Investimentos no Programa Espacial Brasileiro?

http://www.iae.cta.br/fotos/vls.jpgDilma anuncia investimentos no programa espacial brasileiro

Brasília – A presidente brasileira, Dilma Rousseff, anunciou nesta terça-feira que o Governo fará investimentos para fortalecer o programa espacial do país, pois, segundo ela, o Brasil não pode renunciar à sua meta de construir, lançar e operar satélites.

A presidente afirmou que seu Governo vai investir no programa espacial brasileiro por meio da contratação de novos profissionais para a Agência Espacial Brasileira (AEB) e para os órgãos executores desse programa. Além disso, haverá injeção de recursos.

Dilma negou que o Brasil tenha suspendido seu programa espacial após a explosão ocorrida em 2003 que destruiu parte da base espacial de Alcântara, no Maranhão, e que provocou a morte de 21 cientistas.

Segundo a governante, os novos investimentos permitirão alcançar as metas propostas.

Ela ressaltou que a meta é ter um programa espacial autônomo, capaz de atender às demandas da sociedade brasileira e de fortalecer a soberania do país.

Para Dilma, o programa espacial é estratégico para o país, pois o Brasil necessita de satélites para vigiar o território, auxiliar na previsão do tempo e prevenir os danos causados pelos desastres naturais.

Ela acrescentou que os satélites também são estratégicos para o país em áreas como defesa, comunicações e a segurança hídrica e alimentar.

Além do desenvolvimento e da operação de satélites, que o Brasil já alcançou graças a um acordo com a China, o programa espacial brasileiro prevê o desenvolvimento de um foguete próprio para transportar os satélites.

Dilma anunciou recursos para o programa um dia depois de o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, admitir a possibilidade de negociar um novo acordo de cooperação para lançar foguetes americanos a partir da base de Alcântara.

Em 2000, Brasil e EUA assinaram um acordo para permitir à Nasa (agência espacial americana) o uso da base espacial brasileira que não foi ratificado pelo Congresso devido à oposição do PT.

Na ocasião, o partido alegou que o acordo violava a soberania do Brasil por não permitir a participação de técnicos brasileiros nos lançamentos americanos.

Mercadante admitiu que, após a assinatura no sábado de um acordo de cooperação espacial entre os dois países durante a visita ao Brasil do presidente americano, Barack Obama, é possível negociar um novo tratado para compartilhar a base de Alcântara sem os mecanismos vetados no passado.

Fonte: EFE via Panorama Esp.

34 Comentários

  1. Caro amigo Ricardo. Gostaria de ter sua bola de cristal a referir-se à presidenta Dilma.
    Não só esse assunto , tecnologia espacial , mas também a naval , nuclear , médica , telecomunicações estão avançando.
    Pelo menos até aqui. Falta muita coisa , mas pelo menos não vendemos o pré-sal , como o excelentíssimo senhor Farol de alexandria , o zero à esquerda FHczinho.

  2. quanto aos investimentos isso é bom, mostra que o governo se interessa, mas a idéia de lançar foguetes americanos aqui, não vai pegar bem,tem muita falsidade no meio dos bla,bla, bla de Obama!!!!

  3. Pronto eles vão conseguir o tão sonhado pedaço do Brasil, eles sempre quiseram ter uma base aqui no Brasil e acho que vão conseguir.amanha vou comprar uma corda e tentar me enforcar.

  4. Pela primeira vez a Dilma fez algo que preste.
    Ela já fez o favor de cortar gastos no orçamento militar,como se o Brasil pudesse se dar o luxo de fazer isso,não votou a favor da intervenção na Libia,e recebeu o Obama como se fosse o rei do mundo,só faltou ela se ajoelhar.Finalmente ela fez algo de bom,porque os ultimos 3 meses foi só desastre.Torço para que ela faça um bom governo,e leve o Brasil a grandeza que merece.

  5. Quanto ela vai investir $$$?
    Não me leve a mal dona Dilma, mas me fala aí quanto a senhora vai colocar de grana, porque discursos já ouvimos muitos, agora ações…

  6. Só acredito vendo, estou cansado de ouvir; vamos fazer, vamos investir, vamos melhorar bla bla bla, olho o famigerado FX vamsos fazer acontecer bla bla bla. já chega. um abraço amigos

  7. eu bem me lembro desta situação na epoca. Eu me lembro de ter lido nas paginas amarelas da revista veja com o entao ministro da tecnologia (nao lembro o nome) onde era perguntado (sobre a base de alcantara) se ele nao se importava de ser chamado pelo congresso americano de entreguista. Sim o proprio congresso americano usou esse termo.

    Caso seja feito algo com os americanos tem q ser algo muito bem feito e acho dificil acontecer pq sempre alguem se corrompe na hora do vamo ve.

    Em tempo os EUA depois que conquistam algum local em algum pais estrangeiro nunca mais o perdem seja base militar ou qqer outra instalação. Pensem nisso.

  8. Abre o olho. Alcantara vai virar quintal exclusivo dos Yankes? Que parceria é esta? Que tecnologia estará sendo desenvolvida ou transferida? Vamos ficar pagando royaltes como sempre? Só para variar? Eu não acredito e estou desconfiado que novos entreguistas estão chegando no comando. Não estou entendendo. Tudo muito vago e sem detalhes, ai tem.

  9. Devemos ter muita cautela nesses acordos com os EUA!
    ”Em 2000, Brasil e EUA assinaram um acordo para permitir à Nasa (agência espacial americana) o uso da base espacial brasileira que não foi ratificado pelo Congresso devido à oposição do PT.”
    DEVEMOS ESTAR ATENTOS NO ACORDO DE 2000, OS EUA QUERIAM CRIAR UMA ESPÉCIE DE GUATANOMO EM ALCANTARA!
    VAMOS VER SE ESSE NOVO ACORDO NOS BENEFICIARÁ OU SERÁ OUTRA ”MARACUTAIA ” DOS EUA!!!

  10. Na época da colonização portuguesa, era proibido qualquer tipo de manufatura ou indústria na colônia brasileira, para evitar o desenvolvimento econômico e cultural que despertasse qualquer idéia de independência da metrópole portuguesa.
    Eles nos vêem apenas como colônia, para comprar matéria prima barata e vender seus produtos de alto valor agregado.
    Quando será que os nossos governantes vão parar de fazer o jogo deles?
    Quando será que o povo e as instituições vão dar um basta nisso?

  11. Ultima Frase Mercadante
    Mercadante admitiu que, é possível negociar um novo tratado para compartilhar a base de Alcântara sem os mecanismos vetados no passado.Seu mercadante se burro nois que tecnologia 100% nacional sem nenhum porduto nem parafuso de fora seja do EUA,RUSSIA,CHINA DE NIGUEM. para não sofrem sanções
    e outra não queremos nenhum estrangeiro na nossa base, seu burro e que nenhum foguetes estrangeiro seja lançado da nossa base.
    Ex. voçe ia gostar compartilhar sua casa com estrangeiro

  12. Pessoal, infelizmente de discurso já estamos cheios, cadê o Tal do PND tão anunciado no governo do barbudo?
    Para mim essa corja do PT são farinhas podres do mesmo saco, só pensam em seu próprio umbigo, ser populista e sair bem na foto.
    Vejam que eles mesmo se contradizem, D.Dilma já entrou passando a tesoura na verba para as FA’s enquanto ao mesmo tempo aumentava o bolsa esmola do povão.
    Agora mais um blá,blá,blá…
    O povão sabe o que é VLS? Isso dá voto? NÃO!
    Então meus prezados não se iludam..

  13. O acordo de Alcântara assinado por FHC foi vetado porque cedia controle sobre a base de modo PERMANENTE aos EUA. Quanto a esse anúncio, recebo-o com muito ceticismo, já que a ordem do dia nesse governo é cortar gastos sem consideração por ninguém além dos rentistas para quem Dilma está alugando o país. E acordo com os americanos, eles só o assinariam se de alguma forma eles conseguirem ferir os anfitriões. Ou isso, ou eles não assinariam. Infelizmente sacanear é do caráter dessa gente. Só mudo de ideia quando o governo divulgar os termos do tratado.

  14. “Governo vai investir no programa espacial brasileiro por meio da contratação de novos profissionais para a Agência Espacial Brasileira (AEB) e para os órgãos executores desse programa.”
    -> (?!)Quais as nacionalidades desses novos técnicos?
    ……………………………………………..
    “Ela ressaltou que a meta é ter um programa espacial autônomo, capaz de atender às demandas da sociedade brasileira e de fortalecer a soberania do país.”
    -> (!!)Neste caso, a palavra “autônomo” me soa em tom tranquilizador.
    ……………………………………………..
    “Mercadante admitiu que, após a assinatura no sábado de um acordo de cooperação espacial entre os dois países durante a visita ao Brasil do presidente americano, Barack Obama, é possível negociar um novo tratado para compartilhar a base de Alcântara sem os mecanismos vetados no passado.”
    -> (??)Que tipo de acordo, e quais vetos serão retirados? Os vetos impostos pelos EUA ou os vetos impostos pelo Brasil?
    ……………………………………………..
    … Muitas dúvidas continuam no ar… E espero que as nossas FAs sejam consultadas antes do fechamento de qualquer acordo, e que sociedade brasileira seja mantida informada sobre as decisões tomadas.

  15. Parabéns Presidenta Dilma, merece um beijo.
    Por enquanto, estou gostando muito dela.
    É séria, compenetrada, procura ser neutra, racional e não é ingênua.
    Acho que o Brasil está em boas mãos.

  16. Muito louvável o posicionamento da Presidenta, o grande Brasileiro, Governador Leonel Brizola, juntamente com João Goulart e J K estão muito orgulhosos da Presidenta Dilma Rousseff e fazendo festa no céu. São muitas as críticas ao PT fundadas ou não, mas se não fosse os nacionalistas do PT – que barraram tamanha vergonha internacional no Congresso – a canalhada entreguista da direita e Demo-tucana, já teria sepultado para sempre as pretenções do Brasil em ser potência mundial de verdade, em todos os quesitos e senhor do seu próprio destino.

  17. O investimento nessa área bem..já vem tarde, más essa de EUA na jogada nao gostei,espero que nao seja mais um caracu esse acordo…pois se bobear eles vao querer que a gente abra alcantra deixem eles tomar conta e se a gente reclamar depois, vao dizer que nao somos serios e que vao retaliar….cuidado,os americanos sao traíras!

  18. Os militares das FFAA estão precisando urgentemente de aumento nos soldos. Daqui a pouco irão sair às ruas batendo panelas. A Presidenta Dilma tem que bolar uma espécie de isonomia salarial entre os 3 Poderes da República. Daqui a pouco os militares irão pedir dispensa no quartel para dirigir táxi ou fazer bico, como no período anterior à Revolução Militar de 64.
    Pode ser, que o maior fator motivador da Rev Militar de 64, tenha sido os baixos soldos dos militares.

  19. Júlio, não temos ninguem que pudesse ocupar o cargo de presidente do Brasil que tenha a esperiencia e o conhecimento das necessidades de nossas FAs como Jobim, acredito que seria o único político civil que tenha esse curriculo e acho que ninguem mais vai se importar com nossas FAs, por isso a campanha. Se você me apresentar outro, estarei na luta, a unica coisa que eu quero é o Brasil ter FAs a altura de representa-lo e fazer valer nossa soberania.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  20. Foi uma as poucas coisas louváveis que Lula fez, se deixarem os “americanos” entrarem ali nunca mais saem e vai acabar virando território americano, como queriam. Na negociação com a Ucrania já interferiram. Alguém tem de avisar que essa de quintal já acabou, e negociar de frente com punhos cerrados e, não de quatro e de costas.

  21. O Marconi disse de forma muito mais objetiva o que eu quis dizer. Eles são os reponsaveis pelos sucessivos boicotes q sofremos. Pq entregar o galinheiro pra raposa?

  22. O Brasil não tem amigos, não se iludam. Tudo é um jogo de interesses. Devemos ter bom relacionamento com todos os países, mas sempre com um pé à frente e o outro atrás.
    Não é uma boa política bater de frente contra os americanos.
    Acho que devemos comercializar com todos os países, desde que os nossos interesses sejam satisfeitos.
    Devemos primar sempre pela ética.

  23. Não podemos aceitar uma base americana no Brasil, isso seria terrivel, se o Brasil aceitar vai ser a porta de entrada para os outros paises da AL. NÃO AQUI NÃO.

Comentários não permitidos.