Irã apresenta seu novo obus de 155mm – HM41

Obus HM41 de 155mm

País revelou a imprensa a nova peça de artilharia do Exército desenvolvido integralmente no país domingo passado.

O Irã exibiu no último domingo o novo obus de 155mm do país, em uma cerimônia na sede da Organização das Indústrias de Defesa, a qual contou com a participação do ministro da Defesa, o brigadeiro-general Ahmad Vahidi.

Falando aos repórteres durante a cerimônia, disse que a produção do obus HM41 visava aumentar a mobilidade das unidades de artilharia do país.

Vahidi disse que a nova peça de artilharia foi projetada e materializada por engenheiros iranianos e não contou com a ajuda de um segundo país. Ele disse também que o novo obus foi projetado sob medida e de acordo com as necessidades do país.

Segundo Vahidi, o Irã é o sétimo país a dominar por completo o processo de desenvolvimento desse tipo de instrumento de artilharia.

Em outro momento da entrevista, o ministro disse que o obus recém-revelado goza de maior velocidade de reação, maior mobilidade, é de mais fácil manutenção e um preço muito baixo se comparado com outras armas do tipo produzidas pelo Irã.

Fonte: O Informante

31 Comentários

  1. Estão sobre embargo severo e ainda produzem brinquedinhos mortais, se um desse acerta uma cabine de comando de um NAEs , como vai ficar a cara de certas potências?!? Sds.

  2. Provavelmente uma cópia de engenharia reversa de algum sistema comprado ainda na época do Xá. Lógicamente, para as incansáveis e ensandecidas tietes antiamericanas e antiisraelenses, esse sistema é tão poderoso que uma só granada disparada por ele teria o poder de paralisar os exércitos americano e israelense. Juntos.

  3. Os maltrapilhos dos talibans,bem como Hamas,Hesbolar,….Etc;com muito menos que isso estão deixando o “casal 20” sem os cabelos da cabeças de tanto levar na cabeça que nem prego.Hahaha…!

  4. Brasil não sei se tem, mas devia desenvolver um destes de 155mm bolando mecanismo de desmonte em partes mas sem que interfira na balística e que seja carregado por búfalos!.. para a amazônia.

  5. Que isso pessoal… uma coisa é dizer que não possuímos FAs à altura das necessidades do país… Outra coisa é achar/afirmar que o Brasil não teria capacidade tecnológica suficiente pra produzir essa “peça de museu” exibida pelos iranianos como um troféu… Esculhamba o governo, mas não humilha a nossa capacidade… Em termos de avanço tecnológico, o Brasil está anos à frente do Irã em vários aspectos.

  6. He,he,he… Canhões não são dificeis de fazer… A dureza é fabricar a munição. É ela que faz o canhão e não o contrário (até certo ponto, claro!). Além disso, não vi nenhum sistema de assistência de tiro, ou seja, nada que possibilite à arma disparar autonômamente além do alcance visual. Em miudos… É uma peça de artilharia do inicio do século passado. Ao colega CARLOS ARGUS… Esta peça não coloca em risco um NAE nem do tipo mais leve. Qualquer um destes navios opera a, pelo menos, 180 km da costa e esta arma tem, no máximo (munição especial que, acredito eu, os iranianos ainda não dominam), 40 km. Como peça de artilharia de costa, põe em risco apenas contra-torpedeiros, fragatas e navios de desembarque. Até mesmo os de assalto podem operar fora de seu alcance. []´s

  7. É um belo canhão, e deve ser barato comparado a um tomahawk, um simples tiro de um obus pode abrir um buraco de 300 metros de circunferência no solo, o dificil é acertar o tiro.

  8. O Simples que funciona.. pessoal. Lembrem-se do f-22 que não pode voar quando chove muito… No final das contas vence quem resiste por mais tempo. E a engenharia bélica cada vez mais aperfeiçoando este tipo de arma. Ranhuras diferenciadas.. balas com asas retráteis.. etc

  9. o interressante nao seria um obus desmontavel trasnportado por bufalos mas sim um sistema de misseis guiados ou programaveis resistentes ao clima da amazonia esses sim desmontaveis ou misseis de pequeno tamanho para serem levados pelos animais uma utopia mas eh uma ideia a se pensar!

  10. Pois éh lucena, e ainda tem um IMBECIL aqui que acredita que Israel vai pra cima do Irã e vai transformar Teerã em terra desolada. Sionista IMBECIL muda pra lua pois é la que é lugar de LUNÁTICO.
    .
    Parabéns POVO PERSA!!! É assim que se torna dono do próprio nariz e põe os vermes pra correr.

  11. Me lembro dos iraquianos, que tinham grande mobilidade(T-72, BM-21, EE-9) e acabaram fortificando os veículos no deserto!!
    Esse cannhão pode ser uma arma útil se os iranianos inventarem táticas que tirem proveito das vantagens do sistema.

    Esse não parece nada sofisticado, além de ágil deve ser fácil de produzir e manter. Não sei, mas me pareceu que a culatra do canhão é bastante alta e demandaria um grande esforço dos operadores, que assim perderiam eficiência mais rápido. Levantar munições de 42kg até a altura dos ombros cansa qualquer um em poucos minutos.

  12. Luis Diego disse:
    12/03/2011 às 22:17
    É boa essa idéia de artilharia desmontada e transportada por animais, mas teria que ser com morteiros ou canhões sem recuo. Acho que precisariam de muitos búfalos para carregar um canhão desses junto com sua munição e talvez não haja campo de visão para se usar mísseis maiores na região da Amazônia.
    Teria que ser um tipo novo de míssil, quase revolucionário, para poder voar sobre a selva e atingir um alvo que o operador não enxerga diretamente, mas não é impossível.

    Abs!

  13. Este tipo de armamento é bastante interessante, porém nota-se ai que o sistema Iraniano trata-se apenas de um obuseiro montado no veículo.
    O Interessante é que estas peças tenham sistema de orientação de tiro, GPS ou laser, seja qual, mas sistemas precisos de tiro.
    Outra coisa, a automação da recarga é bastante importante pois o tempo de disparo (parar o veículo, armar e disparar) bem como a sua recarga (manual ou automática) são determinantes para o acerto do alvo bem como a sobrevivência da própria peça e sua guarnição.
    O sistema tem que disparar (acertar nos primeiros tiros) e estar pronto para mover e fugir de uma possível retaliação da artilharia inimiga ou mesmo de aeronaves (suas maiores ameaças).
    poço estar enganado, mas não vejo isso neste sistema iraniano.
    de qualquer forma é mais um ponto pra eles, embora este sistema aparente estar mais contextualizado com sistemas dos anos 70, já é um paço e um começo, tecnologia só se adquire desenvolvendo e constantemente, ams sempre tem que ter um começo.
    Sds
    E.M.Pinto

  14. E.M.Pinto,
    Posso te garantir que esse sistema iraniano não tem diretor de tiro integrado, ou qualquer outro tipo de sofisticação/automatização que o diferencie de uma peça de artilharia convencional, à não ser pela mobilidade… Quase com certeza absoluta, aquele prolongamento de cabine tem como principal função transportar os artilheiros/operadores… Só pra reforçar minha afirmação, informo que à cerca de 1 mês atrás li uma matéria sobre uma feira/exposição de armamentos desenvolvidos pelo Irã… E, sem exceção, todos os armamentos que vi expostos pareciam projetos do Dr. Frankenstein… Coisas do tipo: Adaptações feitas com 6 ou 8 metralhadoras russas (ou cópias) KORD ou NSV cal.12,7mm (.50) montadas em um aparato articulado para cumprir função de artilharia anti-aérea ou contra infantaria; Rifle Auto ou semi-auto (sei lá???) com cano curvado (em quase 90º), e uma mira laser + uma mini-câmera montada na ponta do cano e também um mini-monitor LCD montado próximo à culatra da arma, para serem empregados em guerrilha urbana, disparando de esquinas sem que o atirador precise se expor (resumindo: uma versão modernizada da famosa “espingarda de matar viado na curva”… hehehe)… Além de outras aberrações improvisadas do tipo… Em suma, para um país que está desenvolvendo um moderno projeto nuclear, os lançamentos bélicos anunciados com orgulho num evento militar pelo governo iraniano, mais pareciam uma exposição de armamentos curiosos/inusitados produzidos para a guerra da Córéia nos anos 50…
    🙂

  15. Eis que alguns adolescentes que acreditam piamente que o Irã vai destruir Israel, mas que passam a maior parte de suas patéticas e improdutivas vidas trancados no banheiro, resolveram dar o ar da sua (risível) graça….

  16. Enquanto os larápios do dinheiro público desse país estão acabando com as nossas Forças Armadas, o irã dá uma verdadeira demonstração de competência ao desenvolver a sua indústria bélica e equipar as suas FA’s, mesmo sob embargo internacional.

  17. hms_tireless, tem de dar graças a deus de adolescentes hoje em dia se interessarem pelo o assunto. Todos já foram adolescentes um dia e cometeram seus erros! Não seja hipócrita!

  18. Ôhh, abestalhado filho de Tiririca, já descobri quem éh seu pai. Sua mãe é uma judia que foi estuprada por um palestino. Você foi adotado por um cafetão americano, por isso você pensa que é americano…rsrsr. Sua revolta contra o povo árabe vem desta história. kkkk

  19. Por outro lado, e embora eu denuncie o caráter fascista do regime iraniano, ao menos devo reconhecer o empenho dos locais em desenvolver algo, bem diferente da terra brasilis. Ocorre que a civilização persa, que possui 4.000 anos de história, valoriza a cultura, a ciência e a tecnologia. Bem diferente da civilização brasileira em seus 500 anos de história. Mas tudo bem, quem sabe daqui a 3.500 anos…

  20. Na segunda guerra prevalceu a quantidade e não a qualidade, Durante a Segunda Guerra Mundial os alemães produziram o melhor tanque de guerra do mundo, o TIGER. Já os soviéticos produziram o bom T-34. Um T-34 não tinha chances contra um TIGER. Contudo, era tão caro e demorado produzir um TIGER que quando estes chegavam ao campo de batalha tinham que se defrontar com uma inferioridade numérica grande, que os colocavam em severa desvantagem, em relação aos mais baratos, e mais fáceis de montar, T-34.

  21. Bob Mineiro:

    Fica a dica: o filme do Irã, por culpa do seu governo fascista, está queimadaço no mundo. Assim, vai pegar muito mal se você ficar no pátio da escola durante o recreio defendendo o regime fascista de lá e o celerado do Adolfinejad. As meninas não vão querer saber de você e seus colegas também irão se afastar afinal ninguém quer amigo de “freaks”. Você vai amargar a solidão durante o recreio. Você vai continuar se trancando no banheiro. E a sua mão vai ficar em estado deplorável.

  22. Não podemos negar que os iranianos são criativos. Tem até um banco de madeira bem aconchegante para ser usufruido durante as pausas do combate.
    E tem uma cabine também muito bonitinha atrás, e bastante útil (embora ainda não tenha me ocorrido pra que serve)com portinha e janela e aposto que tem até um ventilador desses de caminhoneiro sergipano dentro.
    Mas falando sério, o conceito é bem interessante e usado por vários países do mundo e dá grande mobilidade ao canhão. Deve ser rústico, mas pelo menos eles tentam e estão evoluindo.
    Parabéns aos iranianos.

  23. Quando exaltam o “Povo Persa” fico pensando que estas pessoas não tem Mãe, Irmã, Mulher, filha, etc. Pois se tivesse não exultaria um regime que as obriga a usar burcas, andar atrás dos homens, as matam a pedradas (sic) e por aí vai.

    Se quer defender um Povo, que seja o justo e igualitário: O Ser Humano.

Comentários não permitidos.