Opinião: Fim da Venezuela chavista

Cartina del Venezuela sotto la lenteColunista

Moisés Naím

Até pouco tempo atrás, o regime fundado por Hugo Chávez era objeto de admiração para os progressistas do mundo inteiro. Viajar para a Venezuela e ver as realizações da revolução bolivariana passou a fazer parte do programa de inúmeros ativistas. A Venezuela de Chávez era motivo de celebração. Isso acabou. Não há o que celebrar em meio à calamidade. E culpar pela catástrofe venezuelana os Estados Unidos, as elites ou a queda dos preços do petróleo convence apenas um reduzido grupo de ingênuos – ou fanáticos. O regime chavista deixou cair a máscara: seu militarismo, autoritarismo, corrupção e desprezo pelos pobres estão expostos.

Por que o mundo demorou tanto para conscientizar-se disso? Porque Chávez inovou ao criar um modo de atuar na política no século 21 que conjuga um simulacro de democracia com poder ilimitado e um boom do petróleo.

O primeiro ingrediente foi a manipulação do sistema eleitoral. Chávez entendeu rapidamente a importância de não aparecer perante o mundo como mais um militar que governa de forma autocrática. Enquanto houvesse eleições, ele seria um democrata. Poucas pessoas fora da Venezuela pareciam estar interessadas nos tediosos detalhes das listas eleitorais falsificadas ou no uso maciço do dinheiro público para a compra de votos.

Os venezuelanos votaram 19 vezes desde 1999, e o chavismo ganhou em 17. A cada eleição, a Constituição era mais violada, os tribunais e os organismos de controle, mais cooptados, os contrapesos institucionais mais debilitados e as liberdades mais limitadas.

A torrente de petrodólares que jorrou no país durante a longa bonança do petróleo, de 2003 a 2014, se avolumou em razão do endividamento que hoje chega a US$ 185 bilhões, impossível de saldar. O dinheiro foi usado com dois propósitos: subsidiar o consumo das classes populares e a corrupção da oligarquia chavista. Enquanto isso, a economia real entrava em queda.

Quando sua popularidade despencou, o governo foi obrigado a mudar seus truques e passou a retirar recursos e autoridade das instituições cujo controle estava perdendo.

Caracas elegeu um prefeito da oposição, mas Chávez acabou com suas principais competências e Maduro ordenou sua prisão. Quando os eleitores conferiram o controle da Assembleia Nacional à oposição, o Supremo Tribunal – repleto de chavistas – bloqueou todos seus atos. O compromisso do governo com a democracia durou enquanto durou a maioria eleitoral.

Algo semelhante ocorreu com a imprensa. Chávez entendeu que fechar os veículos independentes comprometeria sua reputação internacional. Recorreu então a testas de ferro para comprá-los e garantir sua submissão. Dezenas de jornalistas foram silenciados e a liberdade de imprensa na Venezuela se transformou em uma farsa.

A retórica chavista de solidariedade com os pobres também se revelou fraudulenta. Os discursos de amor a eles encobriam o saque do país por parte de Cuba, da incomensurável corrupção dos militares e dos amigos e parentes do regime.

Enquanto os protestos da população desesperada em razão da fome são reprimidos com inusitada violência, líderes chavistas aparecem bêbados nas redes sociais encalhando seus luxuosos iates. Enquanto recém-nascidas morrem pela escassez de remédios, o Supremo leal ao governo censura a Assembleia por ter solicitado ajuda humanitária internacional. O governo não tem respostas para a crise e sua indiferença ao sofrimento do povo provoca indignação.

A comunidade internacional tem reiterado sua preocupação com a Venezuela, mas estas declarações não tiveram grandes consequências. O mínimo que podemos fazer é admitir que a fachada democrática do chavismo foi derrubada, e a cruel ditadura que se escondia por trás dela foi escancarada. A esquerda progressista do mundo não pode continuar calada diante da tragédia da Venezuela. /Tradução de Anna Capovilla

É COLUNISTA DO ESTADO; ARTIGO ESCRITO COM FRANCISCO TORO, JORNALISTA VENEZUELANO

Fonte: Estadão

42 Comentários

    • socialismo meu caro… ou por acaso, socialismo não é feito de regulamentação, congelamento de preços, (controle de preços), criação de tarifas publicas, estatizações?

      socialismo… socialismo…chavismo é so mais uma via e termo que eles adotam para ‘livrar’ a culpa do SOCIALISMO!

  1. O mais engraçado de tudo isso …. é que tem muitos hipócritas golpista que quer dá uma de moralista democrático em cima do governo venezuelano … pode ? .. logo os corruptos conservadores do brazil… srsrs ..por falar de hipocrisia … os dois corruptos ; o tarja preta e o FHC .. dois notórios golpistas..rsrs .. perderam a oportunidade de ficarem com os bicos fechados lá no Uruguai .. que sabão eles levaram do presidente de lá heim. . 😉

    • Que chato né quando a verdade é desnudada? O artigo é brilhante e desmascara de forma contundente e objetiva o simulacro de democracia que ocorria na Venezuela, carinhosamente chamada pelas pessoas de bem de Venefavela, até o presente momento quando caiu a máscara e virou uma ditadura pura e simples.

      Quanto ao presidente uruguaio, apenas tomou um gesto apatetado de solidariedade à ditadura bolivariana, jogando sua credibilidade na lama.

      • Por mais que a Vene[zuela] chegue ao fundo do posso, esse pessoal vai continuar negando e defendendo o indefensável…. mas da pra entender, pois não são eles que estão passando fome na Vene[zuela].

        _________________________________________
        Nickless – Evite usar termos depreciativos/ofensivos quando se dirigir a outros povos ou nações, caso contrário, seu comentário será eliminado sumariamente. – Plano Brasil

    • Com certeza, a esquerda brasileira tem propriedade para falar de mentira, corrupção e hipocrisia. Destas coisas entendem bem. Graças a Deus (esquerdistas são anticristãos) nunca votei em gente que usa tornozeleira ou fique hospedado em carceragem.

    • Era o governo que tirava gente da pobreza contra o imperialismo americano do tio Satã.

      Maduro era o ídolo do PT há seis meses atrás.

    • Que farra acabou …OH coitado ?…HAHAHAH …no lojinha do usurpador …. o dinheiro corre solto …. você acha que a farra do golpe saiu de graça e acabou ? .. rsrsr .. prepare os bolsos .. esqueçam o pato do Skaf …rsrsr .. pois até esse era plagio .. aliás …. tudo isso que vemos no brazil ..rsrsr … é só enganação para pegar bobo inocente

      • Por isso é que os petistas saquearam os cofres públicos e levaram tudo para paraísos fiscais. É a estratégia da terra arrasada dos russos.

      • ..na operação Zelotes, pelo ministério públco Suíço e dos vazamentos ( Panama Papers ) .. rsrsr …que repercutiram na imprensa mundial, até o momento , lá´nos paraísos fiscais …. só deu nome de golpistas .. como a de Aécio, Aluysio,Cunha, muitos ministros do Temer … até o atual presidente da Argentina apareceu .. rsrsrsr

      • lucena, acorda, filho… o dia que aécio, aluisio, cunha e demais psdbistas, peemedebistas e afins forem considerados CONSERVADORES, então não saberei mais o que vem a ser SOCIALISMO… todos os que estudaram a história deles sabem que são tão conservadores como eu sou… 🙂

  2. quando leio essa SANDICE, “esquerda progressista” me pergunto, progressista no que ??????

    de roubar ?? De fazer os seus compatriotas reféns do medo em seu próprio país ? Das mentiras, calúnias e teorias conspiratórias q criam da noite para o dia, como forma pra enganar o povo ?

    Pq não tem NADA de progressista em um governo de esquerda. No outro dia, vi aquele acéfalo do Gregório Dudivier na jovem Pam, dizendo q a esquerda é “progressista” pq luta pelo direito do aborto, acreditem nisso!!

    Quer dizer, eles querem tirar a vida de uma vida q não tem culpa, pra agradar algumas mulheres raivosas, e por isso se acham “progressistas” e acreditem se quiser, se auto em titulam “humanistas”, não dá nem pra rir, pq é uma piada de mau gosto.

    Mas olhem a CONTRADIÇÃO deles:
    eles lutam contra o direito do cidadão de ter uma arma pra se defender, pq são “humanistas” e iria aumentar a violência.

    eles lutam contra a pena de morte por crimes hediondos, pq o CRIMINOSO tem direito humanos, enquanto a vítima tá lá morta, e sua família chora a sua perda

    eles lutam contra leis severas a estupradores, mas fazem DEMAGOGIA nos palanques, defendendo os mesmos criminosos, e propagando por ae o tal do “incentivo ao estupro coletivo”

    eles lutam contra a maioridade penal, pq acha q um marmanjo adolescente de 15 ou 16 anos, não sabe oq tá fazendo, tratando eles como se fosse um débio mental

    Mas conseguindo virar lei o aborto, pra eles já é um progresso, vai resolver todos os problemas do país.

    a violência aumenta, a impunidade cada vez pior, mas o Aborto é mais importante.

    mas sabe qual é a pior parte ? é q eles ficaram no poder por 13 anos, e não SOLUCIONARAM nada !!! Não criaram NADA !!! As estatísticas do crime cada vez piores, para homens, mulheres, gays, crianças (pedofilia) e idosos.

    E a esquerda lunática brasileira, oq faz ? CRUZA OS BRAÇOS, não pior, sai queimando pneus em rodovias, tirando o direito do cidadão de ir e vir, pra ficar atacando a direita, o centro, os neutros, o mundo, os marcianos, mas eles não erraram !!

    Eles não sabem SOLUCIONAR, só sabem BOICOTAR e SABOTAR, é esse o grande visão de progresso q eles tem !!

    Eles não fazem NADA, e não deixam os outros fazer, para pelo menos TENTAR mudar algo nesse país, isso é PROGRESSO, pq não pode ficar PARADO, se errar, volta atrás e refaz, mas não, ficam estagnados no lugar apenas contando suas MENTIRAS.

    lembrando para quem tem AMNÉSIA q o governo petista nesses 13 anos de governo, teve 2/3 (dois terços) da maioria, tanto na câmara dos deputados, e dos senadores para aprovarem, mudarem leis, e fazer REFORMAS no nosso país.

    NENHUM outro governo anterior, teve uma maioria tão esmagadora assim, e oq a nossa esquerda “progressista” fez ???

    NADA!!! só roubaram, só mentiram, só destruíram, só caluniaram !

    q belo “progressistas” são né !?

    • O Brasil vivia no Paraíso antes do PT e não sabia, não é mesmo? Um determinado governo não é bom ou ruim só por ser de “esquerda” ou “direita”, mas por aquilo que faz. O PT cometeu sim, muitos erros enquanto governou. Mas o governo Lula tirou 50 milhões de pessoas da pobreza extrema, para mim isso é fazer algo. Se o governo do PT foi ruim, o PSDB é tão ruim, que conseguiu superar até o PT. São Paulo é governado por essa corja de psdbosta e o que fizeram? E o PMDB, esse partido de larápios que só quer o poder, é outro mal do Brasil. Agora a maioria das grandes lideranças do PT estão presos, mas ninguém do PSDB? ninguém do PMBD? Você não raciocina, você só é ideologicamente fanático.

      • Engraçado que esse número falso só aumenta. Cada um que conta aumenta um milhão. Pegar uma esmola e dar na mão de uma pessoa e se vangloriar que a tirou da miséria é ridículo. Quando o governo parar de dar a esmola e com a tragédia econômica causada pelo PT, já se estima que em 2019 voltarão todos para miséria.

      • Outra mentira é que esquerda e direita não interessa. A crise econômica foi a salvação do Brasil. O Plano do PT para o Brasil era implantar um governo autoritário que se perpetuasse no poder e a destruição da igreja cristã, da família e a subversão dos valores éticos. Pena serem tão incompetentes.

      • A cantilena de que “Ú petê tirô 50 milhãu da pubreza i botô na crasse média” é tão verdadeira e legítima como uma nota de três reais pois se trata de contabilidade para lá de criativa e falsa. Davam bolsa família menor que um salário para uma família miserável e depois proclamavam que a mesma tinha virado classe média. Isso não é fazer algo e sim enganar os eleitores e pior, fazer cafetinagem com a pobreza alheia, que é um traço típico do caudilhismo atávico da América Latina. Recentemente, um estudo levado a cabo pela Universidade de Brasília (UNB) e usando os métodos do economista queridinho das esquerdas, Thomas Piketty, chegou à conclusão que o índice de Gini, que mede a desigualdade nas sociedades, foi de 0,696 para 0,688. Ou seja, a melhora nas condições sociais nos governos Petistas foi absolutamente pífia.

        Quanto ao suposto governo ruim do PSDB em SP, o fato dos eleitores rechaçarem candidatos petistas há 20 anos no Estado mostra claramente que estão satisfeitos com a gestão tucana, o que não é de se estranhar dado o fiasco do atual prefeito petista da capital. E no que se refere ao PMDB, não custa lembrar que foi o grande parceiro do PT nesse grande assalto aos cofres públicos.

    • progressismo social para alguns esquerdistas é isso mesmo, aborto, promiscuidade… pederastia… e nao estou mentindo, basta digitar no google ‘infancia criação da burguesia tcc defesa mestrado’ e voce vera artigos de esquerdistas (academicos) tentando destruir o ‘mito’ da infancia…

  3. “E culpar pela catástrofe venezuelana os Estados Unidos, as elites ou a queda dos preços do petróleo convence apenas um reduzido grupo de ingênuos – ou fanáticos. ”

    Fanático ou mal-intencionado é quem não diz que não tem nada a ver. É óbvio que a queda do preço do petróleo, arquitetada pelos Estados Unidos para derrubar a Rússia, afetou a Venezuela sim. O golpe não era contra a Venezuela, mas veio apenas como um efeito secundário, de presente para os EUA. Agora querem me dizer que isso não tem nada a ver com a crise venezuelana? oras, eles vivem de petróleo, é o ganha-pão básico deles. Se o preço do petróleo cai, óbvio que afeta a economia deles, qualquer criança pode enxergar isso. Como dizem agora que não tem nada a ver? se o governo fosse aliado dos EUA estaria melhor? Talvez conseguisse um empréstimo dos EUA, que nunca poderia ser pago e que manteria a Venezuela eternamente refém dos EUA.

    E não, as sanções e sabotagens dos EUA não tem nada a ver com a crise também…ORA, FAÇAM-ME O FAVOR.

    Temos que deixar claro o seguinte: os EUA ROUBAM as nações menores. Quando você reage a um assalto com faca ou pistola, não está sujeito a levar uma facada ou um tiro? A Venezuela, com o Chavez, reagiu a um assalto e, logo, levou um tiro e uma facada. Simples assim.

    Resta aos venezuelanos decidirem: ou deixam que suas riquezas sejam usurpadas pelos americanos, como era antes do Chavez – ou então tem que aguentar essas crises – levar a facada, lutar, resistir.

    Cabe ao povo venezuelano decidir.

    Professor

    • Engraçado mas a Noruega, cujo “ganha-pão básico”é a exploração de petróleo no Mar do Norte, sentiu pouquíssimo a queda do preço do petróleo. E olha que antes da descoberta dessas jazidas, no final dos anos 60, era um dos países mais pobres da Europa, vivendo basicamente de pesca e agricultura. E hoje é um dos, senão o país mais socialmente justo do mundo. Ocorre que lá foi criado um fundo soberano rigorosamente regulado de modo a evitar interferência política no mesmo.

      Por seu turno algo bem diferente do que ocorreu na Venezuela com Chávez, que como todo bom populista que se preze fingiu que ajudava o povo distribuindo migalhas e esmolas ao mesmo tempo em que usava o grosso da riqueza do petróleo auferida nos tempos do boom do mesmo para alimentar seus esquemas de corrupção, distribuir mensalinhos para os seus apaniguados no continente como é o caso do Casa Kirchner, a lhama de franja e os irmãos Castro e gastar com armas russas e chinesas cuja operacionalidade hoje é bem discutível. Pior, ainda investiu esses mesmos recursos para interferir nos assuntos internos de outros países como foi o caso de seu apoio criminoso aos narcoguerrilheiros das FARCs, embora nesse caso ele tenha quebrado a cara visto que Alvaro Uribe não apenas não se intimidou como igualmente desmascarou a corja bolivariana não apenas quando bombardeou um esconderijo de terroristas em território equatoriano como, ao divulgar o conteúdo do laptop de Raul Reyes, mostrou de forma cabal o envolvimento do chavismo com os narcoguerrilheiros.

      Quanto ao povo venezuelano ele já decidiu, duas vezes, que quer se ver livre do chavismo. A primeira foi quando votou em massa em candidatos oposicionistas para a Assembléia Nacional e a segunda, mais recente, quando assinou em massa um pedido de referendo para defenestrar o incompetente do Maduro. E nos dois casos o judiciário venezuelano, aparelhado por chavistas, vem dificultando as manifestações da soberania popular.

      • Olha o que o próprio texto dessa opinião tendenciosa diz; “Até pouco tempo atrás, o regime fundado por Hugo Chávez era objeto de admiração para os progressistas do mundo inteiro. ” Aí, ele continua: “A torrente de petrodólares que jorrou no país durante a longa bonança do petróleo, de 2003 a 2014”.

        Oras, então o governo Chavez conquistou êxito, claro, graças ao preço alto do petróleo. Ou seja, quando o preço do petróleo era alto e a economia venezuelana estava bem, não era mérito do Chavez, era por causa do preço alto do petróleo. Não obstante, agora que o preço do petróleo está baixo, aí a crise venezuelana não é culpa do mercado, é culpa da política do Chavez/Maduro.

        Que tipo de idiotas vocês tentam enganar?

        É o seguinte: a Venezuela feriu os interesses dos EUA e por isso deve pagar o preço sim, porque os EUA, embora em declínio, ainda são muito poderosos e ainda tem muitos aliados dentro dos próprios países que eles exploram. E a Venezuela vai ter que pagar o preço, se quiser a sua independência, ponto final. Vai sofrer bombardeamento da imprensa, vai sofrer demonização via imprensa sim, vai sofrer bloqueios econômicos, sabotagens, tentativas de golpe (como sofreu várias), etc.

        Se a Venezuela não quiser passar por isso, é simples: é só entregar seus recursos ao estrangeiro e pronto. Claro, vai continuar sendo um país subdesenvolvido, com graves problemas sociais e educacionais, como era antes do Chavez. Mas vai ter estabilidade.

        Cabe ao povo venezuelano decidir, se quer ser um banana, em nome da paz, ou se quer lutar pelos seus recursos e sua independência. Se optar por lutar, vai ter que passar sim pelo que está passando hoje.

        Professor.

      • “””Oras, então o governo Chavez conquistou êxito, claro, graças ao preço alto do petróleo. Ou seja, quando o preço do petróleo era alto e a economia venezuelana estava bem, não era mérito do Chavez, era por causa do preço alto do petróleo. Não obstante, agora que o preço do petróleo está baixo, aí a crise venezuelana não é culpa do mercado, é culpa da política do Chavez/Maduro.””

        Claro, não entende que os governos precisam de projetos econômicos justamente para não depender apenas de commodities?

      • Só que o Chavez já pegou a situação assim. Diversificar a economia não se faz de um dia para o outro. Um engenheiro, por exemplo, precisa de 5 anos para se formar e mais 10 anos de atuação na área para realmente fazer a diferença.

      • Chavismo acabou com iniciativa privada. O empresário foi tratado como criminoso e agora não tem quem movimente a economia.

        “”Diversificar a economia não se faz de um dia para o outro.””

        Tem razão, mas destruir a economia se faz em pouco tempo.

      • Eu é que pergunto: A quem VOCÊ quer enganar? Até uma criança sabe que petróleo, como commoditie, sofre oscilações naturais em seu valor tendo em vista a conjuntura do mercado assim como pode sofrer subidas ou quedas abruptas de preço tendo em vista fatos inéditos. Foi assim em 1973 quando os árabes embargaram o envio de petróleo ao ocidente como represália ao fato de estarem tomando uma surra de Israel na Guerra do Yom Kippur, época em que o preço do barril passou de 5 dólares para mais de 20 dólares. Nos dias atuais estamos assistindo à uma mudança estrutural importante no mercado, onde o papel de regulador do preço passa de um cartel (OPEP) para o país que ao mesmo tempo assumiu a condição de maior produtor e maior consumidor (EUA).

        Tendo em vista a natureza volátil do petróleo cabia a Chávez e o seu incompetente sucessor tomar medidas destinadas a administrar de maneira responsável os lucros advindos da exploração do petróleo. Mas não o fez. Preferiu enganar as massas com populismo barato ao mesmo tempo em desperdiçou o grosso dos lucros em seus esquemas de corrupção, dando petróleo e dinheiro de graça para Cuba e pagando mensalinhos aos seus apaniguados no continente, dentre outros absurdos. Ele nem ao menos se deu ao trabalho de modernizar a estatal petrolífera PDVSA, que de tão saqueada e aparelhada por chavistas não conseguiu aumentar sua capacidade produtiva.

        Como se vê a bonança vivida na economia venezuelana foi causada apenas e tão somente pela alta no preço do petróleo. E o colapso da mesma que queda do preço da commoditie é culpa sim de Chávez e Maduro, que nada fizeram para diversificar a economia e ainda desperdiçaram os lucros. E quanto ao povo venezuelano, já fez a sua escolha, que é livrar-se do bolivarianismo.

      • OBS: Noruega é um país desenvolvido, com ampla justiça social e com ótimo sistema educacional. Claro que não depende só de petróleo.

      • Justiça social e sistema educacional não geram divisas. Vender petróleo, sim. Acho que vs deveria rever seus conceitos econômicos.

      • Sistema educacional gera divisas sim senhor. Você que deveria rever seus conceitos. Um país que possui tecnologia, engenheiros, médicos, advogados, pode criar divisas a partir de seus serviços, diferentemente de um país que só possui analfabetos. Por favor, leia de novo o que você escreveu, e tente corrigir a grande besteira que vc escreveu.

      • Sua esquerda ficou tempo suficiente no poder e não resolveu os problemas educacionais e nem dos bandidos dos semterra que não passa de um braço armado dos petralhas… logo, melhor ficarem fora do governo pela eternidade… se esquerda prestasse, cuba era um paraíso… esquerda não presta nem pra empunhar uma caneta… 🙂

      • A Noruega não depende mais hoje exclusivamente do petróleo pelo fato de ter gerenciado os recursos auferidos do mesmo com responsabilidade, tendo inclusive empregado estes para diversificar sua economia. Por isso é um país desenvolvido com ampla justiça social. Bem diferente da Venezuela sob o tacão do chavismo…

    • Gentileza jogar no google histórico do barril brent. Petróleo sobe e desce desde que é comercializado. Vitimismo e teorias da conspiração não convencem ninguém.

      • Uma coisa é o preço do barril oscilar, cair ou subir 5% por exemplo. Outra coisa é o petróleo cair de 100 dólares o barril para 30 dólares, por exemplo. Não fale besteira.

      • Quem está falando besteiras é você! O preço do petróleo além de sofrer as oscilações naturais do mercado também pode cair ou aumentar abruptamente em virtude de fatos extraordinários. No caso atual o mercado sofre uma mudança estrutural. Não tivesse o chavismo desperdiçado a riqueza nada disso estaria ocorrendo.

      • … se o preço do petroleo caiu, logo os preços dos outros produtos tambem cairão… quem vai perder meu caro? NINGUEM…

        os circuitos integrados baratearam a produção de computadores, agora me diga, as empresas perderam ou enriqueceram com a queda de preços dos circuitos eletronicos?

        bye bye argumentos…

    • prof…

      Com relação a Venezuela, o que se esperar…? A governança de lá virtualmente destruiu a capacidade produtiva do país… Se antes cerca de 60% das receitas dependiam do petróleo, hoje mais de 90% só são obtidas com essa commoditie…

      Noruegueses, além de um governo muito mais regulado, fazem o possível para diversificar sua economia, logo ao ponto de cerca de 35% de suas exportações serem representadas por petróleo. Também fazem o possível para desburocratizar onde for, logo ao ponto de estarem entre as 20 economias mais competitivas do planeta. Ou seja, fazem exatamente o contrário…

      Os americanos estão sim entre os principais responsáveis pela queda do petróleo, mas mais por resolverem explorar suas próprias reservas que qualquer outra coisa… Isso criou um excesso de oferta, o que contribuiu pra derrubar os preços…

      Os objetivos dos americanos, deixados claros em discurso realizado pelo próprio Obama, estão na independência dos americanos do petróleo do Oriente Médio. Ou seja, estão perseguindo o que julgam ser uma meta estratégica, e não fazendo “birra” com a Rússia ( aliás, fossem os russos no lugar e fariam o mesmo; não tenho dúvida )… Aliás, as movimentações americanas, com a saída de mansinho da região, dão a entender isso.

      Mas ainda assim, isso não explica o quadro todo… A desaceleração global dessa década também reduziu a demanda, o que também contribuiu para a queda do preço… E há também a abertura do mercado iraniano, que certamente vai inundar o mundo com mais petróleo ainda…

      Quanto aos russos em si, se quiserem escapar da “armadilha”, que façam como os que querem crescer e diversifiquem sua economia de uma vez…

    • parece que voce esquece que HUGO CHAVEZ fazia a PDVSA vender gasolina a 5 centavos em 2010… mesmo todo mundo vendendo a 2 reais;

      quer destruir uma economia? invente preços;

  4. Uma coisa eu sei… POBRE DO PAÍS QUE ABRAÇAR A CAUSA SOCIALISTA… VAI PASSAR FOME SE NÃO TIVER QUEM DOE FEIJÃO… 🙂

Comentários não permitidos.