Deu no Cavok: O primeiro voo do segundo protótipo do PAK FA na Rússia

Divulgamos em primeira mão o novo vídeo do segundo protótipo do caça de quinta geração russo, o Sukhoi T-50 PAK FA, quando realizou o primeiro voo na unidade da Sukhoi localizada na Sibéria. O voo ocorreu no começo de março, e divulgadas aqui as imagens. No vídeo acima pode ser visto as turbinas com empuxo vetorado (1:07) e o pod infra-vermelho na frente do cockpit. O segundo protótipo está sendo utilizado para testes dos sistemas de missão.

Fonte: Cavok

14 Comentários

  1. Alguns colegas vivem lamentando a exclusão de aviões russos do Programa FX da Fab. A verdade é que o governo brasileiro agiu certo.
    Esse avião, o T50 Pak Fa, é a aposta russa para dotar sua força aérea de um vetor que faça frente as atuais aeronaves ocidentais. Para o Brasil poderia ser uma boa opção também. Mas temos que ser realistas. Conseguir da Russia a aprovação da venda desse avião para nós é irreal, praticamente impossível. Parceria pra produzí-lo e obter tranferência de tecnologia então, nem pensar. Não temos tradição de negócios ou parcerias diplomáticas com os russos que poderiam sustentar relações estratégicas. O Brasil, a partir do Governo Lula, com sua nova política externa de fato conseguiu dar passos iniciais na direção de relações mais próximas em parcerias políticas e econômicas com a Russia através do grupo de países dos BRICs. No meu entendimento, as relações econômicas estão até evoluindo de maneira razoável. Ja em relação a política e diplomacia não creio que vá prosperar. Os acontecimentos internaionais do último ano envolvendo a política externa brasileira em que os russos nos deram as costas em detrimento das suas relações interessadas prioritariamente com os Eua (caso do Irã, por exemplo) me dá a sensação de que não podemos contar com uma liderança russa comprometida com mudanças na ordem internacional. Nosso país percebeu que na atual classe política dominante na Russia não há esperança de relações sérias e estratégicas. Comprar material bélico deles envolvendo tecnologia sensível está fora de cogitação pois com certeza haveria restrições de Washington, assim como houve com relação à Ucrania no setor espacial. E eles nunca contrariam uma pressão americana. Lembremos também que recentemente a Russia suspendeu a entrega de baterias do sistema de defesa s300 aos iranianos já contratadas, exatamente atendendo as pressões do Eua e Israel que querem impedir que o Irã obtenha alguma capacidade defensiva que venha a dificultar uma eventual ação àquele país. Infelizmente, é assim que as coisas funcionam no mundo. Vocês acham que os EUA permitiriam a Russia encurtar o caminho para o Brasil dar um salto alto e rapido demais em suas capacidades de defesa? Not, Not, Not!! Bato novamente na tecla aqui. Compremos algumas bugigangas em prateleiras, mas temos o dever de casa de fazer pesquisa e desenvolvimento de armas e construirmos nós mesmos nosso pode de dissuasão. Pode levar um pouco mais de tempo mas é mais seguro e confiável dependermos de nós mesmo nesse campo.

  2. O interesse russo com os EUA é um só. Dinheiro.
    E a parceria – veja bem, PARCERIA – seria no desenvolvimento. O Brasil poderia dizer como gostaria de participar e quais suas condições para que isso ocorresse.
    Money talks!
    E sem dúvidas temos muito mais chances de conseguir tecnologia com os russos do que com os EUA.

  3. nao vou mentir, o su-50, versao stealth do su-27, considero muito mais bonito e mais ‘felino’, digamos assim, q o f-22.
    provavelmente tbm, mais mortal, mas isso sao provavelmentes.
    agora, uma coisa da qual nao entendo, é pq os caças russos tem tantos arrebites. nunca vou conseguir entender isso.

  4. Beto,

    Assino embaixo o que escreveu. E perder tempo pensar em avioes russos. Nao vai acontecer e ponto final.

    eucomisso..arrebites e falta de engenharia na construcao de materiais. Acha um arrebite no F-22 que se sobresaem como o Pak. A primeira coisa que notei foi arrebites do Pak por todos os lados…Manufacturing in Russia is bad.

  5. Para os alienados de plantão, o nosso F-5 é considerado um caça de 4° Geração, o unico do tipo nessa escala, graças a competência do nossos engenheiros.
    Então antes de falar “sobre a Bosnia”, leia um pouco e não menospreze o talento de alguns

    eEUcomISSO [tassio bruno]
    F-22 é um caça de brinquedo, esta sendo feito a décadas e até hoje nem condições pra ir a Libia tem..

  6. Depois desta do F5 4ªG..maldito chá de Ayahuasca… só resta lançar a PMFRA

    Parceria Militar das Forças Remediadas das Americas …vamos construir o TU-S (tucano stealth 6G)..rsrsrs

    ps. nem 200 SU-35/Raf´s ou congêneres nos defende… sem satélites próprios, radares estado de arte e um sistema de mísseis completo (não aqueles tipo pindura na asa para sair na foto E OU foguetinho voo de ícaro..rsrs)..

    continuamos iguais aos Tupis (índios mesmos..rs) quando os saqueadores..sic..colonizadores portugueses aqui invadiram..sic..chegaram… quem quer espelho..sic.. sub Nuc..…rsrsrs

    ps. vou ler Mob Dick…baleias brancas estão na moda…rsrsrs

  7. O caça tem que ser grande, para poder transportar muitos mísseis e bombas inteligentes.
    Esse aí é pequeno demais.

  8. Querido Mauricinho…rs
    ok, a propaganda de nossas FAs armadas assim o dizem…
    porém.. F-14, F-15, F-16, F-18, MiG-29, MiG-31, Su-27 … desmente…rsrsrs

    À mulher de César não basta ser honesta, tem que parecer honesta…

  9. Esse conversa de geração é irrelevante, é só marketing da Lockheed. Tem até mig-21 de quarta geração e meia!

Comentários não permitidos.