Copa e Olimpíada atraem mais de 4 bilhões de dólares em investimentos em segurança

http://jornaloexpresso.files.wordpress.com/2011/03/forcanacionalcarros.jpg

Alexa Salomão

A Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada Rio 2016 já começaram a aquecer o mercado de equipamentos e sistemas de defesa e segurança. Estima-se que ambos os eventos vão demandar mais de 4 bilhões de dólares em investimentos ajudando a reaquecer um setor que andou meio esquecido e vive uma espécie de renascimento.
Além dos eventos esportivos, duas outras ações são responsáveis pela volta dos negócios. De um lado pesa a favor o Plano Estratégico Nacional de Defesa, que está reaparelhando o exército, a marinha e a aeronáutica com submarinos, navios, helicópteros, caças, entre outros equipamentos de porte. Estão sendo fechados contratos de 10, 20 anos, que exigem a transferência de tecnologia para o Brasil e vão gerar um efeito dominó de novos negócios no mercado interno.
De outro lado, ocorre a modernização dos aparatos de segurança das polícias. Nos últimos cinco anos, os investimentos em segurança pública triplicaram, passando de pouco mais de 1 bilhão de reais para quase 3,5 bilhões de reais no ano passado.
Um termômetro desse ambiente favorável aos negócios é a LAAD, feira do setor que ocorre a cada dois anos no Rio de Janeiro. Na próxima edição, em abril, o número de expositores praticamente dobrou e passa de 600, e o de visitantes, em sua maioria representantes de governos ligados às áreas de segurança – como ministros, secretários de estados, delegados, brigadeiros e generais – teve um aumento de 30%. Boa parte das empresas estrangeiras de mais de 40 países não querem apenas vender produtos no Brasil. Querem estreitar relações comerciais com empresas locais e sondar oportunidades de fusões e aquisições.


Fonte: Exame

17 Comentários

  1. Quem foi?Quem viu?Quem sabe?Eu não sei de nada e nem quero saber rsrs Mas quem sera esse abençoado que a mais de 300mts mandou mais um microbio pro espaço.Nenos um a aliciar menores drogando-os e prostituindo-os.Menos um a deflorar adolescentes que se encantam com armas e ouro numa falsa ilusão de terem o que jamais puderam ter….Dizer que um PM de serviço proximo a construção abandonada que tem posicionamento estrategico por ficar no alto de Santa Teresa e ter visão previlegiada de quase todo o bairro do Catumbi pediu reforço porque a construção tava sendo alvo de ataque rsrs rsrs é ilario rsrs rsrs…CERTINHO NO MEIO DA BOLA E O CHEIROSO FEDEU rsrs rsrs ANTES ELE DO QUE EU rsrs rsrs…Larga o aço que o Capiroto agradece…http://www.youtube.com/watch?v=qaBbRy32YIw&feature=related

  2. “”Além dos eventos esportivos, duas outras ações são responsáveis pela volta dos negócios. De um lado pesa a favor o Plano Estratégico Nacional de Defesa, que está reaparelhando o exército, a marinha e a aeronáutica com submarinos, navios, helicópteros, caças, entre outros equipamentos de porte””…Alguem sabe me dizer onde é este mundo???Submarinos,navios,caças entre outros equipamentos de porte né!!!SEI…E tudo isso é o Deus Jobim que fez né!!!Hummm legal…O tempo nos dira que toda essa contenção ate mesmo de MANUTENÇÃO OPERATIVA para os BONS DE CONTA arrocharem tudo e todos trara algum beneficio publico apos o fim dos eventos ou veremos tudo abandonado,sendo depredado,roubado e ainda servindo de esconderijo pra vagabundo e tudo somente ´para embunecar tudo pros gringos virem aqui usarem nossas adolescentes e deixarem as latrinas abarrotadas de suas porcarias pra nós limparmos.E tudo voltara ao normal do descaso,sem o cidadão de bem ter direito de ir e vir e vagabundo fazendo a festa…Aee hipocrisia demagoga,libera que a galera brinca e se poupa milhões aos cofres publicos e ainda se gera empregos de marcineiros a papas defuntos e vai ter ate caixãozinho Chines com um plesinhu balatinhu balatinhu pro boneco dormi dormidinho.

  3. Vão aumentar os seguranças, + policiais, nos centros tradicionais do rio, e as períferia? Vão melhorar tbm os índices de vida dos moradores das comunidades? Melhorar o IDH/GINI de cada um de nós…demorô.

  4. Pessoal está se deixando levar por manchetes sensacionalistas.
    ==
    Acontece que os jornais estão dando muita ênfase em coisas negativas como os cortes no orçamento (meio óbvio, falam somente aquilo que é negativo e esquecer o que está acontecendo de bom).
    ==
    Mas está muito claro que o Brasil está investindo pesado na área de segurança militar. Se não fosse verdade, não vejo porque estaria acontecendo as megafusões de Odebrecht e Embraer. Eles sabem o que está acontecendo nos bastidores e estão se preparando para os próximos 4 à 8 anos.

  5. carlos argus disse:
    25/03/2011 às 08:28
    Vão aumentar os seguranças, + policiais, nos centros tradicionais do rio, e as períferia? Vão melhorar tbm os índices de vida dos moradores das comunidades? Melhorar o IDH/GINI de cada um de nós…demorô.
    ==
    Meu amigo, procure saber como andam estes indicadores em relação ao passado.
    Você não torna um analfabeto da noite para o dia.
    Nem limpa a Baía de Guanabara em 8 anos, quiçá em 20 anos. Mas ações nesse sentido tem sido tomadas todos os dias. Se queres saber mais, talvez seja necessário sair da mídia convencional para outros meios ou então, aprender a ler nas entrelinhas das reportagens. Você verá que muitas vezes está tudo ruim, mas ao mesmo tempo a própria mídia na sequência das reportagens mostra incoerência.

  6. Amigo … Corte no orcamento só será na defesa do pais forças armadas .. Não afetará em nada no policiamento do brasil .. Aqui na bahia o investimento já passam de 3 bilhões de reais, Aqui ja é orgão do governo do estado! e não federal

  7. .
    Se reciclasse os marginais que estão dentro da policia ja se economizaria alguns milhões de reais, viram o que aconteceu em Manaus com aquele adolescente??? Bem, reciclar policiais que se acham Deus em julgar um civil seja la por que for ja melhoraria em muito a segurança publica Nacional!
    .
    E os bons oficiais sabem reconhecer um bom policial e diferencia-lo de um outro criminal e corruptível, os comportamentos do elemento indicam muito do seu perfil de serviço operativo… a Segurança publica e a inteira sociedade ganhariam muito com essa lavagem dos justiceiros julgadores do seio da Policia, seja militar, civil, federal!!
    .
    Valeu!!

  8. Falou Franncoorp,e eles são oa piores bandidos, vide o q fizeram c o menor c 14 anos em Manaus…e ele teve a sorte q um ser Humano filmou tudo, caso contrario seria + uma calunia contra a gloriosa força policial do amazônas. Se melhorar o IDH/GINI dos ZÉ Povim , com certeza a criminalidasde caiu a índices mt, mt baixos mesmo, vide o plano cruzado do sirnei…lembran-se? Fatos históricos..Sds.

  9. Não compreendo. Tem a policia civil, militar, federal, exército. Se alguém souber, gostaria de entender o porquê da força nacional… e ainda mais sendo orgão do ministério da justiça.

  10. Muito Cacique pra pouco Indio.Lembram do cerco do Alemão?Depois do BOPE ter tomado a Vila Cruzeiro na marra e sem apoio da Secretaria os caciques armaram um circo e ainda não engulo a falta de estrategia de prevenir a evasão pelo esgoto.Posteriormente as prisões e escutas revelaram que que muita gente desconfiava,os caciques fecharam acordo de propina e apreenção de armamentos para depois revende-los e então surgiu OS 600 INVISIVEIS…Pra mim todo servidor publico,principalmente ligado a justiça e mais ainda sendo policial quando desvia a conduta é pior do que bandido.Tem muita gente na area da segurança bolada com essas coisas e quando um cae apanha muito…Quanto ao fato de Manaus é lamentavel,pura covardia.Mas existe uma coisa que é impossivel prever,o fator psicologico.Ja vi muitos profissionais bem treinados,condicionados e super selecionadissimos em determinado momento ter uma reação totalmente adversa daquela que se espera ter.Não adianta somente ter ficha limpa,bom treinamento e condicionamento,bom salario,ainda temos que descobrir um metodo de condicionamento e aprimoramento psicologico confiavel,se voces conhecem algum ficarão ricos pois ainda ninguem conseguiu encontrar….EX:Em uma situação de perigo eminente varias pessoas tem diferentes reações,um se borra todo,o outro desmaia,o outro fica rindo,o outro chora,o outro vomita e etc etc etc…É impossivel condicionar psicologicamente um ser humano…Tenham a certesa que o mal é minoria em toda parte mas a midia vive do que vende e vender o mal da mais dinheiro e mais audiencia.Dificilmente se mostra um servidor principalmente sendo policial dando sua vida para defender a vida alheia,de uma pessoa que ele nem conhece e que muitas vezes ate lhe é hostil….Pra mim politico corrupto,policial bandido e narco-guerrilheiros deveriam serem todos executados…A muitos anos atraz um Brasileiro que trabalhava em um pais Arabe saiu para o canteiro de obra esquecendo sua carteira com passaport,dinheiro e documentos no restaurante do hotel que estava hospedado.Apos 15 dias voltou ao hotel e quando chegou um funcionario o chamou e lhe disse -“Senhor aquela carteira ali sobre a mesa é sua”…Se fosse aqui jamais reaveria seus pertences e la se rouba perde a mão,se mata morre,se viu demais fica sem visão,se pegou a mulher do outro perde o pinto.Antes do cara pensar em transgredir ele pensa duas vezes mas aqui as leis,o sistema,tudo sempre favorece ao infrator e quem conhece bem nossas leis é como a biblia,encontra justificativas e formas de se blindar.

  11. Todos os seres humanos,todos os póvos tem direito de aspirarem melhorias,justiça,igualdade,liberdade,seja contra ditaduras,opressões ou descaso.Mundialmente essas manifestações são amparadas por leis.Ate mesmo se nos revoltassemos contra nosso sistema iriamos receber apoio internacional.Mas se esses bandas podres se ajuntarem com bandidos e narco-guerrilha,receberem condicionamento e organização,principios ideologicos e empunharem a bandeirinha dos justiceiros do povo frente ao descaso teremos um serio problema,ainda mais com a ineficaz capacidade do estado,transformando isso em uma larga avenida a uma intervenção extrangeira.Estamos a muito tempo em guerra onde a vitima é a sociedade e os algozes,o banditismo que se espalhou do Itamarati as comunidades carentes.Jamais se dara um basta nisso enquanto a moralidade não se fizer principio,porque o exemplo deve vir do estado para a sociedade.Todos nós ate sem percebermos fazemos parte dessa cultura que a REPUBLICA DAS RATAZANAS,os gringos,a midia vendida,implantaram em nós.Em tudo o Brasileiro gosta de levar vantagem.Nos acostumamos a pensarmos individualmente e sermos hipocritas em nossas palavras quando falamos sobre desigualdades.Não temos união,é cada um por si,somos incapazes de pensarmos nos muitos que precisam apenas ate mesmo do basico muitas vezes mais do que nós.Ate nos acostumamos a esperar do sobrenatural a resolução de tudo aquilo que deveria ser feito por nós mesmos,como se fossemos pessoas especiais que algo altissimo tem de nos servir.A mudança esta dentro de cada um de nós e externa-la e coloca-la em pratica traz o entusiasmo que a todos vem a certesa de que podemos ser muito mais e bem melhor do que somos,porque somos Brasileiros e Deus nos deu a terra mais maravilhosa,fertil e diversificada em excelencia de riquesas.Depende apenas de nós mesmo sermos um unico povo e a potencia que vai contagiar ao mundo com justiça e igualdade.

  12. Sou policial a 19 anos, e não vai ser investimentos em material que vai RESOLVER o problema cronico da segurança publica. O que pode definitivamente resolver seria:
    01- Mudar as Leis que efetivamente não defendem o bom cidadão;
    02- Construir presidios de segurança maxima aos montes, pois falta vagas no Brasil inteiro;
    03- Plebicito para PENA DE MORTE E PRISÃO PERPÉTUA.
    04- Após cumprimento de pena, um órgão estadual para reentrodução do ex-detento ao meio social.
    Sem isso, a única coisa que se vai fazer é aumentar os gastos com segurança pública, pode até diminuir por momentos os índices de criminaliade mas não irá resolver.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  13. DIOGO…Essas escaramuças ja acontecem a muito tempo e a propria midia é orientada para não dar enfase pois se desse teriamos noticiarios quase que diarios não so na fronteira do Paraguai mas com Colombia,Bolivia tambem…ROBISON…Sou a favor de uma ampla reformulação nas leis e ate na constituição mas mesmo nós fazendo isso e mesmo tendo trocentos presidios de segurança maxima,aumento de efetivos e melhorias na infraestrutura e material,prisão perpétua sim e pena de morte não,o problema é de origem educacional acima de tudo.Sempre disse que a origem disso não é nos politicos como costumamos culpar de tudo,mas na familia que é a causa e na omissão do estado que surge a consequencia.Alias todo os problemas da sociedade Brasileira são fundados em falta de cultura e adequada educação.Aquele que tem boa indole rala na vida,ganha pouco e não se prostitui e nem transgride,ja o que tem má indole não tem bom salario e regalias que os torne decentes.O Brasileiro ja vem ao mundo esperto ou pelo menos acha que é esperto e cresce nessa cultura onde o bobo sofre e o malandro curte.Alem de defender a revisão e reformulação das leis eu tambem defendo revisão e reformulação em soldos e salarios,regalias,beneficios,imunidades e estabilidade,porque se não se tem estabilidade se trabalha melhor,se produz mais e incentiva o crescimento do proprio servidor que acaba buscando atualização,especialização para se garantir.O que tem de banda podre,chupa sangue e morcego tambem torna o funcionalismo inoperante.E esse principio vale para tudo ate para destribuição de terras.Se voce não tem a propriedade voce trabalha a terra e produz mais para não perde-la.O Brasil precisa de justiça e igualdade em todos os sentidos e para todos e não so cobrarmos,separarmos pessoas ou condena-las.Nos EUA tem pena de morte e prisão perpétua e isso acabou com a criminalidade la?…CAMPANHA 2012 JOBIM PRA LUA OU PRA RUA rsrs rsrs

  14. Senhoras e senhores…Alarmistas e entusiastas de plantão so existe uma coisa,alias uma pequena coisinha que para o crime e que pode ate acabar com o mesmo BALA NA CARA.Sei que isso escandaliza mas não tem mais nada que possa impedir o mal que não seja o fogo.Peguem bouquets de flores,caixas de bombons e vão entoando canticos de salmos para verem se voces conseguem acabar com a bandidagem e a ladroagem que contamina esse pais do Itamarati ate o mais umilde bequinho da mais pobre favelinha ops comunidade carente.Demagogia e hipocrisia jamais resolveu nada e muito pelo contrario é vitamina pro microbio.Quando não existe a cura é inevitavel o exterminio ou todos ficaremos dodoi.Os cemiterios estão abarrotados de cidadões de bem e o mal prospera.É uma guerra,ou se mata ou se morre.Peçam ao Bispo Macedo,ao Padre Marcelo Rossi,ao Jair do Ogum,para subirem os morros e pedirem aos bandidos para entregarem suas armas e sairem da vida do crime.Hoje temos comunidades “PACIFICADAS” e a grande maioria dos SOLDADOS do trafico são jovens que não tem passagem pela policia e transitam livremente.O trafico nessas comunidades não acabou,ele ficou light.Vendem no sapatinho sem ficarem exibindo armas e nem precisam mais exibirem porque hoje seus dominios não são mais atacados pelos rivais pois estão protegidos pelo estado.Apos os eventos que teremos,o governo federal não vai continuar bancando toda esse aparato e toda a infraestrutura e o estado não tera condições de ´prosseguir com o onus sozinho.Então veremos a diminuição gradativa do aparato e o relaxamento e tudo voltara ao NORMAL DO DESCASO com tiroteios,afrontas e vidas inocentes perdidas.Quando realmente resolvermos tomar uma atitude tudo pode ser mais dificil ou estar mesmo perdido.New York era a cidade mais violenta do mundo e so deixou de ser quando implantaram o TOLERANCIA ZERO…CEROL FININHO NELES TODOS COBRADA.LARGA O AÇO.

  15. O Brasil realmente precisava adotar a Pena de Morte, com a finalidade de poupar vidas de pessoas inocentes, inclusive de policiais, que são executados covardemente pelas costas. A Pena de Morte intimida, e muito. Até o Japão tem a Pena de Morte. Li na imprensa de hoje, que um jovem japonês, que assassinou 4 pessoas, vai ser enforcado. Por exemplo: 10 condenações por Pena de Morte no Brasil, por ano, pouparia a vida de milhares de pessoas. Em vez de morrerem 55 mil pessoas (estimativa) por arma de fogo no Brasil anualmente, provavelmente seriam 1/3 desse montante. Se fizermos um plebiscito, o povo brasileiro vai querer a Pena de Morte. E por que os políticos não adotam tal medida ? Eu acredito, que muitos de nossos políticos temem ser vítimas da Pena de Morte, aprovada por eles. É que nem o Projeto Popular Ficha-limpa. Não irão aprovar algo, contra eles próprios. Um projeto de cunho popular, fora de série e altamente moralizador, que está sendo barrado pelo STF. O nosso STF é um Partido Político a mais que o Brasil tem, pois os seus membros são escolhidos pelos próprios políticos. É o STF do PT e PMDB. Essa é a realidade. Por isso eu digo, que ainda não temos uma Democracia de fato no Brasil. Os 3 Poderes da República acabam sendo 1 só; uma única cabeça gerenciando, mandando, impondo, manipulando, doutrinando, etc.
    Esse Sistema Político que herdamos dos americanos e franceses não dá certo para a nossa realidade, pois a maioria do nosso povo não possui a percepção da realidade nacional. O Brasil do Lula foi altamente populista (manipulador do povo semi-ignorante). Na minha opinião, politicamente regredimos à década de 20, quando grupos de oligarquias dominavam o poder através de vários artifícios, até que veio a Revolução de 30 de Getulio Vargas com o apoio dos oficiais jovens das Forças Armadas, os jovens ” Tenentes “, também chamados de ” Jovens Turcos “, pois foram aprender técnicas de guerra moderna na Turquia, que anteriormente à I GM, era uma grande potência militar.
    Sem uma justiça independente e respeitando a vontade popular (povo esclarecido, e não povão semi-ignorante), não teremos uma democracia de fato no Brasil.
    Não podemos admitir em hipótese alguma, um político venal tomando as decisões da nação, pois isso é a total inversão de valores. É assim que o nosso STF deveria pensar. Em caso de dúvida, vamos retirar o político suspeito do poder, para que a nação não sofra as conseqüências futuras. O direito coletivo deve estar acima do direito individual. Em caso de dúvida, já retira o candidato político suspeito. Há a presunção da inocência, mas também há a presunção da culpabilidade (meio a meio). Ao colocar na balança, os bons juízes irão dizer, se pode ou não pode. Em caso de dúvida, não podemos arriscar em ter um safado no poder. Não seria qualquer tipo de processo que afastaria o homem público. Eu penso assim, pois estou do lado da moralidade nacional, e essa nação, precisa ainda de construir a sua Ética.

  16. DANDOLO…Pena de morte em um pais que tem uma cultura do jeitinho não resolve.Poderemos ter sim muitos inocentes condenados a morte e muito bunda suja aliviado como sempre foram.Tem de ter uma resposta seria e contundente do estado sim e da sociedade tambem.Pra mim todo aquele que transita armado em via publica independente de quem seja,tenha ou não especialidade em manuseio e tiro,se não é policia é bandido.Temos muita gente andando armada legalmente em nossas ruas.Armas são a ultima opção.Como falei acima,por mais que se tenha treinamento o momento psicologico é imprevisivel.Não sou contra o cidadão de bem possuir arma devidamente registrada em casa,mas na rua não.Copnheci um caso de um PM que matou a amante porque ela estava no bar bebendo e a filha deles pequena sozinha em casa,o mesmo ficou alguns anos afastado do serviço externo,recolhido em serviço burocratico no batalhão normqalmente,sendo ate promovido e a pouco se aposentou como suboficial e o crime foi esquecido.Vimos a pouco um senhor de mais de 60 anos que quando tinha 18 matou a faca o cara que papava a mulher dele e ainda debochava dele.Foi preso a umas semanas em SP quando o crime ja estava praticamente prescrito.São dois pesos e duas medidas.Justiça tem de ser igual pra todo mundo e preso condenado não te,m direito a regalia e deveria trabalhar para custear sua propria despesa para a sociedade ao invez de ajuntar dinheiro e ainda ter a pena diminuida.Tornar as leis mais austeras e cumpridas,reformulando toda a esfera da justiça e aperfeiçoando a segurança não somente modernizando e aperfeiçoando mas acima de tudo se trabalhando muito o psicologico do servidfor e acompanhando o mesmo sempre.Policia que prende bandido tem de tambem prender policia bandido e tambem tomar conta de policia.Policia não é pago para pensar e sim para servir (quando se pensa se pensa no que não deve em beneficio proprio) e servir bem.O exemplo para a sociedade tem sempre que vir do estado.

Comentários não permitidos.