DARPA contrata desenvolvimento do robô militar Cheetah e do humanóide Atlas

Agência de projetos de defesa americana DARPA contratou Boston Dynamics para 2 projetos: um quadrúpede e um humanóide.

O robô Cheetah terá uma espinha flexível, cabeça e pescoço articulados e, possivelmente, uma cauda.
Será capaz de acelerar rapidamente e fazer curvas fechadas para poder “perseguir ou fugir”, disse a companhia em um comunicado.

A Boston Dynamics diz Cheetah vai correr “mais rápido do que os mais rápidos corredores humanos.”

O segundo robô a construir, o humanóide Atlas, vai ter um tronco, dois braços e duas pernas, e será capaz de subir e fazer manobras em terrenos acidentados.
O robô “poderá por vezes, andar ereto como um bípede, às vezes virando de lado para passar através de passagens estreitas”, e às vezes usando suas mãos para maior sustentação e equilíbrio.
Atlas será baseado, em parte, em Petman , um robô antropomórfico desenvolvido para o exército dos EUA, ver foto.
Até recentemente, apenas as pernas do robô  tinham sido publicadas, mas agora a empresa tem revelado todo o corpo.
Atlas será diferente de humanóides existentes que usam técnicas estáticas para controlar seus movimentos, contando apenas com uma abordagem de controle dinâmico, a companhia disse.
“Ao contrário do Asimo da Honda, ea maioria dos outros robôs humanóides que você viu, o Atlas vai andar como um homem”, disse Rob Playter, da Boston Dynamics.
A empresa diz que os dois robôs se destacam por sua rapidez no uso da dinâmica, jogando ou balançando as pernas e os braços para manter o equilíbrio e superar os obstáculos.
Diz também que, além de aplicações militares, Chita e Atlas poderia encontrar usos em emergências, combate a incêndios, agricultura avançada, e as viagens de veículos em locais que são inacessíveis aos veículos convencionais de rodas e lagartas.

Fontes:    Boston Dynamics spectrum.ieee.org


Vídeos e imagens dos projetos anteriores: PetMan e BigDog

20 Comentários

  1. Essa materia já é algo meio antigo, a DARPA já havia mostrado prototipos dele a algum tempo, é impressionando, consideram eles como os AT-AT de Star Stars

  2. Sim, concordo, + sempre no mostra q ñ estão de modo algum parados, aliás , país nenhum , exceto o BRASIL..cadê a solução p a compra dos caças , os rafales?!?!É disso q estou falando;da insensatez com a segurança, estão sucateando as n FAs.Cadê esse raio de congresso q ñ toma às devidas providências? Estamos mt mal , em termos de equipamentos militares .Sds.

  3. carlos argus volto.. Vai recomeçar o odio e negativas sobre o Brasil.. afs.
    Cara, a politica é formada por 2 tipos de pessoas.
    As que votam, e as que recebem votos.
    Se elas estão lá, é por que QUEREMOS isso, o Lula, a Dilma não foi lá e disse SOU A PRESIDENTE!
    Agente votou nela, se alguém tem culpa, é você, sou eu, é Ciclano, é fulano que votou em X e Y.

    A politica nada mais é do que um reflexo do povo.
    A grande maioria dos Brasileiros é sim muito honesta, mas é do costume do brasileiro o ‘tanto faz’, o ‘da nada’, o ‘nem lembro em quem votei’..

    Então antes de falar mal da politica, se olhe no espelho e veja quem VOCÊ votou, depois pesquisa na internet, nos jornais, na TV o que as pessoas que você votou fizeram até agora.
    Não só para presidente, mas o vereador, o deputado, o senador, o prefeito da sua cidade..
    Vai ver que muitas vezes, o errado é você que ajudou a colocar ele lá.
    É verdade que pra muitos ‘um voto não faz a diferença’, mas se quer mudar, comece falando para seus amigos, seus conhecidos as coisas que politico X e Y fez e que desagradou, não falo ‘comprar voto’ para outro politico, simplesmente alertar, clarear a mente, por que muitos votam também simplesmente por não verem defeitos no seu canditado, simplesmente por não terem acesso a certos tipos de informação.

  4. O prefiro o robô beija-flor ou robô-besouro.
    Pra que vamos usar 4 pernas, se dá para andar apenas com 1 roda e voar ?

  5. Salve Féh! a notícia é fresquinha, DARPA contratou a Boston Dynamics, o que não é são os vídeos e imagens do BigDog e do PetMan, por isso eu coloquei o título: Vídeos e imagens dos projetos anteriores: PetMan e BigDog mas o post foi editado depois de eu entregar para o blog, e desapareceram fotos e esse título, mas agora já está de novo. abraço

  6. Para carregar equipamento né?
    Campos de batalha como o Afeganistão é basicamente montanhas, você quer levar 50 quilos de equipamentos em um beija-flor?

    Voar? Que isso cara, pilotos de apache muito bem treinados tem problemas voando no Afeganistão, você acha que uma porcariazinha de beija-flor voador vai ser melhor que eles?

  7. A vantagem do terrestre é carregar mais carga gastando menos energia e tendo maior mobilidade, coisa que o voador e o movido por rodas não consegue.
    obs: a matemática dos movimentos é pura trigonometria (envolvendo vetores) e sensores de movimento como os existentes nos celulares mais modernos.
    Se estiver errado me corrijam, falei como especulação científica.

  8. carlos argus,
    esquece os Rafales. Mirage2000 ta quase parando por falta de verbas para combustivel e o Brasil pretende voar aviao de primeiro mundo a $14,000.00 USD por hora. Quando?
    Uma pena que um pais democratico so tem uma via para trocar canalhas ladroes no Congresso. O voto! O resto e aguentar ate que surge um lider que coloque o pais nos trilhos no quesito corrupcao. Porque o Brasil e tao corrupto. Reforma Juridica o Congresso e quem teria que fazer. Porque eles cortariam suas propias sacanagens. O Brasil deve ter o congresso mais caro do mundo. Eu li esta noticia mas nao tenho o link agora. Pode ser possivel que nao exista no pais alguen para frear a putaria no Congresso nacional. Sarney e o lider. Precisa dizer mais. Primeiro era do Maranhao, mas como e Brasil o cara ganha pelo Amapa tambem. Como e que pode. Comeca do topo da piramide e merda corre ladeir abaixo.

  9. Star Wars a caminho?? Cylons? Parece ficção mas podemos estar vendo mesmo o nascimento dessa realidade.

    Um exercito de robos, mais fortes, rápidos e menos vulneráveis às armas de fogo que soldados de carne e osso. Sonho de todo general americano.

    []’s

  10. Somos obrigados a votar e durante as eleições ninguem fala que vai ser corrupto, ladrão ou incompetente, votamos nos que apresentam as melhores propostas o problema e que sempre nos deixam na mao…

  11. Para onde a humanidade está caminhando…Meu Deus! Embora o vídeo não seja novidade, eu fico imaginando onde chegaremos com as armadinhas que o homem está criando para si mesmo… Em algum momento do passado nós nos perdemos. Talvez a frase que li outro dia, em algum lugar, esteja corretíssima. A frase dizia o seguinte: “Este planeta já era, temos que achar um outro para começarmos do zero.”.

    Sinceramente, acho que mesmo nesse eventual outro planeta a história se repetiria. Que merda!

  12. Senhores, isso é tecnológia… e não copiar chips dos anos sessenta ou fabricar aviões da segunda guerra como os A29 ou até mesmo desenvolver motores foguetes movido a etanol. Eu não estou criticando. O país precisa comerçar por algum lugar o seu desenvolvimento tecnológico, agora ficar fazendo festa com bobagens não vai nos levar a um patamar elevado.

  13. Dandolo esses roverzinhos de lagarta não conseguem mas que explodir alguma bomba caseira em zonas urbanas ou quase.
    E o Asimo é gay.
    O Brasil tem que fazer uma parceria com a Boston Dynamics.
    Vamos precisar milhões de robôs pião pra ind.agropecuária.
    abrçs

  14. carlos argus disse:
    05/03/2011 às 15:56

    Sim, concordo, + sempre no mostra q ñ estão de modo algum parados, aliás , país nenhum , exceto o BRASIL..cadê a solução p a compra dos caças , os rafales?!?!É disso q estou falando;da insensatez com a segurança, estão sucateando as n FAs.Cadê esse raio de congresso q ñ toma às devidas providências? Estamos mt mal , em termos de equipamentos militares .Sd

    Falou e disse

Comentários não permitidos.