Obama restabelece julgamentos militares de presos em Guantánamo

http://f.i.uol.com.br/folha/mundo/images/11066560.jpeg

Em uma reversão de expectativas sobre o possível fechamento da prisão de Guantánamo, o governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, retirou uma medida que congelava novos processo em tribunais militares e estabeleceu um processo para continuar a manter na base presos que ainda não foram julgados.

Obama disse ter ordenado ao Departamento de Defesa retirar uma ordem que tinha suspendido a entrada de novos processos sob a jurisdição de tribunais militares na prisão. O presidente havia suspendido esses processos quando anunciou sua revisão da política para detentos no local no começo de 2009, logo após ter assumido o poder.

A Casa Branca anunciou que a revisão agora foi finalizada.

Obama também anunciou uma ordem executiva nesta segunda-feira estabelecendo um processo para continuar mantendo em Guantánamo alguns detentos que nunca foram acusados, condenados nem designados para transferências, mas que são considerados uma ameaça à segurança dos EUA.

Apesar disso, a Casa Branca disse que Obama permanece comprometida a eventualmente fechar a prisão de Guantánamo em algum momento.

Obama também disse que ele ainda sentia que o sistema de Justiça dos EUA era uma parte importante em sua guerra contra a al Qaeda e seus afiliados.

Ainda há 172 detentos na prisão de Guantánamo e cerca de três dúzias foram designados para serem processados em cortes criminais dos EUA ou comissões militares. Membros do partido republicano tinham solicitado que os processos acontecessem em Guantánamo.

Fonte: Folha de São Paulo

17 Comentários

  1. Este vergonhosos campo de concentração americano em Cuba,faz com que o “Paredom” do velho guerreiro em um murinho com complexo de inferioridade .Heheheh…

  2. Um sem palavras, o mt do mesmo, nada mudou entre os ianks, se ñ pode provar nada q solte esses prisoneiros , devolva os mesmos aos seus países. Essa ONU e seu comprado CS nada determina, na diz…e o BRASIL se empenha p entrar no mesmo.

  3. Esse Obama com esse seu jeito dissimulado, consegue ser pior que o Bush!
    Bush pelo menos fazia as coisas na cara !

  4. Consequência natural dos fatos. Quem acreditou que haveriam mudanças radicais pos-promessas de campanha se iludiu.

    Em tempo, está postado no site O Sebo Virtual uma raridade literária: Alerta Vermelho. Esse romance do falecido escritor britânico Peter Bryant (tambem conhecido por Peter George), publicado em 1958, serviu, em 1964, de base para o filme Dr Strangelove (Dr Fantástico, no Brasil). A trama conta as duas horas que antecedem a Terceira Guerra Mundial. Link: http://osebodigital.blogspot.com/

    Boa leitura aos interessados.

  5. Cadê os lambe-botas de sempre? Cadê aqueles que aparecem só para dizer que violações dos direitos humanos são coisa de Ahmadinejad, que tudo feito pelos EUA têm uma explicação justa e que, portanto, merece apoio?

  6. Cadê aqueles que gostam de apontar o dedo para o Irã e dizer que lá impera o fascismo, a barbárie, o desrespeito ao ser humano (até aí concordo o Irã é mesmo uma ditadura comandada por crápulas que se acham no direito de conduzir a vida de milhares de seres humanos sem nem mesmo perguntar se é isso que querem). Mas é os EUA como é que ficam nessa história? Eu juro que não sei como alguém pode vê crimes cometidos contra a humanidade nos países árabes e dizer que os EUA são um exemplo a serem seguidos… Sendo totalmente sincero acho isso falta de vergonha na cara com uma pitada de burrice.
    Crime é crime não importa quem o faz ou porque o faz, os mesmos que condenam os crimes no Irã, Coréia do Norte, Venezuela e Cuba vêem o comportamento dos EUA como algo justificado perfeitamente explicável como pode se isso seria burrice, preconceito, cinismo, falta de amor na infância?
    Não querem a China como nossos parceiros porque não são confiáveis e não respeitam os direitos humanos, mesmo nos dando lucros, mas querem os EUA que também não são confiáveis e não respeitam os direitos humanos, mesmo tendo prejuízo na balança comercial.
    Vai entender esse pessoal que adora falar dos antiamericanos (e qual mal de se antiamericano?)…

  7. OBAMA foi um presidente americano feito em laboratório, sob medida, para dizer que nos EUA existe democracia, não possuem racismo e aceitam um islâmico no poder. Eles são plutocratas, né pessoal.
    Os americanos não estão errados em agir dessa maneira, pois já perceberam que o voto popular, fruto do populismo demagógico e corrupto, não funciona para bem administrar uma nação.
    Veja o Brasil, como proliferou políticos corruptos.
    Já disse aqui – O melhor sistema político é Parlamentarismo + Trabalhismo.

  8. E um FP como esse ainda ganha Nobel da Paz. Está doido pra iniciar uma guerra, as que estão em andamento não foi ele que deu início. Esse Queniano Havaiano deveria devolver o Nobel. E quando falar em direitos humanos, deveria usar um óleo de peroba

  9. O cara pode ser o Dalai Lama, não tem jeito, hora que entra da casa branca ele se torna um fantoche do sistema….é assim e sempre será.

  10. Falou e disse Dandolo, lá nas terra dos ianglese tem colegio plutoaristocratifinanciro eleitoral, ganha aquele q melhor representa o poder econômico militar é a moda do momento, ñ somo racistas, n presidente é negro, é toleramos td as religiões até a mulçumana…o mt do mesmo.Ps.: Pq os iank mantém esse enclave, guantananamo, em solo Cubano, se os mesmos já pediram diversas x a devolução e saída do tio sam de suas terras? Pq?!?! Sds.

  11. cara, quando certas pessoas falam me da até raiva de ter parado para ler.
    em um post baba fala mal dos eua.
    em um post condena os árabes, noutro baba o ovo dos eua que apóiam os árebes.
    incrível.
    Nunca sabe o que quer e põe a culpa nos outros; seja lá quem for… …em pensar que tem gente que envelhece assim e nem percebe. Ou não quer perceber; porque só o que importa é falar; já que está acostumado a ninguém ouvir; como aqueles velhos chatos que agente encontra nos supermercados, falando de como no tempo deles era diferente; tão diferente que deu no que deu, e está aí até hoje.

Comentários não permitidos.