Abin fica submetida ao GSI

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/foto/0,,14726917,00.jpgJoão Bosco Rabello

Contornado o motim que pretendia retirá-la da hierarquia militar, a Agência Brasileira de Informação (Abin) passa por uma reformulação de natureza ideológica e operacional. A presidente Dilma Rousseff deu aval para que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) restaure a missão original da agência como órgão de inteligência estratégica a serviço do Estado.

O Ministério da Defesa minimizou o conflito classificando-o como uma ação de inspiração sindicalista que reuniu pouco mais de uma centena de funcionários num universo de 800. Não se fala em punições, o que não significa que não ocorram: antes, pode haver até afastamentos.

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Elito de Siqueira, alvo mais visível da rebelião, não fala publicamente sobre o assunto, mas tem admitido informalmente que está em curso um processo de correção de rumos na agência.

O conceito a orientar a mudança é o de que a Abin não é órgão de espionagem nem gabinete de crise, mas de prevenção de crises, o que a levará a se concentrar no monitoramento de cerca de 400 pontos de um mapa logístico considerado de segurança nacional – abrangendo desde as fronteiras terrestres, marítimas e aéreas até sistemas vitais ao País como o elétrico, hidrelétrico e energético.

A ideia é manter a presidente da República previamente informada sobre assuntos de importância estratégica, para que o governo se antecipe aos fatos.

Fonte: O Estado de São Paulo  via Notimp

22 Comentários

  1. O que resultou a investigação da Abin sobre a possível ligação entre as FARC e o governo?

    Será q está havendo uma retaliação do governo do PT para com a Abin?

    02/08/2008 – 05h17
    Abin investiga possível ligação entre as Farc e o governo
    da Folha Online

    FARC-PT:Abin não disse a verdade, dizem pessoas que trabalharam na investigação da Abin.

    Fonte: http://pt.wikinews.org/wiki/FARC-PT:Abin_n%C3%A3o_disse_a_verdade,_dizem_pessoas_que_trabalharam_na_investiga%C3%A7%C3%A3o_da_Abin

    Partidos
    Laços explosivos

    Documentos secretos guardados
    nos arquivos da Abin informam que
    a narcoguerrilha colombiana Farc
    deu 5 milhões de dólares a candidatos
    petistas em 2002

    Fonte: http://veja.abril.com.br/160305/p_044.html

  2. EM 2006 SE EU NAO ME ENGANO ABIN ESTAVA INVESTIGANDO ALIGAÇAO DO MST COM AS FARC, E O MST ESTA TREINANDO GRUPO ARMADOS DE GUERRILHEIROS PARA UMA POSSIVEL GUERRA,EM 2009 LULA DEU PARA O MST 1BILHAO DE REAIS,E FOI APROVADO UMA LEI(VOU COLOCAR NOS TERMOS DA CIDADE)SE AGUEM INVADIR MINHA CASA EU NAO POSSO CHAMAR A POLICIA OU EXPULSAR OU BATER NO INVASOR EU TENHO QUE ABRIR UM PROCESSO QUE VAI DEMORAR ANOS ENQUANTO ISSO, O SUGEITO MORA COM MIGO, QUANDO SAIR EU VOU EMBORA OU O INVASOR VAI E LEVA MINHA GELADEIRA,TAMBEM TENTARAM TIRAR O PORTE DE ARMA DO POVO BRASILEIRO,MAS O POVO VOTOU CONTRA EO GOVERNO PERDEU,
    AGORA,FIQUEI SABENDO QUE ESTAO TENTADO FAZER UM PLEBECITO PARA TENTAR TIRAR OPORTE DE ARMA DE NOVO EO PROGETO É DO PT.

    DILMA JA COLOCOU O GENUINO NA COLA DO JOBIM CANCELOU O FX.

    MAS OQUE NOS DA UM POUCO MAIS DE SEGURANÇA É QUE, MILHOES DE BRASILEIROS NAO VOTARAM NELA, eo estado de sao paulo é um estado de direita!!!!!!!!!

  3. A veja é uma revista de circulação acho que nacional, mais não serve para informar corretamente.

    Acho que pelo menos pra nos limparmos numa emergencia, talvez, quem sabe, ela tenha alguma utilidade.

  4. Aqui no Brasil é impossivel um orgão de contra-espionagem fora da esfera militar no que diz respeito a sigilo e discrição.Temos visto por muitos anos orgçãos ligados a segurança e informação acabarem sendo usados politicamente sempre a favor da situação contra a oposição.Seria perfeito se nossa contra-espionagem e informação fosse a parte da esfera politica e militar,isenta,idonea,fidediguina,não que eu não tenha confiança nesse ou naquele orgão,mas a isenção e imparcialidade é primordial para um unico resultado,a defesa do Brasil.O Brasil somos nós os Brasileiros.

  5. Quem deve saber os podres do PT em 2002 deve ser a CIA, com ajuda da Abin. As FARC nao transferem $5millhoes de dolares sem a DEA ou CIA ou Abin ficar sabendo..uma vergonha nacional, mas e de praxe…Banana Republic

  6. …O que se tinha, objetivamente, era um informe da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), uma página, três parágrafos e nada mais, na qual um agente infiltrado relatava um encontro em uma chácara, com um padre supostamente ligado às FARCs. O padre era conhecido como um mitômano, há muito tempo afastado do contato com as FARCs…
    http://sites.google.com/site/luisnassif02/ocasofarcs
    É só procurar na NET e achar o antidoto para a mentira dos seguidores do PIG.
    A eleição já acabou colega Nascimento!!

  7. Capitão nascimento, cala-te boca ta falando besteira, claro e obvio que as farcs não deu dinheiro algum a campanha de partido algum brasileiro. o assunto e abin que e uma bagunça e não campnha eleitoral. este espaço e para debater assuntos de seguraça e não partido/leitoral. um abraço amigos

  8. Isso é muito grave. A ONU (influência da OTAN) vai pressionar o Brasil a apurar a fundo esse fato. Os americanos (+ OTAN) vão querer montar uma base militar na tríplice fronteira norte e na tríplice fronteira sul, por causa do PMDB e PT (e STF, que foi escolhido por esses dois partidos oligárquicos). Estou achando, que seremos a bola da vez.
    Como as nossas FFAA estão enfraquecidas, os países imperialistas vão querer nos atacar sem perda de tempo.
    Como vamos impedir ?
    Lula jogou a nossa Div Int para quase 1 tri de dólares, beneficiando banqueiros e especuladores financeiros.
    O Populismo Hipócrita e Corrupto, é um dos males do século XXI.
    A Dilma pegou uma boca podre danada, por culpa de Collor, FHC e Lula.
    O nosso Sistema Político não ajuda a boa governança do país. Teríamos que mudá-lo, antes que o povo brasileiro faça isso à força.
    Já disse como: Parlamentarismo + Trabalhismo.
    Trabalhismo, mas com equilíbrio entre empresários e sindicatos de trabalhadores. Não é o sindicalista torneiro mecânico e equivalentes, querer ocupar os altos cargos do país, pois iríamos para o buraco mais depressa.
    Cada sindicato deve escolher o melhor dos melhores de cada categoria, como bem fazem os chineses e japoneses.
    O político tem que ser o supra-sumo da sociedade, em inteligência, formação, experiência de vida, ética, saúde física e mental, patriotismo, visão global, etc.
    Não gosto do fascismo italiano e do Peronismo, mas a minha lógica de raciocínio me leva nessa direção.
    Vamos valorizar quem trabalha, e não o político demagogo, oportunista e corrupto.
    O Trabalho é Nobre.

  9. Isso prova mais uma vez que nossa presidenta tem pulso firme, tem que tirar os acomodados das suas cadeiras conforaveis e mandalos trabalhar, fazer com que as intençoes de sabotagem do nosso país fracasse.se esse orgão trabalhase direito a explosão do nosso VLS não tinha acontecido.

  10. Como sempre em nosso País, “muda-se as moscas, mas a m**** é a mesma”. Nossa Inteligência deve ser a única do mundo que não pode fazer interceptação de dados. Uma verdadeira jaboticaba, só existe no Brasil. Gostaria de saber como nossa Inteligência coleta informações,deve ser na internet e nos jornais/revistas. Sinto pena de nós brasileiros. Nunca seremos uma Potência, pois nos falta vontade. Vejamos como tratamos nossos órgãos de Estado: Chamamos pejorativamente nossos agentes de inteligência de ARAPONGAS. E por aí vai.

  11. Rsrs rsrs e sempre defendendo ideologias não é mesmo rsrs rsrs Se esquecem que por alguns governos a PF sempre trabalhou para agradar a situação levantando podres da oposição rsrs rsrs Em um pais de baba ovos que para subir um degrau se pisa na cabeça de alguem rsrs rsrs Povo Brasileiro neste pais podemos confiar em quem???Nos politicos,nas Igrejas,nas policias rsrs rsrs Sabem sou nascido e criado no RJ estado que sofreu muito com a repressão dos anos 60/70 mas que tem uma população bem esclarecida politicamente que sabe separar o joio do trigo ao invez de generalizar por paixões,ideologias,filosofias,e quando vemos essa população aplaudindo a chegada de nossos soldados do Exercito Brasileiro,compreendemos facilmente o indice das pesquisas que apontam o descontentamento da população em relação a politicos e lideres religiosos,mas que confiam em nossos soldados.Nesse pais que é uma REPUBLICA DE RATAZANAS que o filho rouba a mãe e estupra a irmão e o pai complementa a brincadeira,não sobra mesmo mais ninguem em quem possamos acreditar e somente eles que muitos de nós acusam são aqueles em que ainda temos um sopro de esperança de se fazerem a voz da justiça,moralidade e da igualdade.

  12. Amigo José Maria, vc deve estar com problema de vista ou não deve ter lido o meu texto corretamente.
    A minha frase não foi afirmativa. Houve apenas uma indagação.

  13. Achei providencial manter a ABIN sob cautela militar… Pois considero que a sua principal função deva continuar focada em assuntos relativos à defesa nacional… E a filosofia militar é a mais capaz neste sentido… Entregá-las à instituições civis federais, certamente, atribuíria à mesma ABIN, um viés perigosamente politizado e uma provável desvirtualização das suas funções…
    …………………………………………….
    “O conceito a orientar a mudança é o de que a Abin não é órgão de espionagem nem gabinete de crise, mas de prevenção de crises, o que a levará a se concentrar no monitoramento de cerca de 400 pontos de um mapa logístico considerado de segurança nacional – abrangendo desde as fronteiras terrestres, marítimas e aéreas até sistemas vitais ao País como o elétrico, hidrelétrico e energético.”
    ……………………………………………..
    … Só “esqueceram” de mencionar entre os 400 pontos que serão monitorados… a “Internet”… Cuidado!Você pode estar sendo observado… hehehe

  14. Quem não deve porque temera???Mas quem deve cuidado sua propria progenitora pode trair-te pois ninguem mais neste pais aguenta ver a festança das Ratazanas nos cofres publicos,a impunidade que leva ao descaramento de cada vez mais se prostituirem e cada vez mais prostituirem os outros,os previlegios e impunidades dos blindados da REPUBLICA DE RATAZANAS e da ELITE COLONIALISTA que se enriquesse cada vez mais a custas do sangue do suor do humilde.O descaso com nossa infraestrutura,a politica gananciosa de nossas empresas e industrias que preferem que sejamos meros extratores de materia para terem um folha de encargos e salarios diminutas do que implementarem desenvolvimento e capacitação nacional de acabados.Voces acham que todos aqueles sendo civis e militares e de todas as posições estã satisfeitos com essa infestação microbiana e essa ladroagem que alem de pilharem nossa nação em detrimento dos interesses extrangeiros acabam tornando miseravel a vida da maioria de nosso povo surgindo divissões entre nós,descontentamento geral,crescimento da violencia,ramificação do crime em todas as camadas de nossa sociedade e a maior de todas as vergonhas,nossas crianças se prostituindo nas ruas por ninharias para terem o que comer e como se vestirem no maior produtor de carnes e grãos do mundo,setima economia.Que maior covardia ainda podem conosco fazerem?O que mais teremos de ver e de passarmos para que realmente desejemos dar um basta em toda essa vergonha e em toda essa covardia.Escrever estar coisas é ser subversivo,extremista,terrorista,revolucionario,guerrilheiro?Não se esqueçam que soldado tambem é povo,passa e sente tudo o que passamos,tem familias,amigos e enchergam,pensam,raciocinam e acima de tudo sentem tudo o que sentimos.Sim eles são exemplo de respeito as leis e constituição e permanecem em silencio,mas aquele robotizado que dispara contra a multidão insatisfeita somente para agradar a quem comanda esta morrendo e surge o leal,que visa somente proteger o Brasil,defender o interesse de nossa nação e acima de tudo de nosso povo.Nós somos a vozes deles e eles são os nossos braços e os nossos escudos,pois se não tivermos a proteção deles ai sim estaremos entregues a nossa propria sorte…TRAIRASBÓIAS NUNCA MAIS.

  15. Com todo o respeito e não querendo me referir a ninguém, mas a inVeja e a Folha são lixo dentro da mídia brasileira. Não servem de parametro para nada e até são criticadas por jornais famosos do mundo ocidental, como jornalecos sem rumo.
    São Paulo esta sem rumo e sem governo, ja não é exemplo pra ninguém, são xiitas de extrema direita, ainda vivem com o muro de berlim, pararam no tempo, continuam a viver nos anos 60, pois é la que eles ganhavam milhões e deixavam o povo na “M”.
    O chefe deles FHC entregou nossas industrias a preço de bananas, onde foi empregado o dinheiro se o país estava em queda livre?

  16. 1 maluquinho, você comete um erro muito comum em história que é o anacronismo, pensando o Brasil de hoje como se fosse o mesmo teritório de 1550…Araribóia foi fiel a sua tribo e aos seus interesses…

  17. Dilma comete um erro assim. O modelo, historicamente eficaz, é o que foi usado por 7 décadas pela URSS e que, quando foi desmontado, representou o fim do regime…É necessário que existam duas organizações de inteligência com as mesmas atribuições e com equipes equivalente..Assim uma vigiará a outra e a média dos informes servira melhor aos interesse do estado brasileiro…

  18. Já temos a PF que, certamente, já cumpre esta função (extra-oficialmente, é claro) que o André Oliveira destacou… Que é “ficar de olho”, em possíveis desvios de conduta e/ou atribuições da ABIN… Aí, caso descubra-se algum ato de ilícito intolerável, basta a PF deixar vazar um dossiê para a imprensa… hehehehe

  19. É… atualmente considero correta a posição. Quem se não o exército no final das contas. Na conjuntura dê salvaguarda da constituição e tendo cm posto também reativado na defesa um oficial-general do exercito, creio que é salutar. PORÉM … não querendo ser pessimista.. o GSI é cargo indicado.. espero que honre este comandante… os propósitos melhores para com o país….

  20. ANDRE OLIVEIRA…Araribóia era querido somente por sua tribo e vivia enclausurado na ilha do governador.Pregunte-se a si mesmo ANDRE OLIVEIRA,porque ele era tão odiado por todas as demais etnias do continente,etnias que eram rivais entre si.O que ele poderia ter feito ou o que os outros povos viam nele que lhes levava a o repudiarem?Voce tem essa resposta?Agora compare-no a figura de um homem que era o contrario do TRAIRABOIA em tudo.Não compactuou com o invasor,não aceitava ser escravo e muito mais ainda,fez as lideranças das 14 grandes etnias distribuidas de SC ate o AP esquecerem seculos de guerras e odios e se unirem em um mesmo ideal.CUNHÃMBEBE sim foi heroi.Araribóia personifica a figura de muitos Brasileiros de hoje,que se achegam sempre ao mais forte,ao mais poderoso,ao dominador,que lhes possa trazer beneficios,pensa em beneficio proprio pois é desprovido de espiritualidade e anseio coletivo do bem comum.Deveria ter seu nome mudado de ARARIBÓIA para TRAIRABÓIA…Saudades do extinto DNA Tupynambá.

  21. .
    A ABIN deve investigar até mesmo os comandos militares em suas escolhas de equipamento militar para a segurança nacional, e sob ordens de um general isso fica impossível, o que quer dizer que os comandos militares poderiam muito bem escolher algo somente por predileção e não por razões estratégicas…
    .
    Leiam o Diário Oficial e vejam quantos equipamentos sistemas e coisas mais são compradas diretamente dos quartéis, e quem garante que estas escolhas sejam as mais justas… deveria ser a ABIN a demonstrar com provas e tudo mais isso ai, mas agora fica impossível trabalhar nesta parte da segurança nacional, deve-se confiar absolutamente na palavra dos generais.
    .
    Valeu!!

Comentários não permitidos.