FAB PÉ DE POEIRA: Militares da Amazônia Ocidental embarcam rumo às Olimpíadas Rio 2016

i16715135036115014
54 militares de Unidades de Infantaria da Região Norte vão trabalhar nas Olimpíadas

Profissionais que estiveram em missão no Haiti e na Copa de 2014 integram o grupo

Uma missão e diferentes histórias de vida. Militares das unidades de infantaria das Bases Aéreas de Boa Vista e de Porto Velho embarcaram, nesta manhã (15/07), com destino ao Rio de Janeiro para participar do esquema de segurança dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Formada por 54 militares , a Companhia Garantia da Lei e da Ordem (GLO) do Norte vai cumprir missões durante todo o evento olímpico e vai ficar na capital fluminense até o final do mês de setembro.

O grupo é formado por soldados, cabos, sargentos e oficiais. Um desses militares é o Capitão de Infantaria Bruno Heloy Herculano, da Base Aérea de Boa Vista (BABV). Experiente em missões reais, o oficial participou da missão de paz no Haiti. Mas a missão realizada agora no Brasil tem mais uma vida envolvida. Há exatos 16 dias, a filha do Capitão Heloy nasceu e, mesmo com a distância da família, o oficial destaca a importância do cumprimento da missão. “Dá dó ficar longe dela, mas temos que cumprir a missão. Nosso trabalho envolve entrega e entendimento do trabalho realizado pela Força Aérea. Após o cumprimento do dever, a gente curte a família. Minha esposa é sargento e ela entende”, disse.

O soldado Jairo Gomes da Silva, também da BABV, vive experiência semelhante à do Capitão. O militar é recém-casado. “Minha esposa ficou apreensiva, pois casamos há três meses, mas tive o apoio de toda a família e dos amigos. Estão todos torcendo pelo País e por nós”, explicou. O soldado, que já havia participado de operação envolvendo um grande evento, a Copa do Mundo 2014, também falou sobre a troca de experiências que a missão vai proporcionar. “Poucos têm essa oportunidade e eu posso aproveitar em minha passagem na Aeronáutica. Espero levar segurança e respeito. Mostrar que o nosso País é unido e nosso grupo tem mescla de pessoas de todo o País. Uma troca de experiência com civis e militares de todo o Brasil”, falou.

i16715135037143570
Boing 767 realiza sua primeira missão

A preparação do grupo envolveu cerca de 100 horas de instrução, envolvendo 22 disciplinas operacionais e teórico-legais. Um dos militares responsáveis pelo treinamento físico foi o Suboficial Alexandre Fernandes Peçanha, da Base Aérea de Porto Velho (BAPV). Dentre as atividades físicas, estavam corrida de longa distância, ginástica com toros, com pneus e cordas, barra, flexão, atividades em piscina, abdominal entre outros. O grupo treinou durante dois meses, de domingo a domingo. “Trabalhamos com evolução no condicionamento do militar na parte aeróbica, anaeróbica e neuromuscular para que o militar ficasse em condições de segurar o armamento e ficar de pé durante bastante tempo sem cansar”, explicou.

Durante as Olimpíadas Rio 2016, o efetivo da Força Aérea vai realizar atividades de polícia aeronáutica, segurança em pontos específicos, patrulha motorizada, controle de vias e coibir a prática de crimes, entre outros.

“É a primeira missão desse nível que participo. Eu fui voluntário. É gratificante saber que, entre outros militares, fui escolhido e espero desempenhar bem a função e colaborar com a Força”, disse o Soldado Kaique Lima de Oliveira, da BABV.

Fonte: FAB