Rússia negocia com a França a aquisição de 500 veículos blindados ligeiros

O Serviço Federal de Vigilância de Fronteiras da Rússia está negociando junto a companhia francesa Panhard, a aquisição de 500 veículos blindados ligeiros, comunicou hoje o Center for the Analysis of the World Arms Trade.

“Trata-se dos veículos blindados VBL (Véhicule Blindé Léger) de 3,1 toneladas e com tração 4×4. Caso seja acordado a venda, o contrato alcançará o valor de US$ 260 milhões”, disse uma fonte.

Também se comenta que a Rússia já realizou os testes com os blindados durante vários meses que planeja incorporá-los ao Serviço de Vigilância de Fronteiras.

A Rússia deseja montar os blindados em seu território sob licença.

O veículo VBL está em uso em 16 países. Estão equipados com um motor a diesel M14 VTI da Steyr Motors de 125 cc, pode alcançar a velocidade de 95 km/h e tem autonomia de 1000 km (com tanques externos).

Fonte:  O Informante

17 Comentários

  1. Parece que as relações entre França e Russia segue de vento em popa.
    Podiam muito bem compra o noss 4×4 GUARÁ-Avibras .
    Abs

  2. A Iveco não iria fabricar seus Lince na Russia? Parece que os Russos não sabem o que querem. No meu ponto de vista o Panhard é um veículo extremamente leve, que lembra o futuro VBL da Inbrafilto. Prefiro o Lince da Iveco ou mesmo o Tigre GAZ 2330 que é russo. Dai, não entendi nada desta notícia.
    [ ]s

  3. Humm… Os russos assinaram algum acordo de patentes ou propriedade intelectual com a França? Até onde sei, não. Mas isso não seria publicado aqui. Não é, até certo ponto, de nosso interesse. Logo, se não assinaram este tipo de acordo ou algo semelhante, acredito que estejam comprando os ditos mais pelo seu conteúdo do que pelos veículos em si. Operação China as avessas. A França será pirateada pela Rússia tanto quanto a Rússia foi pela China (um pouco menos, devido ao estágio tecnológico da Rússia). []´s

  4. Acredito que apenas é redução de custos de projeto/desenvolvimento. Como, na minha opinião, não se trata de um produto de alta tecnologia/desempenho, para que gastar milhões em seu desenvolvimento? Simples, compra a licença e produz em casa gerando empregos sem o custo do desenvolvimento.

    Esta é minha opinião para produtos LowTec.

  5. Fabio ASC, neste caso concordo com você, acho que esse veículo não pode esconder códigos maliciosos em seus softwares, se pelo menos tiver um.

  6. Esses blindados leves tem a suspensão alta, para se protegerem de estilhaços e sopro de minas.
    Os ângulos da blindagem são adequados.
    Deveria ter 4 rodas motoras (menores) de cada lado.
    Apesar de ser melhor do que os outros, é um carro militar obsoleto. Amanhã vou desenhar o carro blindado e o helicóptero ideais, e mostrar para vocês.

  7. Só pra avisar os que sairam da caverna, a Guerra Fria acabou viu? Hoje em dia a Russia compra o que não tem do ocidente, mas fabrica em solo russo, aprendendo a tecnologia e gerando empregos.

Comentários não permitidos.