Defesa & Geopolítica

Vídeo: Helicóptero de ataque Mil Mi-35M Hind Russo é abatido na Síria

Posted by

Tradução e adaptação

Informações: Rustam

Na noite de 08 de Julho, de 2016, um helicóptero  de combate russo Mil Mi-35M da VKS (Vozdushno-Kosmicheskiye Sily – Forças Aeroespaciais Russas) foi abatido nas cercanias de Palmyra, no leste da Síria. O helicóptero foi supostamente alvejado  por militantes do autodeclarado “Estado Islâmico”.

O vídeo de alguns segundos mostra o helicóptero sendo atingido no seu rotor traseiro, perdendo o controle e se chocando contra o solo. Algumas fontes afirmam que a aeronave não foi abatida por MANPADS (Man-portable air-defense systems – sistemas de defesa aérea portáteis), mas sim por um míssil anti-carro.

Devido a qualidade das imagens não é possível confirmar tais informações, ao que parece a aeronave lança o seus sistema defensivo mas ainda sim é atingida no rotor principal.

Incorreções na internet dão conta do uso do sistema defensivo “President-S”.  Entretanto, este sistema não se encontra em operação nos helicópteros  que voam na Síria, os modelos operacionais nesse teatro utilizam-se de chaff/flare (contra medidas) para tal.

O Ministério da Defesa Russo a princípio não havia confirmado o abate da aeronave, porém depois confirmou a perda desta e de sua tripulação, confirmando o óbito do experiente piloto Coronel Eugene Dolgin  (foto a direita) comandante do 55º Regimento de Aviação do Exército (baseado em Korenovsk) e do Tenente Ryafagat Khabibullin  (foto a esquerda).

 

 

13 Comments

shared on wplocker.com