Relatório: 50% dos recursos das Forças Armadas estão parados

http://aviacaogeral.com/wp-content/uploads/2011/02/cortenoscacas.jpg

Cerca de 50% dos equipamentos das Forças Armadas do País não está disponível para uso, segundo relatório elaborado pelo ministério da Defesa e divulgado pela Folha de São Paulo. Segundo o documento, 54% dos recursos da Aeronáutica, por exemplo, se encontra, hoje, fora de operação por problemas técnicos. Marinha tem 58% dos artifícios encostados e o Exército 28%.

A distribuição do efetivo em solo nacional apresenta concentração. O Sul conta com 25% do exército, por exemplo. A região Norte, que abriga a floresta Amazônica nacional, tem 13% dos homens. O Rio de Janeiro tem 23% do efetivo terrestre. O Rio de Janeiro também concentra os efetivos da Marinha e da Aeronáutica.

Fonte: Terra

34 Comentários

  1. O problema desse país é esse Congresso Nacional q custa muito caro aos contribuintes e é ineficaz em defender os verdadeiros anseios da sociedade. Ele se tornou um verdadeiro ralo do dinheiro público provocando, com as suas mazelas, a falta de recursos em setores essenciais.
    Os altos salários pagos aos congressistas são uma afronta à moralidade, já q chega perto ou supera ao q é pago aos congressiats americanos, considerando o PIB do Brasil e o dos Estados Unidos.
    O Congresso tem q ser fechado, reformulado e reestruturado. Só após isso poderia ser reaberto para q atue conforme a sociedade espera, defendendo o seus verdadeiros interesses, sem altos salários, sem cabide de emprego, sem mensalão e sem corrupção.

  2. Sinceramente essa historia de ONU,caças,haiti,é conversa pra boi durmir!!Naão temos condições nenhuma de nos proteger,então como iremos proteger o haiti por exemplo,como iremos defender nossos interesses no mundo!!!Isso é uma vergonha pra mim e todos nós,vergonha de ser brasileiro!!!

  3. Meu caro Capitão Nascimento:
    Eu apoio cada vírgula que você escreveu !!!
    Há muito tempo acho que isso deveria ter sido feito.
    Até acho que existam políticos que merecem os votos que os elegeram, mas a grande maioria não passa de lixo descartável !!!

  4. Quando aquela @$%¨* estava em campanha mandou uma carta as forças armadas dizendo coisas bem diferentes agora vemos isso.
    A primeira MULHER na presidência, a primeira grande decepção nacional com aqueles discursos feministas idiotas.

  5. Dilma você é uma vergonha para o povo desse pais ! T E R R O R I S T A Encher o cu de dinheiro vc sabe né? gastou 6 milhões do dinheiro do nosso bolso pra reformar o apêzin dela na base naval de natal pra passar seu carnaval .. Òh aqui pra vc _)_

  6. A excessão de algumas andorinhas que não fazem verão.
    É como o ditado diz ou melhor o NOSSO CONGRESSO diz:
    TÔ NEM AI.
    E ainda tem aqule quem por uns dolares a mais ainda quer fatiar o pais e vender, ( caso pre-sal ).
    Não precisa ir ao congresso para acho-los encontramos eles por aqui.

  7. O pior de tudo é que TEM dinheiro. Mas a falta vontade política para se implementar uma modernização e principalmente, manter em um nível que possa se levada a sério as FAs.

    []’s

  8. Amigos, tenho orgulho de ser brasileiro, mas, tenho ENORME VERGONHA DO CONGRESSO NACIONAL, onde os fatos não negam: os caras só teem interesse nos bolsos deles. Já postei aqui que sou favorável que os militares dessem uma debandada geral, pedissem demissões de cargos, dos comandantes das forças aos oficiais subalternos………….duvido que a querida presidenta juntamente com os políticos não tomassem uma decisão coerente em favor da defesa. O que está faltando aos militares é voltarem a fazer pressão de fato.

  9. Mesmo eu e o EB considerando a presidente uma terrorista, eu não acho que qualquer outro candidato iria mudar algo, enquanto não aparecer algum comandante de culhões não vai mudar NADA!!

  10. Não há dinheiro para nada.
    FHC e Lula endividaram o país, enriquecendo banqueiros e especuladores financeiros.
    Para melhorar, só mudando o nosso sistema político.
    Nós estamos caminhando para o fundo do poço.

  11. É a pior falta de respeito com nossas forças armas Brasileira eu estou no colégio militar isso me deixa indignado com que se encontra nossa forçar armadas algum tem que fazer alguma coisa sobre isso se caso de uma Guerra vamos lutar com que Panelas ou colher de Pau isso vergonhoso ver como o Governo trata nossas forças Armada

  12. Sabe capitão na minha quase humilde opinião, é quase isso mesmo. A primeira vista o maior problema do Brasil é mesmo esse congresso que é formado por pessoas de mentalidade, pobre, arcaicas e arraigadas que não representam de forma alguma qualquer coisa que seja valorosa ou mesmo honrada mas se olharmos com um pouco mais de atenção veremos que quem nos governa somos nós mesmos, somos nós que formamos esse congresso e não me refiro ao voto, me refiro a mentalidade brasileira, seus arquétipos, coisas como o famoso jeitinho que muitos até se orgulham mas que não demonstram mais do que nossa própria infantilidade nosso próprio estado íntimo.
    Lugares como esse aqui ajudam a disseminar uma mentalidade diferente, mais condizente com a realidade do presente e futuro, mas vejo que nós ainda perdemos muito tempo procurando culpados externamente e esquecemos que com vontade até esses deploráveis congressistas já estariam se coçando bastando pra isso que saíssemos da nossa zona de conforto e fossemos bater panela na rua, a greve, por exemplo, é um direito constitucional, mas só utilizada de maneira muito restrita, pontual, porém se fosse usada como arma, contra a corrupção ou mesmo contra a impunidade, já estaríamos vivenciando outros tempos no Brasil.
    Aquele pensamento que diz “cada povo tem o governo que merece” me parece bem razoável.
    Capitão só pra ficar claro. Não estou nem criticando e nem atribuindo nada do que escrevi há você, de maneira alguma. Só aproveitei o gancho ok?
    abç

  13. boa carl94fn…..eu ja sabia disso tudo tanto é q nem quis votar………agora eu queria saber oque c passa na cabeça desses politicos quererm enfiar o brasil no conselho da onu sendo q eles todos consideram gasto,injetar dinheiro nas forças armadas???a nossa querida presidente mulher…(não sou machista eu sou a favor completamente de mais espaço em todas as areas para todas as mulheres) mal chegou no poder ja esta fazendo cortes aonde deveria investir mais…não entendo quando leio q o país é a 7 ou 6 maior economia do mundo com essas picuinhas….ainda vem um doutor nao sei da onde dizer que o país nao tem dinheiro pra bancar essas compras!!! pelo amor de deus..dá até vergonha..sabe de uma coisa amigos…posso ate esta falando asneiras mais este país esta precisando ser invadido e ter a capital compleramente destruida…pra ver c essas cambadas de filas da %$&@!! c tocam …….
    nao sabem nem pra servem a abin!!! essas cambadas de generais matuzalem ainda vivem como c estivessem na epoca da ditadura..precisamos sim é ser invadido ou mesmo tomar umas rasteiras pra ver c esses politicos c tocam de vez;;;;
    ps:não só os politicos mais como toda a nossa sociedade brasileira..pq fomos nós mesmo quem colocamos esses fila da santa mae lá no poder…. rsrs acho q falei asneiras demais rsrsrsrsrs

  14. Eu vejo esse relatório como um raio x de nossa situação atual e uma pressão para que autoridades tomem providências. Dona Dilma é a comandante das FAs e cabe a ela disponibilizar recursos para o bom funcionamento das forças. Esse relatório não vai ser apenas de nosso conhecimento, ou seja, se sabemos o mundo inteiro sabe, e com um relatório desses, com que voz Dilma ou outro qualquer poderá pleitear uma cadeira do conselho de segurança da Onu? Que tipo de ajuda poderá o Brasil oferecer a outra nação, por meio da ONU se não pode oferecer ao povo brasileiro segurança e soberania?
    Eu vejo que esse relatório foi um meio empregado para sensibilizar quem quer que seja, para não embargar os contratos firmados , priorizar o orçamento e enxugar o que for necessário. Acho que esta no caminho certo, mas temo, ainda assim, não sensibilizar a quem de direito.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  15. Nossa elite no passar dos anos apenas se preocupou em dotar as forças armadas de material para impedir “revolução” e manter a ordem interna. A defesa seria feita por meio de guerrilha sacrificando pobre como bucha de canhao. Agora, por subserviencia aos yankees e sindrome de vira-latas estamos indefesos. Merecemos. O pior é que merecemos.

  16. Tinhamos d voltar a época do Império.

    Talvez com uma monarquia onde UM único rei manda, as coisas por aqui se resolvem, pq com tantos mandando por interesses próprios, não da pra confiar.

    São todos ladrões.

  17. RL, muitos paises tem congresso, parlamento e defesa a sua altura. É triste, mas esta situação ocorre porque ainda não somos uma nação. Estamos mais para quadrilha.

  18. Meus caros, o problema está no sistema como um todo… principalmente no grande labirinto que se tranformou à nossa legislação… Um campo vasto e atraente para escória da humanidade… A prova disso é a dificuldade para a aprovação de qualquer lei que tente moralizar o próprio sistema, e a facilidade em estabelecer legalmente todo o tipo de falcatrua… É o caos institucionalizado… E a corja não mudará isto espontâneamente, ou então, diante de uma grande pressão popular, farão as mudanças tão lentamente que, até lá, o país já estará no fundo do poço… Lamento informar… Mas, uma mudança real e em tempo hábil, em benefício do povo e da própria nação, só virá com uma REVOLUÇÃO… Enquanto isso não ocorrer, este país continuará pertencendo aos Paulo Maluf’s, aos Sergio Naia’s, aos Sarney’s, e outros “mafiosos tupiniquins” da vida.

  19. Existem três áreas q ñ se deve tocar: 1 = segurança p inibir o ambicioso, 2= Educação, é daí q saí as cabeças p guiar e criar td dentro do país e 3= Saúde , sem saúde ñ se vai a lugar algum…mexer nessas e sinal de BURRICE galopante. sds.

  20. Senhores, eu acho que o principal problema pelo qual se faz tão pouco pelo reaparelhamente de nossas Forças Armadas é a falta de lobby dos nossos parlamentares. Isso porque, dizer em campanha que vai reformas as FAs não dá voto. E não dá voto porque porque o povão não sabe:
    a) da existem ONGs preparando uma secessão da Amazônia do resto do Brasil;
    b) dos reflexos de possuir forças armadas poderosas nas relações geopolíticas;
    c) que não se constrói um poderoso exército da noite pro dia;
    d) que o excesso de riquezas naturais sem meios adequados para defendê-las atrai a cobiça estrangeira;
    e) e muito mais.
    Enfim, o povo brasileiro, por não ter tido contato direto com a guerra (ainda bem), não entende porque manter uma cara máquina de guerra no estado da arte. Eu não gosto da ideia de ter de espera que nós entremos em guerra para que só então os brasileiros entendam.
    Se o problema é a ignorância do povo, por que nós, os entusiastas, não reunimos nossas mentes para produzir algo que tenha como finalidade combater a ignorância do povo? Como um documentário que explique de forma simples e clara os conceitos e ideias básicas para a “alfabetização militar”. Existe muita gente capaz discutindo questões militares em blogs, sites, comunidades de orkut, face book e fóruns.
    ALGUÉM TEM QUE FAZER ALGUMA COISA! Cá estamos nós!

  21. Eu já dei a sugestão da criação de um canal institucional na TV aberta para a promoção/divulgação dos trabalhos do Ministério da Defesa… Incluindo reportagens com as atividades corriqueiras das nossas 3 Forças, além da cobertura de eventos, treinamentos, feiras/exposições voltadas para a área de defesa, e programas com entrevistas com a interação da sociedade brasileira, etc. … Afinal, o Senado e a Câmara Federal já mantém seus canais de TV faz tempo, e em boa parte da programação temos (os que assistem) que nos contentar com aquela “rasgação de sêda” entre os “nobres” parlamentares… É claro, que de vez em quando, a “porrada come”… Para o delírio da galera… hehehehe.

    EM TEMPO: Na “atual conjuntura”, sou à favor que os nossos parlamentares tenham o direito de portar suas armas dentro da Camara e do Senado… Seria, no mínimo, providencial…
    🙂

  22. 50% de disponibilidade está bom demais para quem não faz nenhum esforço sério para mudar…A grande preocupação dos comandos das Forças Armadas atualmente, em parceria com a mídia conservadora, é defender os 500 ou menos pés de pano que participaram da repressão no regime militar por meio de cartinhas de desagravo a Comissão da Verdade…O Brasil é maior que as forças armadas e não o contrário.. Aliás segue a pergunta: qual a disponibilidade imediata dos demais complexos militares do continente ?? Qual a disponibilidade das Forças Armadas dos EUA.. O F-22 é um exemplo de eficácia ????

  23. Gostei muito do nível dos comentários, especialmente do RL, estive pesquisando sobre a vida de Dom Pedro II, fiquei emocionado com a grandeza humana desse homem, foi probo, honesto e apesar de cristão e pacifista, não hesitou em ir a guerra em legítima defesa da pátria, tínhamos uma poderosa esquadra, éramos respeitados internacionalmente, não pelo poder bélico propriamente, mas pela moral e dignidade desse grande governante; que levou como prêmio para o exílio, apenas um travesseiro preenchido com terras do Brasil, para descansar seus velhos cabelos brancos,coisa que somente aqueles que tem as mãos limpas e o coração puro podem fazer com dignidade e consciência tranqüila do dever cumprido. A história é emocionante, podem conferir em:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_II_do_Brasil

    Os facínoras, por vingança, ambição e sedentos pelo poder o destituíram, tão logo a desgraça da instabilidade política e econômica se abateu sobre o país. Deodoro além de um traíra que se dizia amigo do imperador, assim como os lambe-botas americanos atuais, não passou de um pau-mandado nas mãos da elites daquela época – sanguessugas do suor alheio – ficaram insatisfeitos com a nobreza do ato da princesa Isabel que aboliu o ultrajante trabalho escravo.
    Já se passaram 122 anos, durante os quais, a República brasileira já enfrentou doze estados de sítio, dezessete atos institucionais, seis dissoluções do Congresso, dezenove revoluções militares, duas renúncias presidenciais, três presidentes impedidos de tomar posse, quatro presidentes depostos, sete Constituições diferentes, quatro ditaduras e nove governos autoritários”.
    A aparente “estabilidade” atual, é artificialmente mantida através do entreguismo das riquezas e da economia aos interesses internacionais, das “benesses” concedidas ao legislativo e judiciário, à mídia comprada e ao voto de cabestro do bolsa família e a uma dívida pública que já ultrapassa a casa de um trilhão de reais.
    Concordo com o Henrrique em informar a opinião pública através de blogs, sites, comunidades de orkut, face book e fóruns, mas acredito mesmo, que o objetivo só será alcançado com a excelente idéia do Nelson de Azevedo Neto, a criação de de uma TV aberta voltada para a área da promoção /divulgação dos trabalhos do Ministério da Defesa.
    Acontece que essa idéia será bombardeada na primeira tentativa, eles jamais permitirão a criação de algo desse gênero. Isso iria causar um pavor nos lambe-botas, traíras, saguessugas e Cia. Mas a idéia é muito boa, talvez uma pressãozinha vinda de dentro dos quartéis seja o começo, ou então a criação de uma Associação Nacional dos Defensores da Pátria ou então a ASSOCIAÇÃO PATRIÓTICA DOM PEDRO II. Temos muita gente boa e inteligente por aqui, vamos amadurecer essa idéia,conto com a sugestão e a colaboração dos amigos.

  24. PATRIOTA – D Pedro II comandou o país no momento mais cruel do maior sistema escravista já perpetrado na humanidade…3,5 milhões de escravos vieram ao Brasil, a maioria deles no reinado do “probo” governante…Quando sua filha decretou a libertação dos negros já o fazia para tentar salvar o regime e não pelo idealismo libertador, mas pelo fato das oligarquias e dos militares já poderem prescindir do Imperador…A cabeça dos militares e de alguns seguidores civis ainda não superou a proclamação da República e sequer sabe que só agora estamos chegando perto de algumas metas do tenentismo.. Ainda estão no século XIX…

  25. OFF TOPIC:

    Podemos tirar boas lições da nossa história… Mas, devemos criar uma nova história para as próximas gerações… E, tenho certeza que, não será uma boa história, se não forçarmos aos “deformados de caráter” que conduzem o destino da nação, à criarem e/ou estabelecerem mecanismos que os impeçam de cometer todo o tipo de “barbárie” contra o povo, impunemente… Não podemos permitir que a libertinagem legalizada se perpetue… Precisamos descobrir meios de elaborar e impor regras e punições severas para aqueles que, supostamente em nome do povo e/ou ocupando funções de confiança pública, usam das suas prerrogativas e atribuições delegadas para lesar a nação… Não podemos deixar que as ditas “CASAS DO POVO E, DA JUSTIÇA” continuem sendo um habitat atrativo para os inescrupulosos e oportunistas, inviabilizando a ação e afastando dos seus quadros os honrados e “bem-aventurados”… Pois no mundo o que não falta é individuo degenerado espreitando uma boa oportunidade (pra eles), e enquanto permitirmos que os mesmos se sintam atraídos e se instalem no poder, não conseguiremos suplantar o “mal”, alcançando a justiça social e o desenvolvimento da nação… E TENHO DITO!

  26. Prezado André Oliveira, com todo o respeito,peço-lhe para se informar um pouco melhor,os EUA, tinham mais de 4 milhões de escravos,portanto, 500 mil a mais do que no Brasil,proibiram sua “importação” em 1808, mas os nossos “respeitáveis” amigos do norte continuaram com o trafico negreiro até o ano de 1860;sendo ela oficialmente proibida no ano de 1865 através da emenda constitucional Nº13. Sendo que até recentemente, 1967,eram proibido os casamentos mistos.Confira e faça um paralelo com a história no Brasil. Fonte:
    http://www.dw-world.de/dw/article/0,,372001,00.html
    Agora a escravidão mais cruel da história mesmo, ocorreu nas ditaduras lenin Stalin entre 1918 e 1956, sobre o pretexto de serem inimigos do partido,apx.66 milhões de pessoas passaram pelos campos de concentração e trabalhos forçados comunistas, sofrendo suplícios iguais ou até piores que os dos nazistas, que ia desde a morte por frio,inanição e exaustão até os mais abominaveis cruedaldes tais como o estupro em grupo.Fontes:
    http://www.webartigos.com/articles/8410/1/Morreu-Alexandre-Soljenitsin-Autor-de-Arquipelago-Gulag/pagina1.html
    ou no site
    http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_2032/artigo_sobre_memorial_das_vitimas_do_comunismo
    Quanto a Dom Pedro II,Pelo que pesquisei,foi um grande estadita um grande patriota,mesmo sendo um pacifista, teve fibra suficiente para frear as ambições do ditador Solano Lopes, fibra essa que falta aos intreguistas do nosso passado recentíssimo Durante seu reinado, o Brasil tinha uma educação decente,estradas de ferro modernas para a época,prosperidade econômica, respeito internacional e paz social, saiba que foi ele quem promulgou a lei que proibiu o tráfico de escravos, a lei do ventre livre e a dos sexagenários.Ele só na aboliu a escravidão de uma só vez para não bater de frente com os poderosos barões do café, e evitar o derramamento de sangue como o que ocorreu na américa do norte; saiba que até o presidente dos EUA, na época, o tinha como um grande estadista e lhe rendeu homenagens.
    Sendo ele um homem de visão,sabia que com a proibição do tráfico, e com a lei do “ventre livre, a escravidão acabaria por si,era tudo uma questão de tempo.
    Saiba que no exílio,teve que viver de favores de seus parentes,pois ao contrário dos lambe-botas, ratazanas e traíras atuais,esse não tinha contas secretas no exterior para guardar a pilhagem dos cofres públicos, agora se você tiver alguma fonte que desminta o alegado, peço-lhe o favor de nos indicar,que lhe pedirei desculpas publicamente.
    Não quero que pense que estou magoado ou com raiva, já cometi enganos, mas gosto de pesquizar bastante antes de escrever,para evitar ao máximo injustiças ou equívocos.

  27. Perdão, acho que não me fiz compreender. A minha idéia é criar um “viral” de YouTube; produzir algo como o documentário “Da Servidão Moderna” onde o autor narra sua tese tendo ao fundo cenas recortadas de vídeos encontrados em tele-jornais, filmes, YouTube, etc. Ele basicamente não filmou nada. Acredito que a gente possa usar esse formato de baixo custo para criar um documentário de “alfabetização militar”, onde será explicado as razões que justificam os investimentos em defesa num país pacífico.
    Concordo que deveria haver um canal aberto para a TV das FAs. Eu bem que gostaria de dar uma concessão de TV às elas, mas eu não tenho esse poder. E não é por isso que vou ficar de braços cruzados. Estou propondo aos senhores que nós mesmos façamos algo para combater a ignorância do povão.

Comentários não permitidos.