Turquia: Tentativa de golpe militar fracassou

As autoridades da Turquia, onde aconteceu uma tentativa de golpe militar, declaram que a situação está sob controle e que os rebeldes estão sendo presos. No entanto, segundo testemunhas, os militares insurgidos continuam a realizar ataques.

Segundo a emissora NTV, um grupo de militares turcos envolvidos no golpe tenta tomar o prédio do grupo de Doğan Holding (um dos mais importantes grupos económicos da Turquia)e da emissora CNN Turk, em Ancara. Uma intensa troca de tiros também acontece nos arredores do prédio parlamento na capital do país.

Segundo a Organização Nacional de Inteligência, a tentativa de golpe na Turquia foi empreendida pelo comando da Aeronáutica e da polícia militar.

Durante a noite, os envolvidos no golpe atacaram uma série de instalações em Ancara, inclusive o prédio do Estado Maior, sedes da polícia, do ministério do Interior e do parlamento. O parlamento também sofreu ataques aéreos, deixando um número ainda desconhecido de feridos.

Depois do apelo do presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, as ruas das principais cidades da Turquia foram tomadas por milhares de pessoas contrárias ao golpe militar. Na praça Taksim, em Istambul, os militares disparam contra os manifestantes, que protestavam contra a intervenção do exército. Os dados sobre mortos e feridos ainda não foram compilados, segundo informa a emissora NTV, mas pelos menos 6 pessoas morreram durante os tumultos em Istambul. Segundo a agência Anadolu, 17 policiais morreram em Ancara.

Golpe fracassa, começam as prisões

Após algumas horas, desde o início da tentativa de golpe, a Organização Nacional de Inteligência da Turquia informou que a situação no país “voltou ao normal”.

“A tentativa de golpe militar na Turquia foi suprimida. O responsável é o comando da Aeronáutica e da polícia militar”, declarou o porta-voz da Organização Nacional de Inteligência, Nuh Yilmaz, para a emissora NTV.

Yilmaz também informou que o comandante do Estado Maior, Hulusi Akar, foi liberado do cativeiro, onde era mantido pelos organizadores do golpe militar, e retornou às suas funções.

O governador de Istambul, Vasip Sahin, também informou sobre o fracasso da tentativa do golpe militar na Turquia e anunciou que seus organizadores já estão sendo presos.

A agência Anadolu informou que 13 partidários do golpe militar foram presos durante a tentativa de tomar de assalto o palácio presidencial em Ancara. Entre os detidos, três seriam oficiais de alta patente.

O primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, declarou que mais de 120 pessoas foram presas por tentativa de golpe no país.

As ruas das três maiores cidades do país, Ancara, Istambul e Esmirna, foram tomadas por milhares de pessoas contrárias ao golpe militar. Conforme explicou por telefone ao Sputnik um dos participantes dos protestos, as pessoas não estão defendendo somente o atual governo, mas principalmente se manifestam contra a tentativa dos militares de interferir na vida política do país.

“Somos a favor dos princípios democráticos e contra métodos de força”, desse o interlocutor da agência.

Foto: © AP Photo/ Emrah Gurel

Fonte: Sputnik News

Erdogan prometeu ‘limpeza’ e prisões no exército

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse que estava em um hotel na cidade de Marmaris, no sudeste do país, e que o prédio foi bombardeado logo depois de sua partida.

“Eles bombardearam o hotel um pouco depois de eu ter deixado o prédio. A tentativa de golpe, realizada por um pequeno grupo de traidores militares será totalmente suprimida. Que ninguém duvide disso. Eu continuo com o meu povo, não vou a lugar algum”, disse Erdogan durante uma coletiva de imprensa em Istambul, transmitida pela emissora NTV.

“Vamos limpar o nosso exército de traidores. Eles levantaram as armas contra o povo. Haverá muitas prisões ainda nas nossas forças armadas, inclusive nos postos mais altos”, continuou o chefe de Estado.

O presidente turco também disse que caças da força aérea do país já decolaram para destruir um helicóptero, que está atacando o parlamento da Turquia em Ancara.

Foto: © AFP 2016/ STR / TURKISH PRESIDENTIAL PRESS OFFICE

Fonte: Sputnik News

Líderes mundiais condenam tentativa de golpe na Turquia

Multidão foi às ruas protestar contra a tentativa de golpe militar.

ONU, OTAN e UE clamam por respeito aos direitos fundamentais em Ancara e rechaçam tentativa de golpe por parte de grupo de militares. Obama e outros líderes também expressam apoio a governo “democraticamente eleito”.

A tentativa de golpe perpetrada por um grupo insurgente de militares na Turquia gerou reações negativas por parte de líderes mundiais. Enquanto o grupo declarava ter tomado o controle total de Ancara nesta sexta-feira (15/07), autoridades locais negavam ter perdido o comando.

Em depoimento após chegada a Istambul, já na madrugada deste sábado, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan declarou que a tentativa foi um ato de traição por parte dos militares, mas pelo menos serviria para “limpar” as Forças Armadas. O líder garantiu que “permanecerá com seu povo”.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, fez um apelo em prol do respeito aos “direitos fundamentais” na Turquia e afirmou que a interferência militar nos assuntos de qualquer Estado é “inaceitável”.

“É crucial respeitar o regime civil e a ordem constitucional de uma forma rápida e pacífica, de acordo com os princípios da democracia”, disse Ban por meio de seu porta-voz em declaração oficial.

Já o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, pediu “calma e moderação” e “total respeito” às instituições democráticas e à Constituição turca. “A Turquia é um valioso aliado da Otan”, sublinhou Stoltenberg em comunicado.

A União Europeia (UE) também destacou a importância da parceria com a Turquia ao declarar apoio às instituições democráticas no país. Em comunicado, líderes do bloco, que participam de uma cúpula na Mongólia entre países da Europa e da Ásia, clamaram por um rápido retorno à ordem.

“A Turquia é um parceiro-chave da União Europeia. A UE apoia completamente o governo eleito democraticamente, as instituições do país e o estado de direito”, diz a nota, assinada pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini.

Steffen Seibert, porta voz da chanceler federal alemã, Angela Merkel, defendeu o respeito pela ordem democrática na Turquia. “Tudo deve ser feito para proteger vidas humanas”, disse ele, acrescentando que Merkel está em contato constante com altos funcionários de seu governo para discutir o caso.

Logo no início do caos na Turquia, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, também fez um apelo para que o país evitasse qualquer “derramamento de sangue” e insistiu que os problemas turcos deveriam ser resolvidos “de acordo com a Constituição”.

Também em Moscou, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Rússia está “profundamente preocupada” com a situação na Turquia, e garantiu que o presidente Vladimir Putin está acompanhando o caso de perto junto a Lavrov e aos serviços de inteligência.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, clamou por apoio ao governo “democraticamente eleito” de Ancara. O líder ligou para o secretário de Estado americano, John Kerry, que está na Europa, para “discutir os acontecimentos na Turquia”, informou a Casa Branca em comunicado.

Ambos concordaram que “todos os partidos turcos devem apoiar o governo democraticamente eleito, mostrar moderação e evitar qualquer tipo de violência ou derramamento de sangue”.

A provável candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, também pediu apoio ao governo turco. “Estou acompanhando os eventos na Turquia com grande preocupação”, afirmou Hillary em comunicado, no qual pediu “calma” e “respeito” pelas leis, instituições e liberdades.

No Brasil, o ministro das Relações Exteriores, José Serra, também pediu cautela. “O governo brasileiro insta todas as partes a se absterem do recurso à violência e recorda a necessidade de pleno respeito às instituições e à ordem constitucional”, disse o ministro em comunicado.

A nota também comunicava que a Embaixada do Brasil em Ancara e o consulado brasileiro em Istambul funcionam em regime de plantão de 24 horas e estão atentos à situação dos brasileiros, inclusive aqueles que integram delegações oficiais em visita à Turquia.

EK/efe/afp/ap

Fonte: DW

Tentativa de golpe militar na Turquia

Na noite de 15 para 16 de julho, um grupo de militares turcos tentou levar a cabo um golpe de Estado. Os militares usaram helicópteros e tanques para derrubar a liderança turca. As autoridades afirmam que controlam a situação. O número de detidos atingiu 1.563 pessoas. O golpe falhado causou 90 mortos, 1.154 sofreram ferimentos.

Fonte: Sputnik News

Fracassa tentativa de golpe na Turquia

Ancara afirma que tentativa de golpe de Estado está amplamente debelada. Segundo governo, número de mortos chega a mais de 265, entre golpistas, militares e civis. Para especialistas, presidente Erdogan sai fortalecido.

O governo turco declarou neste sábado (16/07) que ao menos 265 pessoas morreram na tentativa de golpe de Estado na noite de sexta-feira por parte de membros do Exército. Após um momento inicial, os insurgentes acabaram sendo reprimidos por tropas leais ao Presidente Recep Tayyip Erdogan.

Inicialmente, poucas horas após o início da rebelião militar, o Exército sublevado indicou controlar o país e estabeleceu a lei marcial, ao mesmo tempo em que acusava Erdogan de ser um “traidor” e de ter estabelecido um “regime autoritário de medo”.

Cerca de quatro horas depois das primeiras informações, os Serviços de Inteligência Turca (MIT) anunciaram que a tentativa de golpe de Estado havia fracassado, admitindo, porém, que ainda persistem alguns focos de resistência de revoltosos.

De acordo com o primeiro-ministro Binali Yildirim, entre os mortos, estão 161 membros das forças fiéis ao governo ou civis. O número de golpistas que perderam a vida chega a 104, informaram fontes do governo em Ancara.

Yildirim disse ainda que há 1.140 feridos e que 2.839 golpistas, pertencentes ás Forças Armadas do país, estão presos. Indagado sobre a aplicação da pena de morte, o premiê turco respondeu que tal sentença teria sido retirada da Constituição turca, mas que “medidas adicionais” estariam sendo discutidas para impedir que tais “loucuras” se repitam no futuro.

Erdogan fortalecido

No momento do golpe, o Presidente turco se encontrava de férias num hotel em Marmaris, estância turística na costa do Mar Egeu e que foi bombardeado esta madrugada pouco depois de Erdogan ter saído do edifício. O presidente culpou pelo golpe de Estado os apoiadores do seu arqui-inimigo, Fethullah Gülen, um imã exilado há anos nos Estados Unidos.

O movimento que apoia Gülen (Hizmet) já condenou o golpe, num comunicado em que sublinha que “há mais de 40 anos que Fethullah Gulen e o Hizmet têm defendido e demonstraram o seu compromisso com a paz e a democracia”.

A tentativa de golpe de Estado foi condenada por várias das principais organizações internacionais, como a União Europeia (UE) e a Otan, bem como pelos Estados Unidos, Rússia, França, Irã e Grécia, que apelaram à calma e ao regresso à normalidade constitucional.

Segundo o diretor do escritório da Fundação Heinrich Böll em Istambul, Kristian Brakel, a tentativa fracassada de golpe deverá fortalecer a posição de Erdogan. Segundo Brakel, o chefe de Estado turco vê agora confirmada a sua “paranoia” de que há forças que queriam tirá-lo do governo.

Fonte: DW

 

5 Comentários

  1. O povo turco …. com exemplos de golpes que ultimamente aconteceram no mundo … e o resultado nefasto de um governo fantoche …. no comando de um usurpador .. viu a grande enrascada que iriam entrar .. exemplos no Continente Americano é o que não falta
    .
    Erdogan nunca foi uma flor que se cheire ..más saiu fortalecido nesse caso ( dá até para se pensar..rsrsr )….. porém …. o povo turco nas próximas eleições mostrar se realmente gosta do governo de Erdogan ou não .
    .
    O povo turco mostrou para certos ” cabeças-de- bagre ” … que a cultura do golpe não se resolve NADA ! .. tendo só piorar .. ” um erro NUNCA justifica outro ” , diz o ditado popular… só com a vontade popular e respeitando as leis democráticas e suas instituição democrática é que se faz uma nação civilizada ..
    .
    Será que os 1% de lá depois dessa .. rsrs .. queiram ir visitar Miami para resfriar os córneos depois dessa ?

    • A tentativa de golpe militar na noite desta sexta-feira 15; já registam … segunda as últimas informações ..em que 265 pessoas morreram …, entre elas 104 militares, e 1.440 estão feridas; segundo as autoriades turcas .. e que 20 militares golpistas que lideraram o golpe, foram assassinados e 2.839 soldados foram presos pelas forças leais ao governo por participação no ato

      • …………..é provável que Obama soubesse do golpe e poderia até ajudar os golpistas porém, desconfiado de que êles poderiam deixá-lo, voltou-se para Erdogan….os golpistas eram nacionalistas e Erdogan é salafista irmão de fé e “carne e unha” com o tal Estado Islâmico continuando a negociar petróleo roubado do Iraque e Síria com êles pra vender à Israel…muitos generais turcos que ficaram “em cima do muro” futuramente mostrarão a cara noutro golpe e o velho Erdogan terá que soltar a rapadura………..

      • ‘…e provavel que Obamas soubesse do golpe’ ‘os golpistas eram nacionalistas’ Obamas nao so soube do golpe como provavelmente o organizou. Os golpistas nao sao nacionalistas sao seguidores de clerico FETHULLAH GULEN O GURU FUNDDOR DO MOVIMENTO ISLAMITA TURCO QUE PRODUZIU ENDORGAN. GULLEN FOI MENTOR POLITICO E INTELECTUAL DE ENDORGAN. GULLEN SEMPRE AGENTE DA CIA NA TURQUIA. E ONDE SE ENCONTRA FETHULLAH GULLEN/ NOS ESTADOS UNIDOS, ONDE ELE VIVE E LIDERA UM MOVIMENTO DE OPOSICAO A ENDORGAN. TAL QUAL SUCEDEU COM SADAN HUSSEIN, A CIA CRIOU O MOVIMENTO ISLAMITA TURCO, FINANCIANDO E TREINANDO FETHULLAH GULLEN, FINANCIOU E ORGANIZOU A ELEICAO DO PARTIDO DE ENDORGAN E DESTE AO PODER. – ESTE FINANCIAMENTO DA CIA, QUE USA DE RECURSOS ADQUIRIDOS COM O TRAFICO DE HEROINA, DO QUAL AS BASES MILITQRES DA OTAN NA TURQUIA E USADA PARA O SEU TRANPORTE AREO PARA EUROPA – E COMO SUCEDEU COM SADAN HUSSEIN QUE PENSOU QUE ERA LIVRE PARA POR EM PRATICA O QUE ELE JULGAVA SER MELHOR PARA O IRAQUE, SETORES DO GOVERNO NORTE AMERICANO TORNOU-SE CONTRA ENDORGAN, POR JULGA-LO MUITO PERIGOSO, INCONTROLAVEL. QUE ESSE GOLPE FOI PLANEJADO EM WASHINGTON ESPLICA-SE PELO FATO QUE ENDORGAN ESTA AGORA EXGINDO QUE OS EUA EXTRADITS FETHULLAH GULLEN PARA SER JULGADO COMO O RESPONSAVEL PELA TENTATIVS DO GOLPE. Como ja disse em comentario anterior sobre o assunto, o partido politico de Endorgan e fascista, ligado com a Irmandade Mulssumana. E diferente da ‘esquerda’ de hoje em dia, fascista nao brinca em servico. Desde 1996, quando o movimento de Fethullah Gullen assassinou num ‘acidente de carro, o lider supremo das Forcas Armadas turca, juntamente o Comandnte Supremo da Policia turca e o Chefao da Mafia turca, cujo nome nao me recordo agora, AKP, sigla inglesa do partido politico de Endorgan, colocou em pratica aquilo que os fascistas brasileiros acusam o PT DE TE-LO FEITO, A PENETRACAO LENTA E SEGURA DAS INSTITUICOES DO ESTADO, O JUDICIARIO, A POLICIA, AS FORCAS ARMADAS E GRACAS AO FINANCIAMENTO POR PARTE DA CIA, O AKP CONSEGUIU ADQUIRIR CONTROLE D IMPRENSA. Outros golpes virao, mas serao cada vez mais dificil de suceder, porque acredito que Endorgan vai mandar mater milhares de militantes r militares pro-Gullen, e no embojo vai tambem eliminar o pouco que sobra da esquerda e dos liberais turco. Agora fica a questao PORQUE ENDORGAN SUSPENDEU O USO DA BASE MILITAR INCIRLIK, A PRINCIPAL BASE MILITAR USADA PELOS EUA NA TURQUIA E AGORA SEGUNDO O ZERO HEDGE O GOVERNO TURCO ACUSA O GOVERNO NORTE AMERICANO DE ESTAR POR DETRAS DO GOLPE.

      • …………….bem ,é da base de Incirlik que decolam caças para combater o Estado Islâmico, o mesmo que rouba petróleo do Irak e Síria traficado e vendido por Erdogan ….ora, se os Estados Unidos atacam a canalha do EI acaba com a fonte de lucros dos roubos de Erdogan,,,,porquanto o velho ladrão as fechou……..

Comentários não permitidos.