Coreia do Sul segue em frente com a compra de novos caças e UAVs

O caça F-35 (foto acima), o F-15SE e o Eurofighter Typhoon são as possíveis opções que a Coreia do Sul deverá escolher para nova aquisição de 60 caças. (Foto: JSF)

A Coreia do Sul vai avançar com a compra de veículos aéreos espioes não tripulados para grandes altitudes e novos caças stealths para reforçar sua dissuasão contra a Coreia do Norte, informou no dia 8 de março o chefe da defesa do país.

“Nós vamos adquirir as aeronaves de reconhecimento não tripuladas para ampliar nossa capacidade de vigilância contra o inimigo,” disse o Ministro de Defesa Kim Kwan-Jin. “Também serão adquirido novos caças com capacidade stealth num prazo adequado”.

Juntamente com os caças, a Coreia do Sul deve adquirir aeronaves espiãs não tripuladas Global Hawk. (Foto: Northrop Grumman)

“No ano passado, nós sofremos graves provocações da Coreia do Norte… Agora é tempo de agir corajosa e sabiamente para tornar nossos militares fortes suficientes para enfrentar as ameaças de segurança pendentes,” adiciona Kim.

O ministro não forneceu um cronograma, mas a agência de notícias Yonhap anteriormente havia reportado que a Coreia do Sul poderia acelerar a aquisição de novos caças e UAVs espiões.

A Coreia do Sul originalmente planejou a compra dos UAVs norte americanos RQ-4 Global Hawks para 2015, mas decidiu antecipar a compra e a inclusão na força aérea, disse a Yonhap.

Seoul enviou uma solicitação para Washington no ano passado e espera receber a aprovação final para compra dos mais avançados UAVs espiões em junho.

Uma reserva no orçamento desse ano, no valor de  US$40,4 milhões foi feita para pagamento dos novos veículos aéreos Global Hawk.

“Se os EUA responderem favoravelmente a nossa solicitação em junho, nós esperamos assinar um contrato preliminar para compra dos Global Hawks até o final desse ano,” disse uma fonte militar sul coreana.

A Coreia do Sul também planeja a compra de 60 caças stealth antes do cronograma previsto para 2015.

O caça de quinta-geração Lockheed Martin F-35 Lightning II Joint Strike Fighter, o novo Boeing F-15 Silent Eagle e o Eurofighter Typhoon feito por um consórcio europeu são as possíveis escolhas do contrato de US$ 8,97 bilhões.

A Coreia do Sul já comprou anteriormente 60 caças, sem capacidade furtiva, F-15 dos EUA, em dois estágios iniciais do programa de modernização de caças que começou em 2002.

Fonte: Defense News – Tradução: Cavok

8 Comentários

  1. A CS está preocupada c CN, no meu ver ,deveriam preocupar-se no como voltar a ser um só país. Enquanto os iangleses estiverem por la , será mt difícil a reunificação;deveriam seguir os moldes das Alemanhas . Só assim vai acabar essa tensão na península. Tentem e sejam felizes.

  2. Quem segurou e ainda segura as pontas ali é a China, do contrário a Coréia do Sul já teria derrubado o regime o Kim doidão

  3. marcello disse:
    10/03/2011 às 08:10

    Aposto um niquel que eles estarão voando seus aviões novos antes que nós…

    engano seu o brasil não tera avioes

Comentários não permitidos.