Defesa & Geopolítica

Fuzileiros dos EUA declaram operacional o helicóptero de ataque Bell AH-1Z Viper

Posted by

O mais novo helicóptero de ataque do U.S. Marine Corps (Fuzileiros Navais dos EUA), o Bell AH-1Z Viper*, atingiu a Capacidade Operacional Inicial a frente dao cronograma no último mês de fevereiro.

“Conseguir a Capacidade Operacional Inicial do AH-1Z foi um grande feito para toda equipe,” disse o Coronel Harry Hewson, gerente do programa de Helicópteros de Ataque e Leves do U.S. Marine Corps. “Agora nós temos que colocar o Zulu nas mãos dos Fuzileiros e provar que ele é de verdade o mais capaz helicópteros de ataque dos fuzileiros do mundo.”

Como parte do Programa de Modernização H-1, o AH-1Z substitui os atuais helicópteros AH-1W que estão em campo. O AH-1Z servirá basicamente nas tarefas primárias de apoio de assalto, apoio aéreo ofensivo e reconhecimento aéreo. Os novos Cobras terão uma importante tarefa de apoiar a guerra anti-aérea, a guerra eletrônica, e controle de aeronaves e mísseis.

Os novos Cobras apresentam células com ciclo de vida de 10.000 horas de voo, um novo sistema rotor de quatro pás com um sistema de dobramento semi-automático feito com novo material composto, novos sistemas de transmissão, um novo rotor de cauda, trem de pouso modernizado, e modificação estrututal do pontos fixos de armas. O Zulu Cobra também incorpora modernizados e totalmente integrados aviônicos no cockpit que reduzirão a carga de trabalho do operador enquanto ampliam a avaliação situacional e segurança.

O AH-1Z está equipad com dois motores série General Electric T700-GE-401 e aumentada capacidade de carga e de compartimentos, oferecendo uma maior capacidade de levar cargas solicitadas com um potencial crescimento futuro. O principal sistema de armas é o míssil Hellfire. Ele está totalmente compatível com as embarcações, e é capaz de operar a partir de locais preparados ou não, durante dia ou noite.

O Corpo de Fuzileiros modernizará 131 helicópteros AH-1W para versão AH-1Z e fabricará 58 novos AH-1Zs. O inventário projetado para o modelo AH-1Z é de 189 helicópteros. A capacidade operacional plena, definida quando todos sistemas de manutenção e reparo, equipamentos de testes, e peças sobressalentes estiverem ativamente apoiando a força primária, e espera-se que isso ocorra em 2020.

Os helicópteros AH-1Z Viper foram entregues por primeiro em 2007 pela principal fabricante, a Bell Helicopter Textron Incorporated. O Departmento de Defesa autorizou a produção em escala total em novembro de 2010. O primeiro destacamento para os helicópteros AH-1Z está previsto para este ano com uma Unidade Expedicionária dos Fuzileiros. Essa será a primeira oportunidade para os helicópteros AH-1Z Viper e UH-1Y Venon serem destacados juntos. Os helicópteros UH-1Y já estão na terceira rotação na Operação Liberdade Duradoura.

* A designação oficial do modelo segundo o Departamento de Defesa é Viper, apesar de ser chamado de Super Cobra, Zulu Cobra ou até mesmo de Cobra, por diversos segmentos militares dos EUA. A matéria acima divulgado pela NAVAIR, designa o modelo apenas como Cobra.


Fonte:  NAVAIR via CAVOK

27 Comments

shared on wplocker.com