Rússia na Síria endurece ofensiva

Bombardeiros estratégicos realizaram primeiro ataque após retirada de tropas russas. Iniciativa teria sido motivada por derrotas do Exército sírio e assassinato de militares.

As Forças Aeroespaciais da Rússia utilizaram na Síria, pela primeira desde o anúncio da retirada de parte do contingente, seis bombardeiros estratégicos Tu-22M3 para enfrentar as guerrilhas do Estado islâmico (EI).

“Em 12 de julho, seis bombardeiros de longo alcance Tu-22M3, que decolaram de um aeroporto no território russo, realizaram um ataque concentrado com munição de alto poder explosivo contra as posições do grupo terrorista Estado Islâmico em uma área ao leste de Palmira, as-Suhnah e Arak”, divulgou, em nota, o Ministério da Defesa russo.

Em virtude do ataque, foram destruídos um dos principais campos dos extremistas e três armazéns com armas e munições. Ainda segundo a pasta da Defesa, a operação teria atingido também 3 tanques, 4 veículos de combate de infantaria e 8 blindados.

Operação retomada

De acordo com o observador militar do “Izvéstia”, Dmítri Safonov, a situação na área de Palmira havia saído do controle do Exército sírio. “As tropas sofreram uma série de derrotas, e os guerrilheiros do EI haviam passado a um ataque em grande escala. Por isso era necessária uma maior participação das Forças Armadas russas”, afirma.

Além de estabilizar a situação, os ataques russos permitiram ao Exército local iniciar uma ofensiva. “Havíamos destruído a infraestrutura principal do Estado Islâmico e privado os guerrilheiros de realizar manobras. Porém, mais tarde, a Rússia retirou parte de sua aviação e reduziu a intensidade dos ataques contra os terroristas. Isso permitiu que eles se reagrupassem e retomassem a iniciativa”, explica Safonov.

Após os últimos fracassos de tropas do governo sírio, as Forças Aeroespaciais russas deverão aumentar o número de ataques aéreos, prevê o especialista. “Sobretudo, continuarão conduzindo ataques da aviação estratégica a partir do território russo.  Mas Moscou não vai ordenar o regresso do agrupamento principal à Síria.”

 

 

Segundo uma fonte da Gazeta Russa no Ministério da Defesa, durante a recente operação, cada um dos Tu-22M3 transportava oito toneladas de ogivas. O ataque foi realizado a partir do aeródromo da cidade de Mozdok, a 1.725 quilômetros ao sul de Moscou, e a rota das aeronaves atravessou o mar Cáspio, o Irã e o Iraque.

A primeira vez que foram utilizadas tropas da aviação de longo alcance da Rússia foi em meados de novembro passado, quando os órgãos de aplicação da lei divulgaram a informação de que militantes do EI estariam envolvidos no abate do Airbus A321.

 

 

Vingança ou missão

Mais cedo, alguns meios de comunicação haviam relatado que os ataques da aviação de longo alcance seriam uma vingança pela morte de pilotos russos perto de Palmira.

No último dia 8 de julho, durante uma operação militar nesta região, alguns militantes do Estado Islâmico conseguiram romper a defesa do Exército sírio e começaram a avançar rumo à parte histórica da cidade.

Após serem informados do ataque, helicópteros russos que sobrevoavam a província de Homs seguiram para o local e conseguiram brecar o avanço dos extremistas. No entanto, durante o combate, soldados do Estado islâmico derrubaram um veículo Mi-25 (a versão de exportação do Mi-24), causando a morte dos dois tripulantes.

O porta-voz do Kremlin, Dmítri Peskov, garantiu, por outro lado, que o ataque da aviação de longo alcance já estava previsto pelo Ministério da Defesa. “Todos esses ataques [com Tu-22M3] estão sendo realizados no âmbito da operação em curso das tropas aeroespaciais da Rússia”, disse Peskov, em entrevista à agência Interfax.

Segundo Safonov, que não confirmou a versão, os militares não tinham a intenção de se vigar, mas sim resolver missões globais. “A missão de hoje era permitir que o Exército sírio continuasse sua operação militar na sequência dos prejuízos sofridos”, arremata.

NIKOLAI LITÔVKIN

Edição/Imagens: Plano Brasil

Fonte: Gazeta Russa

25 Comentários

    • Sim, Lucena. Eu torço para que a Rússia tenha preparado também um SS-18, que a OTAN chama de “Satan”, para cada família Illuminati. Afinal, será interessante saber que eles, que adoram tanto a Satã, estejam com um missel com o nome do seu mestre, preparado para eles. Afinal, são eles que de fato vão “apertar o botão” da guerra e o presidente, ou melhor, presidenta americana será somente a pessoa que vai operacionalizar e concordar. Irônico!

      Hitlery Clinton, a presidenta americana, candidata dos Illuminati, vem aí em 2017, trazendo guerra, destruição e morte. Prepare-se, humanidade, será a guerra mais terrível que a História já vivenciou, e o reinado dos Illuminati será, se eles vencerem, estendido a toda a humanidade. Entre eles e o domínio total, só existe a Rússia no caminho, mas a China é o gorila de 500kg guardado no armário. Tristes dias virão.

      • Isso mesmo professor ..aliás a NATO deu o nome do «SS-18″ de Satan “(” Satanás “) não foi a toa …pois o SS-18 é um míssil balístico intercontinental pesado, que foi desenvolvido e adotado nos anos 1970 em terra . De acordo com a classificação oficial russa é P 36M, P-36M UTTKh, R-36m2, RS-20.
        .
        Os americanos chamam este foguete de “Satanás” pela razão de que é difícil de derruba-lo, e nos vastos territórios dos Estados Unidos e da Europa Ocidental, esses mísseis russos irá provocar o verdadeiro inferno.
        .
        SS-18 ” Satanás “foi criada sob a liderança do VF Utkin. De acordo com suas características, este míssil supera mais poderoso foguete americano “Minuteman-3.” “Satanás” -é o mais poderoso míssil balístico intercontinental na Terra. Destina-se principalmente para destruir o mais endurecido centros de comando e base aérea dos inimigos.

      • ………….os russos afrouxaram o combate ao Estado Islâmico,o qual como doença ruim voltou rapidão…tem acabar com êle de uma vez por tôdas não pode parar…..tem que acabar com essa corja………….

      • Alguém que usa o malfadado termo “Presidenta” já diz exatamente o que é…..

        No mais chamar Hillary Clinton, uma candidata melhor que o falastrão e chauvinista Trump e o socialista cabeça de vento Bernie Sanders, de nazista não apenas revela desespero como também desconhecimento pela mesma. Mas o desespero a gente sabe o motivo. Uma vez na Presidência Hillary irá portar-se de maneira mais assertiva em relação ao déspota do Kremlin e os cleptocratas do Politburo chinês. E isso naturalmente assusta a turma do pão com “mortandela”……

        No mais vemos apenas a mesma ladainha de sempre, de que tudo seria uma conspiração dos Illuminatis, embora eu tenha sentido falta dos Bildeberguers, dos maçons e dos indefectíveis “siúnista ladrãu di terra”

  1. Voyevoda (SS-18 Satan) é monstruoso,mais a Rússia ainda tem misseis ainda “piores” de se interceptar…temos o Topol M(rs24) que é o Pesadelo dos EUA e para piorar tem o novíssimo Yars que é muito mais avançado e se não me engano carrega ainda 10 ogivas;para o futuro tem ainda o rs-28 sarmat que é o míssil mais poderoso do mundo e sistema de lançamento para o veiculo de reentrada yu-71,ainda tem o míssil mais avançado tecnologicamente na minha opinião que é o RS-26 Rubezh que inclusive impressionou muito os chineses numa demonstração recentemente.

    Só doido mesmo prá encarrar umas paradas dessa.

  2. Vamos ver se os russos irão aguentar a guerra fria contra o ocidente… 1×0 pros americanos… o tempo dirá… 🙂

    • Vamos ver se a europa aguenta o custo economico da nova G.Fria
      Vamos ver se acamerica aguenta a sua propria guerra fria que tds dias esquenta dentro dela(divisao racial)

      • Putz!

        O orçamento da OTAN é próximo dos 900 bilhões de dólares…
        15 vezes maior que o russo! E os países ainda apresentam um certo crescimento econômico enquanto a economia russa ainda nem se recuperou da recessão.

        “”(divisao racial)””
        Isso é argumento? O que tem a ver?

        Sabe quantos assassinatos acontecem na Rússia por ano? Sabe a relação entre assassinatos por número de habitantes?

        Se gostam tanto da Rússia seria legal se informar um pouco antes de escrever.

        Só a economia da França já é maior que russa, cara. Até Italia deve ter economia mais forte que a deles.

      • Se orçamento está diretamente relacionado com poderio militar, então a segunda maior potência do planeta é a Arábia Saudita, cujo orçamento é o segundo maior do mundo, maior que o da Rússia.

        Mas peraí. A Arábia Maldita não consegue vencer o Iêmen, o paupérrimo Iêmen?

        Leia mais História, Sr. Deagol. Sabia que o orçamento do exército persa era, no mínimo, dez vezes maior que o do Exército Grego, nas Guerras Médicas? se não sabia, leia um pouco de História, aprendemos com ela. E sabia que Atenas, quando lutou contra Esparta, tinha um economia muito mais rica e muito maior que de Esparta? Eles chamavam os espartanos de mendigos. Aliás, até hoje o termo espartana está relacionado com algo econômico.

        E quem venceu a Guerra? Leia História e saberá.

        Mas acho que o seu problema não é só falta de leitura, é falta de visão, já que a ideologia pró-EUA-liberal-satanista-Iluminati o deixa meio cego para enxergar as coisas.

      • rsrsrsrssrsss… a coisa lá tá quase chegando ao nível da Venezuela pro povão… muito desemprego e neve… 🙂

      • Profeta .. parece que a segurança pública lá nos EUA .. aos poucos está do jeito que o tio Satã gosta .. se continuar a matança de polícias motivado por ódio racial .. já .. já as ruas de grandes cidades com as NY por exemplo .. ficarão parecidas as ruas de São Paulo ou com as ruas dos melhores centros sofisticados de Zimbabwe ou de Faluja . 😀
        .
        E isso é profético .. (…) Os que então se acharem na Judéia fujam para os montes; os que estiverem dentro da cidade retirem-se; os que estiverem nos campos não entrem na cidade.
        Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito (…).
        Lucas 21:21,22

    • Generoso Patriota, és patriota para os Estados Unidos, uma terra que nem sua é. Ou talvez seja, mas se de fato tens cidadania americana, nem deveria estar aqui metendo o bedelho no Brasil. Ou então deverias estar só dando risada de nós, dizendo que estava gastando no Wall Mart a grana que vocês, americanos, ganham do Brasil e do resto do mundo via dólar e juros bancários, já que é praticamente isso o grosso da renda dos EUA. Se a Rússia é um posto de combustível, como disse o Senador Mccain, os EUA é só uma máquina de imprimir dólar.

      Em todo caso, nessa segunda guerra fria, agora não vai ser a Rússia sozinha não. Vai ser com a China junto. A China é só a segunda maior economia mundial (ou já seria a primeira?) e a China, quando está em crise, cresce “somente” 5% ao ano.

      Vamos ver sim, quem ganha essa guerra fria.

      Mas se preocupa não, os EUA vão tornar esse guerra quente logo logo. Provavelmente a guerra não será fria, será quente mesmo.

      • Filho, todos tem direito de escolher em quem se espelhar para crescer… é psicologia básica… se me espelho no melhor e vcs no pior não é problema seu ou meu… se vc acha bom viver sob a tutela de um regime como o chinês ou russo, ou ainda cubano, problema seu… se escolhi a democracia americana, melhor pra mim… outra coisa… qualquer pessoa que não seja idiota sabe que bancos vivem de JUROS… então não faça empréstimos sabendo que pagará juros que não acha correto pagar… ninguém lhe obriga a comer um maclanchefeliz, ou tomar uma coca-cola ou comprar no Wmart… faça o seguinte… passe a comprar em uma rede de mercados russos… ai onde vc está deve ter algum … 🙂

      • Essa é a diferença, você acha que precisamos viver sob a tutela de regime chinês, russo ou americano; já eu acho que podemos e devemos viver sob a nossa própria tutela. O Brasil é um país continental, com 200 milhões de habitantes e tem totais condições de ser uma potência tanto quanto o seu amado e espelhado EUA. A ìndia está fazendo isso. E se a Índia pode, nós também podemos.

        Você não se acha idiota, mas diz que qualquer pessoa sabe que bancos vivem de JUROS. Mas se fosse tão bem informado como acha que é, saberia que Bancos Islâmicos não vivem de juros. Mas ok, estamos num país ocidental, e vamos considerar que sim, bancos vivem de juros. Mas uma coisa é cobrar juros, outra é cobrar juros abusivos. Além disso, o seu amado EUA suborna e corrompe os nossos políticos, para que eles peguem empréstimos impagáveis. E grande parte desse dinheiro pego emprestado é gasto com corrupção, não com infra-estrutura necessária ao desenvolvimento do Brasil. Para depois, eles exigirem austeridade ou nos chamar de caloteiros. Mas não vou explicar aqui como funciona o imperialismo americano, e como o Sistema é todo moldado para que eles sempre estejam por cima. Você no fundo sabe e se quiser aprofundar-se, que pesquise. Mas não vai, porque a ideologia pró-EUA domina sua mente e seu coração. Tudo bem, eu não tenho nada com isso. E nem quero que você pense como eu ou seja esquerdista. Não vejo problema em vocês amarem e idolatrarem os EUA, cada um ame e idolatre quem quiser. O problema é quando vocês não são honestos e contam mentiras, para encobrir os terríveis crimes que os EUA cometem em nome da democracia.

        E olha só, não compro em mercados russos, até porque não existe nenhum aqui. Mas só compro em mercado brasileiro mesmo. Produto americano só compro quando não tenho opção. E não tomo coca-cola e nem como no lixo do McDonalds. Minha saúde agradece.

      • Em tempo: a culpa por termos políticos ORDINÁRIOS que nos traem é dos americanos ou de nós, que só elegemos ESQUERDALHAS BANDIDOS INÚTEIS à décadas ???… pra pensar…

Comentários não permitidos.