Defesa & Geopolítica

Programa nuclear iraniano: Três países por trás do vazamento de documentos secretos

Posted by

Teerã suspeita de três países por trás do vazamento de documentos secretos sobre o programa nuclear iraniano, disse no domingo (31) o porta-voz da Organização de Energia Atômica iraniana Bahrouz Kamalvandi.

No início de Julho, a mídia publicou um relatório, com base em documentos secretos iranianos, que afirmavam que as principais restrições contra o programa nuclear iraniano seriam facilitadas dentro de 11-13 anos.

Isso permitiria que Teerã atualizasse mais de 5.000 centrífugas e pudesse obter uma bomba nuclear, se fosse necessário, em seis meses.

Kamalvandi não especificou quais foram os países que alegadamente estariam envolvidos nos vazamentos, acrescentando que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) negou seu envolvimento.

“Nós apresentámos um protesto contra o incidente. Não vamos ter medo da publicação completa do documento, mas ele não deve ficar nas mãos da mídia internacional tão rapidamente”, destacou Bahrouz Kamalvandi.

Ele acrescentou que Teerã iria procurar uma “solução para o vazamento”.

Em 14 de Julho de 2015 o Irã e o sexteto: — Estados Unidos, China, França, Rússia e Grã-Bretanha, mais a Alemanha — assinaram um Plano Global de Ação Conjunta, que garantiu a natureza pacífica do programa nuclear do Irã.

O Irã concordou em admitir inspetores da AIEA nos locais em que a agência quer verificar a ausência de material e atividades nucleares em troca do alívio das sanções.

Foto: © AP Photo/ ISNA, Hamid Foroutan, File

Fonte: Sputnik News

7 Comments

  1. S-88 says:

    Unidade 8200 (shmoneh matayim) Na área….rs!

    • Warpath says:

      Com crayon e bloco canson a3…..rs!

      • S-88 says:

        Não meu caro! Com um Cyberataque. Você não queria um ataque israelense ao Irã? Esse é o segundo depois do Stuxnet….

  2. Profeta_lunatico says:

    Vazamento de documentos.. cyberataque faz me lembrar algo.. entao isso nāo ė coisas do papāo lobo mau do kremlin?

    • S-88 says:

      Não nesse caso Profeta! Aqui temos a clara impressão digital das IDFs, mais precisamente a Unidade 8200

  3. Viva Israel , a única democracia do Oriente médio

    • GENEROSO PATRIOTA says:

      A ÚNICA que terá condições de barrar os fascistas do estado islâmico, aquele regime de terror tão bajulado pela izquerda nacional como pobres beduínos lutando contra os estados capitalistas opressores vendedores de hamburgueres de suíno… 🙂

shared on wplocker.com