente não temos defesa antiaerea.

  2. KLM,
    Quando você fizer comentários brincalhões como este não esqueça de colocar aqueles “erres” e “esses” pra gente saber que você está de gozação.
    Tem também aquela “carinha rizonha” que alguns colocam.
    Este seu comentário foi ótimo. kkkkkkk.
    Estou rindo até agora. Você realmente é ótimo!!!
    Kkkkkkkk…
    Chamar o AH-1Z de “dino” realmente foi a melhor piada do dia. Kkkkk
    Se não tivesse certeza que você está de gozação iria pensar que ou não entende nadica de nada de tecnologia militar ou faz seus julgamentos técnicos baseados nas suas convicções políticas.
    Fantástico!!
    Kkkkkkkkk….
    Um abraço seu brincalhão inveterado.
    Danadinho!
    Rsrssssss

  3. Godoy disse:
    10/03/2011 às 13:34

    Sera que a nova planta da helibras fabricará helicopteros de ataque?
    O Brasil possui apenas 12 MI35, e praticamente não temos defesa antiaerea.
    não sera possivel pois dilma acabou com todo reaparelhamento

  4. Ele compartilhava algumas partes com o UH-1 e a manutenção ficava mais em conta. Se um dia fabricarmos um, poderíamos usar os esquilo/pantera/puma como base…

  5. Bonito, e eficaz!
    Será que um dia teremos um equivalente aqui?
    E que possa ser nosso de fato!!
    Não acredito que não temos conhecimento para fazer
    um heli parecido com esse…
    Mas tudo bem, fazer para quem comprar, nós? Duvido

  6. Se a minha velha memória não falha a Helibrás já estava com um projeto parecido envolvendo os panteras do EB se recebecem pelo menos algo parecido com o MI35 ou esquilo seria ótimo, alguém pode me tirar esta dúvida, ou a dilma congelou tudo no frizer da nova administração federal.
    encontrei um informe nos seguintes posts:
    http://vootatico.com.br/archives/4006
    http://www.itajubanoticias.com.br/index.asp?p=artigo&codigo=6791
    http://www.forte.jor.br/tag/helibras/
    saudações,
    alves pereira.

  7. Caramba!.. dois sidewinders, 8 anti-tanques( são hellfires?), foguetões anti-infantaria, sem falar na metralha da ponta!.. e serem fininhos! difíceis de serem detectados e/ou abatidos.. podem pecar na autonomia.. neh, mas pros marines acho que ta perfeito pra domínio da costa

  8. Vlw!! konner7! Quero um destes no meu quintal! Com direito a pacote de armamentos, peças de reposição, e curso de pilotagem/combate e manutenção! heueheh

  9. Konner,
    Na verdade, apesar de futuramente o AH-1Z ser capaz de lançar o Hellfire Longbow (guiado por radar), ele ainda não tem essa capacidade por estar ainda integrando um sistema chamado de “Cobra Radar System”.
    Ele ainda usa a versão do Hellfire tradicional, guiada por laser, como a da foto.
    Para usar o Longbow (AGM-114 L) ele usará um radar apropriado instalado no suporte de armas do lado direito:http://www.geocities.jp/eaglet_f15/MILITARY/PICTURE/AH-1CRS.jpg
    Um abraço.

  10. uii, da até medo imagina 10 desses sobre-voando um deserto como a Libia não vai sobrar nem areia pra contar historia.

Comentários não permitidos.