Analistas criticam adiamento de compra de caças para a Força Aérea

http://1.bp.blogspot.com/_9fNKRyQxUNw/TQ8L1fSqogI/AAAAAAAAH34/Fg02YUqvSoc/s1600/piloto%2Bfab.jpgVida útil das aeronaves do governo acaba em 2016, dizem especialistas.

A indicação do governo federal de que a compra de 36 caças para integrar a FAB (Força Aérea Brasileira) não será efetuada em 2011 representa um mau começo da atual administração na área da defesa. A avaliação é de Geraldo Cavagnari, doutor em ciências militares e pesquisador da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Para ele, o aceno do governo federal indica que a presidente Dilma Rousseff deve seguir a mesma linha de seus antecessores, com a falta de comprometimento com uma ampla política de defesa.

Começa mal no sentido de defesa, começa tendo o mesmo comportamento do governo anterior, falta de comprometimento com uma política de defesa. O Brasil tem um projeto de modernização que não tem sido levado adiante como seria desejado, dentro dos compromissos internacionais.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta segunda-feira (28) que não há previsão para a compra dos caças neste ano por conta da escassez de recursos. Nas últimas semanas, a presidente já vinha sinalizando que o assunto não deveria ser tratado tão cedo, pois, no seu entender, ainda pairam dúvidas técnicas sobre o projeto de compra dos caças.

Ainda que dado como certo o acordo com a empresa francesa Dassault, o governo federal tem estudado melhor as propostas da sueca Saab e da norte-americana Boeing. O projeto de compra da nova frota de caças é discutido desde o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, tendo sido adiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, e retomado apenas em sua segunda gestão.

Riscos

O adiamento da compra, na avaliação do pesquisador, aponta o risco dos preços dos caças sofrerem alteração no mercado internacional.

O preço pode ser outro e o compromisso da empresa com aquele preço pode mudar. Os preços no mercado fluem bastante.

O diretor da Abed (Associação Brasileira de Estudos de Defesa) e docente do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), João Roberto Martins Filho, vê também no adiamento o risco de alteração da escolha do governo federal.

Para o favorito, não é uma boa notícia. Há mais tempo para o governo federal repensar.

De acordo com ele, o tempo extra dá margem para que o país analise melhor as propostas das concorrentes da empresa francesa.

O governo federal parece que não está dando como certa a opção pela empresa favorita e está analisando outras ofertas também, repensando o conjunto.

O diretor da Abed apontou que o adiamento da compra dos caças já era esperado, devido ao clima de cautela das contas públicas, mas alertou quanto ao fim do prazo de vida útil dos Mirage-2000, que caduca em 2016.

Não dá para adiar mais, porque os aviões já estão chegando muito próximo da vida útil e é uma decisão que precisa ser tomada.

Fonte: R7

45 Comentários

  1. Concordo com o que ele disse, os riscos que ele falou são bastante claros.
    Diferente de uns aqui que acha que se agente não comprar os caças amanha vai vir o Hugo Chavez (del 8) e a Argentina atacar agente.

    A questão da compra esta mais na vida util do aparelho que já está estourando e nem mesmo um upgrade resolve mais.

  2. Dizer mais o que??? Decidam de uma vez o FX-2 e inicie-se a negociação do contrato. Que seja o caça do MD, mas que seja decidido de uma vez. E reequipe a FAB.

    []’s

  3. Sei não, tô começando a ficar preocupado, não com os caça, mas com outros projetos, como o ASTROS 2020, foguetes, e missil mistral BRASILEIRO, que este ano vai ser apresentado no LAAD! (Pelo menos o projeto era esse).
    Então temos muitos projetos que estão sendo desenvolvido pela EMBRAER, MECTRON, BRITANITE, e ai…e ai…

  4. Ué?!?!?!

    Mas a 3 meses havia tanto dinheiro?

    Mais uma do governo do PT. Lançou um monte de programas que não deram em nada. As FAs vão para o buraco. Ta fazendo dobradinha com o governo do PSDB.

    Engraçado que para aumentar a verba do legislativo em 20% teve dinheiro?
    Dar 70% de aumento para deputados tem dinheiro?
    Comprar aviões para o transporte de autoridades aí dá?

    Sem contar que os aviões seriam comprados com um horizonte de desembolso de longo prazo.

    Cada vez mais eu fico convencido que o maior inimigo do Brasil é ele mesmo.

    Aí eu pergunto a vocês.

    Se der alguma m… vocês vão lutar por essa currumalha?

  5. Fala kamaradas…
    Ministros desentendem-se(as duas declarações são datadas do mesmo dia-28/02):
    Palavras do Mantega:
    “Não temos previsões para a aquisição de caças neste ano. Não há recursos disponíveis, portanto, acho bastante improvável que se faça aquisição de caças neste ano. Não há espaço fiscal.”
    ….
    Palavras do Jobim:
    “O corte de 27% no orçamento do Ministério da Defesa não devem impedir que o acordo sobre a compra dos caças para a Força Aérea saia ainda no primeiro semestre deste ano. Como o projeto prevê uma rodada de 12 meses de negociações a partir do acordo de compra, os gastos orçamentários aconteceriam apenas a partir do final de 2012.”
    ….
    O Jobim demonstra claramente seu descontentamento com a vertiginosa queda de influência pessoal e da pasta da Defesa. Esta guerra de palavras irá gerar desconfianças sobre o rumo, na área da Defesa, q o governo Dilma irá trilhar.
    Ñ gosto dq estou vendo. Estes desencontros irão gerar conflitos entre Dilma, o Ministério da Fazenda, o Ministério da Defesa e os Militares.
    Falow

  6. .
    Mas o Mantega; margarina… sei la como é o nome deste ministro da fazenda ai, que apenas esquenta um pouquinho a inflação ele ja se derrete todo e quer bloquear a defesa da pátria… acha que tudo está bem e que não devemos gastar com a nossa defesa nacional… no mínimo teve ter trabalhado la em Wall Street para ter essa opinião!
    .
    O Brasil não precisa se defender…
    .
    Pra mim chega desse assunto…
    .
    Fui !!

  7. Para que comprar ou desenvolver caças, submarinos nucleares, investir em equipamentos de defesa? Isso não é prioridade no Brasil. Prioridade são as emendas parlamentares, o aumento do salário dos políticos, as maracutaias, as licitações fraudulentas, o enriquecimento rápido de políticos por meio do desvio de verbas, o carnaval, o futebol, a novela das oito… Em caso de necessidade, os brasileiros podem se defender dos estrangeiros invasores com flechadas, tacapes, bordunas, estilingues e golpes de capoeira… Em último caso, se não houver mais jeito e nos expulsarem daqui, poderemos ir para a Antártida, fazer companhia aos pinguins. Isso é Brasil…

  8. Só tenho uma coisa a dizer o Brasil tem que virar uma Líbia
    para mudar e escaparmos desses vampiros sangue suga dos governantes, que fez ate reunião de emergência para aumentar os salários deles própios para 26 mil mas que realmente custa para os cofres públicos 200 mil para isto não teve cortes já estou cansado disto…..

  9. Também é seguinte, está faltando nas pastas militares pessoal com decisão, tem que fazer pressão, uma vez alguém escreveu aqui que não se faz mais generais como antigamente; será que é isso? Vamos apertar o cerco.

  10. Sei não.
    Já dei meu palpite em outro assunto, mas repito.
    Acho que o Brasil sofreu alguma ameaça para mudar tanto a postura.
    E foi coisa séria, pois a turma mudou de rota.
    Voltamos aos discursos da década de 90.
    Nada de opinião própria (externa) e nada de armas.
    Algum oceano passou sob essa ponte.

  11. Lula disse para Dilma “não de ouvidos a Mantega, ou você não irá fazer nada em seu governo”, pelo jeito ela so ouve o dito cujo e só sabe falar em cortes, a única coisa que ela irá trazer pra nós é a maldita inflação.
    Torço pelo ministro Nelson Jobim e se ele se candidatar irei votar nele.
    Lula, use sua influencia!!!!
    ABS.

  12. Isso é o que dá colocar uma economista no governo (e traumatizada com os militares) só poderia dar nisso, torço para o Lula voltar, pois pelo menos ele COMEÇOU a modernizar nossas FA’s, duvido muito o PROSUB ter sido levado á diante se fosse a Dilma. Mas estavámos entre a cruz e a espada, votar numa economista ou num entreguista (SERRA)? A opção menos ruim foi a Dilma.
    Dilma decepcionando os seus eleitores cada vez mais…

  13. Falou é disse Mateus, esse n goversno está faltando com respeito a n FABm menospreazando a segurança do BRASIL,ò dilma ,qdo chega os n caças rafales?!?!Essa brincadeira poderá ter um preço mt alto p td nós. Sds.

  14. com quase 10 anos nessa embolia, dava para a Embraer ja ter desenvolvido um caça sem problemas e reaparelhar a FAB.

  15. Dhiego, Quase 10 anos não. Já se vão 16 anos nessa novela chamada FX!
    O problema não é falta de dinheiro, é falta de vergonha na cara, desses vermes políticos.

  16. Não sei porque tanto medo assim, é só a dilma fazer umas Omelete para os americanos e tá tudo resolvido, é especialidade dela. Caça Pra Que??? Vamos fabricar bodoque, é assim que o grande irmão do norte quer, Brasil desarmado e submisso, com belas morenas para os recepcionar, e tá tudo resolvido. Votar em quem Dilma ou Serra? Votei no Serra e me arrependi, porque ele ia entregar o pré Sal para empresas americanas, e agora a Dilma tá fazendo o mesmo, entregando o Brasil, que coisa… Se correr o Bicho pega e se ficar… Sem solução para o meu Brasil.

  17. A Embraer era solução na época do coronel Ozires Silva, hoje ela é uma empresa que visa lucro e a satisfação dos seus acionistas, de Brasil ela só tem o nome, no mais é mais americana do que brasileira.

  18. Agora com a Dilma o pais Mudou meu povo
    nõa mas
    $$$ na cueca agora $$ na calsinha e vamos que vamos
    que afila anda e tem mas esperando para sugar nossos
    tributos…

  19. A Dilma conseguiu uma coisa muito boa, os projetos originais do 14 BIS – avião desenhado por Santos Dummont – e promete reequipar a Força Aerea com pelo menos 30 deles, Hoje ela fez omelete na Ana Maria Braga, ficou meio mole, para jogar na cara dos generais. Um abraço.

  20. Concordo com invincible acima..falou o que tinha que ser dito sobre o assunto.
    Exatos 60 dias atras estava tudo as mil maravilhas. De repente a vaca foi pro brejo. ja argumentei esse assunto no blogo do Roberto Silva, que alguma conta deixada por Lula tem rombo grande e nem tudo e cor de rosa.

  21. Esta resolvido:

    Nova Ideologia e Politica Externa

    Nao temos inimigos externos mas se aparecer algun a gente entrega o pre-sal e se apertar muito leva a Amazonia tambem.Ficamos com as rebarbas.

  22. Temos de fazer barulho, mostrar ao BRASILeiro a razão da necessidade de termos FAs mt forte, mt bem equipadas, já q abrimos mão da bomba atômica,o q ñ quer dizer q ñ sabemos o comofunciona da mesma ou o como montar ou q temos em algum quartel tres(3) artefatos nucleares;onde eu li isso? uma campanha de esclarecimento ao público, mostrando o valor da n Liberdade e os q por ela morreram. Mostrar a situação de paises q por ñ terem um FA mt bem equipada está sendo chantageado,como a argentina..Gen, chefes das n armas tem de irem ao congresso p mostrar e exigir dos mesmo ação…cadê o MD nesse momento, quer manter o cargo, se expulso só ninguém aceitar o lugar dele…Estamos na merda e sem farofa c esse presidente.Estou achando q votei mt mal.Sds.

  23. Nós estamos preocupado com a defesa de nosso país e os comandantes nem aí,se os caras tivesse peito deixava os aviões no chão,atracava os navios nos portos e deixava exercito nos quartéis, deixava tudo virar sucata.
    Abraço.

  24. Sem dúvida João, só uma rebelião desse porte faria a sociedade e os políticos acordarem para o quanto são importante as nossas FA’s, mas parece que o mesmo espiríto dos nossos pracinhas que lutarem bravamente na WW2 não está mais presente nas nossas FA’s, os pracinhas da WW2 souberam na própria pele o que é lutar sem condições nenhuma de sobrevivência, os mesmos resistiram e lutaram no inverno italiano, foram o 2° exército que mais ficou em combate initerrupto na WW2 e mesmo assim triunfaram sobre o inimigo.

    Espero ainda que um dia o Brasil tenha um governante sério.

  25. Todo orçamento para defesa e pouco para pagar os salários do pessoal da ativa e reserva. Milico no RJ só sabem fazer caminhadas pela manhã e não produz nada para o BRASIL.

  26. Concordo com os que comentaram que parece faltar ao país alguma ameaça mais real (dado que as em potencial são várias), para que o país trate o assunto defesa com mais seriedade.

    Fabrício,
    Outros ministros tem entrado em desacordo com Jobim, exemplo é Maria do Rosário Nunes… dos Direitos Humanos.
    E além desse desacordo, o desprestígio da pasta é evidente, porque será não?
    O país do pão e circo precisa de pão e circo, afinal de contas se alguém invadir é só colocar uma plaquinha no circo que está “sob nova direção”.

  27. Alguém escutou ou leu ou viu algum deputado ou senador questionar a explicação mentirosa do mantega sobre o cancelamento do F-X2? Aliás é a mesma de 2003. Lembram-se?
    :::
    Essa pasmaceira vai nos custar caro!
    :::
    QUEM NÃO CUIDA, NÃO MERECE TER!!!

  28. Patriotas. Defesa nacional é coisa séria. Quero compartilhar de uma idéia e arrumar o dinheiro para Defesa Nacional. Os povos árabes estão dando exemplo para o mundo. Aqui no Brasil para que serve o Senado? Não tem mais sentido existir Senadores. Vamos conclamar o povo para acabr com o Senado. Precisamos apenas do Congresso, é mais que o suficiente num regime democrático. O Senado foi instituído no tempo das ditaduras para o conservadorismo se manter no poder. Chega de palhaçada e Atos Secretos ou Públicos imorais. O dinheiro gasto com Senadores e funcionários é o suficiente, e ainda, sobra para a Defesa Nacional de qualidade e que a nação precisa.

  29. a Dilma deveria extinguir o ministerio ds defesa ou colocar na mão do guido mantega,pois parese que é ele que manda agora,e economizaria mais uma boa grana,se o negocio é economisar não precisa mais de jobin,mesmo só mente,que coisa em,o brasil esta fadado a não sair do lugar mesmo,mais uma vez o gigante adormecido adormece nas mãos de uma mulher,ó dor,que tristeza,a unica coisa que éla fez foi remover a biblia e qualquer objeto religios,do seu gabinete e dos demais e paro,paro,tai,tai o que o povo queria.

  30. Se não há verba para pagamento de soldado aquartelado, imagine para o resto. O Brasil teria que ter empresas nacionais para desenvolver suas próprias armas, para qualquer que fosse a finalidade. Mas
    Num pais que para um cidadão pagador dos seus impostos e lhe proibido portar uma arma para sua defesa, ou quando tem sua propriedade invadida e usa de qualquer tipo de forca para
    Se defender ele considerado um transgressor, imagino que qualquer tipo de outros capítulos que venham a se relacionar a defesa serão tratados com descaso.

  31. Não acredito que uma rebelião do exercito de certo.
    Já tivemos experiências como essa, vocês falam de rebelião, ditadura militar etc etc etc..
    Mas é por que a grande maioria não estava vivo quando tudo começou em 1964, até alguns generais de hoje, nem na barriga estavam na época.
    Só teve Golpe Militar aqui no Brasil, por que Cuba se alinhou a CCCP 5 anos antes, e a mídia gringa ficou inflando a cabeça de todos sobre perigo comunista e a ‘importância’ e dever do Brasil em ser um maiores países das Américas em proteger o flanco Sul do continente, junto com os Estados Unidos
    Pergunta aonde que estava a IV Frota Americana em 64?
    Pergunta o que é “Operação Brother Sam”?

  32. Amigos, infelizmente, nosso amado Brasil vem sendo palco de enriquecimento ilícito de políticos e governantes há tempos. Até ONG’S estão se enriquecendo com o Brasil. Existem ditados populares que dizem: ” somos fruto do meio em que vivemos”, em relação ao meio social e político, e, ”somos aquilo que comemos”, em relação ao corpo físico, ”se pensarmos pequeno, seremos eternamente pequenos” em relação à ascensão social, militar, educacional…pois bem, falando friamente o nossa forças armadas merecem estarem onde estão, pois, só veem pensando pequeno e calando-se e sujeitando-se aos desvarios dos governos democráticos e civis. Se elas não demonstrarem na prática o seu descontentamento, não com uma nova ditadura militar, mas com atitudes firmes contra a política do governo (que infelizmente não deve saber o que é política de estado) ela, as forças armadas, sempre serão pisadas e massacradas. Considero o governo Lula o mais corrupto da história do Brasil, e o PT o partido mais corrupto e agressivo, mas, mesmo assim foram os únicos que chegaram a dar algum valor às forcas armadas. Duvidava que a Dilma fosse continuar o que pe Lula vinha fazendo no campo de defesa, vou apostar com vocês que, mais uma vez, teremos caças e armamentos americanos nas nossas forças armadas.

  33. Saibam de uma coisa jovens aprendizes, nesse mundo cada um faz oque quer, vejam quantos presidentes já passaram, ainda dúvidam, somentes no periodo dos militares a barganha não funcionava, precisamos de um general para ser presidente da nação a serviço do povo não esses políticos vigaritas, da pior espécie, ficam fazendo oque querem e nunca são punidos porque eles fizeram as leis é implementaram imunidade parlamentar para garantir seus direitos de pois de caçados é o povo como fica, enquanto tivermos um Sarney da vida governando o senado, desde sua entrada no governo figueredo vem governando com maestria, e enganando a população cega, mediocre com sua simples retórica ganha varios aplausos dos tolos que não sabem a verdade ou ficamos do jeito que ta, a nação recebendo seu misero vale mata fome de 540 reais, seremos as escórias, precisamos fazer a diferencer e recrutar nos mesmos agora voces vão entender porque aceitamos que esses políticos aumente seus salários para 26.000 mil reais, gétulio vargas e castelo branco devem ta recrutando homens no inferno para nos defender so pode.

  34. Somente a Pira da Depuração é capaz de livrar-nos dessa infestação microbiana devoradora de nutrientes dos Brasileiros.Ja tentamos de tudo e não acertamos.A unica coisa que ainda não tentamos é mudar o sistema,algo para substituir essa Republica de Ratazanas que ja nasceu bastarda fruto de uma alta traição.Nosso povo não quer o Brasil submisso aos EUA e nem tambem Bolivariano.Apenas 7% de nossa população adimira Hugo Chavez ou seja,os militantes fervorosos da banda radical do PT.Queremos um Brasil democrata e os Generais ja deram graças a Deus de terem largado o pepino.Não teremos mais golpes militares de tomada de poder mas podemos ver a turba enraivecida acrescida de nossos soldados dando um basta nisso tudo de uma forma que a humanidade jamais se esquecera.Não tem como mudar o que ja cansamos de ver de uma forma racional.Quem mama e mama blindado so deixara de mamar na marra.Ou tomemos uma atitude ou nos calemos e que se dane tudo pois ficarmos nessa masturbação é perda de tempo…CEROL FININHO NELES TODOS.

  35. Chega a ser sensibilizante ver nossos soldados sem dizerem palavras por respeito as leis e constituição que os impedem de se manisfestarem publicamente praticamente implorarem melhores armamentos para fazerem o patrulhamento de nosso pais.Que pelo menos comprem material de prateleira pois contingenciamento de manutenção operativa é o mesmo que ser um espião que sabota a defesa de sua propria nação deixando a porta aberta para o invasor.Nesse pais favorecidos sempre foram banqueiros extrangeiros e especuladores como tambem empresarios e industriais nacionais que fazem parte dessa quadrilha de lesas patria.O maravilhoso Brasil que ja a muito tempo agoniza crescendo é como a naturesa que não se rende a depredação e avança sobre a devastação.

  36. Cadê os n caças , ò dilma. Estamos ficando sem defesas áerea, sem um vetor digno de um país q já é a 7 econômia do mundo.Páis c FAs bem + equipadas q as n já sofreram a humilhação de terem seus países invadidos…vide o egito ….Com a segurança, educação e sauúde ñ se brinca, nessas áreas ñ podem ter contenções. Mt cuidado.Vai ter responsabilizações em caso de crise.

Comentários não permitidos.