Bolívia questiona legalidade de terras de brasileiros

Presidente da Bolívia, Evo Morales

AFP  —  O governo boliviano disse na quarta-feira que duvida da legalidade dos títulos de propriedade de terras de brasileiros no leste e nordeste do país, e ameaça realizar um processo de “expropriação”. “Identificamos um grande número de prédios em zonas produtivas com presunção de ilegalidade de posse”, informou o vice-ministro de Terras.

“Nestes prédios há colônias menonitas, brasileiros e outros; e estamos realizando as investigações necessárias para verificar a ilegalidade ou não destas construções”.

O comunicado destaca que imagens de satélite apontam para ilegalidades em 1.325.403 hectares, principalmente no leste e nordeste do país, envolvendo terras ricas para a agricultura e a pecuária. “Vamos prosseguir com o processo de reversão e expropriação” de prédios, de “maneira paralela ao processo de saneamento”, advertiu o vice-ministro sobre a investigação dos títulos de propriedade.

O governo do presidente Evo Morales promove um processo de redistribuição de terras para beneficiar os pequenos camponeses em detrimento dos latifundiários.

Fonte:  Terra

11 Comentários

  1. Tem gente aqui que adora falar grosso com a Bolívia(que deseja saber se esses títulos de terras não foram grilados) mas fala bem fininho com os EUA.Essa é outra face do complexo de vira-latas.

  2. O problema do Brasil é ter o perfil “Mãe de todos” que apesar dos erros dos vizinhos continua acolhendo-os como se nada tivesse acontecido. Se o Brasil deseja se tornar potência tem que impor respeito, como disse o amigo acima, primeiro com a diplomacia em último caso mesmo a força. Em relação a tomada das instalações da Petrobrás pelo Evo, o Brasil poderia sim bombardear as instalações ou retaliar militarmente contra a Bolívia, já que eles empreenderam ações MILITARES ( e não legais) contra as instalações petrlíferas brasileiras, causando ainda um grande prejuízo financeiro a Petrobrás. Uma certa vez um diplomata americano disse que o problema do Brasil é que ele não mostra veementemente a sua liderança regional e que gosta de ficar em cima do muro evitando escolher um lado.

  3. Pra quem não sabe o Brasil ja virou area rural de meio mundo, enquanto dentro do próprio país tem gente passando fome.
    A hyundai mesmo tava querendo comprar 10 mil hectares para plantar soja pra Coréia do Sul, e metade da população brasileira ta sem informação e a outra metade ta batendo palmas com os bolsos cheios, principalmente os prefeitos dos estados onde isso acontece.

  4. Voces todos estão esquecendo que os Brasileiros na Bolivia e tambem no Paraguai não invadiram as terras e sim as compraram.Se o Cocaleiro agora não reconhece isto ou questiona é direito dele mas tirar de quem pagou simplesmente tirando é apropriação indebita e isso é roubo.Este SrEvo ja de muito tempo vem criando problemas com o Brasil.Não é so o Brasil que investe naquela merda e sim tambem outras nações e porque ele so questiona e toma o que é relativo ao Brasil?Esse cara é boi de piranha articulado por Hugo Chavez para provocarnos,para que o Brasil tome uma atitude.Lula mesmo afirmou que o Brasil defenderia seus interesses e dos Brasileiros onde fosse e isso abre lacuna para intervenção militar.Chavinho o Curumim Desbotado,aticuloso,insita o Evinho,cocaleiro,para que tomemos uma atitude ate mais drastica e assim quem sabe ate acionar o TIAR.Enquanto voces se degladiam,por indios,descamizados,sem tetos,bolivarianos e minorias etnicas perseguidas e desassistidas e muitas vezes ainda influenciados por ideologias não percebem que tem muita coisa por traz disso alem de uma simples reivindicação de soberania…ACORDEM DONDOCAS…ps:Um segredinho.Hugo Chavez é agente duplo da CIA…Sds anti-bolivarianas e anti-intervencionistas Yankees…Bordunada neles todos minha Cobrada.Larga o Aço.

  5. Ora, vejam só. Basta a midia brasileira comprada e pró-americana noticiar um decisão soberana, política e juridicamente correta do governo boliviano, de proceder à regularização fundiária, para chover de comentários irracionais, direitistas, reacionários e preconceituosos de todo o tipo por aqui. Muitos aqui, pelo visto, babam raiva e gostariam de malhar negros e índios no Brasil. Mas como a manifestação explícita de discriminação racial agora é crime em nosso país, descontam no “indio” boliviano. Façam me o favor! Aliás, o MPF bem que poderia fazer uma vizitinha por aqui e pesquisar os espíritos raivosos e fascistas opinando.

  6. A coisa que eu mais gosto na vida é uma neguinha,cheirosinha,feminina e delicada e to nem ai se é vermelhinha ou azulsinha,se fizer canguru perneta,jumentinho capenga e adoleta peta-peta gostosinho eu LARGO O AÇO rsrs rsrs Mas RATAZANAS LATINAS E POLITICOS BRASILEIROS é bordunada neles todos independente da ideologia ou tensão pré- menstrual.

  7. Eles têm mais é que fazer isso mesmo e nós fazermos o mesmo aqui com os ilegais. Fronteiras protegidas são as verdadeiras responsáveis pela diversidade cultural, não a imigração.

  8. Agora já entendi, tem muita gente neste site que, pra dizer que não é preconceituoso defende o presidente da Bolivia. Não tem nada a ver se o kra é indio ou negro ou branco, o fato é que ele decidiu investir contra o Brasil a mando de Chaves só pra desestabilizar a liderança brasileira (tudo manobra de Chaves, inclusive o caso Zelaia). A Bolivia vem, atraves de seu lider, cutucando o Brasil já ha algum tempo, quando eles demonstraram interesse em reaver o Acre com o argumento que tinhamos comprado o estado a preço de cavalos. Tem a Bolivia também, causado transtorno ao Chile e ao Peru com sua reivindicação de abertura para o mar, o qual perdeu o direito quando, como política expancionista, tentou ampliar sua abertura para o mar com prejuizo dos outro dois paises.
    Gostaria que quem costuma argumentar contra, lebrasse dos brasileiros que investiram suas economias no país deles e, já faz algum tempo, vem tentando tomar o que é legalmente de brasileiros.
    Se querem taxar os produtos que o façam, mas não tomar de volta as terras so porque são brasileiros.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  9. Se estas terras estão do lado de la ,ele que faça o que achar melhor .Brasileiro não tem que se meter em terras dos outros para dar golpe !Mas se estiverem do nosso lado esse índio vagabundo tem que bala .Paraguai já quebrou contrato de Itaipú e conseguiu ganhar mais pela energia vendida a nós.Essa tropa de índio invadiu a petrobras em seu pais com o exercito e tomou posse e nó abrimos as pernas de novo .Agora chega .Manda os guerreiros da selva pra fronteira para botar moral nesta merda.Abraços.

Comentários não permitidos.