Programa nuclear iraniano: Três países por trás do vazamento de documentos secretos

Teerã suspeita de três países por trás do vazamento de documentos secretos sobre o programa nuclear iraniano, disse no domingo (31) o porta-voz da Organização de Energia Atômica iraniana Bahrouz Kamalvandi.

No início de Julho, a mídia publicou um relatório, com base em documentos secretos iranianos, que afirmavam que as principais restrições contra o programa nuclear iraniano seriam facilitadas dentro de 11-13 anos.

Isso permitiria que Teerã atualizasse mais de 5.000 centrífugas e pudesse obter uma bomba nuclear, se fosse necessário, em seis meses.

Kamalvandi não especificou quais foram os países que alegadamente estariam envolvidos nos vazamentos, acrescentando que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) negou seu envolvimento.

“Nós apresentámos um protesto contra o incidente. Não vamos ter medo da publicação completa do documento, mas ele não deve ficar nas mãos da mídia internacional tão rapidamente”, destacou Bahrouz Kamalvandi.

Ele acrescentou que Teerã iria procurar uma “solução para o vazamento”.

Em 14 de Julho de 2015 o Irã e o sexteto: — Estados Unidos, China, França, Rússia e Grã-Bretanha, mais a Alemanha — assinaram um Plano Global de Ação Conjunta, que garantiu a natureza pacífica do programa nuclear do Irã.

O Irã concordou em admitir inspetores da AIEA nos locais em que a agência quer verificar a ausência de material e atividades nucleares em troca do alívio das sanções.

Foto: © AP Photo/ ISNA, Hamid Foroutan, File

Fonte: Sputnik News

7 Comentários

  1. Vazamento de documentos.. cyberataque faz me lembrar algo.. entao isso nāo ė coisas do papāo lobo mau do kremlin?

    • A ÚNICA que terá condições de barrar os fascistas do estado islâmico, aquele regime de terror tão bajulado pela izquerda nacional como pobres beduínos lutando contra os estados capitalistas opressores vendedores de hamburgueres de suíno… 🙂

Comentários não permitidos.