Defesa & Geopolítica

DARPA contrata desenvolvimento do robô militar Cheetah e do humanóide Atlas

Posted by

Agência de projetos de defesa americana DARPA contratou Boston Dynamics para 2 projetos: um quadrúpede e um humanóide.

O robô Cheetah terá uma espinha flexível, cabeça e pescoço articulados e, possivelmente, uma cauda.
Será capaz de acelerar rapidamente e fazer curvas fechadas para poder “perseguir ou fugir”, disse a companhia em um comunicado.

A Boston Dynamics diz Cheetah vai correr “mais rápido do que os mais rápidos corredores humanos.”

O segundo robô a construir, o humanóide Atlas, vai ter um tronco, dois braços e duas pernas, e será capaz de subir e fazer manobras em terrenos acidentados.
O robô “poderá por vezes, andar ereto como um bípede, às vezes virando de lado para passar através de passagens estreitas”, e às vezes usando suas mãos para maior sustentação e equilíbrio.
Atlas será baseado, em parte, em Petman , um robô antropomórfico desenvolvido para o exército dos EUA, ver foto.
Até recentemente, apenas as pernas do robô  tinham sido publicadas, mas agora a empresa tem revelado todo o corpo.
Atlas será diferente de humanóides existentes que usam técnicas estáticas para controlar seus movimentos, contando apenas com uma abordagem de controle dinâmico, a companhia disse.
“Ao contrário do Asimo da Honda, ea maioria dos outros robôs humanóides que você viu, o Atlas vai andar como um homem”, disse Rob Playter, da Boston Dynamics.
A empresa diz que os dois robôs se destacam por sua rapidez no uso da dinâmica, jogando ou balançando as pernas e os braços para manter o equilíbrio e superar os obstáculos.
Diz também que, além de aplicações militares, Chita e Atlas poderia encontrar usos em emergências, combate a incêndios, agricultura avançada, e as viagens de veículos em locais que são inacessíveis aos veículos convencionais de rodas e lagartas.

Fontes:    Boston Dynamics spectrum.ieee.org


Vídeos e imagens dos projetos anteriores: PetMan e BigDog

20 Comments

shared on wplocker.com