Coalizão ‘irá longe’ para evitar mortes de civis líbios, dizem EUA

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, afirmou nesta terça-feira que a coalizão internacional está disposta a “ir longe” para evitar mortes de civis na Líbia, onde realiza bombardeios contra posições das tropas fieis ao líder líbio Muamar Khadafi.

Em Moscou, onde se encontrou com seu colega russo, Anatoliy Serdyukov, Gates alegou que a maior parte dos locais atacados são pontos de defesa aérea do regime de Khadafi que ficam longe de áreas densamente povoadas.

O secretário americano chamou de “mentiras completas” as alegações do regime líbio de que os ataques da coalizão mataram civis e se disse preocupado com o fato de que algumas pessoas na Rússia acreditem nisso.

Ao mesmo tempo, porém, a rede britânica Channel 4 informou que, na operação de resgate de um piloto americano – cujo avião de guerra caiu -, ao menos seis civis líbios teriam sido feridos a tiros.

Estas seriam as primeiras vítimas confirmadas dos ataques estrangeiros no país. Ainda assim, a repórter do Channel 4 afirma que não havia sentimento antiestrangeiros no local da operação, que fica próximo ao reduto rebelde de Benghazi.

Cessar-fogo

Falando a jornalistas, Serdyukov criticou os ataques na Líbia, pedindo o imediato cessar-fogo e o início do diálogo entre as partes rivais. Brasil, China e Índia também pediram o fim dos bombardeios na Líbia.

Clique Leia mais na BBC Brasil: Governo brasileiro pede diálogo e cessar-fogo na Líbia

No entanto, a cúpula de poder na Rússia se mostra dividida sobre a questão. O presidente Dmitry Medvedev culpou Khadafi pelo conflito, e defendeu a decisão do Kremlin de não bloquear ações militares na região.

Por sua vez, o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, chamou de “incompleta” e “falha” a resolução do Conselho de Segurança da ONU que autorizou a intervenção. Além disto, ele comparou as ações militares a uma “cruzada”, e o uso desse termo foi considerado “inaceitável” por Medvedev.

Clique Leia mais: Medvedev critica declaração de Putin sobre conflito líbio

Clique Veja um mapa dos locais atacados na Líbia

Feridos e refugiados

A ONG Médicos Sem Fronteiras afirma que não há relatos de pessoas feridas na Líbia devido aos bombardeios da coalizão.

Falando em Genebra, Ivan Gayton, um porta-voz da entidade, afirma que os feridos que chegam até a fronteira com a Tunísia são vítimas de ferimentos de bala – o Médicos Sem Fronteiras não tem a entrada permitida em território líbio.

Gayton também afirma que existem informações sobre milhares de feridos sem atendimento médico na Líbia.

Já o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou para o fato de que, entre os refugiados, há cada vez mais mulheres e crianças.

Bombardeios

A capital da Líbia, Trípoli, foi alvo na última madrugada, pela terceira noite seguida, de ataques aéreos e com mísseis promovidos pela coalizão internacional que tenta impor uma zona de exclusão aérea no país.

Segundo o governo líbio, os ataques deixaram vários civis mortos. As informações não puderam ser confirmadas de maneira independente.

Explosões e disparos de artilharia antimísseis foram ouvidos perto do complexo onde vive Khadafi em Trípoli, no bairro de Bab Al-Aziziya.

As forças de Khadafi estão apertando o cerco a Misrata, cidade no oeste da Líbia, que está controlada por rebeldes. Um médico residente no local disse à BBC que, na noite passada, pelo menos 22 pessoas foram mortas e outras cem ficaram feridas.

Um oposicionista, também residente em Misrata, pediu ajuda da comunidade internacional, alegando que o regime líbio cortou luz e água na cidade, prejudicando os trabalhos no hospital local. O rebelde pede que ajuda médica seja enviada pelo mar.

Já a rede de TV árabe Al Jazeera relata que violentos combates estão ocorrendo na cidade de Ajdabiya, no leste da Líbia. Segundo a emissora, os combates de oposição estão se retirando devido ao avanço das forças do governo.

Ainda nesta terça-feira, o Comando Militar dos Estados Unidos na África confirmou a queda do avião de guerra do país na Líbia.

O porta-voz do Comando da África Kenneth Fidler disse à BBC que a aeronave que caiu – um caça F-15 Eagle, sofreu o acidente na noite passada. Os dois tripulantes do caça foram resgatados.

Clique Leia mais sobre a queda do avião

Khadafi está no poder na Líbia há mais de 40 anos. Um levante contra ele começou no mês passado em meio a uma onda de revoltas em países árabes ou muçulmanos que já provocou as renúncias dos presidentes da Tunísia e do Egito.

Além dos Estados Unidos, participam da coalizão França, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Canadá e Itália. Outros países, incluindo Espanha, Bélgica, Dinamarca e Catar já anunciaram que se juntarão à coalizão.

Fonte: BBC Brasil

12 Comentários

  1. longe como?a propria colizao ta fazendo o que kadafi tava fazendo;Brasil acorda agora falta a siria irã e coreia do norte depois quem sera????? ja que sao motivos minimos para ter comflito depois de tudo vao dizer o brasil ta desmatano a amazonia vamos tomala o patrimonio da umanidade aos q achao q isso nao acontera obsever os motivos de todos os comflitos no mundo todos por besteras

  2. Sim aposto que os navios petroleiros ja estão a caminho, ja ja eles terminam de matar as abelhas dai é só retirar o mel, pior que acho que ja vi esse filme, tudo de novo outra vez.

  3. Se o Brasil quizer estimular a sua indústria bélica que siga essa receita.
    1 voto a favor da guerra.
    1 porta aviões.
    fragatas a gosto.
    6 caças não precisa ser novos.
    1 duzia de bombas.

    Modo de preparo.

    Pegue o NAES, adicione os caças, armeos com as bombas e coloque as fragatas ao redor, leve tudo ao mar mediterraneo e despeje as bombas na cabeça do Khadafi, isso irá despertar o ódio do oriente médio e o Brasil passara a ser alvo de terroristas, dai os politicos ficarão com medo e esta pronto, verba liberada.

  4. Botem uma coisa em vossas cabeças.Morrem civis de etnias Arabes todos os dias por todos os tipos de covardias e ninguem se importa.Se importavam na Bosnia,na Palestina?Não porque eles não tem petroleo.O mundo Ocidental vem usando da opinião publica global e muito da internet a pretesto de salvar os pobresinhos com açãoes belicas “HUMANITARIAS” apenas para porem as mãos sujas nas riquesas dos outros e isso abre inumeros precedentes para ingerencias e expansionismos mundo a fora sempre em nome da “LEI” e dos “DIREITOS HUMANOS” e se do outro lado tem um ditador radical ou um boçal que não faz o jogo deles e ainda por cima afronta é a deixa para fazerem o que quiserem e ainda contando com a opinião publica global.Vejam se eles ingerem nos ditadores e fascinoras simpatizantes a eles!Os EUA e a Europa Ocidental estão no vermelho e sem terem como sairem disso a curto prazo pois seus mercados exigem manutenção que eles não conseguem suprir.Amanhã irão para o Irã,depois para a Venezuela e quem sabe para o Brasil.A finalidade é uma so,ter a posse de materias e energeticos para suprirem seus sistemas.Deviamos ajuntarmos os BRICs e mais as demais nações e os precionarmos antes que se generalize.

  5. .
    Receita muito testada essa GODOY, o bolo fica pronto para a degustação por séculos, o ódio vai ter sempre apetite para um novo pedaço deste bolo… hahaha
    .
    Gostei!!
    .
    Valeu!
    .

  6. O Brasil deveria enviar pessoal de saúde, logística e engenheiros militares para a Líbia.
    Não podemos perder essa oportunidade.

  7. Está armada a arapuca, quem deu apoio inicial para o bloqueio aéreo se vê agora em um dilema, cair fora ou abraçar de frente outra guerra. A Alemanha que já tinha objeções com relação ao caso Líbia está saindo fora desta guerra.
    Parece que me enganei, imaginava que a bola da vez era o Irã mas vai ser a Líbia mesmo. Depois Irã, depois…

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/892665-alemanha-retira-seus-navios-das-operacoes-da-otan-no-mediterraneo.shtml

  8. MENSAGEM SUBLIMINAR DETECTADA NO TÍTULO DO ARTIGO.
    CORREÇÃO AUTOMÁTICA:

    Coalizão ‘irá longe’ para evitar morte do PETRÓLEO líbio, dizem EUA. Civís são descartáveis.

Comentários não permitidos.