Deu no Cavok:Limitações mantém caça F-22 Raptor fora das operações na Líbia

Os caças F-22 estão sendo mantidos fora da operação na Líbia, possivelmente por algumas limitações. (Foto: U.S. Air Force)

Uma aeronave notável que está ausente dos céus da Líbia é o notável caça F-22 Raptor da Força Aérea dos EUA. O caça fabricado pela Lockheed Martin provavelmente está sendo mantido afastado das operações devido à sua incapacidade de se comunicar com outros aviões da coalizão e sua limitada capacidade de acertar alvos no solo, disseram analistas.

“Os projetistas do F-22 tinham um dilema, que era de ter a conectividade permitindo a versatilidade ou ter o silêncio rádio que facilitaria a furtividade. Foi optado por um conjunto limitado de links de dados táticos “, disse Loren Thompson, analista do escritório de operações e chefe do Instituto Lexington, em Arlington, Virginia.

O F-22 só pode se conectar com outros F-22s através de um link de dados “intraflight”, e só pode receber, mas não transmitir, através do padrão de link de dados 16 encontrado na maioria das aeronaves aliadas.

Emissões de rádio de vários tipos de link de dados poderia dar a posição da aeronave, disse Thompson.

Como tal, sendo o Raptor uma das únicas aeronaves furtivas operacionais no mundo, ele carece muito da conectividade encontrada em outros aviões de combate, disse ele.

A aeronave também carece de uma capacidade significativa de ataque ar-solo. Atualmente, o F-22 só pode ser equipado com duas JDAM (Joint Direct Attack Munitions) de mil libras, que são as bombas guiadas por GPS, contra alvos fixos. Ele ainda não têm a capacidade de transportar as bombas de pequeno diâmetro (SDB) de 250 quilos, ou de criar mapas de radar de abertura sintética, que são imagens em preto e branco com qualidade fotográfica da superfície da Terra, necessários para selecionar seus próprios alvos no solo. Comparativamente, um F-15E Strike Eagle pode transportar material bélico de 24.000 libras.

Esses recursos estarão disponíveis uma vez que o a atualização de hardware 3.1 esteja disponívels em toda frota operacional dos Raptor ainda este ano. No entanto, mesmo com incremento 3.1 instalado, o F-22 só será capaz de designar dois alvos, de um total das oito SDBs que poderia ser capaz de realizar. Os testes operacionais estão implantando aos poucos a atualização 3.1 na Base Aérea de Nellis, Nevada, desde novembro.

Devido a sua capacidade inferior a dos caças F-15E de ataque o solo, os Raptors estão por enquanto fora das operações na Líbia. (Foto: Senior Airman Christopher L. Ingersoll / U.S. Air Force)

No entanto, a adição de Incremento 3.1 não irá resolver a incapacidade básica do Raptor para se conectar com outras aeronaves, e nem a USAF tem definido um plano claro do F-22 de fazer isso. Uma futura atualização 3.2 foi iniciada para ter incluída o Multifunction Advanced Data-link (MADL) encontrado no F-35 Joint Strike Fighter, no entanto, a USAF excluiu a verba necessária para este projeto no final do ano passado.

O MADL também está previsto para ser integrado nos B-2, que permitiriam que toda a frota stealth da Força Aérea dos EUA possa ser conectada durante as operações dentro do espaço aéreo hostil.

Além disso, é somente com a adição da atualização 3.2 que o Raptor seria capaz de redirecionar independentemente oito SDBs em oito alvos separados.

No âmbito global da doutrina de uma Força Tarefa de Ataque da USAF, o Raptor normalmente escolta bombardeiros B-2 Spirit “atacando antes” as defesas aéreas do inimigo. No entanto, o Comando dos EUA na África (AFRICOM), que está coordenando os ataques na Operação Odisseia do Amanhecer, confirmou que os F-22 não tem sobrevoado a Líbia.

“Não vejo nenhuma indicação de que os F-22s foram utilizados como uma escolta para os bombardeiros B-2, eq também não vejo nada que indique que e o Raptor será usado em futuras missões sobre a Líbia”, disse o major da Força Aérea Eric Hilliard, um porta-voz para o AFRICOM.

No dia 20 de março, três B-2s voaram a partir de sua base nos EUA de Whiteman, Missouri, contra alvos na Líbia.

Os analistas concordaram que parte da razão para a ausência do Raptor é que o caça não está sendo necessário para derrotar as defesas relativamente simples da Líbia. Os líbios têm uma frota em grande parte de obsoletas aeronaves e mais atingas defesas aéreas da extinta União Soviética.

“A Líbia não é geralmente considerada uma adversária altamente capaz”, acrescentou Thompson.

Gunzinger disse que o B-2s, provavelmente, voaram durante a noite, o que eliminaria qualquer possibilidade de o avião de guerra bilionário ser descoberto visualmente pelo inimigo. “As grandes aeronaves subsônicas podem ser potencialmente vulneráveis se forem vistos, é por isso que seriam escoltados por caças de alto desempenho stealth como o F-22, se eles estivessem voando contra um inimigo mais desafiador como o Irã ou a Coreia do Norte”, disse Thompson.

Fonte: Air Force Times – Tradução: Cavok

25 Comentários

  1. ah tá… entendi… contra uma FA obsoleta não precisa, mas se precisasse não funcionaria. No entanto, “contra um inimigo mais desafiador como o Irã ou a Coreia do Norte” aí sim ele seria usado, mesmo sem estar totalmente operacional??? é isso mesmo???
    Ô Jackson, explica isso!!! afinal? quem é a jaka mesmo??
    Um F15 que cai sozinho – afinal, ninguém na face da terra pode derrubar um avião americano, né? – ou melhor, por falta de manutenção adequada… e agora essa, o F-22 é mudo e míope!!!
    E depois falam que o J-20 e o PAK-FA não passam de Mock-Up…

  2. Mitos são mitos…

    Em conflito muita coisa muda de figura… O fato do F-22 aqui é por mim a prova maior que os americanos não estão interessados neste conflito…

  3. O pessoal já se acostumou a criticar os americanos e acusa-los por tudo, mas não observam que é a França, a maior defensora dessa operação.

    Quanto ao F-22. O custo hora-voo do avião é alto, não compensa enviar um avião caro, pra bombardear tanques e caminhões. Esse avião é para conflitos ar ar e não ataque ao solo.

  4. hora/voo cara é a do rafale… e ota a França ta tentando desencalhar ele rsrs
    Ja os F-22 são miopes pra ataques em solo msmo…
    + ele é primordialmente um caça d superioridade aerea, com função secundaria de bombardeio…

    ja o F-15 q caiu solito rsrs é outra historia

  5. Ou seja … Esse avião caríssimo é uma bosta e não serve pra nada … Depois tem gente que não acredita no Lobby das armas do Congresso…

  6. Absurdo.. se for pra ter toda esta especificidade de condições tem de ter poderio compatível com o mesmo!.. o que não vejo no f-22 algo próximo a isto. É estranho!..

  7. Gil Macabre,
    Que eu saiba os Raptors estão homologados a transportarem bombas JDAM ou as novas de pequeno diametro que são transportadas pelo F-15E e é um armamento ideal contra alvos pequenos como caminhões e tanques…

    Os americanos podem estar não querendo expor ou evitar gastos ou até mesmo deixar claro a sua não disposição na empreitada…

    Mas definitivamente o F-22 não está de fora por falta de capacidade técnica…

  8. F-22 foi projetado para conquistar e garantir o domínio aéreo, em um ambiente altamente hostil com SAMs e caças de alto desempenho(S300 e Su-27/30/35). Mandar eles para a Líbia para que? derrubar MIG-21/23? Não faz sentido. E atualmente a prioridade da força de coalisão é CAS(Apoio Aéreo Aproximado) e bombardeio. Que é melhor realizado por caças multifunção como o F-18 C/E, F-16, Rafale e Tornados.

    Se a Líbia tivesses os Rafales e Su-35BM, além dos S-300 ae sim seria considerado o envio dos Raptors, que já demonstraram capacidade de desdobramento operando em exercícios como o Iron Eagle 2009 nos EAU.

    []’s

  9. Perfeito Águia,
    Agora o mais difícil é fazer as gripentelhas assanhadas e prostitutas do Tio Sam lá da gripelândia entenderem isso.

  10. pererecas anti-matéria..rsrsrs… vou explicar
    o E.P.E.T.A.C.U.L.A.R F-22 foi concebido para dar aos EUA Superioridade Aérea estavam se lixando para ataques no solo (não falta avião americano para isso..rs).
    Mais do que sensato não usar o Deus dos Caças rs.. para trucidar formigas e sucatas.

    De mais… a caravana passa e os cães ladrem…rsrsrrs

  11. Para que enviar um aviaõ de superioridade aerea se os ceus ja são da coligação (ja não ha nada para avater que mereça deslocar os F22) alias esta guerra e da Europa são os unicos que vão ter beneficios directos, se nem sequer os superportaviões da marinha Americana se dirigem para o mediterraneo… mais uma noticia que não he noticia ja parece o Wikileaks 😀
    Abraço

  12. O raptor é tão falso quanto o SU35 que nunca vi em combate…alias ele nem existe só protótipo a Russia num tem grana pra bancar….

  13. xtreme, tell the pererecas like it is.

    F-22= Superioridade Aerea. Ate agora a Libia nao usou seus Super Russian Galactic Fighters. Voce os conhece, aqueles craquejados por pererecas ribeirinhas como um Fenomeno Desconhecido no Mundo de Capacidade Aerea Super Espetacular mais conhecidos como Russian Fighters, que vira e mexe cai um num show aereo. Ademais na unica chancezinha da Russia usarem alguma coisa boa, na Georgia, em 2008 usaram aquela rapadura voadora do Mig 23.E perderam uns 3 so porque nao tem capacidade tecnica de tocar uma guerra aerea.

    Ate agora os Raptors fazem muito bem em Nellis, no Red Flag, derrubando coisas de praxe como F-16, F-18 e vez por outra algum marreco da Franca.

    No mais, aqui ja dito:

    “a caravana passa e os cães ladrem…rsrsrrs” hahaha

    see ya’

  14. Ter o F-22 e não usar pra mim isto sim é jogar dinheiro fora .E como ter a mulher mais gostosa da cidade e só andar de mão dada com ela .300 milhões pra deixar parado ,pelo amor de Deus bota para trabalhar esta porcaria ,ai vamos ver se é bom mesmo como muitos falam .Americano ta comendo pão com ovo e arrotando caviar é muita mala!

  15. Em ensaios simulados entre rafale e f22 deu 1 vitória para o f22 e cinco empates. Se observamos o custo de um f22, vale cerca de quatro rafales, observamos que seria melhor 4 rafales contra 1 f 22, certamente a conta de 5 x 1 seria mudada pró rafale. E ainda teríamos custos menores de manutenção, um caça multifunção (ataca o solo tb), com perfeita comunicação num teatro de guerra e que não enferruja kkkkk

  16. Gastaram US$90BI para desenvolver este avião com encomendas previstas de 800 unidades. Compraram 300 e abandonaram. O fabricante nem reclamou.

    Mas esse avião deve ser muito bom mesmo.

  17. Uma humilde opiniao;O F22 sobra em termos de capacidade,a nao participaçao nesse conflito ocorreu simplesmente por nao ter sido necessario,senhores tupininquins, os verdadeiros destinatarios do F22 nao engolem essa conversa mole,nao podemos deixar que a fobia a americano nos convença que o F22 e´uma mentira,querem que acreditamos nisso,alias ,querem que Chineses e N coreanos acreditem nisso.Tem mane que acreditou! Sr BOSCO por favor nos ajude!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  18. Nada justifica a não utilização do F-22, porque não se perderia a chance de testar uma máquina num conflito real, onde se poderia verificar seu funcionamento em condições de combate. Esperar um conflito contra um inimigo superior para só então ver seus defeitos seria perigoso e irresponsável. Seria perfeitamente possível um avião novíssimo e avançado como esse ter defeitos que ainda precisem serem sanados antes de se utilizá-lo em combate real, o que ainda assim não invalidariam o mesmo como máquina de guerra, mas mostrariam a realidade sobre tecnologia e politica. Ambos os lados, os detratores e os aficcionados pelo F-22 estão errados ao defenderem ou ofenderem a aeronave com tal exagero.

Comentários não permitidos.